10 erros comuns na preparação para a carreira policial

Avatar


23 de Abril de 2021

Durante alguns anos de preparação e acompanhamento de centenas de alunos em busca da aprovação em diferentes concursos da área policial de todo país, tenho observado diversos erros cometidos. Por isso, fiz um levantamento de 10 erros comuns nessa preparação. Deixo claro que não é um rol exaustivo, mas, sim, exemplificativo. Por serem erros comuns, talvez você esteja cometendo algum(ns) dele(s), então é hora de fazer uma análise sobre o que você tem feito e o que deve ser corrigido.

Quando falamos em carreiras policiais, devemos nos lembrar de um diferencial nas etapas do concurso, que é o Teste de Aptidão Física (TAF), e aqui entra o primeiro erro que resolvi listar para vocês:

1º) Deixar para se preparar para o TAF somente após o resultado da prova objetiva. O índice de reprovação no TAF é altíssimo, talvez motivado pelo excesso de confiança dos candidatos de que a preparação em poucas semanas seja o suficiente para atingir as marcas solicitadas no teste.

Principalmente para quem tem uma “vida sedentária”, o tempo necessário para alcançar o nível exigido para o TAF pode demorar bem mais do que o planejado. A dica é: comece desde hoje a sua preparação para o TAF. Além de aumentar as suas chances de aprovação nessa etapa, a atividade física também vai contribuir para aumentar a qualidade do seu estudo.

2º) Estabelecer metas fora da sua realidade. Aqui eu chamo sua atenção para metas aquém da sua capacidade (que não te tiram da sua zona de conforto) e metas além da sua disponibilidade. O objetivo é que você empreenda um ritmo de estudos forte e que você consiga manter esse ritmo em longo prazo, afinal, muitas vezes, você não sabe quando sua prova vai ocorrer.

3º) Não dar a devida importância para disciplinas com grande peso em sua prova. Temos visto diversos concursos na área policial com grande peso em disciplinas específicas, por exemplo, no concurso da Polícia Federal, 36 questões de informática e 24 questões de contabilidade. Em outros concursos, isso também acontece mesmo que em menor escala. A minha dica é: dedique mais tempo no seu plano de estudos para essas disciplinas; nada de querer dedicar o mesmo tempo para uma disciplina que representa, por exemplo, 20% da sua prova e outra disciplina que representa menos de 5% do número de questões.

Outro erro bem comum nos dias atuais é:

4º) Não ter foco. Um grande número de editais publicados na área policial é uma coisa boa e ruim ao mesmo tempo, rs. Você tem várias oportunidades, mas você precisa fazer escolhas. Nada de querer estudar para todos os editais, isso vai fazer com que você perca muito tempo. Então, decida qual será o concurso que será o seu principal objetivo. Dependendo do conteúdo programático, você poderá até conciliar dois editais, mas cuidado ao querer conciliar mais do que isso. É melhor você saber muito de 10 disciplinas (cobradas em um ou dois editais) do que saber um pouco de 20 disciplinas (ao tentar estudar todas as disciplinas de diversos editais).

A sede por passar em um concurso público faz com que muitos alunos busquem atalhos e caiam no próximo erro:

5º) Querer estudar “só o que vai cair”. Cuidado com materiais muito enxutos, não queira estudar somente por resumos. Todo o conteúdo que está em seu edital pode ser objeto de cobrança em sua prova; por isso, aproveite o tempo extra advindo do adiamento das provas para estudar todas as videoaulas ou as aulas em PDF do seu curso. Quanto aos conteúdos mais cobrados, busque o domínio sobre eles, mas nada de ficar deixando conteúdos de lado em busca dos atalhos para ser aprovado em menos tempo.

6º) Não finalizar o estudo pelo material escolhido. Outro ponto que gera muito prejuízo ao aluno é a falta de perseverança quanto ao material de estudo utilizado. Alguns alunos reiteradamente alternam o material de estudo, mesmo já tendo avançado grande parte do conteúdo preferindo retornar ao ponto zero naquela disciplina. O ideal é que a escolha entre videoaula ou PDF e, também, a escolha do professor sejam feitas logo no início, nos primeiros dias, para que você não perca tempo recomeçando o estudo sempre que se deparar com alguma dificuldade. Escolha o seu material e vá até o fim; após isso, caso sobre tempo, você poderá recomeçar o estudo por outro material. E é justamente o que tem ocorrido, as provas da área policial foram adiadas e você ganhou tempo extra para aprofundar o conteúdo por outros materiais.

7º) Não revisar. A falta de revisão prejudica muito o aprendizado e a memorização do conteúdo estudado. Com diversos editais publicados na área policial, muitos alunos têm tentado ganhar tempo sendo adeptos do “revisar se der tempo”. Contudo, a revisão é um dos principais pilares do estudo, por isso, ao montar o seu plano de estudos, reserve um tempo especificamente para essa atividade.

8º) Não resolver questões. Muitas vezes motivado pelo medo de não ter um bom desempenho ou utilizando o argumento da falta de tempo, alguns concurseiros deixam a resolução de questões em segundo plano. Não se esqueça: se você quer ser policial, você vai ter que aprender informática, contabilidade, estatística, raciocínio lógico-matemático. Muitas dessas disciplinas estarão na sua prova e a grande maioria dos concurseiros policiais tem dificuldade com elas, mas acredite: resolver questões vai te ajudar a desenvolver o seu conhecimento, principalmente, nessas matérias. (Mas é claro que resolver questões é importante para todas as disciplinas, resolva-as diariamente.)

9º) Não fazer simulados. Juntamente com o medo de resolver questões, muitos concurseiros adiam o momento de resolver simulados. Tenha em mente que o simulado não serve apenas para te avaliar, ele também irá te auxiliar no aprendizado e permitirá você enxergar quais são os principais assuntos em que você precisa melhorar.

E, por fim, nos tempos atuais, em que muitas provas da área policial já foram adiadas uma, duas e até três vezes, o último erro nos estudos que trago aqui é:

10º) Desanimar ou desistir de estudar. Eu sei que não têm sido dias fáceis, que mais do que nunca você precisa ser resiliente. Mas tenha em mente que a sua prova vai acontecer mais cedo ou mais tarde. Se necessário, estipule uma data em que você acredita que a prova irá ocorrer, apenas para você entender que o seu tempo é limitado e cada dia é importante.

Durante esses meses de adiamento, eu vi muitas pessoas desistirem e recomeçarem, mas o preço do tempo parado é muito alto. Tenha em mente que essa é a sua oportunidade, você tem tempo para estudar e, se o seu edital já foi publicado, você já tem em mãos todo o conteúdo que vai estar na sua prova. Então, se esforce um pouquinho mais, acredite em você e acredite que vai valer a pena. Daqui a algum tempo, você vai estar orgulhoso por não ter desistido e por ter sido aprovado. Identifique onde você está deixando a desejar na sua preparação, corrija os erros e vamos em frente.

Contem comigo e com o Gran Cursos Online,

Micael Portela

Avatar


23 de Abril de 2021