5 erros capitais ao estudar para o CACD

Avatar


18 de abril3 min. de leitura

Ao longo de meus 20 anos de contato com candidatos ao Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD), conheci muita gente dedicada aos estudos desistir da carreira por se achar incapaz de ser bem-sucedido nas provas. Mas se sabemos que qualquer um que se dedique a uma boa preparação consegue ler seu nome na lista de aprovados, por que nem todos obtêm sucesso? Por uma razão muito simples: o problema não está na falta de capacidade intelectual da(o) candidata(o), mas em seu método de estudo. Certamente, alguns erros capitais estão sendo cometidos. Identifiquemos 5 dos mais comuns.

Erro 1: perda do controle emocional. Esse erro é o mais comum e, ao mesmo tempo, difícil de evitar. Ocorre ao longo da preparação, mas, principalmente, durante as provas. Para evitá-lo, a melhor dica é tentar olhar os temas um a um, sem querer enxergar o todo de uma só vez. Uma melancia só pode ser digerida em pedaços, ninguém consegue comê-la inteira com uma mordida. Isso parece óbvio, mas não é. Ao encarar um extenso programa de estudos, como o de História Mundial, o pânico pode tomar conta de bons candidatos. Assim, tente primeiro entender a Revolução Industrial antes de pensar na Paz de Versalhes.

Erro 2: falta de planejamento. Um dos bons candidatos que conheci que não conseguia passar no CACD era dos mais aplicados aos estudos. Não fazia outra coisa a não ser se preparar para esse Concurso. Inteligência não lhe faltava, era muito perspicaz e antenado, mantinha contato e trocava experiência com diversos concorrentes. Achava, porém, que um bom diplomata deve ser culto e ir a fundo nos assuntos. Por isso, gastava boa parte de seu tempo se aprofundando em temas menores e estudando filosofia. Ou seja, perdia o foco da preparação porque não se planejava para estudar de modo sistemático.

Erro 3: tratar mal o próprio corpo. Tente conhecer seus limites e respeite-os. A pressão psicológica que os próprios CACDistas se colocam costuma ser enorme e isso faz com que quanto mais se estude, mais se queira estudar. Não queira estudar tudo em apenas um dia ou uma semana. Saiba dosar seu aprendizado, pois seu organismo necessita de descanso adequado e boa alimentação para funcionar bem e, com isso, render com mais eficiência. Assim como o primeiro erro mencionado, este prejudica não apenas sua preparação, mas também seu momento mais importante, que é o de demonstrar seus conhecimentos ao se submeter às provas.

Erro 4: falta de atenção. Esse é mais comum durante os exames, especialmente, no caso do CACD, na Primeira Fase, que é a prova objetiva conhecida como Teste de Pré-Seleção (TPS). Veja o que diz, por exemplo, a Professora Vânia Araújo, que prepara nossos candidatos do Gran Cursos Online para as questões de Língua Portuguesa do TPS:

“Recomendo que leiam, com atenção redobrada, as assertivas da Banca CESPE/Cebraspe para a sua prova: como já constatado, o CESPE tem por hábito fazer duas ou três assertivas a cada item e é necessário ir eliminando uma a uma, pois é, muitas vezes, aí que se encontra a ‘pequena armadilha’. Mais, se o item trouxer a asserção ‘o autor afirma que’, verifique com cautela se essa afirmação se pode extrair mesmo da fala do autor, já que na maioria das vezes trata-se apenas de uma alusão feita por ele ao comentário de outrem. Muita atenção, portanto! As questões de Língua Portuguesa do CESPE/Cebraspe são muito simples e claras, exigindo do candidato apenas leitura atenta tanto do texto quanto dos comandos e seus subsequentes itens.”

Erro 5: comparar-se a outros candidatos. O maior desafio do CACD é de você com você mesmo. Diferentemente de outros concursos, seu problema não é de vagas e, portanto, ter de buscar desempenho melhor do que seus concorrentes. A dificuldade que enfrentará é de atingir o nível que se espera de cada candidato, ou seja, tirar a nota mínima para aprovação exigida em cada prova e a média geral, que é de 60%. Muitas vezes, o número de aprovados é menor do que o número de vagas oferecidas e, em outras, maior. No meu concurso, por exemplo, foram 25 aprovados para apenas 24 vagas. Todos os aprovados foram nomeados Terceiros-Secretários. Assim, concentre-se em sua preparação individual e não se abale com estudos alheios.

Note que nenhum desses erros está relacionado com a falta de estudos, que evidentemente tiraria da disputa qualquer candidato. Essas dicas, portanto, aplicam-se a candidatos que se dedicam a uma preparação intensa, mas que para ser adequada precisa evitar falhas básicas. Não caia nessas armadilhas e conte com nossa equipe do Gran Cursos Online para te ajudar sempre!


Prof.Jean Marcel Fernandes – Coordenador Científico

Jean MarcelNomeado Terceiro-Secretário na Carreira de Diplomata em 14/06/2000. Serviu na Embaixada do Brasil em Paris, entre 2001 e 2002. Concluiu o Curso de Formação do Instituto Rio Branco em julho de 2002. Lotado no Instituto Rio Branco, como Chefe da Secretaria, em julho de 2002. Serviu na Embaixada do Brasil em Buenos Aires – Setor Político, entre 2004 e 2007. Promovido a Segundo-Secretário em dezembro de 2004. Concluiu Mestrado em Diplomacia, pelo Instituto Rio Branco, em julho de 2005. Publicou o livro “A promoção da paz pelo Direito Internacional Humanitário”, Fabris Editor, Porto Alegre, em maio de 2006. Saiba +


 

Com o objetivo de preparar os candidatos para o concurso de Admissão à Carreira de Diplomata, um dos mais difíceis do país, o Gran Cursos Online lançou um novo curso de preparação extensiva para o CACD 2017, composto por teoria e exercícios. Nosso objetivo é ajudá-lo na consolidação de seu conhecimento e, consequentemente, na realização de uma excelente preparação para o próximo concurso. Além das orientações de uma equipe altamente qualificada (diplomatas e especialistas), que irá destacar e desvelar os principais tópicos de cada disciplina, você contará, ainda, com as preciosas dicas sobre as particularidades da banca CESPE, um ano de acesso ao conteúdo, visualizações ilimitadas e outros diferenciais. Com esse curso você se prepara de forma antecipada e eficaz!

matricule-se3

diplomata-arte

Avatar


18 de abril3 min. de leitura