Só para Assinantes #9: cronograma automático de aulas em PDF

Cronograma de PDFs por meio da plataforma, Coluna Fale com o Calado, calendário de eventos presenciais e outras novidades

Rodrigo Calado


17 de Setembro de 2019 5 min. de leitura

Olá, pessoal! Tudo bem?

Estou de volta e tenho uma ÓTIMA novidade para vocês. Desde o lançamento das aulas em PDF em nossos cursos, recebemos centenas de pedidos para a construção de um cronograma automático voltado aos PDFs. Finalmente esse dia chegou! E eu inicio esta carta com um vídeo em que apresento o uso desse novo recurso para que você possa montar, como quiser, o seu cronograma de estudos exclusivo às aulas em PDF.

Como funciona o novo cronograma automático de estudos para os PDFs?

Para que pudéssemos fazê-lo funcionar, nós precisaríamos de 3 informações: a quantidade exata de páginas das aulas em pdf, os dias e horários disponíveis de estudo e a quantidade de páginas que você lê, em média, por hora. Em posse dessas informações, o algoritmo monta o seu cronograma de estudos em até 3 segundos. Caso você não esteja com tempo para assistir ao vídeo, preparei um tutorial em texto bem resumido. Para usar o cronograma, basta acessar a Plataforma de Estudos do Gran Cursos Online, clicar em Cronograma de Estudos e, posteriormente, em Cronograma de aulas em PDF. Ao acessar a página de Cronograma de aulas em PDF, você deve clicar em “Criar cronograma”.

Criando um novo cronograma de estudos

O segundo passo é definir as horas que você tem disponíveis  para cada dia da semana, deixando o valor 0 (zero) para os dias em que não pode estudar:

Dias e horários disponíveis para estudo

No terceiro passo você define o que vai estudar. Há a opção de selecionar todos os PDFs, apenas os lidos, apenas os não lidos ou nenhum, caso queira recomeçar a seleção. Ao clicar na caixa principal, sem expandi-la, você seleciona todos os PDFs da disciplina. No caso abaixo, selecionei todas as disciplinas, salvo a de Direito Processual Civil, como exemplo.

Selecionando as disciplinas que farão parte do meu cronograma automático

No quarto e último passo, você informa ao sistema a quantidade de páginas que lê por hora, em média.

Informa a quantidade de páginas que lê por hora e solicita a geração automática do cronograma

 

O mais interessante é que, caso seja um cargo e órgão com edital publicado, automaticamente o sistema informa se você terá tempo suficiente para estudar com base nas informações inseridas até a data da prova. Se a mensagem aparecer, você vai precisar de mais tempo ou reduzir o conteúdo.

Segue abaixo o cronograma que foi automaticamente desenvolvido com as informações apresentadas:

Cronograma de estudos automático

Dois detalhes: se uma aula for lida, automaticamente a cor ficará verde no calendário e há a alternância de 1 em 1 aula em PDF a cada disciplina.

Conto com a sugestão de vocês para podermos melhorar, cada vez mais, o nosso cronograma automático de estudos. Já temos um projeto desenhado, no entanto, a opinião de vocês é SEMPRE válida. Se você possui alguma crítica ou sugestão acerca da nossa nova funcionalidade, favor, enviar e-mail para souilimitado@grancursosonline.com.br. Envie uma mensagem também sobre qualquer outro assunto relativo à assinatura ilimitada, pois abrimos esse canal justamente para conversarmos diretamente com vocês.

Afinal de contas, são vocês que ficam a maior parte do tempo conectados aos nossos sistemas, utilizando as videoaulas, audioaulas, degravações e as aulas em PDF, além de todas as outras funcionalidades disponíveis. E boa parte das nossas implementações surgem das conversas que temos com os nossos alunos nomeados e dos e-mails de sugestões enviados por vocês, além das pesquisas de opinião.

Antes de iniciar a seção de perguntas e respostas, quero agradecer a todos os alunos que enviam críticas e sugestões, pois estou muito contente com o engajamento de vocês.

Coluna Fale com o Calado

Digo a vocês que estou completamente arrependido de não ter aberto esse canal antes, pois são muitos e-mails extremamente úteis à melhoria dos serviços da nossa Edtech e peço-lhes desculpas por não conseguir responder a todas as dúvidas pessoalmente. Eu queria, de todo o coração, poder responder a todas, mas não consigo, por isso a Mairy, o Douglas e a Lívia acabam respondendo a uma parte dos e-mails. Vamos às perguntas e respostas?

