Coaching para Concursos

Superando a dor até a vitória!

Como já sabemos, nem tudo nessa vida vem de “mão beijada”. Temos que lutar diariamente para vencer, passamos por vários momento conturbados, momentos esses que testarão a nossa coragem e força para superar todos os impasses que vão de encontro ao nosso objetivo.

Os problemas, as dificuldades então presentes na vida de cada um. Todos nós temos a nossa guerra diária. Resta-nos apenas superar todos os obstáculos, sejam eles internos ou externos, para alcançar a meta. Digo que a pior barreira é aquela que está na nossa mente. Essa barreira pode ser criada por nós ou plantada por terceiros – são as chamadas falsas crenças. Faça uma quebra de crença, esqueça tudo aquilo que o torna impotente em determinadas situações, impossibilitando que você conquiste as suas vitórias.

O nosso sucesso anda lado a lado com o fracasso. Estamos em uma linha tênue. Ter um resultado positivo dependerá unicamente dos nossos esforços. Por vezes colocamos a culpa do nosso fracasso em outras pessoas, uma forma de nos dar desculpas, assim temos uma falsa sensação de tranquilidade e de dever cumprido, o que nunca será verdade. Todavia, quando alcançamos o sucesso, o mérito é exclusivamente nosso. Seja honesto consigo! Ser verdadeiro é um dos passos a ser dado para que você pare de se autossabotar.

É importante valorizar as nossas conquistas, mesmo que pequenas, quando em comparação com o nosso objetivo final. Potencialize o prazer das suas realizações, divida-as com pessoas importantes, que estavam presentes nos momentos mais difíceis. Sempre haverá um vazio quando não temos com quem compartilhar as nossas emoções.

Seja autocrítico, pois o pior erro é não saber reconhecer que está errado. Devemos ser maduros o suficiente para assumir as nossas responsabilidades. É importante saber lidar com o fracasso. Inspire-se nas suas falhas, use-as a seu favor. Seja o seu melhor todo dia, supere-se. É falhando que chegará à perfeição.

Todos os grandes vencedores já tiveram algum momento de derrota durante a sua trajetória, mas não desistiram, pois a vontade de vencer era maior. Um grande homem sempre encontra forças para continuar e se superar a cada dia!

O que te afastará da vitória é a sua falta de persistência, é não acreditar no seu potencial, é pensar negativo. Ao iniciar um projeto, você deverá concluí-lo. Não desista no primeiro tropeço. Cair faz parte, levantar é necessário! Nunca comece algo que não concluirá, isso somente o fará perder tempo e, consequentemente, o levará à frustração.

Certamente, em algum momento durante a sua preparação para concurso, você já pensou em desistir. Essa sensação é muito presente quando estamos estudando e acreditamos que não estamos aprendemos a matéria, que estamos esquecendo todo o conteúdo já visto, que não acertamos as questões realizadas ou até mesmo quando reprovamos no concurso que nos dedicamos plenamente. Esse é um sentimento que todos nós certamente já tivemos ao longo dessa trajetória de estudos para concurso. Mas o que realmente o separará do seu objetivo é a falta de persistência para continuar buscando os seus sonhos. Você não é o único que passa por esse tipo de sentimento, mas é importante saber lidar com todas as situações adversas.

Abstenha-se de pensamentos fracassados: coloque na sua cabeça que desistir não é opção, o que você busca é a aprovação. Não há recompensa sem esforço. Com certeza o seu será retribuído.

Cerque-se de pessoas que te ajudarão a alcançar o seu objetivo, que torçam pelo seu sucesso. Espelhe-se em pessoas vencedoras, pois pessoas fracassadas irão apenas te puxar para baixo.

Ao longo da minha trajetória até a aprovação, me aproximei de pessoas que tinham o mesmo objetivo, que estavam naquela mesma situação. Sempre uma incentivava a outra a nunca desistir. Era todo dia um choque de realidade.

Trabalhe, também, seu foco; dedique sua energia para aquilo que você almeja alcançar. Crie uma rotina, cumpra as suas metas diárias. Trace metas de curto prazo, assim você ficará motivado a cada meta concluída. Trace diariamente novas metas, até chegar na meta final.

Nessa linha de pensamento, na missão de sermos vitoriosos, um ponto crucial que gera uma grande dificuldade é quando necessitamos nos abdicar de algumas coisas, de dizer não em determinadas situações.

Ao longo da minha preparação, essa foi a parte mais difícil, pois nunca pensei que tivesse que me abdicar de estar com pessoas que eu gosto, de fazer coisas que me satisfaz para conseguir focar nos estudos. Por várias vezes tive que dizer não. Aprenda a dizer não, mesmo que isso doa no começo. Você será reprimido, contestado e até julgado. Apenas quem deseja o seu bem o compreenderá. Os verdadeiros nunca o abandonarão.

Pense que essa fase pela qual está passando é momentânea, já que você traçou uma meta e estabeleceu um prazo para alcançar a aprovação. Por isso a importância de estabelecer prazos. Não há sensação melhor do que ver o nome publicado no Diário Oficial. Eu sempre tive o pensamento de que aquele tempo que eu dedicava aos estudos era muito pouco em relação aos benefícios que eu teria futuramente. A dor passará, mas a sua vitória será para sempre! Amanhã você agradecerá todos os dias por nunca ter desistido!

Vá em frente e agarre todas as oportunidades! Vença! Não faça comparações dos seus pontos negativos tomando por base os pontos positivos das outras pessoas. Veja sempre o que há de melhor, aprenda a destacar as suas qualidades. Pare de se subestimar, você é tão capaz quanto qualquer um, mas cada pessoa tem o seu tempo, saiba ter paciência para esperar. Faça a sua parte, que o resultado virá.

Raul Brigagão

Atualmente, atua como Agente da Polícia Civil. Foi aprovado em três concursos policiais: Polícia Militar do Goiás, Polícia Militar do DF e Polícia Civil do DF. A primeira aprovação foi em apenas quatro meses de estudo. Todas as nomeações ocorreram na primeira chamada.

WHATSAPP GCO: receba gratuitamente notícias de concursos! Clique AQUI!

CONCURSOS ABERTOS: veja aqui os editais publicados e garanta a sua vaga!

CONCURSOS 2019: clique aqui e confira as oportunidades para este ano!

Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem mais entende do assunto! Cursos completos 2 em 1, professores especialistas e um banco com mais de 920.000 questões de prova! Garanta já a sua vaga! Mude de vida em 2019!

Estude onde, quando, como quiser e em até 12x sem juros! Teste agora por 30 dias!

Matricule-se!

Para o Topo