4 Erros de quem estuda por videoaulas

Avatar


07 de julho3 min. de leitura

Olá, tudo bem?

Se você ainda não me conhece, muito prazer! Eu sou o Marcos Almeida, coach e mentor no Gran Cursos Online! Hoje eu vim trazer alguns aspectos muito interessantes sobre quem estuda por videoaulas.

Algumas pessoas preferem o estudo por videoaulas porque conseguem se manter focadas por mais tempo, pela comodidade de achar que só precisam ouvir ou ver aquela aula etc., mas se esquecem de que estudar por videoaulas não é só isso; elas precisam adotar outras medidas na hora de estudar através desse recurso para que o estudo seja mais ativo e, consequentemente, absorvam mais para acertar as questões de prova.

Dentro disso, listei os principais erros de quem estuda por videoaulas e como eliminá-los. Fique comigo, pois, implementando essas dicas, os seus estudos irão para outro patamar e te deixarão mais próximo da sua aprovação.

1º erro: Adotar um estudo passivo.

Sabe aquele estudante que só fica assistindo a videoaulas, como se estas fossem uma série da Netflix, vai de uma aula para outra, sem anotar nada, não faz revisões e nem alterna a teoria com as questões de prova? Infelizmente, atendendo a diversos alunos de coaching e participando de mentorias, percebi que cerca de 90% dos estudantes estudam dessa maneira. Se você estuda assim, precisa entender que esse é um modo passivo de estudar. O modo passivo nos faz lembrar muito pouco do que estudamos, e o estudo precisa ser mais ativo. Logo mais, falaremos de algumas técnicas de como melhorar isso.

2ª erro: Assistir a videoaulas no modo normal.

Aí você deve me perguntar: “Como assim, professor? Modo normal?” Uai! Isso mesmo! Você não pode continuar assistindo às videoaulas no modo normal: você precisa mudar a forma como as assiste aumentando a velocidade do vídeo. Para você que está iniciando os estudos, a velocidade que eu recomendo é pelo menos 1.5. Nesse ritmo, você conseguirá acompanhar o raciocínio do professor e aprender com tranquilidade.
Já para você, que está no modo mais avançado, não vale acelerar tanto a ponto de não conseguir entender nada, a ponto de sair atropelando tudo, como é o caso de quem estuda na velocidade 2.0 e fica “doidão” só de ouvir o áudio daquele jeito. As velocidades que eu recomendo para você ter uma boa qualidade nos seus estudos são de 1.5 a 1.8.

Nas videoaulas do Gran Cursos Online, já temos esse recurso para você adiantar seus vídeos. Isso te ajuda a melhorar a concentração nos estudos, além de fazer com que você compense o tempo das pausas para anotações. Vou te dar um exemplo: se você estuda no modo normal, em decorrência das pausas, você acaba terminando duas horas de videoaulas em três horas. Caso veja no modo mais acelerado, acaba vendo no tempo de duas horas ou um pouquinho mais.

3º erro: Não fazer anotações/resumos.

Durante o estudo por videoaulas, é importante que você faça seus próprios resumos, mas cuidado! Isso não quer dizer para você escrever tudo que o professor fala! Fazer resumos é anotar palavras-chave e pontos-chaves – quando você for estudar o assunto novamente, o resumo fará com que o conteúdo para estudar/revisar seja de fácil acesso, de fácil visualização. Recomendo fazê-los em tópicos, com frases curtas.

Com base no seu resumo, se quiser, você fará o seu mapa mental. É interessante também, na medida em que for fazendo as questões, melhorar os seus resumos, grifando os pontos que forem cobrados em questões. Com os seus resumos ou mapas mentais, você implementará revisões sistematicamente. É importante entender que, se não revisar, você acabará esquecendo o conteúdo estudado e não acessará essa informação na hora da prova. É importante ter um sistema de revisão, pois “sem revisão não há salvação”.

4ª Erro: Não fazer questões de maneira adequada.

Acredito que essa seja o maior erro daqueles que estudam por videoaulas: não fazer questões. E quando falo em fazer questões, não são apenas aquelas abordadas pelos professores na videoaula, pois, geralmente, esse número de questões é reduzido, e você precisa ter a carga ideal de questões por assunto.

Recomendo que, a cada tópico maior finalizado, você faça uma bateria de 30 a 50 questões padrão CEBRASPE, caso essa seja a sua banca. Se a sua banca for de múltipla escolha, faça de 15 a 25 questões. Exemplo: se você terminou seis videoaulas que tratam do tema “Princípios da Administração Pública”, quando for estudar novamente Direito Administrativo, inicie com a revisão dos seus resumos e faça a bateria de questões como foi falado anteriormente. É muito importante isso, pois você estará vendo como o examinador cobra aquele assunto e implementará revisões mais ativas pelos exercícios.

É isso! Espero que essas dicas sejam colocadas em prática e que você tenha muito sucesso em seus estudos!

 

Um abraço e nos vemos aqui ou nas redes sociais.
@marcosalmeidacoach

Avatar


07 de julho3 min. de leitura