4 dicas para estudar Francês e Espanhol para o CACD

Avatar


01 de novembro3 min. de leitura

Ainda que sejam, supostamente, as provas mais fáceis da Terceira Fase do Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD), os exames de Língua Francesa e Espanhola assustam demais a maioria dos candidatos por uma razão muito simples: como não se tratam de idiomas estudados a fundo na maioria das escolas brasileiras e temos menos contato, pela via cultural (músicas, filmes etc.), do que com o inglês, há menor familiaridade dos CACDistas com Espanhol e Francês do que com as demais matérias cobradas para ingresso no Itamaraty.

Encarado de longe, o monstro parece mesmo assustador. E como fazer para derrotá-lo? Há muitas maneiras, claro, inclusive indo estudar na França, Espanha ou em outro país onde o idioma oficial seja um dos dois, mas, como poucos têm tempo e recursos para isso, pensemos em formas mais racionais. Eu diria que, se a criatura parece grande demais, o melhor é tentar dividi-la em partes menores, mais fáceis de serem absorvidas. Aqui, vão pelo menos 4 dicas:

Dica 1: não superdimensione essas provas. O CACD tem 3 fases. Na medida em que os candidatos vão avançando, o rigor das correções passa a ser menor, pois diminui sensivelmente o número de candidatos e a necessidade de reduzi-los à quantidade de vagas oferecidas. Assim, em teoria, é mais fácil ser aprovado(a) em uma das provas da Terceira Fase do que no Teste de Pré-Seleção (exame objetivo da Primeira Fase). E mesmo na última etapa, onde são aplicadas 6 avaliações, as Línguas Francesa e Espanhola compõem um único exame, ou seja, têm, cada uma, metade do peso das 5 demais disciplinas.

Dica 2: estude treinando o formato das provas. Os exames de Francês e Espanhol valem juntos, como afirmado, 100 pontos. São 4 questões, cada uma vale 25 pontos, sendo 2 resumos e 2 versões do Português para o respectivo idioma. Como se sabe, para aprender bem uma língua, é preciso fazer um bom curso de espanhol para ampliar vocabulário, mas evite fazer isso separadamente, fora de um contexto. Enquanto estiver praticando resumos e versões, você irá se deparar com dúvidas gramaticais e precisará constantemente consultar dicionários para treinar as versões. É como aprender piano aprendendo a tocar música em vez de praticar exercícios de escala musical.

Dica 3: leia a imprensa estrangeira escrita nesses dois idiomas. A leitura não é exatamente uma habilidade cobrada no CACD, já que não existem mais provas orais, porém a compreensão de texto é fundamental, pois tanto resumos como versões são baseados em textos a serem apresentados pelos examinadores (serão 4 textos no total). É conveniente, portanto, praticar a compreensão textual. Se você fizer isso lendo “Le Monde Diplomatique” ou “El País” ou outros veículos similares disponíveis online, além de praticar Francês e Espanhol, ampliar seu vocabulário e melhorar sua gramática, você irá estudar, no mínimo, também para as provas de Política Internacional da Primeira e Terceira Fases.

Dica 4: procure um curso ou professor. Nenhuma preparação adequada para o CACD dispensa a necessidade do estudo individual e solitário, a famosa bunda na cadeira. No caso dos idiomas, no entanto, não somente Francês e Espanhol, mas Português e Inglês, ter um professor para consultar é muito importante. Ao seguir as dicas que demos e focar os estudos em exercícios de simulado das provas, você irá precisar de um profissional qualificado para corrigir seus textos.

Prof.Jean Marcel Fernandes – Coordenador Científico

Nomeado Terceiro-Secretário na Carreira de Diplomata em 14/06/2000. Serviu na Embaixada do Brasil em Paris, entre 2001 e 2002. Concluiu o Curso de Formação do Instituto Rio Branco em julho de 2002. Lotado no Instituto Rio Branco, como Chefe da Secretaria, em julho de 2002. Serviu na Embaixada do Brasil em Buenos Aires – Setor Político, entre 2004 e 2007. Promovido a Segundo-Secretário em dezembro de 2004. Concluiu Mestrado em Diplomacia, pelo Instituto Rio Branco, em julho de 2005. Publicou o livro “A promoção da paz pelo Direito Internacional Humanitário”, Fabris Editor, Porto Alegre, em maio de 2006. Saiba +


Com o objetivo de preparar os candidatos para o concurso de Admissão à Carreira de Diplomata, um dos mais difíceis do país, o Gran Cursos Online lançou um novo curso de preparação extensiva para o CACD 2018, composto por teoria e exercícios. Nosso objetivo é ajudá-lo na consolidação de seu conhecimento e, consequentemente, na realização de uma excelente preparação para o próximo concurso. Além das orientações de uma equipe altamente qualificada (diplomatas e especialistas), que irá destacar e desvelar os principais tópicos de cada disciplina, você contará, ainda, com as preciosas dicas sobre as particularidades da banca CESPE, um ano de acesso ao conteúdo, visualizações ilimitadas e outros diferenciais. Com esse curso você se prepara de forma antecipada e eficaz!

 

 

Avatar


01 de novembro3 min. de leitura