2021 é AGORA!

2021 é o ano para os concursos de TI

Avatar


12 de janeiro2 min. de leitura

Olá, Concurseir@!

Esse interstício entre o réveillon e o carnaval, após o qual o ano realmente começa no Brasil, é o período adequado para “arrumarmos nossas gavetas”. Revermos o que fizemos de certo, para continuar insistindo; e o que fizemos de errado, para correção de rumo.

Também é tempo de reflexões sobre o futuro.

Cenário Promissor

Embora o  cenário de concursos públicos na esfera federal esteja nebuloso, enquanto existir o teto de gastos, o cenário para concursos de TI nunca foi tão promissor!

Parece contradição? Vejamos o caso do Banco do Brasil. No começo de 2021, o BB anunciou fechamento de agências e um programa de demissão voluntária (PDV), com previsão de desligar até 5 mil funcionários. Mas…  Também está previsto um concurso do mesmo Banco do Brasil, para 2021, com 120 vagas para a área de TI!

Tecnologia da Informação é vetor de inovação, de transformação digital e de racionalização de gastos. Corte de vagas? Continuarão a ocorrer… Aumento da demanda para a área de TI, também. É com investimento em TI que governos (nas diferentes esferas e poderes) e empresas públicas poderão dar conta de trocar a turbina com o avião voando.

Precisa de outro exemplo? Vejamos o Ministério da Economia (ME), com os colegas “cabeça de planilha”, sempre torcendo o nariz para novos gastos, novas despesas, novos concursos. No segundo semestre de 2020, o ME realizou concurso para 350 vagas temporárias de TI – e não fez para estatutários pois o teto de gastos não permite.

Por isso estou otimista com o cenário para TI, para 2021 e para os anos seguintes.

Trend Topics

E se o cenário é favorável, hora de melhor nos prepararmos. E, para sair na frente, um pouco de “futurologia fundamentada”.

O ano de 2020 foi o ano da vigência da LGPD. E as sanções começam a valer a partir de 01/08/2021. Então, espere questões relativas a LGPD nos próximos concursos, assim como as do Marco Civil da Internet e da Lei de Acesso a Informação – LAI.

Os últimos meses de 2020 foram intensos com incidentes de segurança de informação, em órgãos do executivo, judiciário e legislativo, com grande destaque na mídia. Então, espere também, nos próximos concursos, questões relativas a cyber segurança e seu entorno, tanto com uma pegada mais técnica quanto de gestão também.

Em decorrência desses dois tópicos, e com forte influência da racionalização e do teto de gastos, creio que nuvem também seja cada vez mais exigido, por ser um caminho para redução de gastos com infraestrutura. Da mesma forma, minhas disciplinas de BPM (melhorar os processos traz eficiência ao gasto governamental) e de PMBOK (como melhor usar os recursos nas iniciativas governamentais) tendem a “continuar na moda” em 2021.

Seu Projeto de Aprovação

Então, é isso! Aproveite esse interstício para planejar a sua preparação, saindo na frente da concorrência. E você já sabe, o grupo de professores das disciplinas de TI aqui no Gran é composto de feras! Com o melhor conteúdo para sua preparação.

E para ajudar ainda mais você, destaco uma sequência de posts meus, onde explico como aplicar as técnicas de gerenciamento de projetos para aumentar suas chances de aprovação. Veja aqui.

2021 é agora! E o seu futuro já começou!

Sucesso!

Avatar


12 de janeiro2 min. de leitura