A Adriana sugere que os certificados sejam emitidos por matéria em vez do pacote. Além disso, elogia os nossos serviços e solicita cursos de pós-graduação.

Resposta do Calado: Adriana, conversei com a nossa equipe de tecnologia e iremos, até meados do mês que vem, implementar a emissão automática dos certificados com base no que o aluno efetivamente estudou, assim o seu pedido será atendido. Acerca dos cursos de pós-graduação, posso dizer somente que em breve teremos novidades.

A Pérsia sugere uma funcionalidade que permita a ordenação dos cursos favoritados.

Resposta do Calado: Pérsia, à medida que você vai marcando as aulas em PDF como lidas ou assistindo às videoaulas, o nosso sistema vai ordenando os cursos mais acessados, justamente para facilitar o acesso ao curso de sua preferência, que é o que está sendo mais utilizado. De todo modo, anotamos a sua solicitação e a colocamos em nossa lista de tarefas a fazer. Abaixo indico o local dos cursos mais acessados:

 

A Fátima trouxe uma dúvida bastante comum acerca das questões comentadas no Rota dos Concursos. Ela informa que não conseguiu encontrá-las, mesmo filtrando por comentários de professores.

Resposta do Calado: Fátima, em primeiro lugar, pedimos desculpas se a sua dúvida não foi solucionada como deveria pela nossa equipe, mas saiba que o relacionamento com o aluno é nossa prioridade e, constantemente, buscamos melhorá-lo. Acerca do uso do filtro de “somente questões comentadas por professores”, irei apresentá-lo na imagem e, posteriormente, o comentário do professor. Vamos lá?

Após clicar em “resolver questões”, há a possibilidade de você exibir o comentário realizado pelo professor. A questão abaixo é da prova do Ministério Público do Piauí, desenvolvida pela banca Cebraspe/Cespe, para o cargo de Promotor de Justiça Substituto:

Após clicar no item “Ver comentário do Professor“, indicado pela seta, o comentário será exibido (a imagem possui apenas parte do comentário):

 

O Ícaro solicitou questões da banca UNEB.

Resposta do Calado: Ícaro, a nossa coordenadora pedagógica, Keila Holanda, telefonou para a banca, e eles disseram que disponibilizam a prova apenas para o aluno. Diante disso, tomamos algumas medidas internas: 1) começaremos a pagar algumas inscrições do concurso a fim de que consigamos a prova para inseri-la em nossa plataforma; 2) foram obtidas duas provas, as quais já foram inseridas no sistema, conforme imagem abaixo:

Você sabia?

Se você for assinante do plano amigos, a cada nomeação de um amigo, todos ganham 1 mês grátis na assinatura.

Revisão de véspera do TJ CE

Estive de sexta a domingo na cidade de Fortaleza para poder realizar a abertura, ao lado do meu amigo e sócio Gabriel Granjeiro, da revisão de véspera presencial do TJ Ceará e posso dizer que fomos muito bem recebidos. Tivemos uma audiência de quase 2.000 alunos, presencialmente e ao vivo, e, como sempre, muitas questões de prova foram abordadas no aulão.

Não só pude abraçar os alunos, como conversei com eles acerca de suas trajetórias de preparação e sobre um pouco de suas vidas também, sempre com o objetivo de ajudá-los, em alguma medida. Os trabalhos foram intensos para que tudo corresse bem, mas ainda sobrou tempo para confraternizarmos com o nosso time. Jantei com o Erico Palazzo e esposa e ainda fui à praia com a Tereza e o Renato Lacerda no domingo pela manhã, afinal de contas, não somos de ferro, não é? Antes de ir à praia, cumprimos, com muito carinho, a nossa missão religiosa de recepcionar os alunos em um local de prova. Estávamos em peso na Uninassau Doroteias em Fortaleza.

Um beijo a todos os cearenses!

Revisão de véspera presencial do TJ CE – Técnico Administrativo – Área Judiciária e Área Administrativa

Calendário das próximas revisões presenciais

TJ/MA – Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão – Técnico Judiciário – Apoio Técnico Administrativo28/09 (sábado)
TJ/AM – Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas – Assistente Judiciário – cargo 1212/10 (sábado)
AGEPEN/GOAgente de Segurança Prisional de 3ª Classe – em Goiânia – 23/11 (sábado)
AGEPEN/GOAgente de Segurança Prisional de 3ª Classe – em Brasília – 23/11 (sábado)
TRF 3 – Tribunal Regional Federal da 3ª Região – Técnico Judiciário – Área Administrativa – em São Paulo – 30/11 (sábado)

Por fim, quero fazer um convite: siga-me no Instagram para podermos ficar ainda mais pertos. Prometo que responderei a todos os directs, okay?

