7 dicas para melhorar seu estudo

Avatar


12 de maio3 min. de leitura

Você já deve ter ouvido falar de algumas fórmulas mágicas para melhorar seu estudo. Cuidado com esses ruídos! A única fórmula verdadeiramente comprovada que vai te levar à aprovação é realmente estudar. Claro, existe algo nesse processo de sentar na cadeira e estudar que pode ser aprimorado. Não é segredo para ninguém que o que realmente te fará ter um bom rendimento não é o tempo que você estuda, e sim a qualidade de seu estudo.

Muita gente dedicou grande parte de seu tempo buscando conhecimento sobre como ajudar os estudantes a aumentarem a eficiência e a qualidade de seus estudos. Você consegue dicas de como te ajudar nesse processo facilmente na Internet ou em livros. Neste artigo, compilei 10 dessas principais dicas para melhorar seu aprendizado. Vamos a elas:

 

  1. Evite a curva do esquecimento

Desde 1985, alguns estudiosos começaram a direcionar suas pesquisas a um fator de âmbito psicológico que denominaram de “curva do esquecimento”, sendo que esse fator é aplicado até hoje nos processos de aprendizagem. A curva do esquecimento trata do tempo em que sua mente é capaz de reter uma informação.

 

Veja figura abaixo:

 

Assim, uma forma de vencer a curva do esquecimento é através de um estudo continuado (ciclo de estudos), combinando revisões e resoluções de questões. Por exemplo: imagine que você assistiu às videoaulas de determinada disciplina na segunda-feira. Na quarta-feira, quando, segundo o seu calendário, você novamente enfrentará essa disciplina, você poderá fazer a leitura do material referente às videoaulas. No próximo dia de estudo, será possível destinar o tempo à resolução de questões desse conteúdo. Sucesso! Você terá completado o conteúdo perfazendo todos os processos de aprendizado (aula – estudo passivo; leitura – estudo ativo; resolução de questões – prática) e movimentado sua mente de forma a vencer a curva do esquecimento.

 

2. Faça uso de todos os processos de aprendizado

Como dito acima, existem três processos de aprendizado: estudo passivo, ativo e prático. O estudante nunca deve se focar em apenas um deles. Se, para vencer a curva do esquecimento, é aconselhável seguir um estudo continuado, por que então ficar restrito apenas às videoaulas? Mesmo que o estudante já tenha evoluído em seu progresso, é recomendável ele mesclar os processos de aprendizados.

Exemplo: todos sabemos que a videoaula tem um limite de conteúdo, além de ter um prazo de vida útil. Não é recomendável que o estudante passe todo o seu progresso assistindo a elas porque, após uma evolução, a aula se torna monótona, e isso acaba por gerar um atraso no processo de estudo.

Quando isso ocorre, o estudante dedica maior tempo à leitura de materiais. Nada de estranho no seu processo de aprendizado. Porém, só a leitura também não vai ser suficiente. Por isso, recomenda-se o uso de outro processo de aprendizado em conjunto, qual seja, a resolução de questões. Fazendo questões, você coloca em prática todo o conhecimento acumulado e, com o uso do estudo reverso, você não apenas pratica, como também estuda. Adquirindo maior conhecimento por etapas, faz-se uma revisão constante do conteúdo.

 

3. Faça conexões entre suas ideias

No processo de conhecimento, evidenciou-se que existe uma diferença entre o estudante que aprende mais rápido e o que aprende devagar. Essa diferença é evidenciada na forma como esses alunos estudam. O estudante que aprende mais rápido é aquele capaz de criar conexões entre suas ideias, fazendo links entre os conteúdos com exemplos de casos práticos e/ou com a própria interdisciplinaridade que envolve o conteúdo. Isso leva a uma expansão da compreensão, que é tratada de forma conceitual, formando um entendimento mais amplo e criando uma perspectiva maior para entender o assunto através do contexto geral. As informações se tornam mais claras e começam a fazer mais sentido.

 

4. Estude com horários razoáveis e faça intervalos entre eles

Nosso cérebro tem um limite de tempo de performance. Imagine a mente como um músculo: uma hora, ele entra em fadiga. Crie horários razoáveis, nos quais levará a sua mente ao cansaço, forçando mais a resistência a cada dia, e depois descanse. Estudos levam a crer que, depois de 50 minutos de atividade estudo, sua mente necessita de 10 minutos de intervalo.

 

5. Crie ambientes adequados para estudar

O seu local de estudo deve ser um templo, e algumas vezes a mudança de ares pode te trazer incríveis benefícios. Quando for escolher sua “sala de estudos”, ela deve estar organizada de maneira que o acesso ao material se torne fácil; além disso, nesse ambiente você precisa ter a tranquilidade necessária para sua concentração. Evite locais de grande movimentação de pessoas ou cheios de distrações que podem te seduzir a não estudar.

 

6. Imagine-se dando aula sobre o assunto

Assumir o papel de professor tentando ensinar o conteúdo ajuda e muito o seu processo de aprendizado. Quando você ensina, é obrigado a encarar os conceitos, facilitando o conteúdo, de forma que este fica muito mais didático e de fácil compreensão. Também é recomendável que o estudante crie pequenas aulas e treine o exercício do conteúdo. Se conseguir facilitar o seu entendimento, é porque você já vai ter adquirido maior prática sobre o assunto.

 

7. Treine a repetição

A prova de concurso público não é como as do colégio ou da faculdade. Ela engloba muito mais conteúdo, tornando impossível (ou quase) que o aluno decore todas as disciplinas. A melhor forma de lidar com esse problema é com a assimilação, e essa vem através da repetição. Por isso, o estudo deve ser continuado. Nele você vai tratar o mesmo assunto diversas vezes ao longo de sua jornada, ganhando maior capacidade de aprendizado.

Essas e outras grandes dicas e artigos nós temos aqui no Gran Cursos Online. Para você que ainda não conhece os nossos serviços, aqui nós temos uma equipe capacitada, da qual tenho orgulho de fazer parte, composta por profissionais altamente habilitados e preparados, nossos GranXperts, cujo trabalho é exatamente traçar para você a melhor forma de atingir seus objetivos. Nós te orientamos e acompanhamos seus estudos para que você atinja seu potencial máximo e, com isso, venha obter o melhor resultado em sua prova. Venha conhecer nossos serviços!

Confira também a nossa Web Story sobre o assunto!

Avatar


12 de maio3 min. de leitura