T.I em Foco: PMBOK 6 – Gerenciamento dos Recursos

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02 de janeiro2 min. de leitura

Olá, Concurseiro/a!

No post de hoje, em continuidade à nossa saga acerca das áreas de conhecimento do PMBOK, vamos conversar sobre a área de RECURSOS, iniciando com uma breve descrição, destacando alguns pontos de atenção, conhecendo seus processos e resolvendo algumas questões.

De acordo com o PMBOK 6, o gerenciamento dos recursos do projeto inclui os processos para identificar, adquirir e gerenciar os recursos necessários para a conclusão bem-sucedida do projeto.  Esses processos ajudam a garantir que os recursos certos estarão disponíveis para o gerente do projeto e a sua equipe na hora e no lugar certo.  Importante: para o PMBOK 6, recursos englobam os físicos (equipamentos, materiais, instalações e infraestruturas) e os humanos (equipe ou pessoal do projeto).

Nessa linha, há uma distinção entre as habilidades e competências necessárias para que o gerente do projeto administre recursos da equipe em relação a recursos físicos.  Além disso, há alguma sobreposição entre o Gerenciamento dos Recursos do Projeto e o Gerenciamento das Partes Interessadas do Projeto. Nesse contexto, o Gerenciamento dos Recursos tem foco no subconjunto das partes interessadas que compõem a equipe do projeto.

Os processos de Gerenciamento dos Recursos, conforme o PMBOK 6, são:

  • 1 Planejar o Gerenciamento dos Recursos — O processo de definir como estimar, adquirir, gerenciar e utilizar recursos físicos e de equipe.
  • 2 Estimar os Recursos das Atividades — O processo de estimar recursos da equipe, o tipo e as quantidades de materiais, equipamentos e suprimentos necessários para realizar o trabalho do projeto.
  • 3 Adquirir Recursos — O processo de obter membros da equipe, instalações, equipamentos, materiais, suprimentos e outros recursos necessários para concluir o trabalho do projeto.
  • 4 Desenvolver a Equipe — O processo de melhoria de competências, da interação da equipe e do ambiente geral da equipe para aprimorar o desempenho do projeto.
  • 5 Gerenciar a Equipe — O processo de acompanhar o desempenho dos membros da equipe, fornecer feedback, resolver problemas e gerenciar mudanças para otimizar o desempenho do projeto.
  • 6 Controlar os Recursos — O processo de garantir que os recursos físicos atribuídos e alocados ao projeto estejam disponíveis conforme planejado, bem como monitorar o uso planejado versus o uso real de recursos, e executar ações corretivas, conforme.

Nessa área de conhecimento, em decorrência de seu histórico (até a versão anterior do PMBOK, a área era nomeada como Recursos Humanos), os assuntos mais cobrados pelas bancas dizem respeito aos aspectos (processos) relacionados a recursos humanos – mas isso não significa que você possa negligenciar os demais processos.  O overview necessário para sua preparação pode ser obtido dando uma “zapeada” na visão geral desta área de conhecimento.

Vejamos algumas questões, que exemplificam exatamente esse viés de cobrança, com foco, mesmo que disperso (abordando diversos aspectos, na maior parte das vezes associando os processos desta área com outras como escopo, mas também cobrando conhecimentos de ferramentas e técnicas e a parte de resolução de conflitos), nos processos relativos às pessoas, pelas mais diversas bancas:

 

Como tendências desta área de conhecimento, conforme destacado pelo PMBOK 6, ganham destaque os estilos de gerenciamento de projetos, que estão migrando de uma estrutura de comando e controle em gerenciamento projetos para a adoção de uma abordagem de gerenciamento mais colaborativa e apoiadora, que dá autonomia às equipes com delegação das decisões para os membros da equipe.  E essa tendência já vem reverberando nas organizações públicas e pode ser cobrada em breve pelas bancas, pois dialoga fortemente com a abordagem de soft skills – outro “trend topic” da gestão atual.

Ainda sobre as tendências, destaque para: (1) Métodos para gerenciamento dos recursos – destacados como ferramentas e técnicas dos processos desta área de conhecimento; (2) Inteligência Emocional – destacada como uma das habilidades do processo de Gerenciar a

Equipe; (3) Equipes auto-organizáveis; e (4) Equipes virtuais/equipes distribuídas – destacadas no âmbito dos processos Adquirir Recursos e Desenvolver a Equipe.

Para que você se sinta preparado e confiante para resolver das questões mais simples às mais ou complexas, nossas aulas gravadas aqui no Gran Cursos Online abordam cada um dos 49 processos do PMBOK 6, detalhando suas entradas, ferramentas e técnicas e saídas, demonstrando como as mais diversas bancas costumam cobrar aquele processo em específico, para você estar sempre alerta e preparado para performar com sucesso nas questões de PMBOK !

Continue com a gente e bons estudos!

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