Você precisa se conhecer como candidato, e não como aluno

Avatar


20 de abril2 min. de leitura

Olá, pessoal! Tudo certo? Espero que sim.

Atualmente, sou Delegada de Polícia Civil no Estado de Minas Gerais e GranXpert da carreira de Delta, aqui no Gran Cursos Online. Fui aprovada nos dois primeiros e únicos concursos que fiz na vida, Delta MG e Delta SP, ambos realizados no mesmo ano em que me formei. Também pontuei 70 dos 80 pontos possíveis na primeira fase da OAB, ainda no nono período da faculdade.

Se eu pudesse te dar uma valiosa dica de estudos, seja para você que está começando a estudar agora, seja para você que já está estudando há algum tempo e ainda não foi aprovado, a dica seria: você precisa se conhecer como candidato a prova.

O que eu quero dizer com isso é que muitos alunos ficam se questionando: “Nossa, eu sempre fui um bom aluno na faculdade, faço até mestrado e ainda estou longe da nota de corte do concurso.” Isso acontece porque essa pessoa não se conhece como candidato a prova, mas apenas como aluno.

Existem, ou pelo menos deveriam existir, diferenças gigantescas nos seus estudos como “aluno de faculdade, mestrado etc.” e “candidato a concurso público”, compreendem?

Os métodos, a frequência e as estratégias de estudos são completamente diferentes. Por isso a necessidade de você perceber, o mais cedo possível, que ser um bom aluno na faculdade não significa, de modo geral, absolutamente nada para fins de concurso público.  É por isso que passam em concursos públicos tanto o melhor quanto o pior aluno da faculdade, porque, para passar no concurso, eles compreenderam como estudar certo e colocaram em prática.

 

Tenham em mente que, se vocês não se conhecerem como candidatos, vocês não saberão:

  1. Como devem estudar: isso porque, se você não sabe o seu nível como candidato à carreira que você almeja, não saberá se deve estudar como candidato iniciante ou avançado;
  2. Quando podem começar a fazer provas em outros estados: se você não sabe o seu nível, não vale a pena ficar gastando fortunas para viajar, pagar hotel e fazer uma prova que você nem sequer sabe se tem chances de passar;
  3. Quais erros estão cometendo: se você não se conhece como candidato, dificilmente conseguirá avaliar em qual etapa do processo de estudos está falhando.

Pessoal, para se conhecer como candidato a prova, sugiro que vocês realizem as três últimas provas que tivemos no Brasil para o concurso que você quer. Não se limitem, a princípio, a filtrar as provas por banca ou por estado. A partir da realização das três últimas provas, vejam qual é a média geral nas provas (a média da sua pontuação) e, igualmente, qual é a sua média em cada disciplina da prova.

Com esses dados em mãos, aí sim você poderá dizer que se conhece como candidato a prova. Ademais, com esses dados em mãos, você poderá traçar uma boa estratégia para evoluir nos estudos, porque saberá qual é o seu nível em cada matéria.

Percebam que, a todo tempo, disse que você precisa SE conhecer como candidato? Em nenhum momento, disse para você sair se comparando com a vida, a rotina e as notas das outras pessoas. Quando começar a estudar para concurso, compare-se menos com os outros. Não seja tão cruel com você mesmo, afinal de contas, cada pessoa tem a sua história e a sua rotina.

Vire um candidato de verdade. Valorize o seu tempo de estudos. Entenda como estudar certo. Dedique-se como se tudo dependesse de você. Tenha ouvido seletivo. Exercite a sua disciplina. Preocupe-se, exclusivamente, com os seus comportamentos. Compreenda que o seu futuro é construído pelo seu presente.

Por isso, sugiro que você “profissionalize” o seu processo de estudo. Afinal de contas, estudar certo revolucionará a sua vida.

Por fim, espero que tenham gostado do texto e aguardo o feedback de vocês. Sugiro, também, que conheçam a nossa equipe de GranXperts para que possamos auxiliá-los com metas específicas de estudo, além da possibilidade de organizarmos todo o seu processo de aprendizado.

Para qualquer dúvida, encontro-me à disposição. Contem sempre comigo,

 

            Mariana Fioravante Romualdo – Delegada de Polícia Civil do Estado de Minas Gerais e GranXpert da Carreira de Delegado(a) de Polícia no Gran Cursos Online.

           

            No Instagram: mari.fioravante

Avatar


20 de abril2 min. de leitura