T.I em foco: ISO/IEC 12207

Olá Concurseiro/a !

Avatar


22 de Novembro de 2019

Um assunto que volta e meia é cobrado pelas diversas bancas para os cargos da área de tecnologia da informação é a ISO/IEC 12207. Uma nova versão da norma internacional foi editada em 2017, mas a versão brasileira foi cancelada e não temos por enquanto uma nova edição vigente. Por isso, nesse artigo tratamos desse assunto, para que você não seja pego de surpresa.

 

Introdução

 

A ISO/IEC 12207[1] é a norma ISO/IEC que define processo de Engenharia de Software, atividades e tarefas que são associados com os processos do ciclo de vida do software desde sua concepção até a sua obsolescência ou descontinuidade.

Ela estabelece uma estrutura comum para os processos de ciclo de vida e de desenvolvimento de software visando orientar as organizações a compreenderem todos os componentes presentes na aquisição, desenvolvimento e fornecimento de software e, assim, conseguirem firmar contratos e executarem projetos de forma mais eficaz.

 

Estrutura

 

Esta norma define processos, atividades e tarefas, conforme estrutura demonstrada abaixo na Figura 1.

Figura 1 – Estrutura de Processos ISO 12207 [2]

Um processo é um conjunto de atividades relacionadas, sendo uma sequência de passos realizados para um determinado propósito/resultado.

O processo envolve métodos, técnicas, ferramentas e pessoas. Um processo pode ser descrito de duas formas: por propósito ou resultado e por atividade. Uma atividade é um conjunto de tarefas.

Uma tarefa é uma ação com entradas e saídas. Pode ser um requisito (deve, shall), recomendação (deveria, should) ou permissão (pode, may).

Além disso, a norma não possui nenhuma ligação com métodos, ferramentas, treinamentos, métricas ou tecnologias empregadas. Esta determinação é útil para permitir que a norma seja utilizada mundialmente e possa acompanhar a evolução da Engenharia de Software nas diversas culturas organizacionais.

Os processos da ISO/IEC 12207 são modulares, ou seja, são altamente coesos e baixamente acoplados. Isto significa que todas as partes de um processo são fortemente relacionadas, mas a quantidade de interfaces entre os processos é mínima, diminuindo a dependências de forma que possam ser implementados sem maiores dificuldades.

 

ISO/IEC 12207:2017

 

Agora que conhecemos o básico dessa norma devemos atentar para algumas peculiaridades. Primeiro, temos que atentar a versão que será cobrada pela banca, já que muitas bancas (grande maioria) tem cobrado a NBR ISO/IEC 12207:2009[3], que é a versão brasileira, mas que está atualmente cancelada existe uma nova versão da norma internacional a ISO/IEC 12207:2017.

Então ao ler o edital do certame se atente se está especificada a versão que será cobrada, pois a estrutura dos processos mudou significativamente nessa nova versão.

Assim vamos apresentar a estrutura básica da versão ISO/IEC 12207:2017, logo abaixo:

  • Processos contratuais (Agreement Processes) – 2 processos;
  • Processos organizacionais capacitadores de projetos (Organizational Projetc-Enabling Processes) – 6 processos;
  • Processos de gerenciamento técnico (Technical Management Processes) – 8 processos.
  • Processo técnicos (Technical Processes) – 14 processos;

 

A Estrutura completa pode ser vista na Figura 2 abaixo:

 

Figura 2 – Processos da ISO/IEC 12207:2017 [4]

 

Essa alteração é significativa, pois a estrutura anterior da versão 2009 era bem mais complexa com inúmeros processos a mais, que foram excluídos ou renomeados nessa nova versão. Caso tenha mais interesse no assunto assista nossas aulas no Gran Cursos Online ou adquira meu curso básico de Engenharia de Software aqui no site.

Agora vamos ver então algumas questões sobre essa norma para entender como pode ser cobrado pelas bancas.

 

Questão 1

Ano: 2017 Banca: FADESP Órgão: COSANPA Prova: FADESP – 2017 – COSANPA – Analista de Sistema

Seja a seguinte afirmação:

 

A norma definida pela International Organization for Standardization (ISO) que se aplica em engenharia de software, estabelece um processo de ciclo de vida deste, contendo processos e atividades, e é aplicada durante a aquisição e a configuração dos serviços do sistema, de forma a melhorá-lo, é a:

 

a) ISO 25010.

b) ISO 9216.

c) ISO 12207.

d) ISO 9000.

 

Questão 2

Ano: 2015 Banca: CESPE Órgão: TCE-RN Prova: CESPE – 2015 – TCE-RN – Assessor Técnico de Informática – Cargo 1

Um processo de desenvolvimento de software consiste de um conjunto de ações e atividades inter-relacionadas, que são executadas para alcançar um produto, resultado ou serviço predefinido. Acerca desse assunto, julgue o item seguinte.

 

Os processos que atendem à norma ISO/IEC 12207 possuem forte acoplamento, a fim de garantir unicidade entre as interfaces desses processos.

 

Certo ou Errado ???

 

Finalizo agradecendo a leitura e continuem acompanhando que tem muito mais…

 

Observação: O gabarito está no final desse artigo.

 

Referências

[1] https://standards.ieee.org/standard/12207-2017.html

[2] https://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=382954

[3] https://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=38643

[4] https://repositorio.grial.eu/bitstream/grial/1148/1/3.%20Proceso.pdf

 

Gabarito

Questão 1: LETRA D. Essa é fácil, apenas para entender o objetivo dessa norma e observar que várias bancas cobram dessa forma.

Questão 2: ERRADO. Devem ser fracamente acoplados.

 

 

Avatar


22 de Novembro de 2019