Técnico em Informática: saiba mais sobre as funções, faixa salarial, carga horária e mais!

Avatar


06 de julho1 min. de leitura

O cargo de técnico em informática está presente nos mais variados concursos e pode ser uma boa oportunidade para quem tem uma formação relacionada à área, principalmente porque, atualmente, a tecnologia está presente em tudo.

Entenda um pouco mais a respeito do cargo ao continuar a leitura. Saiba quais são as atribuições, a faixa salarial e outros requisitos cobrados de um técnico em informática.

O que é técnico em informática?

O técnico em informática é o profissional responsável pela gestão de computadores, devendo prestar a manutenção deles e algum suporte que seja necessário para que uma rede continue funcionando.

Técnico em informática: atribuições

Uma das primeiras perguntas que surgem à mente de quem pensa no assunto é: “técnico em informática: o que faz?”. Uma de suas principais atribuições é prestar a manutenção e o suporte em informática para uma empresa, seja ela pública ou privada. Além disso, é possível atuar formatando computadores e instalando e desenvolvendo redes e softwares.

Quanto ganha um técnico em informática?

Além das atribuições, a faixa salarial está entre uma das dúvidas mais frequentes para aqueles que pensam em ingressar na área. No Brasil, a média salarial para esse profissional gira em torno, inicialmente, de R$ 1.298,00. Com o tempo, o técnico em informática pode chegar a ganhar R$ 1.665,00, sendo a base salarial brasileira para a categoria.

Ferramentas para técnico em informática

O técnico em informática precisa estar munido de suas ferramentas, para que possa executar seu trabalho da melhor maneira possível.

Na maior parte das vezes, um técnico em informática vai precisar de uma chave de fenda, de precisão, alicates, pinças, lanternas e pincéis, para que possa verificar as peças dos equipamentos bem de perto.

A formação mais comum para a função é a graduação em Informática e, em grande parte dos casos, os concursos não irão exigir que você tenha prática ou determinado tempo de experiência naquela função. Por isso, se você pretende se preparar para assumir um cargo nesse área, o Gran Cursos Online pode te ajudar.

Para ficar ainda mais informado, dê uma conferida nos concursos 2020, concursos previstos e concursos abertos, para não deixar passar nenhuma oportunidade.

Avatar


06 de julho1 min. de leitura