Virei concursando, por onde começar?

O começo é a parte mais difícil do trabalho." (Platão)

Por onde começar a estudar? Uma resposta rápida poderia ser: estudando. Contudo, seria uma resposta ignorante, se não falarmos das diferentes personalidades, facilidades ou dificuldades que cada um tem.

Tudo tem um começo. Começar de forma correta seria excelente, mas não é isso que acontece na maioria dos casos. Afinal, por onde começar? O que fazer? Que material usar? De que forma estudar?

Todas essas perguntas surgem no início ou durante seu processo de estudos. Buscar respondê-las faz parte do estudo também. Para isso, vamos destacar alguns pontos importantes sobre sua preparação para te auxiliar a encontrar as respostas necessárias a essas perguntas.

Quando lemos a frase acima, percebemos a real importância que o começar tem em nossa vida; igualmente ocorre nos estudos. Podemos refletir sobre coisas que devemos priorizar, organizar e planejar. Entretanto, muitas pessoas ficam somente no pensar. Aqui, pretendemos estimular a sua capacidade de tomar iniciativa por meio de uma orientação passo a passo para a sua aprovação. Vamos lá?

  1. Motivação

Entre os itens relevantes para a sua aprovação, o primeiro deve ser a motivação. Entender o que te move no sentido da escolha que realizou e saber o que você quer é revelador. É essa motivação que te acompanhará todos os dias, recuperará seu ânimo nos dias de queda e impulsionará o seu desempenho.

A motivação correta deve ser encontrada dentro de você, não o que os outros sugerem, acham ou impõem. Fazer concurso (ou determinado cargo) porque os pais disseram ou os amigos acham melhor para você não se sustentará. É normal que, ao longo dos estudos, você vá desacelerando em alguns momentos, mas, com a motivação correta, poderá retornar para sua jornada da aprovação. Esqueça o que pensam, foque em você.

  1. Material

Seu material de estudo deve ser sua melhor ferramenta para o aprendizado. Não adianta ter disposição e motivação se estiver se preparando com um material ruim e desatualizado – se assim o fizer, estudará tudo errado e, possivelmente, terá um retrabalho, demorando muito para aumentar seu desempenho rumo à aprovação.

Seu material pode ser em vídeo, por escrito ou por áudio, a depender do seu perfil de aprendizagem. Talvez o vídeo faça mais sentido para você, com imagem, sons e dinamicidade; por outro lado, o áudio pode trazer melhor concentração e clareza dos fatos nos seus estudos; já o material escrito pode te forçar a ter uma atitude ativa diante da matéria, contribuindo para sua concentração e assimilação.

Independentemente do meio utilizado para sua aprendizagem, utilize sempre materiais atualizados e de qualidade.

  1. Organização

O tempo é escasso e falta para todos. Isso mesmo, você não é especial! Todos temos dificuldades em gerir o tempo se não houver técnica e disciplina para isso. Assim,  uma boa organização é essencial para o bom andamento dos seus estudos, a elaboração de tarefas e a criação de simulados. Selecione a área, o órgão, o cargo, o conteúdo programático, as horas de estudo. Distribua suas atividades dentro de um calendário, mensurando a quantidade de tempo que cada uma delas levará.

Cada um dentro da sua rotina terá uma (re)organização diferente, pois não somos iguais: temos necessidades, gostos e disponibilidades distintas – na maioria das vezes, claro, porque o cargo todo mundo quer igualmente, não é verdade? Entretanto, querer em palavras não é o mesmo que em ações. Quantos pessoas que dizem querer determinado cargo fazem planejamento e organizam seu estudo?

A boa organização proporciona a aceleração de conhecimento e otimiza o resgate de informações, seja com técnicas de leitura, de resumo ou mesmo de exercícios. Ela também pode auxiliar seu planejamento frente às situações de urgência e emergência, não desmoronando tudo que você fez até o momento, mas reestruturando sua grade após a turbulência.

  1. Técnica de estudo

Mesmo com tudo perfeito – motivação, material e organização –, se não souber qual técnica utilizar, você continuará a aprender de modo lento e, por vezes, de forma incorreta. Há diversas técnicas que você pode experimentar e adequar ao seu perfil. Em outro momento, podemos falar somente sobre essas técnicas, ok? Agora, queremos apenas destacar sua importância no fluxo do conhecimento necessário para sua aprovação.

Ao testar e avaliar as técnicas de estudo existentes, faça registros de aprendizagem e desempenho para posteriormente utilizá-los como parâmetro para sua performance. Estudar da mesma forma que sempre estudou pode não ser o melhor para você, afinal, a forma como se estuda no ensino médio ou na faculdade pode não ser útil quando se trata de concurso público.

Descubra qual é o melhor meio de assimilação da matéria para você! Não há fórmula perfeita nem receita de bolo para isso, o que há são possibilidades a serem experimentadas e testadas conforme o seu perfil.

Veja abaixo nosso quadro-resumo para (re)iniciar seus estudos:

Fonte: Elaborado pelo autor

Em programação neurolinguística (PNL), há um pressuposto que tem muita relação com essa noção de individualidade, chama-se “mapa não é mundo”. O que é isso? Cada um tem sua visão de realidade – por vezes tendo como referência um mapa mental, não o mundo real, percepções ou perspectivas futuras, círculos sociais, princípios e comportamentos diferentes uns dos outros. Diante disso, tenha paciência e calma, pois você terá o seu tempo de aprendizado de mundo até a sua aprovação.

 

 

Finalmente, é hora de estudar. Vamos (re)começar?

Bons estudos, e até a próxima!

“Por mais longa que seja a caminhada, o mais importante é dar o primeiro passo.”

(Vinicius de Moraes)

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos

Notícias Relacionadas

Eduardo Cambuy
Servidor do STJ e coach do Gran Cursos Online
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos
Para o Topo