10 dicas para deixar de procrastinar nos estudos – Parte II

Avatar


30 de julho4 min. de leitura

Olá, concurseiro (a), seja bem-vindo(a) ao blog do Gran Cursos Online.

 

Hoje vamos retomar nossa conversa sobre procrastinação. No artigo anterior, na Parte I, eu elenquei cinco dicas para te ajudar a parar de deixar para depois o que precisa ser feito agora: 1) tenha muito claro e vivo o seu objetivo; 2) evite distrações e interrupções; 3) defina metas diárias; 4) recompense-se; e 5) tire um dia livre. Se você perdeu, volta lá e confira melhor cada uma delas.

 

Vamos continuar?!

 

Dica 6 – Crie uma rotina

Quando eu falo de rotina, falo daqueles hábitos que costumeiramente fazemos sem nem mesmo pararmos para pensar no que estamos fazendo.

Como assim?

Sabe quando você acorda, por exemplo, e, sistematicamente, sempre sai de um mesmo lado da cama, calça seu chinelo e vai ao banheiro? Você está seguindo um comportamento que você faz todos os dias sem muito esforço para isso. Quando tornamos algo um hábito, começamos a olhá-lo de forma natural no nosso dia a dia, e não como um peso e/ou algo indesejado.

Por que então não usamos os benefícios da rotina para enraizarmos hábitos que nos ajudarão em nossos objetivos? Por que não condicionar o seu cérebro a seguir um mesmo padrão no dia seguinte, meio que automaticamente?

Embora algumas pessoas não gostem de seguir um cronograma de atividades e muitas vezes achem isso chato, a rotina desempenha um papel importante na sua preparação para uma prova de concurso público: além de ajudar na saúde mental e no bem-estar, estudos comprovam que a rotina estabelecida pode te ajudar a ter os níveis de estresse mais baixos, a formar bons hábitos, a cuidar melhor da saúde e a se sentir mais produtivo e focado nos seus estudos.

Mas como criar uma boa rotina?

Quem fará a sua rotina será você. Você vai partir do seu autoconhecimento e da sua realidade para criá-la. Leve em consideração quais atividades suas são inadiáveis e o seu ritmo. Outro ponto: se você for esperar para se organizar no dia, esqueça! A rotina deve ser organizada anteriormente, estabeleça um dia na semana para fazê-lo.

Estabeleça os horários de todas as suas atividades no dia, por exemplo: horário para acordar, refeições, trabalho, tarefas domésticas, atividades físicas (além de benéfico para a saúde, o exercício físico ajuda a desenvolver a disciplina e o hábito). Estipule também o horário para dormir, para lazer, e, claro, o horário destinado aos estudos.

É importante que você seja flexível consigo mesmo caso aconteça algum imprevisto. Imprevistos acontecem, a rotina não sair exatamente como planejado faz parte e está tudo bem. Quando isso acontecer, apenas volte à sua rotina no dia seguinte e recomece.

Rotina não tem fórmula mágica. Algo estipulado por uma pessoa pode perfeitamente funcionar para ela e não funcionar para você. Para nós, o resultado é soberano, ou seja, se algo está dando certo para você, ótimo! É preciso escolher o que se encaixa melhor na sua vida, de acordo com a sua realidade.

“Nós somos o que fazemos repetidamente” (Durant, Will). Sendo assim, aposte em repetir ações que te aproximem do seu objetivo. Para nós, concurseiros, o caminho é estudar, certo? Então coloque os estudos como parte rotineira do seu dia a dia, sempre seguido de uma atividade específica (todo dia após o café da manhã, por exemplo) e você verá uma diminuição considerável nas procrastinações e uma constância maior nos seus estudos.

 

Dica 7 – Estabeleça um cronograma de horários fixos de estudos

Planeje-se. Um plano de estudos estruturado em forma de um cronograma, por exemplo, é fundamental. Estudos soltos e aleatórios não funcionam. Dessa forma, você não vai perder tempo decidindo o que estudar naquele dia, sem contar que não vai priorizar aquelas matérias com as quais têm mais afinidade.

