Transforme seu ambiente e potencialize seus estudos

Olá, caro leitor! Tudo bem com você? Espero que sim.

Avatar


26 de agosto4 min. de leitura

Esse é meu primeiro artigo aqui na plataforma do Gran Cursos Online e, para começar com o pé direito, quero te proporcionar uma reflexão que acredito que mudará sua vida.

Seja franco: quantas vezes você tentou melhorar sua vida, mas voltou, frustrado, à estaca zero? Fez promessas de fim de ano e traçou objetivos grandiosos, mas, mesmo com toda a sua dedicação, esses planos continuaram distantes?

Não, essas situações não ocorrem só com você – isso é uma luta quase universal. Mas certamente ter força de vontade para mudar sua vida é a solução, correto? Errado!

Na última semana, realizei a leitura do livro Força de Vontade Não Funciona, de Benjamin Hardy, o qual, em síntese, afirma que a chave para sair do modo de sobrevivência e superar os vícios culturais não está somente em reunir mais força de vontade. Em vez disso, você precisa criar e controlar o seu ambiente!

De acordo com uma pesquisa anual chamada Estresse na América, da Associação Americana de Psicologia, a falta de força de vontade costuma ser citada pelas pessoas como o principal motivo pelo qual não se conseguem alcançar seus objetivos. Contudo, força de vontade é para quem ainda não decidiu o que realmente quer da vida.

Esse, obviamente, não é seu caso. Você já escolheu o que quer fazer para mudar de vida: estudar! Estudar até passar em um concurso público que te dê estabilidade, satisfação profissional e um bom salário. Contudo, isso estará cada vez mais distante se você não mudar seus padrões, seus papéis e se afastar de tudo aquilo que é prejudicial ao seu propósito. Então, em vez de confiar somente em sua determinação e força interna, o verdadeiro compromisso está em criar condições as quais tornem a realização de seus objetivos algo inevitável.

Quer mudar? Então mude seu ambiente!

Trazendo para a nossa realidade, você precisa criar condições que otimizem seu rendimento e desempenho, eliminando todas as distrações, físicas e digitais, do seu espaço de estudo. O objetivo dessa transformação é criar um “ambiente enriquecido”, responsável por te proporcionar uma produtividade absurda e que te fará progredir e crescer, pois estará comprometido totalmente com o que está fazendo.

Nesse sentido, ter um ambiente limpo, organizado, bem iluminado e com referências motivacionais te proporcionará um desempenho superior. É nesse ambiente onde você passará grande parte do seu dia, assim, torne-o o mais agradável e inspirador possível.

Ocorre que, mesmo nosso ambiente sendo agradável, é certo que o estudo para concurso público é, por sua natureza, exaustivo para a mente, para o emocional, para o físico e até para os relacionamentos. Assim, você precisará igualmente criar um ambiente de recuperação, descanso e convívio social. O objetivo desse segundo local é justamente recarregar a sua bateria, a fim de você poder retornar, no dia seguinte, à rotina solitária e desgastante de estudo.

Temos, portanto, um ambiente enriquecido e focado para resultado, alto desempenho e cumprimento de metas, onde você conseguirá extrair todo o seu potencial e permanecer totalmente focado, sem distrações; e um outro ambiente enriquecido, direcionado para a sua recomposição e recuperação, onde você se desligará completamente das suas obrigações.

Perceba que, nesses dois locais, as pessoas ficam absortas em sua situação. Assim, ambos os ambientes são enriquecedores, gratificantes e devem ser estimulantes, cada qual para seu objetivo.

Sobre o local de descanso, é importante não o confundir com o velho hábito de “desperdiçar tempo”. Esse ambiente precisa ser eficaz para sua recuperação física e mental, de forma a te preparar para as tensões do dia a dia de estudo. Isso significa que você deve buscar:

  1. Desligar-se totalmente do seu estudo e/ou trabalho;
  2. Buscar atividades de lazer;
  3. Conviver com sua família e amigos.

