Uma boa preparação em 2 passos

Avatar


23 de setembro3 min. de leitura

Por Isa Marques

A preparação para a prova de um concurso público não é fácil, e não tem de ser mesmo. Ela exige disciplina, renúncias, motivação, força de vontade e constância. Ela demanda também que você tenha em mente exatamente o cargo ao qual aspira e onde quer chegar, de modo a você não desistir pelo caminho – ao contrário, é necessário aceitar o processo e fazer o seu melhor em cada etapa.

Além desses fatores inerentes para a sua aprovação (acredito eu ser esse o seu sonho), existem outras duas bases fundamentais que te prepararão para assinar o termo de posse. São elas: PLANEJAMENTO e ORGANIZAÇÃO. Falarei a seguir um pouco sobre cada uma delas.

PLANEJAMENTO

Uma das maiores falhas cometidas pelos estudantes é não planejar o que vai e o que precisa ser estudado. Eles vão fazendo estudos soltos, aleatórios. Estudam o que “der na telha”, ou então as disciplinas com as quais mais se identificam e em que têm mais facilidade. Nesse ritmo, muitas vezes nem estudam, pois a “liberdade” para estudar o que quiser e quando quiser acaba por dar a falsa sensação de estar no controle da situação.

Isso é um erro, primeiro porque, estudando assim, você não saberá o que falta estudar e tem enormes chances de não aprender todas as matérias exigidas para a sua prova; segundo porque isso te demandará mais tempo e energia, uma vez que você terá de parar para pensar o que precisa estudar naquele dia. Sabemos que tempo é um recurso bem escasso, principalmente se o seu caso se tratar de um estudo utilitário (pós-edital).

Com isso em mente, vamos planejar. Num primeiro momento, é imprescindível ler o EDITAL. Você precisa conhecer a banca pela qual será examinado e também saber quais são as disciplinas cobradas a fim de se organizar com relação ao que precisa estudar.

Em seguida, com as matérias listadas, uma sugestão dentre várias é você elaborar um cronograma de estudos. De acordo com a sua realidade e disponibilidade de horas, crie metas diárias com o que deve ser estudado em cada dia e os horários para os estudos de cada sessão, tudo isso já planejado anteriormente.

O seu cronograma pode ser elaborado semanal, quinzenal ou mensalmente. Você precisará testar para ver como melhor funciona para você. Vale lembrar que QUANTIDADE NÃO É SINÔNIMO DE QUALIDADE, e isso cabe também para as horas de estudos. Aquela conversa de quem estuda mais de 12 horas por dia não faz sentido quando se sabe que o cérebro tem um tempo máximo diário para absorção de um conteúdo.

Então, limite-se a estudar durante 4 a 6 por dia por dia – sessões de estudo de 50 minutos a 1 hora e pausa de 10 minutos entre uma sessão e outra. Separe um tempo para revisar diariamente o conteúdo estudado no dia anterior através do seu material de revisão e também faça valer o uso de exercícios, se possível diariamente, e também de simulados – estes podem ser feitos uma vez por semana ou a cada 15 dias.

O planejamento é o caminho para o sucesso. Ressalto aqui que ele não é fixo, ou seja, a qualquer momento você pode alterá-lo de acordo com a sua realidade e com o que vier a observar que está ou não funcionando. Ele te possibilita ter um aperfeiçoamento contínuo, pois te dará uma ideia ampla de tudo o que você já estudou, o que precisa ser estudado ainda, o que precisa ser revisto e melhor compreendido.

Certa vez, Albert Einstein disse muito sabiamente que “falta de tempo é desculpa daqueles que perdem tempo sem planejamento”. Sendo assim, sem pretextos, planeje-se!

ORGANIZAÇÃO

Sabemos que, quanto maior for a sua atenção, maior será o seu aprendizado, pois essas são duas “forças” diretamente proporcionais. A organização, por sua vez, é a melhor estratégia para não se dispersar – isso porque um dos maiores benefícios da organização é justamente o ganho de mais concentração. Dessa forma, opte por favorecê-la.

Organize o seu lugar de estudo. Mantenha ali apenas os materiais que você vai usar naquele dia, os necessários, e disponha-os de uma maneira que seja de fácil acesso. Isso vai evitar que você desperdice tempo procurando algum material e também evita que você perca o foco do conteúdo estudado.

Tendo em vista que passará horas da sua semana ali, busque um local bem iluminado e confortável, porque é importante não cansar as vistas e sobrecarregar o corpo, porque isso torna o estudo ainda mais exaustivo. Crie condições favoráveis, e o seu aprendizado será mais eficaz e constante.

Dentre os materiais necessários para estudar, com certeza o celular não está na lista. Sabemos que a tentação é forte e vira e mexe somos tentados a dar uma checada nas redes sociais, no WhatsApp etc. Portanto, deixe-o em modo avião enquanto durar todo o seu estudo programado para aquele dia. Caso esteja esperando por uma ligação, desative pelo menos o sinal de Wi-fi. Costumo até orientar a colocar o aparelho em outro cômodo. O celular é, de longe, o maior vilão do seu tempo e da sua concentração.

Lembre-se: quanto maior for sua atenção, maior será o seu aprendizado. Seja você seu maior aliado e tenha em mente que hora de estudar é hora de estudar. E ponto. Entenda isso e leve esse momento tão a sério como se fosse trabalhar. Se a atenção necessária não vier, vista-se como se fosse sair, leve ao cérebro essa mensagem e ele entenderá que o momento pede concentração.

A organização do externo faz o cérebro entender que você está prestes a fazer algo importante, como se concentrar nos estudos, e isso promove a organização do interno. Uma mente organizada propicia uma melhor e mais proveitosa relação com tudo ao nosso redor, direciona o nosso olhar e a nossa atenção a alcançar uma ordem maior, diminuindo a ansiedade, trazendo constância, calma e bem-estar.

Já dizia o filósofo Pitágoras, “Com organização e tempo, acha-se o segredo de fazer tudo e bem-feito.”

Com um planejamento bem estruturado e com uma rotina de estudos bem organizada, os resultados serão os melhores possíveis: seu rendimento será aprimorado, seu tempo será otimizado e, de quebra, essas ações te ajudarão a manter o foco no que realmente importa. Você consegue! Juntos, vamos chegar lá! Conte sempre com a equipe do Gran Cursos Online!

 

Avatar


23 de setembro3 min. de leitura