Distribua as matérias ao longo da semana, de acordo com a sua carga horária e disponibilidade. Estabeleça sessões de estudo de, no máximo, 50 minutos, ou então adote o método Pomodoro, que consiste em sessões de 25 minutos cada. Procure intercalar as matérias que mais diferem entre si e coloque as matérias em que você tem mais dificuldade, ou que demandam mais tempo, logo no início da sessão de estudos, para não deixá-las para o final, quando você tende a estar mais cansado.

Outra dica: conheça-se para saber qual é a sua cronotipia, ou seja, “a predisposição natural que cada indivíduo tem de sentir picos de energia ou cansaço, de acordo com a hora do dia”[1]. Dessa forma, você conhecerá o horário em que é mais produtivo e terá a oportunidade de escolher o melhor momento para estudar.

Ao ter um cronograma estabelecido, estipule os horários certinhos de cada sessão, hora de início e hora de término. Ter horários fixos de estudos te ajudará a manter a disciplina, sustentar a rotina e superar a procrastinação.

 

Dica 8 – Priorize tarefas

Ao organizar a sua rotina, aprenda a estabelecer prioridades nas suas tarefas. O que é realmente necessário fazer? O que precisa ser feito hoje e o que é secundário e nem tão importante assim? Questione-se o tempo todo. Enumere suas tarefas e priorize aquelas que fazem sentido para o seu propósito.

Particularmente, gosto de priorizar e colocar logo no início do meu dia as tarefas mais importantes e complexas. Por exemplo, estudando para concurso público e não precisando trabalhar, eu colocaria minhas sessões de estudo logo pela manhã, porque meus estudos são meu foco principal. Depois dessa tarefa concluída, poderia cuidar das demais tarefas e sentir menos estresse, uma vez que o trabalho mais importante já foi realizado.

 

Dica 9 – Faça pausas 

É comprovado que as pausas entre as sessões de estudos são imprescindíveis para se obter um bom rendimento. A importância disso reside principalmente na necessidade de se evitar o cansaço e a perda de concentração, fatores que interferem diretamente na redução dos rendimentos do aprendizado, bem como no aumento da procrastinação.

Pesquisas apontam que o estudante que realiza pausas durante o estudo para descansar o cérebro, evitando o desgaste mental, aumenta sua eficácia no aprendizado e melhora a memorização do que foi estudado.

Mas atenção! Para que as pausas tenham o resultado esperado, é preciso que sejam cumpridas à risca. Se a pausa é de 10 minutos, marque esse tempo no relógio. Nada de esticar esse tempo por vontade própria. Combinado?

 

Dica 10 – Vista-se como se fosse trabalhar 

Se você achar que nenhuma dessas dicas que foram apresentadas até aqui faz sentido, eu te falo: testa! Se não funcionarem para você, ok. Mas vale a pena. E, se até agora nada está adiantando para que você deixe ou pelo menos diminua o ato de procrastinar, eu te proponho mais uma dica que ajudou vários alunos, principalmente agora em época de pandemia, em que estamos estudando em casa: antes de estudar, vista-se como se fosse trabalhar.

Nada de pijama, mas sim roupa de negócios. Sim, faça seu cérebro entender que o que você vai fazer agora é muito importante e requer toda atenção e disposição possível para que tenha um bom resultado. Se você estiver todo arrumado, a chance de adiar seus estudos diminui consideravelmente. Faça o teste!

Lembrando que, se sua falta de atenção e motivação persistirem, se você não estiver conseguindo manter uma constância nos estudos e sempre adiando o que não pode ser adiado, sempre indicamos a procura por uma ajuda de um profissional especializado. Saúde física e mental são fundamentais para que seus estudos tenham êxito!

Conte comigo e com a equipe do Gran Cursos Online. Vamos juntos!

 

 

Confira: 10 dicas para deixar de procrastinar nos estudos – Parte I

 

Isa Marques Alemar

Pedagoga – Área Educacional

Servidora Pública – Analista Pedagógica/PMU

GranXpert – Mentoria e Coaching

Instagram: @isa_alemar

[1] Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/geral-45029532

 

 

Avatar


30 de julho4 min. de leitura