10 dicas para você se dar bem em qualquer prova

Avatar


09 de maio3 min. de leitura

Quer se dar bem em qualquer prova? Pois aqui você vai ver que isso é muito fácil de conseguir e o melhor é que depende apenas de você.

 

Tudo começa na MENTE. O próximo passo será a AÇÃO, para depois chegarmos ao RESULTADO e, consequentemente, à APROVAÇÃO.

 

Sem esses PILARES primordiais, não há dica que valha a pena.

 

A aprovação deve crescer dentro de nós como uma planta. Então, cultive-a, pois, se não a adubar, regar e colocar no sol de vez em quando, ela morre.

 

Há pessoas que são TEÓRICAS, ou seja, pessoas que sabem o que devem fazer, mas não colocam em prática. Mais vale a pena viver na ignorância do que saber muito e não fazer o que precisa ser feito. Esses tipos de pessoas não conseguem realizar aquilo que deve ser feito. Exemplo: você sabe que deve se alimentar corretamente e praticar exercícios, mas não faz isso, entre outros diversos exemplos que poderiam ser decorridos aqui. São atividades simples, mas que muitos não cumprem. Só teoria sem prática não serve de nada, portanto, ao ler essas dicas, pratique-as.

 

“Nossas cabeças são redondas para que o pensamento possa mudar de direção.”

Allen Ginsberg

 

 

  1. Seguir um plano de estudo;

É uma missão. Preferencialmente desenvolva o seu próprio. Se comprometa com ele. Entenda como ele foi feito para dar valor (caso não seja feito por você mesmo). Escolha as matérias mais difíceis no início do seu dia e a mais fácil deixe para o final.

 

  1. Faça se concentrar para estudar;

Não espere ficar 100% concentrado para estudar. Isso não existe. Precisamos estudar e adquirir a concentração ao longo do caminho.

Antes de tudo, perca o medo do ridículo; ser ridículo, às vezes, pode ser muito legal. A técnica parece um pouco sem sentido, mas realmente funciona. Portanto, experimente algumas das técnicas abaixo:

 

a) Hiperventilação:

Em pé, respire rapidamente por 20 a 30 segundos, antes de estudar ou a cada quebra de ciclos. Puxe o ar pelo nariz e solte o ar pela boca rapidamente. Sintomas: você fica num estado de alerta.

 

b) Respiração 777:

Puxe o ar por 7 segundos, segure-o por 7 segundos e, depois, solte-o pela boca durante 7 segundos.

 

c) Afastar tudo o que atrapalha ou atrasa:

Não estude no quarto se te dá sono, não deixe o celular com as notificações ativadas ao seu lado, preferencialmente, desligue-o.

 

d) Atividade física faz com que você desperte:

Ao sentir sono, faça agachamentos ou flexões, como uma série curta de 10 apenas para voltar a concentrar e acordar.

 

  1. Pausas ativas;

Pausas de 5 a 10 minutos de forma ativa, trocando o estímulo, a cada 1 hora ou 50 minutos de estudos. Alguma atividade que acelere um pouco o batimento cardíaco. Levante, ande, beba água… Não fique sentado e em frente à tela do computador, pois, além de prejudicar o seu corpo, sua mente também vai precisar de um tempo para o próximo round.

 

  1. Cultive a positividade;

Use a sua imaginação para projetar algo positivo, ainda que você não queira. A negatividade deve ser desafiada, não se nutra dela. Entenda seus pensamentos. Cultive um futuro feliz, ele depende apenas de você.

 

  1. Oscile os estímulos técnicos de estudo quando estiver desmotivado ou cansado;

A motivação muitas vezes pode estar ligada ao cansaço de estudar a mesma matéria. Troque a matéria ou a forma, mas não deixe de estudar, ou seja, alterne de PDF para videoaula, leia a Lei ou a digite, leia o material impresso e deixe o computador de lado ou faça questões.

 

  1. Crie histórias retardadas ou engraçadas;

Todas as pessoas gostam de histórias, tais como finais de novelas. Crie histórias de vivências que façam sentido para sua memória ser ativada na hora da prova. Use a imaginação de uma criança para aprender, não deixe que a criança que existe em você morra, é ela que será capaz de te fazer sonhar e aprender de forma lúdica, fazendo com que alcance tudo que você sempre quis, sem limites.

 

  1. Ensine;

A forma mais inteligente de estudo é ensinar. Compartilhar conhecimento é ajudar. Mande áudio, faça uma reunião nos aplicativos de vídeo. Doe para receber.

 

  1. Técnica do espelhamento;

Ensine para você mesmo no espelho. Excelente técnica para pessoas mais tímidas, introvertidas. Fale sozinho. Imagine-se cantando no chuveiro, cante para você mesmo o conteúdo do seu edital e desfrute essa melodia. Você não vai sentir vergonha de você mesmo, vai?

 

  1. Revise todos os dias – recapitulando;

Todos os dias você revisa o conteúdo aprendido de forma rápida. Este conteúdo refere-se àquele que foi estudado no mesmo dia, logo após findá-lo. É uma revisão de fácil aplicabilidade.

 

  1. Siga contas de Instagram que dão crescimento, e não as que atrapalham ou causam inseguranças, ou ansiedade;

No Instagram, não é para se ter amigos. Na sua timeline, deve passar o que te ajuda, e não o que te hipnotiza. Não pode perder tempo lá, tampouco no WhatsApp.

 

 

Porque, como foi dito lá no início, tudo começa na mente. Você vai encontrar muitos artigos e vídeos com dicas fabulosas e miraculosas; não existe a melhor dica, todas são importantes e se complementam. Cabe a você se desvencilhar das amarras e aplicar no seu dia a dia todas as dicas e técnicas aprendidas que fizeram sentido para você.

 

“Que toda a positividade vire realização e toda negatividade suma de nossos corações.”

Nícolas Vinícius de Oliveira

 

Agradeça todos os dias pelas oportunidades e obstáculos que a vida lhe traz. Entender que as dificuldades não te farão parar é uma das armas pouco aplicadas pelos concurseiros. Não seja mais um, seja um estudante preparado para a guerra e que não desiste nunca. Com esse pensamento, nada o limitará.

 

Com o tempo, entendemos que caminhar junto é muito melhor que sozinho. A grande poetisa Cora Coralina já dizia: “O saber a gente aprende com os mestres e os livros. A sabedoria, se aprende é com a vida e com os humildes”. Isso quer dizer que você pode aprender a ser aprovado com qualquer GranXpert, somos mentores humildes que se preocupam com cada aluno.

 

Avatar


09 de maio3 min. de leitura