Acredite: você já nasceu vitorioso!

“Faça o que você sente que está certo em seu coração – pois você será criticado de qualquer maneira. Você será condenado quer faça ou não.” Eleanor Roosevelt

Apenas por ter nascido, você já ganhou na loteria. É isso mesmo, amigo leitor, você é um vencedor desde o momento em que veio ao mundo! Como nos lembra a autora norte-americana Mel Robbins, a probabilidade de termos nascido na época em que nascemos, dos pais que nos geraram e com a nossa composição genética, que é única, é de aproximadamente uma em quatrocentos trilhões. Portanto, acredite: você é um milagre e venceu a batalha mais difícil do universo antes mesmo de iniciar sua trajetória terrena. Sabendo disso, faça a vida valer a pena! Não ceda às críticas, não desista dos seus sonhos e aproveite cada pequena oportunidade que surgir em seu caminho!

Depois de fazer alguns cálculos, o escritor, médico e filósofo Ali Binazir concluiu que as chances de os pais de qualquer um de nós terem se encontrado antes dos 25 anos e começado um relacionamento que resultou em uma união forte o bastante para gerar um filho – eu ou você – são, em termos práticos, nulas. Para fazer essa constatação, o Dr. Binazir investigou as relações entre todos os seus parentes conhecidos.

Imagine, amigo leitor, a quantidade de coincidências que tiveram de se suceder para que um determinado espermatozoide – entre centenas de milhões de outros – se encontrasse com um óvulo específico, para, juntos, formarem… você! Para o Budismo, a probabilidade de isso acontecer seria algo em torno de uma em setecentos trilhões! É ou não é um milagre você existir, você ter nascido? Esse acontecimento extraordinário – a vida – viola toda a lógica das leis naturais e confunde a matemática, a estatística e todos aqueles que buscam, nos números e nas probabilidades, explicá-lo.

“…independentemente de qual seja a estatística correta – a de Robbins, a de Binazir ou a dos budistas –, a vida é ou não é um milagre? Você é ou não é uma dádiva dos céus?”

Você já parou para pensar que cada um de nós precisa de mais de 220 bilhões de células sãs por dia para viver e que basta uma doente para desfalecermos? O corpo humano é percorrido por mais de 97 mil quilômetros de veias, artérias e vasos capilares que, se fossem alinhados, dariam duas voltas e meia em torno da Terra. Então, independentemente de qual seja a estatística correta – a de Robbins, a de Binazir ou a dos budistas –, a vida é ou não é um milagre? Você é ou não é uma dádiva dos céus?

Outra reflexão importante. Espalhadas pelo mundo, há mais de dois bilhões de pessoas que vivem em extrema pobreza. Elas estão bem longe de poder estudar como você, concurseiro, pois não têm forças nem mesmo para lutar pela própria sobrevivência. São crianças, jovens, mulheres abusadas, exploradas, maltratadas, esfomeadas, todas sem nenhuma perspectiva.

“Comemore cada conquista e acredite que, a cada amanhecer, tudo pode acontecer.”

Por tudo isso, meu caro, que tal viver intensamente a aurora de cada dia? Trate de se fortalecer. Sonhe. Tenha fé (leia AQUI sobre esse tema). Controle os seus medos (leia AQUI). Agradeça (leia AQUI). Perdoe. Peça desculpas. Sorria. Brilhe. Supere-se dia a dia. E ame. Ame amar. Ame estudar. Ame ser desafiado. Comemore cada conquista e acredite que, a cada amanhecer, tudo pode acontecer.

“O importante, em todas as fases da vida, é não ceder ao pessimismo e às energias negativas emanadas pelos outros; é não ficar remoendo os erros do passado; é não guardar ódio no coração. “

O importante, em todas as fases da vida, é não ceder ao pessimismo e às energias negativas emanadas pelos outros; é não ficar remoendo os erros do passado; é não guardar ódio no coração. Procure enxergar cada pessoa que atravessa seu caminho como alguém especial; alguém que, assim como você, é um milagre de Deus ou da força divina e criadora na qual você acredita.

Definir objetivos e persegui-los também é uma ótima ideia. Descubra qual é a sua vocação e o que você pretende para a sua vida e, então, procure sempre fazer o seu melhor da forma mais brilhante, mais apaixonada, mais útil. Seja mais do que você já é, superando-se sempre e um dia após o outro. E tenha consciência de que tudo tem o seu preço. Pague-o e siga em frente. Leia AQUI um artigo sobre esse tema.

Mais uma vez, lembre-se: cada um de nós é imensamente sortudo pelo simples fato de estar vivo. Portanto, vamos parar de reclamar.