Nunca desistam de seus sonhos!

Tenham uma ótima semana!

Abraço forte,

Rodrigo Calado

 

Vice-presidente e Cofundador do Gran Cursos Online. Atua no mercado de concursos públicos há quase 15 anos. Formado e pós-graduado em TI pela Universidade Católica de Brasília. Empreendedor com profunda paixão pela tecnologia.

Depoimentos relacionados

Qual é o seu grande objetivo de vida? Para Raul Marcelo da Silva o foco estava em ingressar na carreira…

Natural da cidade de Poço Verde/ SE, Aialla Suelem Andrade de Souza escolheu a carreira pública não só pela estabilidade…

Dedicando-se ao estudos por cerca de 3 anos, José Roberto Ferreira conquistou não apenas a aprovação no Concurso BRB para…

Ygor Bruno Silva é de Caruaru, cidade localizada no estado de Pernambuco, e foi aprovado, em 2º lugar, na Residência…

A estabilidade que a carreira pública proporciona foi o grande atrativo que Weberti Silva teve para começar a estudar para…

A estabilidade profissional e financeira foi o que levou Pedro J. a buscar com tanto afinco a carreira pública e…

O sonho de ser policial desde criança, fez com que Maria C. firmasse um compromisso de estudos diariamente desde 2018…

Em busca de estabilidade e para dar um futuro melhor para esposa e filha, Regis B. estudou bastante para ser…

Rodrigo Calado

Sócio-fundador e CTO do Gran Cursos Online

22

Comentários (22)

Avatar Peregrino lopes 18 de Setembro de 2019

Boa noite Rodrigo,
Gostaria de saber se esse cronograma dos pdf’s irá substituir a rota da aprovação?
Porque quem segue pela rota tem uma sequência já formada pelos coach,pelo menos das vídeos aulas porque a rota que faço da receita ainda não tem pelos pdf’s.

Como irá ficar?Qual o melhor seguir a rota ou criar esse cronograma?

 Responder

Avatar Gran Cursos Online 23 de Setembro de 2019

Olá! Bom dia! Tudo bem?

Não, no caso o Rota da Aprovação tem o objetivo de te apresentar os materiais que deverão ser estudados e te direcionar.

O cronograma servirá para te auxiliar na hora de organizar seus materiais, no caso não seria a questão um substituir o outro e sim usar os dois, assim eles estariam se complementando e te ajudando a ter mais facilidade na hora de realizar seus estudos.

Qualquer dúvida:
Por favor envie um email para: faleconosco@grancursosonline.com.br

 Responder

Avatar CAROLINE 19 de Setembro de 2019

Nossa…. Que máximo..! Parabéns.. Vocês estão melhorando muuuuuito 💕

 Responder

Avatar Gran Cursos Online 23 de Setembro de 2019

Olá! Bom dia, agradecemos o feedback positivo! 😄

 Responder

Avatar Tom Barros 26 de Setembro de 2019

Ótimo. Parabéns.
A pena é não serem direcionados a uma determinada disciplina de um concurso específico. Nem tampouco “de todas” as disciplinas daquele concurso específico.

 Responder

Avatar Gran Cursos Online 27 de Setembro de 2019

Olá, tudo bem? Por favor, envie uma mensagem neste email com sua sugestão: faleconosco@grancursosonline.com.br

 Responder

Avatar Daniel 7 de Julho de 2020

por que eu não tenho nenhum curso disponível quando clico em cronograma de estudos?

 Responder

Avatar Murilo Cesar 28 de Outubro de 2020

Olá, Rodrigo

Gerei um cronograma, após informar a quantidade de horas de estudo por dia.

Contudo, observei que o cronograma começa a contar as videoaulas a partir do dia em que foi montado.

Proponho dar ao aluno a versatilidade na programação permitindo de informarmos pelo menos a data do curso e, se possível a data do fim.

Além disso, tentei zerar o cronograma. Contudo, só encontrei o botão “Refazer” e cliquei em montar cronograma com todas as informações de quantidade de horas, disciplinas etc zeradas e dá erro.

 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *