Confira 10 Dicas para Aumentar o Percentual de Acertos nas Questões!

Preparamos 10 Dicas para Aumentar o Percentual de Acertos nas Questões. Confira!

Fala, pessoal! Tudo bem? Meu nome é Fábio Viana, sou servidor efetivo da Câmara dos Deputados e, além do Legislativo, já fui aprovado e nomeado em concursos do Executivo e do Judiciário. Tenho a honra de fazer parte da equipe de GranXperts do Gran Cursos Online.

Sabemos que a resolução de questões é, sem dúvida, um dos pilares da aprovação. Surge, então, a dúvida: como aumentar o percentual de acertos e tornar o estudo mais eficiente?

Neste artigo, trago 10 dicas importantes que certamente irão auxiliar na sua preparação.

 

Vamos juntos?

 

1a Dica: Identifique exatamente seu percentual de acertos em cada disciplina e tópico

Ao fazer questões, não se esqueça de registrar seu desempenho. Anote a data de realização, a disciplina, o tópico estudado, a quantidade de questões, os acertos, os erros e o percentual atingido.

 

Quer um exemplo?

 

Data de Realização Disciplina Tópico Qtde. de Questões Acertos Erros Percentual
30/10/2020 Direito Administrativo Atos Administrativos 20 15 5 75%

 

Dessa forma, você poderá identificar exatamente como está o seu processo de aprendizagem e, a partir de então, fazer os ajustes necessários.

 

2a Dica: Reforce o estudo da teoria de acordo com o percentual de acertos nas questões

Tenha técnica e estratégia na sua preparação. Caso o percentual de acertos em determinado tópico esteja baixo, reforce o estudo da teoria somente nesse ponto. Consulte o material base, aprimore seu material de revisão e faça mais questões até melhorar seu desempenho. Esse ajuste fino será um grande diferencial para a sua aprovação.

Importante ressaltar que, caso já tenha atingido um bom nível de acertos, não deixe de fazer a manutenção desse conteúdo por meio de revisões constantes e pela resolução de mais questões.

 

3a Dica: Complemente seu material de revisão com informações retiradas das questões

Lembre-se de que, ao estudar a teoria, você deve elaborar seu material de revisão. Ao resolver questões, complemente esse material com as informações importantes e cobradas de maneira recorrente pelo examinador em provas anteriores.

Com o tempo, o processo de revisão será aprimorado e, certamente, seu percentual de acertos aumentará.

 

4a Dica: Tenha um “caderno de erros”

Já comentei em um artigo anterior sobre a importância do “caderno de erros”. Anote nesse material as questões que você errou ou teve dúvidas na resolução.

Uma dica para você não se confundir: caso o item seja falso, não se esqueça de torná-lo verdadeiro antes de transcrevê-lo.

Você perceberá, ao longo dos estudos, que as bancas costumam cobrar alguns pontos das disciplinas com maior frequência. O processo de elaboração e revisão frequente do “caderno de erros” auxiliará na melhora do seu desempenho.

 

5a Dica: Faça mais questões

Aqui não tem muito segredo. Fazer mais questões leva, gradualmente, ao aumento do percentual de acertos.

Claro que somente a resolução sem técnica e metodologia não será eficiente. Implemente as dicas desse artigo ao resolver mais exercícios e seu desempenho irá melhorar.

 

6a Dica: Analise somente o que foi perguntado

Esse é um erro comum a diversos concursandos, principalmente aqueles em nível mais avançado. Por conhecerem bastante o conteúdo, acabam extrapolando e buscam “peguinhas” em todos os itens.

Ao responder uma questão, tenha calma e responda somente o que foi perguntado. Lembre-se de que seu objetivo é acertá-la, e não ficar discordando do examinador. Passa quem marca mais itens corretamente, e não, necessariamente, quem sabe mais.

 

7a Dica: Confie na sua análise inicial da questão

Desafio que você, nas próximas questões que resolver e decidir trocar sua resposta inicial, analise se as mudanças de gabarito foram efetivas. Quando resolvemos um item, a nossa primeira avaliação costuma estar correta. Faça o teste e observe isso na prática.

Caso não tenha convicção de que a sua marcação inicial foi errada, evite trocá-la. Acredite na sua resposta!

 

8a Dica: Faça bom uso da tecnologia

Em 2003, quando comecei a estudar para concursos, era necessário entrar nos sites das bancas examinadoras e imprimir as provas para localizar as questões que seriam úteis na minha preparação.

Utilizar as ferramentas adequadas, com estratégia e técnica, vai auxiliar no aumento do seu rendimento. A plataforma de questões do Gran Cursos Online permite, por exemplo, filtrar as questões separadamente por disciplina, assunto, palavra-chave, banca examinadora, nível de escolaridade, ano, nível de dificuldade, órgão, cargo e diversas outras maneiras. A tecnologia é uma grande aliada da educação. Aproveite o que ela pode proporcionar.

 

9a Dica: Pare de ter medo das questões

Não é porque a questão é difícil que você não pode resolvê-la. Ao se deparar com um item de maior dificuldade, tente resgatar as informações estudadas. Procure pensar como o examinador e identificar o que está sendo exigido.

Outro detalhe: concurso de nível avançado nem sempre traz questões complexas. Veja, por exemplo, esse item cobrado na prova de Auditor Federal de Controle Externo do TCU em 2015:

(CEBRASPE/TCU/2015) O princípio da eficiência, considerado um dos princípios inerentes à administração pública, não consta expressamente na CF.

Para marcar o gabarito como falso, bastava que o candidato soubesse que o princípio da eficiência está previsto de forma expressa no art. 37, caput, da Constituição Federal.

 

10a Dica: Tenha paciência

A preparação para concursos é um projeto, em geral, de médio a longo prazo. O conhecimento é construído aos poucos com estudo ativo da teoria, resolução de questões e revisões constantes.

Seja dedicado e tenha paciência: aos poucos o seu percentual de acertos nas questões irá aumentar.

Finalizo esse artigo te incentivando a continuar estudando com afinco. Caso sua prova tenha sido adiada, aproveite esse período para reforçar sua preparação nas matérias em que tem maior dificuldade. Se o seu edital ainda não foi publicado, tenha em mente que o ano de 2021 promete muitos concursos.

Você precisa estar preparado e aproveitar as oportunidades que estão por vir. Espero, sinceramente, que essas 10 dicas práticas possam contribuir para a sua aprovação!

Caso necessite de um acompanhamento personalizado e exclusivo, não deixe de conhecer o Programa de Mentoria e Coaching do Gran Cursos Online – GranXperts. Nós podemos te auxiliar.

 

Conte conosco!

Um abraço e bons estudos!

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos
Para o Topo