Combinado?

GRAN sucesso e muitas conquistas para você!

As pessoas crescem através da experiência se elas enfrentam a vida honesta e corajosamente. É assim que o caráter é construído.” Eleanor Roosevelt, primeira-dama dos EUA de 1933 a 1945.

PS: Siga-me (moderadamente, é claro) em minha página no Facebook e em meu perfil no Instagram. Lá, postarei pequenos textos de conteúdo motivacional. Serão dicas bem objetivas, mas, ainda assim, capazes de ajudá-lo em sua jornada rumo ao serviço público.

Mais artigos para ajudar em sua preparação:


Gabriel Granjeiro – Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online. Vive e respira concursos há quase 10 anos. Formado em Administração e Marketing pela New York University, Leonardo N. Stern School of Business. Fascinado pelo empreendedorismo e pelo ensino a distância.

 

 

 


Gabriel Granjeiro
Gabriel Granjeiro
Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online
46 Comentários

46 Comentários

  1. Francisco de Assis

    16/10/2017 19:14em19:14

    Gabriel,eu tinha a péssima mania de reclamar,de pensar negativo,mas depois que passei a ler os seus artigos estou me “curando”.Lembrando que sou concurseiro e empreendedor.

    • Gabriel Granjeiro

      20/10/2017 20:04em20:04

      Prezado Francisco,

      Fico muito feliz em saber que meus artigos estão ajudando a melhorar sua vida.

      Sucesso em sua jornada!

    • jamil

      25/10/2017 11:07em11:07

      Parabéns pelas brilhantes publicações Gabriel, realmente…..a humildade com sabedoria faz o ser humano realizar sonhos. Sou prova de presenciar um músico violinista, Vinícius Gomes de Oliveira Sousa, que fez parte da Orquestra Jovem de São Paulo; o ano passado, ele foi contemplado com uma bolsa de estudos de (01) um ano na Sala São Paulo, para estudar no Conservatório de Paris,fechando com chave de ouro; ganhou em primeiro lugar no final do curso, no mes de junho do corrente ano, e sonhando mais alto ainda com todo seu esforço, passou na Universidade Mozarteum na cidade de Salzburgo na Áustria. As pessoas fazem elogios, e ele sempre fala: estou no aprendizado, existem músicos melhores que eu.Foi publicada uma matéria referente a esse jovem na página da EMESP. Onde quero chegar: Se cada um de nós pretendemos passar em algum concurso, e dependendo da dedicação e esforço de cada um, realizamos sonhos sem sombra de dúvidas. Pessoal, vamos nos dedicar aos estudos.

  2. Adriele Santana da silva

    16/10/2017 19:57em19:57

    Esto muito alegre por isso só tenho agradecê obrigado

  3. Natanael

    16/10/2017 20:20em20:20

    Ótimo artigo como sempre Gabriel, vc escreve mt bem, jovem e sábio, nos motiva demais, ótima semana!!!

  4. Jadir Euzébio

    16/10/2017 22:22em22:22

    quero receber aulas gratis no e-mail.

  5. Jadir Euzébio

    16/10/2017 22:24em22:24

    peso -lhe que me ajude a ter uma discilpina de estudo melhor.

  6. Symon

    16/10/2017 22:54em22:54

    Quando bate aquele desânimo. Sempre vou buscar a cura nos textos de Gabriel. Vamos em frente galera!!! \o/

  7. Cleonilde Soares Nobre

    17/10/2017 00:38em00:38

    Ótimo artigo. Muito inspirador,muito obrigada Gabriel, pela a sua dedicação.

  8. Romão

    17/10/2017 00:40em00:40

    Maravilha de texto, jovem! Obrigada por trazer-me à lucidez às vezes de quão ingrata e injusta sou comigo, as pessoas, e, de certa forma, com o nosso Criador. Muito boa esta sua reflexão. Deus continue a lhe abençoar!

    Ione

    • Gabriel Granjeiro

      20/10/2017 20:12em20:12

      Prezada Ione,

      Muito obrigado. Que Deus nos abençoe todos os dias.

      Conte sempre conosco!

  9. Maria de Lourdes Oliveira Cruz

    17/10/2017 01:56em01:56

    Um artigo motivador! Que a gratidão se espalhe sempre por todos os lados e pelas suas palavras tão cheias de otimismo. Que a vitória seja sempre uma constante na vida de todos apesar dos sacrifícios. E muito grata sempre por ler mais um artigo seu. Tudo de bom!

  10. Greicielle dos Santos Costa Carvalho

    17/10/2017 09:41em09:41

    Obrigada! Pelas sábias palavras ..

