T.I em foco: Engenharia de Requisitos

Olá Concurseiro/a !

Avatar


13 de dezembro2 min. de leitura

Um assunto muito cobrado pelas diversas bancas para os cargos da área de tecnologia da informação é a Engenharia de Requisitos. O tema não cai da moda, pois é um ponto chave em qualquer projeto de desenvolvimento de software. Por isso, nesse artigo trataremos desse assunto tão importante!

Introdução

 

Existem diferentes definições encontradas na literatura técnica para engenharia de requisitos [1]:

  • Termo usado para descrever as atividades relacionadas à investigação e definição de escopo de um sistema de software;
  • Processo sistemático de desenvolvimento de requisitos através de um processo cooperativo de análise onde os resultados das observações são codificados em uma variedade de formatos e a acurácia das observações é constantemente verificada;
  • Processo de descobrir, analisar, documentar e verificar as funções e restrições do sistema.

 

A engenharia de requisitos pode ser definida na visão tradicional em um processo com quatro atividades de alto nível, conforme Figura 1 abaixo.

Figura 1 – Atividades do Processo

 

Então basicamente essas atividades ocorrem da seguinte forma. Avalia-se o sistema é útil para a empresa (estudo de viabilidade), descobrindo requisitos (elicitação e análise), convertendo-os em alguma forma-padrão (especificação), e verificar se os requisitos realmente definem o sistema que o cliente quer (validação). No entanto, na prática, a engenharia de requisitos é um processo iterativo em que as atividades são intercaladas.

Já na visão ágil o processo de engenharia de requisitos tende a ser menor baseado em feedbacks constantes entre a equipe de desenvolvimento e seus clientes, onde a documentação de requisitos às vezes é representada em cartões por história de usuários, como na metodologia ágil Scrum. Um exemplo de cartão está na Figura 2 a seguir.

Figura 2 – Cartão de História de Usuário

Basicamente é necessário compreender que nenhuma das abordagens exclui a outra, vai depender do contexto e do software que será desenvolvido, em alguns casos será necessário adotar uma abordagem tradicional e em outros casos a abordagem ágil.

O estudo detalhado desse assunto pode ser encontrado nas nossas aulas e no nosso curso básico de Engenharia de Software, nesse artigo trago apenas uma breve introdução para alertar sobre a importância do tema.

Vamos ver agora algumas questões para entender como costuma ser cobrado, dessa vez teremos apenas questões da banca CEBRASPE (antiga CESPE).

 

Certo ou Errado?

 

Questão 2

Ano: 2018 Banca: CESPE Órgão: IPHAN Prova: CESPE – 2018 – IPHAN – Analista I – Área 7

No que se refere à engenharia de requisitos, julgue o próximo item.

 

A validação de requisitos se sobrepõe à análise de requisitos, pois tem a finalidade de encontrar eventuais problemas nos requisitos e validá-los conforme as necessidades dos usuários do sistema.

 

Certo ou Errado?

 

Finalizo agradecendo a leitura e continuem acompanhando que tem muito mais…

 

Observação: O gabarito pode ser encontrado no final desse artigo.

Referências

[1] PRESSMAN, Roger S. ; Bruce R. Maxim. Engenharia de Software, Uma Abordagem Profissional, 8° ed. Porto Alegre: AMGH, 2016. ISBN 978-85-8055- 533-2.

[2] SOMMERVILLE, Ian. Engenharia de Software, 9. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011. ISBN 978-85-7936-108-1.

 

Gabarito

Questão 1: CERTO. Essa é fácil, pois não tem sentido ter uma especificação de requisitos com requisitos dúbios ou conflitantes.

Questão 2: CERTO.  A validação de requisitos é o processo pelo qual se verifica se os requisitos definem o sistema que o cliente realmente quer. Ela se sobrepõe à análise, uma vez que está preocupada em encontrar problemas com os requisitos, retirado de SOMMERVILLE [2]

 

Avatar


13 de dezembro2 min. de leitura