Concursos e crise: como blindar sua motivação e não perder o foco

Avatar


30 de maio2 min. de leitura

Concursos e Crise“Os covardes nunca começam, os fracos nunca terminam e os vencedores nunca desistem.”

Normam Vincent Peale

Sai ano, entra ano, sai governo, entra governo e aparecem os comentários de que não teremos mais concursos públicos para nenhuma carreira, que haverá nomeações apenas para cargos comissionados, que estão mudando as regras de acessibilidade a cargos e empregos públicos, que a Constituição não será mais respeitada nesse dispositivo, que todas as atividades – inclusive as fins – serão terceirizadas, que agora todas as contratações serão temporárias porque são mais baratas e mais rápidas. Mentira! Isto é, como diz o dito popular: “coisa de gente sem eira, nem beira”. Conversa de gente que não conhece o mundo dos concursos, as leis e o quadro atual da máquina pública.

Amigo/a concurseiro/a, um de seus maiores desafios, neste momento, é blindar a sua motivação e dedicar-se muito na busca pela carreira dos seus sonhos.

Sente a bunda na cadeira e coloque a cara nos livros e apostilas e os olhos nas videoaulas. Prepare-se como um operário do estudo, que tem horário de expediente, de almoço, de descanso, de atividade física, de sorrir para a vida e para o futuro que almeja. Tudo isso com fé, foco e força.

Entendo e recomendo que um candidato à carreira pública evite obcecar-se em acompanhar notícias que retiram a energia, a vontade de viver e de perseguir os sonhos. Procure e acompanhe sitesblogs, e fan pages que lhe apresentem assuntos e pensamentos bons, notícias positivas, mensagens de otimismo e que verdadeiramente acrescentem algo aos seus planos e sonhos. Não estou dizendo que se isole da realidade, apenas não foque seu precioso tempo em perseguir notícias de desgraça o dia inteiro, o que pode prejudicar seu cronograma de estudos e tirar o seu ânimo de seguir em frente. Vejo candidatos que ficam procurando qualquer motivo – qualquer notícia – para justificar o fracasso. Olham o curtíssimo prazo e esquecem-se de que sempre há luz no fim do túnel para aqueles que continuam focados em sua preparação.

Recordo-me de que, nos anos de 2003, 2009, 2011 e, mais recentemente, em 2015, Presidentes e Ministros de Planejamento, ignorantes com a situação atual da máquina pública, suspenderam temporariamente a realização de concursos públicos para fazer “economia de palito”. O que se viu, logo em seguida, foi uma enxurrada de editais, com duas e até cinco provas de concursos marcadas para o mesmo dia  (confira abaixo alguns concursos que saíram em anos pós-ajuste fiscal). Isso pegou os desavisados de plantão, os que não conseguiram se preparar de véspera e perderam grandes oportunidades de conquistar a carreira pública. A mesma tendência deverá se concretizar em 2017/2018, o que é uma boa notícia para quem ainda precisa de um tempo para estudar. Quem já vem estudando há um período não pode desanimar, pois, ao parar, corre o risco de perder os conhecimentos obtidos e deixar outros candidatos “cortarem a fila”. Lembre-se de que sorte, ou sucesso, é o encontro da preparação com a oportunidade surgida.

Concursos 2012

Concursos 2004 e 2010

Concurseiro/a, nada é para sempre. Tudo passa! Se você vive alguns problemas pessoais ou faltam-lhe recursos financeiros, saiba que todos vivem os seus carmas e problemas. Agora, os grandes exitosos na vida são aqueles que um dia resistiram à tentação de desistirem de seus projetos e metas.

Repita para você e a todo instante: “A vaga é minha, eu tenho energia e foco para que nada me detenha e eu possa conquistar a minha sonhada estabilidade financeira e o meu sucesso profissional!”. Continue firme no seu projeto de mudança de vida e saiba que você sempre poderá contar com a equipe do Gran Cursos Online.

“Eu prefiro as lágrimas por não ter vencido à vergonha de não ter lutado.” – Autor desconhecido

GRAN sucesso e GRAN aprovações!

Gabriel Granjeiro

Diretor-Presidente do Gran Cursos Online

 

PS: Siga-me em minha recém-lançada página do Facebook e em meu perfil do Instagram. Lá, postarei pequenos textos de conteúdo motivacional. Serão dicas bem objetivas, mas, ainda assim, capazes de ajudá-lo em sua jornada rumo ao serviço público.

______________________________________________

Gabriel

Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online. Vive e respira concursos há quase 10 anos. Formado em Administração e Marketing pela New York University, Leonardo N. Stern School of Business. Fascinado pelo empreendedorismo e pelo ensino a distância.

______________________________________________

Avatar


30 de maio2 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

2016