2019 – Nível de excelência modo on

Avatar


2 de Janeiro de 2019

Que tal ativarmos o nível de excelência em 2019? Posicionar a faca nos dentes, encher os olhos de sangue e encarar o sucesso sem medo de ser feliz? Colocar-se em um nível superior de estudos é um processo que requer, primeiro, paciência. Paciência para entender e aceitar que não se estará pronto para passar em um dia, semana, ou mês…

Paciência para perceber que os vencedores se preparam por muito tempo para chegar à excelência. Mais ainda, quem conseguiu uma medalha olímpica objetivou uma trajetória na qual o ápice ocorreu durante a competição.

“Colocar-se em nível superior de estudos é um processo que requer, primeiro, paciência. Paciência para entender e aceitar que não se estará pronto para passar em um dia, uma semana, um mês”

E assim também é com aqueles que se preparam para serem aprovados em concurso público. É necessário caminhar com passos, por vezes, lentos, mas firmes em direção ao horizonte. É preciso vislumbrar que a evolução, no sentido de absorção do conhecimento, pode ser vagarosa, porém gradativa. Afinal, precisamos estar no nosso máximo no dia do certame e não antes ou depois.

“É necessário caminhar com passos, por vezes, lentos, mas firmes em direção ao horizonte. É preciso vislumbrar que a evolução, no sentido de absorção do conhecimento, pode ser vagarosa, porém gradativa. Afinal, precisamos estar no nosso máximo no dia do certame e não antes ou depois”

Para tanto, um planejamento se faz essencial. Não se pode atropelar as passadas e querer, em uma primeira bateria de exercícios, atingir 90% de acertos. Já tive coachees e alunos que desanimaram com 30% de aproveitamento iniciais… No entanto, quando permaneceram firmes no propósito, foram, aos poucos, elevando os resultados mês a mês até conquistarem o nível de excelência.

Todo atleta sabe a importância de planejar. Planejam os treinos, a alimentação, enfim, cada minuto do seu dia. Devemos aprender com isso! Se queremos ser os melhores, precisamos observar quem já chegou lá. Não se mostra eficaz, por exemplo, sobrecarregar-se de materiais e ficar perdido na hora de começar os estudos. De igual sorte, priorizar teoria em detrimento de resolver questões é preparar-se para dar aulas e não para gabaritar uma prova. Diga-se de passagem, nem sempre quem ministra aulas sabe resolver questões…

Um outro ponto a ser mencionado diz respeito à abdicação. Abdicação no sentido de equilibrar os diversos setores das nossas vidas para que tenhamos um aproveitamento melhor dos estudos.

Ora, não se consegue o objetivo se todos os dias formos para festas e enchermos a cara com os amigos. Nem, tampouco, se mantivermos uma rotina na qual os horários disponíveis às aulas restrinjam-se a uma ou a duas horas diárias.

“Um outro ponto a ser mencionado diz respeito à abdicação. Abdicação no sentido de equilibrar os diversos setores das nossas vidas para que tenhamos um aproveitamento melhor dos estudos”

É preciso equilíbrio. Além disso, sapiência para focar o que queremos e deixar ou adiar aquilo que, no momento, não é prioridade. Abdicar não significa, primordialmente, abandonar. Abdicar é buscar caminhos alternativos para alcançarmos resultados que, no futuro, permitirão uma reanálise de nossas necessidades para redefinir a caminhada.

Por fim, a motivação é o que te manterá com o nível de excelência no modo on. E motivar-se é algo, no meu ponto de vista, extremamente pessoal. Há alguns que são movidos pelo desafio, outros pela estabilidade do cargo, pelo status, pelo conforto à família, enfim… O segredo, talvez, seja encontrar sua própria motivação interior.

Motivar-se é encontrar a força que te moverá rumo ao objetivo!

Apesar de não existirem fórmulas mágicas para a motivação, um bom exercício consiste em definir metas diárias e comprometer-se com elas. Se pensarmos em tudo que temos por caminhar, acabamos por desanimar. Mas realizar algo que está planejado para o dia é perfeitamente factível.

Então, para ativar seu nível de excelência em 2019, siga estes passos:

  • Tenha paciência, aceite que estamos em um processo e que, ao final dele, estaremos prontos para alcançar o objetivo;
  • Abdique daquilo que hoje não é sua prioridade. Só quando focamos algo, temos a real chance de atingi-lo;
  • Motive-se com metas diárias e comprometa-se com elas.

Já pensou em fazer coaching?

@profe.rodrigosilva

Vamos que vamos!!!

Um abraço.


Rodrigo Silva

Analista Legislativo da Câmara dos Deputados. Aprovado diversos concursos públicos, destacando-se o primeiro lugar na Polícia Rodoviária Federal, Banco do Brasil e Técnico de Controle Interno na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.


CONCURSOS ABERTOS: veja aqui os editais publicados e garanta a sua vaga!

CONCURSOS 2019: clique aqui e confira as oportunidades para este ano!

Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem mais entende do assunto! Cursos completos 2 em 1, professores especialistas e um banco com mais de 800.000 questões de prova! Garanta já a sua vaga! Mude de vida em 2019!

Estude onde, quando, como quiser e em até 12x sem juros! Teste agora por 30 dias!

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br/assinatura-ilimitada/” target=”blank” style=”flat” background=”#ff0000″ size=”7″ icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se![/su_button]

Avatar


2 de Janeiro de 2019

Tudo que sabemos sobre:

coaching concursos