Em 2018, nós podemos mais! 

Avatar


29 de dezembro4 min. de leitura

Toda vez que chega o fim de ano, as pessoas passam a fazer ou refazer os planos para o novo ciclo que se iniciará em breve. Começam a elaborar listas de desejos, a planejar aquisições, a imaginar novas conquistas, a sonhar com realizações, muitas delas normalmente tidas como impossíveis de alcançar. É que esta época do ano parece envolvida em uma atmosfera propícia à concretização de qualquer desejo, de qualquer pedido. É como se nossas energias fossem renovadas, tornando-nos plenamente capazes de fazer diferente, não é mesmo?

Na qualidade de empreendedor, não fujo à regra e também elaboro — na cabeça e no papel — minha própria lista. Nela organizo meus pedidos e desejos por categoria: pessoais, familiares, espirituais, profissionais. Aqueles da esfera profissional são, ainda, separados em subcategorias: novos negócios, novos produtos, novos projetos, inovações e grandes mudanças. O simples fato de ter refletido bastante para elaborar tal lista já me deixa predisposto a agir proativamente no ano seguinte. Faz a diferença, acredite!

“Pense em tudo que você quer realizar no ano que se inicia e faça a sua listinha, mas antes enumere os agradecimentos pelas ações e conquistas do ano que termina.”

Por isso recomendo que você, leitor amigo, experimente. Pense em tudo que você quer realizar no ano que se inicia e faça a sua listinha, mas antes enumere os agradecimentos pelas ações e conquistas do ano que termina. Aproveite esse momento para fazer a si mesmo perguntas como: “Qual é o meu máximo? Eu posso mais? Eu ousei este ano? Agi proativamente? Arrisquei o suficiente? Meus feitos foram úteis? Estou sabendo viver e aproveitar minha trajetória?” São muitos questionamentos, todos indispensáveis para quem persegue o sucesso pessoal e profissional. Quaisquer que sejam as suas respostas relativas ao ano que passou, lembre-se de que você pode muito mais. É isso mesmo! Você é capaz, e o céu é o limite.

Que em 2018 você se guie por essas perguntas, especialmente pelas duas primeiras. E que, ao longo dos próximos 365 dias, você vá construindo as melhores respostas para elas. Acima de tudo, que isso lhe permita enfrentar e vencer todos os obstáculos que surgirem no caminho.

Por falar em ano novo e em toda a atmosfera de renovação que o caracteriza, que tal assumir o compromisso de, toda noite, antes de se deitar e entrar no sonho de anjo bom, rever como foi o dia e lembrar-se de pelo menos três fatos positivos que aconteceram e pelos quais você deve demonstrar gratidão? Dedique esses minutos para agradecer a Deus e às pessoas que Ele pôs no seu caminho para interceder a seu favor. Faça esse compromisso consigo mesmo, que você naturalmente passará a dar mais valor a cada dia do ano. Pode ter certeza: os dias ganharão nova dimensão.

“…no processo de autoavaliação que todos nós fazemos a cada ciclo que se inicia, procure focar em si mesmo. Nada de comparar a sua vida à dos colegas ao lado, da sua turma, da sua empresa, da sua comunidade; enfim, nada de se comparar com quem quer que seja.”

Mais um conselho: no processo de autoavaliação que todos nós fazemos a cada ciclo que se inicia, procure focar em si mesmo. Nada de comparar a sua vida à dos colegas ao lado, da sua turma, da sua empresa, da sua comunidade; enfim, nada de se comparar com quem quer que seja. Você é único, é um milagre (já escrevemos sobre isso; leia aqui), é especial. A ideia é que você supere hoje o seu eu de ontem, seja na autoestima, seja na autoconfiança, seja, mais concretamente, nos resultados de um concurso. Mas note bem: você deve examinar tudo com o maior orgulho de si mesmo, com a maior autoconfiança. Repita comigo: “Eu fiz o meu melhor, mas posso fazer ainda melhor, posso fazer ainda mais”.

Em qualquer situação, saiba que basta apenas um minuto para qualquer um evoluir para a excelência. Sabe por quê? Porque tudo é uma questão de foco, de atenção, de necessidade, de estar presente — em corpo e mente; em mente e alma. Trata-se de uma  atitude de entrega total ao projeto, ao sonho, à meta, ao desejo, ao grupo, à empresa, ao que tem de ser feito.

“Nada de reproduzir erros cometidos em anos anteriores, e nada de ficar revirando o passado e revivendo o que não deu certo. Lições foram extraídas, planos foram refeitos e ajustados, e pronto! Agora é hora de ter esperança e de trabalhar!”

Todo ano que começa é uma oportunidade maravilhosa de recomeçar, de se reerguer, de levantar a cabeça e partir para cima em busca da realização dos sonhos. Nada de reproduzir erros cometidos em anos anteriores, e nada de ficar revirando o passado e revivendo o que não deu certo. Lições foram extraídas, planos foram refeitos e ajustados, e pronto! Agora é hora de ter esperança e de trabalhar! Se estiver difícil para você deixar de remoer o que deu errado, simplifique as coisas e elabore uma lista que contenha apenas agradecimentos. Registre nela como você é grato por tudo de bom que ocorreu no ano que passou. Plante a semente da gratidão por todos os bons momentos que você viveu até agora e prepare-se para colher os frutos desses sentimentos edificantes que estavam guardados lá no fundo do coração.

Não custa relembrar uma mensagem que já deixamos neste espaço em outras ocasiões: todas as vezes que você, amigo de empreitada, projeta algo — seja a conquista de uma vaga no serviço público, seja a chegada de um novo amor, seja a aquisição de um bem —, é como se enviasse uma mensagem ao universo, que, por sua vez — com a ajuda, é claro, do seu trabalho e do seu esforço pessoal — começa a desenhar os meios para a concretização do que você mentalizou.

Então, em 2018, vamos juntos, desejando e mentalizando muito, e agindo mais ainda, para, com a bênção de Deus, realizarmos cada um dos nossos mais íntimos desejos. Se você acredita no poder desta mensagem, deixe nos comentários o grito de guerra para o próximo ano: “Em 2018, eu posso mais!”.

Feliz ano novo!

Confira também a mensagem de esperança que nossos professores prepararam para você e que teve como inspiração o artigo “Tenha sempre esperança, do verbo esperançar!”. Leia AQUI o texto na íntegra.


PS: Siga-me (moderadamente, é claro) em minha página no Facebook e em meu perfil no Instagram. Lá, postarei pequenos textos de conteúdo motivacional. Serão dicas bem objetivas, mas, ainda assim, capazes de ajudá-lo em sua jornada rumo ao serviço público.


Gabriel Granjeiro – Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online. Vive e respira concursos há mais de 10 anos. Formado em Administração e Marketing pela New York University, Leonardo N. Stern School of Business. Fascinado pelo empreendedorismo e pelo ensino a distância.

 

 

 


Avatar


29 de dezembro4 min. de leitura