  11. Lucas Lira

    17/10/2017 11:14em11:14

    Motivador! Realmente preciso ser mais grato; obrigado por lembrar-me. Avante!

  12. Naiara

    17/10/2017 11:49em11:49

    Bom dia!

    Muito obrigada,palavra abençoada, que o Senhor Deus continue te usando de forma e abençoando sempre.

    • Gabriel Granjeiro

      20/10/2017 20:19em20:19

      Prezada Naiara,

      Obrigado. Deus nos abençoe sempre.

      Sucesso em sua trajetória!

  13. Joelina Ferreira Lima De Moura

    17/10/2017 16:42em16:42

    Muito obrigada!
    Às vezes esquecemos desta verdade: que já somos vencedores!Verdadeira a frase citada, se fazemos ou deixamos de fazer, sempre seremos criticados; por isso devemos fazer sempre o bem, pois tudo tem um preço, que seja um preço justo!
    Acredite professor o senhor deu vida a milhões de células que estava hibernando com esta MOTIVAÇÃO!

  14. Carol

    17/10/2017 18:02em18:02

    Artigo lindo, amei! Obrigada, Gabriel! Incrível como Deus faz tudo perfeito. Só podemos agradecê-lo pelo dom da vida e desfrutá-la com muito amor, alegria, fé, humildade, perseverança. Uma ótima semana a todos nós, cheia de gratidão!

    • Gabriel Granjeiro

      20/10/2017 20:18em20:18

      Prezada Carol,

      Você está certíssima. Todos os dias devemos agradecer por nossa vida e por tudo que temos.

      Sucesso em sua jornada!

  15. Tereza Mesquita

    17/10/2017 20:35em20:35

    Excelentes textos motivacionais. amooo

  16. VALEU AI CARA PELO INSENTIVO

    17/10/2017 20:44em20:44

    VALEU PELO INSENTIVO DE PENSAMENTOS E PALAVRAS POSITIVAS GOSTEI DE SUAS MENSAGENS MEU MUITO OBRIGADO A VOCE E DEUS CONTINUI LHE ABENCOANDO MAIS E MAS

  17. Lucas

    18/10/2017 09:43em09:43

    Nada como iniciar o dia lendo um texto como esse! Obrigado pela dose de motivação! <3

  18. Celia Mary M.dos Santos

    18/10/2017 09:44em09:44

    Gabriel Granjeiro seu texto é motivador estava precisando ouvir esse incentivo .Você é uma pessoa iluminada . Fica com Deus.

  19. Maria José

    18/10/2017 18:14em18:14

    Obrigada pelos maravilhosos textos.
    Temos tudo na vida, saúde, família, amigos, um trabalho, um lar etc etc etc… E mesmo assim ainda reclamamos da vida que temos.
    Esse texto é uma ótima reflexão.

    Muito obrigada!!!

  20. Raquel

    18/10/2017 22:37em22:37

    Obrigada Gabriel! Jovem, talentoso e inspirador, com uma mensagem tão motivadora e reflexiva. Gratidão..

  21. claudemir de oliveira

    20/10/2017 15:50em15:50

    Meu Deus e pensar que em certo momento de minha vida eu ja desejei me suicidar,e claro que hoje eu ja superei essa maldita fase e tudo isso que voce escreveu e a mais pura das verdades obrigado por existir

    • Gabriel Granjeiro

      20/10/2017 20:15em20:15

      Prezado Claudemir,

      A vida é o maior de todos os bens que podemos possuir. Fico feliz em saber que você está bem.

      Sucesso em sua jornada!

  22. Patricia

    25/10/2017 17:14em17:14

    Maravilha de texto! me sinto nas nuvens quando leio seus textos. parece que está transmitindo a voz de deus em nossos corações. obrigada por dedicar um tempo em nosso favor. bjs

  23. Ana Lúcia Vieira do Nascimento

    27/10/2017 09:53em09:53

    Bom dia!sua motivação é realmente valiosíssima. Tudo de bom em sua vida!

  24. ROSANGELA DAROLD

    30/10/2017 09:22em09:22

    Gabriel, cada artigo seu é valiosíssimo para nós. Vc é Valiosíssimo!
    Obrigada a papai do céu por vc existir.

  25. ELDA MARIA SARAIVA ROCHA

    01/01/2018 11:42em11:42

    Amo receber essas mensagens! Considero-as como presentes valiosos! Fico sempre no aguardo. Muito obrigada e muita luz para toda essa equipe incomparável, ímpar! Se possível fosse, abraçaria um a um como forma de gratidão. Feliz 2018!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para o Topo