Transformação Digital no Setor Público

Como os governos organizam para usar a tecnologia, criar soluções, prestar serviços e gerar valor público

Avatar


26 de fevereiro2 min. de leitura

Olá, Concurseir@!

No post de hoje, vou conversar com você sobre uma temática muito relevante em minha vida: transformação digital no setor público (ou governo digital). Isso porque, eu concluí meu MBA em Governo Eletrônico em 2003. Ou seja, foi durante meu MBA que me interessei por e me aproximei do setor público.

Conceitos

Antes de mais nada, vamos aos conceitos. Transformação digital é um processo que alavanca recursos digitais e tecnologias para permitir novos modelos de negócios. Com isso, as organizações definem novos processos operacionais para criar valor. Nese sentido, quando a organização abraça a transformação digital, sua forma de funcionar é alterada, seus processos e suas estruturas organizacionais são transformadas.

Do mesmo modo, transformação digital no setor público (ou governo digital), apesar do nome, não diz respeito apenas a tecnologia. A transformação tem relação com a forma com que os governos se organizam para usar a tecnologia, criar soluções, prestar serviços e gerar valor público.

No Brasil

Atualmente, no Brasil está em vigor a Estratégia Nacional do Governo Digital, para o período de 2020 a 2022, no âmbito dos órgãos e das entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, editada pelo Decreto 10.332, de 2020.

Além disso, tornando mais geral a estratégia, o Senado Federal aprovou o PL 317/2021 – Governo Digital. Agora, o PL foi para sanção presidencial.

Igualmente, quando analisamos as dimensões da transformação digital, uma das mais importantes é a de pessoas. Tanto é verdade que em 2020 o Ministério da Economia fez certame para contratação temporária de analistas de tecnologia, responsáveis pela execução das iniciativas de transformação digital no governo federal.

Questões

Além dos certames direcionados às vagas para transformação digital, diversas provas já cobram essa temática. Vejamos algumas questões:

A questão está correta. De acordo com o Decreto, o Plano de Transformação Digital conterá, no mínimo, ações de transformação digital de serviços, unificação de canais digitais, e interoperabilidade de sistemas.

De maneira idêntica, outra questão perfeita do CESPE! Diz o Decreto que, para a consecução dos objetivos estabelecidos na EGD, os órgãos e as entidades elaborarão Plano de Transformação Digital, Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação, e Plano de Dados Abertos.

Em síntese, aqui fica meu alerta para você. Enquanto Decreto, seu conteúdo era restrito à esfera federal, com isso, podia ser cobrado em seus certames. Tal qual, com a sanção do projeto de lei, seu alcance será ampliado, podendo a temática ser cobrada por concursos estaduais e municipais.

Dica: Leia e estude o Decreto. E, ao sancionar a Lei, leia e estude a Lei.

Além disso, se quiser se aprofundar no tema, eu fui um dos coautores do um livro Reconstrução do Brasil pela Transformação Digital no Setor Público. Fui o responsável pelo capítulo Implementando a Transformação Digital. O acesso ao livro é gratuito por aqui. Meu capítulo pode ser acessado aqui.

Por exemplo, no capítulo, eu detalho a Cadeia de Valor da Transformação Digital no Setor Público. Além disso, eu proponho uma forma de como organizar as mudanças necessárias à implementação da transformação digital nos governos. A proposta é derivada de boas práticas e de literatura acadêmica.

O ano está apenas começando! Foco nos estudos!

Sucesso!

 

Avatar


26 de fevereiro2 min. de leitura