Sou Farmacêutico(a): vale a pena fazer Residência?

Avatar


22 de abril2 min. de leitura

Você está prestes a se formar em Farmácia ou formou-se recentemente e está um pouco perdido em relação às suas próximas escolhas profissionais? Não é para menos, o farmacêutico pode seguir diversas áreas ao se formar. Atualmente estão previstas 135 áreas especialidades farmacêuticas, agrupadas em 10 linhas de atuação: alimentos; análises clínico-laboratoriais; educação; farmácia; farmácia hospitalar e clínica; farmácia industrial; gestão; práticas integrativas e complementares; saúde pública e toxicologia!

Para atender a tamanha abrangência, a formação do farmacêutico sofreu mudanças importantes nas últimas décadas. Surgiu o currículo generalista na graduação, com foco menos tecnicista e mais voltado para uma formação humanística e multiprofissional. Como resultado, o farmacêutico ganhou destaque nas equipes multiprofissionais de saúde!

Um marco nessa direção ocorreu em 2005, quando foi aprovada a Lei n° 11.129 que instituiu a Residência Multiprofissional na área da saúde, contemplando diversas graduações, incluindo a Farmácia. Trata-se de um curso de pós-graduação latu sensu, oferecido por instituições, como universidades, centros educacionais e hospitais. Isso mesmo, ao final da residência, você já terá sua primeira especialização, enriquecendo seu currículo para uma prova de títulos em um concurso público ou para conquistar uma vaga concorrida…

A carga horária é de 60h semanais, totalizando 5.760 horas ao longo dos 24 meses de duração (20% de estudos teóricos e 80% de atividades práticas), e o currículo é voltado para a prática no serviço, ou seja, prepara o profissional para as demandas reais do sistema de saúde, já que é baseada nos preceitos do SUS. Note que com esta extensa carga-horária você poderá vivenciar tudo o que aprendeu na universidade mas que, por razões diversas, não teve a oportunidade de praticar, aperfeiçoando substancialmente suas habilidades técnicas!

Outro ponto positivo é o acompanhamento que o aluno recebe. Em geral, nas residências você é supervisionado por um tutor/preceptor com experiência prática na área. Isso te permitirá uma troca constante de experiências com profissionais qualificados que podem te ensinar muito e lhe dar oportunidades futuras.

Assim, ser egresso de uma residência, ou seja, de uma especialização que além dos estudos teóricos, contempla muita experiência prática, não só melhora a confiança do próprio profissional ante aos desafios da profissão, mas também coloca o farmacêutico em vantagem competitiva no mercado, tornando-se simbólica em seu currículo, pois garante que você passou por muitas experiências…

O que já parecia bom, pode ainda melhorar! As residências possuem bolsa fixa de R$3.330,43, independente da área. Isso significa entrar no mercado de trabalho com uma remuneração que pode ser muito maior do que a média encontrada em diversos outros tipos de vagas.

Geralmente, os processos seletivos ocorrem anualmente, e costumam ser muito concorridos. O calendário varia, mas normalmente o lançamento dos editais ocorre em novembro/dezembro, com inscrições em janeiro/fevereiro, e aplicação de provas até o início de março. Sendo assim, é possível que você, candidato, organize seu cronograma de estudos, tornando sua aprovação apenas uma questão de tempo e dedicação!

Em resumo, trata-se definitivamente de uma excelente oportunidade: associar um intenso aprendizado, com muita prática e ainda receber uma bolsa fixa de valor elevado em seu início de atividade profissional, em uma das especializações mais concorridas e valorizadas da profissão!

Vale ressaltar que diferente do que ocorre na área médica, em que as residências são quase obrigatórias, nas demais áreas da saúde, ainda não estão disseminadas como deveriam, principalmente por desconhecimento dos profissionais acerca de todas estas vantagens.

Então agora que você saiu na frente e já tem essas informações, fique de olho nas residências abertas, antes que a concorrência fique cada vez maior, e não deixe de se preparar com o Gran Cursos Saúde. Temos cursos on line voltados exclusivamente para editais das principais residências do Brasil.

Um forte abraço e bons estudos!

 

Avatar


22 de abril2 min. de leitura