Sugestão de temas para a prova discursiva do Banco do Brasil

Avatar


16 de janeiro3 min. de leitura

banco

por Professora Vânia Araújo

TEMA 1

Tradicionalmente, o debate acerca da inflação foi dominado por duas posições polares: a ortodoxa, segundo a qual a inflação era um fenômeno monetário e o seu combate requeria a adoção de uma meta de expansão monetária suficientemente baixa; e a que genericamente se poderia denominar de heterodoxa, com suas diversas nuanças, indo desde formulações baseadas na ‘curva de Phillips’, que estabeleceriam um dilema entre os objetivos de estabilidade e crescimento, até as diferentes versões do estruturalismo, que faziam menção à existência de gargalos e desequilíbrios estruturais que, na prática, tendiam a levar as autoridades a uma espécie de ‘negligência benigna’ em relação ao fenômeno da inflação.

Fabio Giambiagi, Alexandre Matias e Eduardo Velho, “O Aperfeiçoamento do Regime de Metas de Inflação no Brasil“. São Paulo: Economia Aplicada. (com adaptações).

Considerando o texto transcrito acima, redija um texto dissertativo-argumentativo acerca do seguinte tema:

OS EFEITOS DA INFLAÇÃO NA ECONOMIA

TEMA 2

“Inúmeros são os desafios apresentados para uma gestão estratégica de pessoas. Entre eles encontra-se o desafio da construção de valores organizacionais favoráveis ao desenvolvimento da responsabilidade social empresarial.”

Considerando o fragmento transcrito acima, redija um texto dissertativo-argumentativo acerca do tema:

PRINCIPAIS DESAFIOS NA CONSTRUÇÃO DE UMA EMPRESA SOCIALMENTE RESPONSÁVEL

 TEMA 3

Os impactos sociais, ambientais e econômicos que o estilo de vida das sociedades modernas gerou chegaram a tal ponto que sua reversão exigiria uma grande soma de esforços. Nesse contexto, articular eficientemente ações coletivas em sociedades cujos indivíduos estão condicionados a atuar individualmente, e mais ‘contra’ do que ‘junto com’ o outro, é o grande desafio das organizações. Afinal, como aprender a trabalhar harmonicamente com aquele de quem nos habituamos a desconfiar?

Adaptado de http://www.scielo.br/scielo.php/scriptosciarttext&pid

Considerando o que está transcrito acima, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o seguinte tema:

COOPERAÇÃO, INDIVIDUALISMO E O SUCESSO DO CORPO SOCIAL.

 

TEMA 4

Ergonomia:

1. Estudo científico das relações entre homem e máquina, visando a uma segurança e eficiência ideais no modo como um e outra interagem

1.1 otimização das condições de trabalho humano, por meio de métodos da tecnologia e do desenho industrial

(Dicionário Houaiss)

A proteção da saúde dos trabalhadores é uma das pretensões da ergonomia, mas não apenas isto, e sim, também, a melhoria da produção e da produtividade.

(Adaptado de http://www.maurolaruccia.adm.br/trabalhos/hopital.htm)

Considerando o que está transcrito acima, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o seguinte tema:

PRODUTIVIDADE E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

 

TEMA 5

Em uma primeira onda, basicamente dominada por fornecedores de tecnologia de informação e mesmo de e-learning, confundiram-se informação e conteúdo com conhecimento. Em uma segunda onda, organizações-líderes compreenderam que a produção de conhecimento individual e organizacional continua demandando tempo, valorização do aprendizado e compartilhamento desse aprendizado.

Gestão do conhecimento não é um destino, um projeto ou um fim em si mesmo. Significa, ao contrário e antes de tudo, uma mudança cultural enorme e, logicamente, a adoção de ferramentas e métodos de gestão voltados à valorização dos conhecimentos de cada indivíduo, à facilitação do compartilhamento de conhecimentos em todos os níveis, ao redesenho de processos e regras do trabalho e à noção de que o conhecimento mais valioso é aquele que é tácito e que está inserido nos valores da organização.

José Cláudio Terra. Revista Melhor, ed. 225, ago./2011.

Considerando o que está transcrito acima, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o seguinte tema:

GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES ATUAIS

Em seu texto, discuta as relações entre informação e conhecimento e, ainda, as formas de compartilhamento do conhecimento por meio de ferramentas de informática e de portais corporativos.

 

TEMA 6

O atual estágio da economia mundial, comumente denominado globalização, caracteriza-se pela ampliação da capacidade produtiva — fortemente assentada no incessante processo de inovação tecnológica — e pela ampliação dos mercados em escala planetária.

Diferentemente de etapas históricas anteriores, quando a conquista de territórios e sua transformação em áreas coloniais era condição essencial para o domínio econômico, nos dias de hoje o domínio do conhecimento torna-se cada vez mais imprescindível para gerar riquezas e para sustentar o poder econômico.

Considerando o que está transcrito acima redija um texto dissertativo-argumentativo a respeito do tema:

 TRANSFORMAÇÃO DO CONHECIMENTO EM RIQUEZAS

Em seu texto, aborde a importância da educação para o desenvolvimento econômico de uma nação e, ainda, a relação entre ciência e tecnologia para o desenvolvimento econômico.

TEMA 7

 As organizações estão buscando negociar com a sua força de trabalho qual é a forma mais eficaz de alcançar os objetivos organizacionais e também de equacionar os objetivos individuais dos seus integrantes, por meio de processo de dimensionamento mais flexível. Cada vez mais, as pessoas estão executando trabalhos em grupos e equipes, tendo suas atividades redimensionadas em conteúdo e em tempo.

Considerando o que está transcrito acima, redija um texto dissertativo-argumentativo, em que discuta o processo de negociação cooperativa entre a organização e seus integrantes; o trabalho em grupo e em equipe como espaço de constante negociação organizacional.

 

 

Avatar


16 de janeiro3 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

gran cursos redação temas vânia araújo