10 bons motivos para estudar para concursos públicos!

Avatar


13 de junho1 min. de leitura

A aprovação em concursos públicos depende exclusivamente da dedicação do candidato!

Cresce cada vez mais o número de jovens que optam pela carreira pública. Segundo pesquisa realizada pela Fundação Getulio Vargas, a cada cinco jovens três pretendem seguir carreira na Administração Pública, a dedicação dos candidatos a um cargo público varia de duas a seis horas por dia e dura cerca de seis a dezoito meses.

Alguns candidatos chegam a estudar até 10 horas por dia em busca do sonho da aprovação. A lógica é que o foco e a disciplina para a aprovação são recompensados ao alcançar o objetivo desejado.

Confira abaixo 10 motivos pelos quais os jovens optam pelo serviço público:

  • Remuneração inicial até 4x maior do que a oferecida na iniciativa privada;
  • Estabilidade garantida por lei após três anos de estágio probatório;  
  • Chances de progresso na carreira melhores do que nas empresas particulares, podendo chegar ao topo da carreira em 13 anos de serviços e ganhando 70% ou mais no final da carreira;
  • Benefícios como auxílio-alimentação, plano de saúde, gratificação por formação, auxílio-creche, auxílio pré-escolar, auxílio-transporte, adicional de insalubridade ou periculosidade;
  • Aposentadoria no valor integral e até maior do que os vencimentos da ativa (vai depender do plano escolhido no FUNPRESP), diferentemente dos profissionais da iniciativa privada que têm teto salarial de R$ 5.839,45 pelo RGPS.
  • A carreira pública não discrimina gênero ou idade nem exige – em regra – experiência ou boa aparência;
  • Diversos órgãos públicos ofertam plano de carreira e prêmios de honra ao mérito, licença premium, dentre outros;
  • Carga horária de trabalho flexível base de 40 horas podendo chegar a 20 horas semanais;
  • Retribuição pelo exercício de função comissionada ou cargo em comissão, o que pode elevar os vencimentos em até 50%.
  • O ambiente de trabalho é voltado para o fortalecimento das relações interpessoais, do desenvolvimento profissional e da missão maior de cada órgão.

Portanto, se você está começando agora sua vida profissional e não sabe qual caminho percorrer, considere a opção de prestar concurso público. As vantagens são inúmeras, em especial para quem ainda não tem experiência de trabalho. Depois, com um bom cargo e estabilidade, você poderá explorar outras opções com mais tranquilidade, seja buscando progredir no funcionalismo público, ou até mesmo empreender na iniciativa privada.

Avatar


13 de junho1 min. de leitura