 

O primeiro item da lista diz que, para o ambiente de descanso ser altamente relaxante, você precisa esquecer dos problemas, seja do trabalho ou de seus estudos. Desconecte-se totalmente da sua grade horária, da matéria na qual tem dificuldade, dos simulados em que foi mal e qualquer outra preocupação que ocupe sua mente. Esse momento é para você recarregar as energias.

O segundo ponto é importantíssimo, pois nele acontecem os erros e os exageros. Dentro de seu ambiente de descanso, busque fazer algo de que você goste, mas que, por outro lado, não seja prejudicial ao seu objetivo principal. Por exemplo: eu gosto de sair para encontrar a galera em barzinhos da cidade, contudo, se fizer isso sempre, com certeza prejudicarei meu estudo e, consequentemente, me afastarei do meu propósito.

O lazer está relacionado a atividades que te proporcionam prazer, mas também descanso. Ler um livro, assistir a um bom filme e fazer uma atividade física (tão necessária para concursos policiais) podem ser boas opções para você relaxar.

Por último, mas não menos importante, está o tempo destinado ao convívio com nossos familiares e amigos. Muitos concurseiros se afastam desse convívio, como se essa distância fosse algo essencial para ser aprovado na prova, mas isso não é verdade. Estar cercado de pessoas que te amam e te incentivam é extremamente saudável e recomendável, até porque o estudo costuma ser solitário e cansativo. Portanto, renove suas energias ao lado de quem corre ao seu lado.

É preciso ter consciência ainda de que, entre o nosso tempo de estudo e o de descanso, temos diversas variáveis que ocupam nosso cronômetro diário, como atividades em casa, as responsabilidades com filhos, no trabalho e os imprevistos. Assim, você precisa identificar e mapear tudo isso, a fim de retirar justamente aquilo que vai de encontro com seu foco. Vejamos:

a)Atividades necessárias (trabalho, família, alimentação, descanso);

b)Atividades supérfluas (tempo ocioso, desconcentração, procrastinação);

c)Atividades úteis (estudar, produzir, gerar resultados);

d)Imprevistos (doenças, problemas no trabalho e outras demandas não esperadas).

Assim, em ambos os ambientes enriquecidos (estudo ou descanso), tudo que devemos evitar é a procrastinação. A procrastinação e a autossabotagem estão cada vez mais presentes no dia a dia dos concurseiros, atrapalhando a disciplina nos estudos porque, obviamente, muitos estudantes ficam muito envolvidos pelas redes sociais.

A procrastinação consiste em você deixar algo para fazer depois, não realizar o que precisa no momento ou ocupar o seu tempo com coisas não produtivas. O nosso maior vilão é sim o celular! Você já parou para pensar quanto tempo gasta no WhatsApp, no Instagram e no Facebook? Sim, certamente você “desperdiça” muito tempo nessas redes sociais!

Certamente esse é um hábito que pode prejudicar muito a sua jornada em busca da aprovação em concurso público. O estudo precisa estar inserido em um ambiente enriquecido, lembra? Toda e qualquer distração alheia ao objetivo vai fazer o seu rendimento despencar. Reserve, portanto, algumas poucas horas de navegação nas redes sociais e, de preferência, após o cumprimento de suas metas diárias. Precisamos ter equilíbrio.

Veja que estudar é simples, mas não é fácil. Temos à nossa volta muitas distrações, rotinas e ambientes que precisam ser modificados e otimizados. Tudo isso requer foco e direcionamento. Se precisar de ajuda nessa caminhada, caro aluno, não deixe de procurar nosso time de GranXperts, pois estamos sempre prontos para te auxiliar na sua busca de melhor produtividade.

Seja Imparável! Crie seu ambiente enriquecido!

 

Fique com Deus. Bons estudos!

Avatar


26 de agosto4 min. de leitura