Confira 7 Lições Aprendidas com a Reprovação!

Sabemos que a reprovação é algo que machuca e afeta os concursandos, por isso preparamos 7 Lições Aprendidas com a Reprovação

Avatar


02 de dezembro3 min. de leitura

Fala, pessoal! Tudo bem? Meu nome é Fábio Viana, sou servidor efetivo da Câmara dos Deputados e tenho a honra de fazer parte da equipe de GranXperts do Gran Cursos Online.

Sabemos que as reprovações fazem parte da realidade daqueles que se preparam para concursos públicos. A solução, entretanto, não é desistir do objetivo de ser nomeado e tomar posse no cargo dos sonhos.

Neste artigo, trago sete importantes lições aprendidas com a reprovação que, certamente, irão ajudar você que está nessa caminhada.

1a Lição: Calma! Lembre-se de que quase todos os aprovados já passaram por reprovações.

Ao iniciar sua preparação, procure conhecer a história de aprovados. Você perceberá que a reprovação é normal e faz parte da jornada de todo concursando.

Como exemplo, apresento a experiência compartilhada pelo Juiz Federal William Douglas em suas diversas publicações. Antes das aprovações em primeiro lugar em diversos concursos públicos do país, incluindo os de Juiz e Delegado de Polícia, o Magistrado foi reprovado nos certames para Oficial de Justiça, Juiz Estadual (duas vezes), Defensor Público e Promotor.

Sobre o assunto, ele nos traz uma reflexão muito interessante em um dos textos publicados em seu site oficial:

Passou ou não passou? Esta era a pergunta que eu mais fugia antes de tomar posse no primeiro cargo. Eu me desviava das pessoas na rua, até em prédio eu já entrei só para não ter que responder o doloroso “ainda não”. Pior ainda era responder para as pessoas das quais não dá para fugir: pai, mãe, tia… Como explicar a reprovação para quem bancava meu curso e meus livros? Até me olhar no espelho era complicado.

Hoje ninguém me julga por aquele monte de reprovações, e eu tive um monte delas. Hoje só olham as “pipocas” que explodiram. As pipocas que não explodiram ficaram no fundo da panela do tempo e da vida.

Portanto, tenha calma! Inspire-se na história de atuais servidores públicos que obtiveram sucesso. Ao longo da minha trajetória, eu mesmo fui reprovado em diversos concursos: Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Superior Tribunal de Justiça (STJ) e Tribunal de Contas da União (TCU) foram alguns deles. Mas acredite: a reprovação não significa que você nunca será aprovado.

2a Lição: Analise a prova. Veja em que precisa melhorar.

Ao se deparar com a reprovação, tenha estratégia. Não se desfaça da prova. Analise calmamente seu desempenho em todas as disciplinas e tópicos, separadamente.

Identifique o motivo dos erros: falta de atenção, desconhecimento do conteúdo ou interpretação inadequada do comando da questão. Observe, inclusive, os itens corretos. Lembre-se de que, nem sempre, acertos refletem conhecimento adequado da matéria.

Após essa análise detalhada da prova, veja em quais matérias e assuntos você deve reforçar seus estudos. Torne, assim, sua preparação para o próximo concurso mais eficiente.

3a Lição: Reflita sobre sua preparação: quais foram os erros e acertos?

A reprovação não significa que você fez tudo errado e precisa mudar radicalmente seus estudos. Pequenos ajustes podem ser suficientes para a melhora do desempenho.

Os erros mais comuns do candidato que não foi aprovado envolvem, geralmente, quatro aspectos:

1) estudo passivo da teoria;

2) resolução insuficiente de questões;

3) revisões inconstantes ou inexistentes; e

4) planejamento mal elaborado.

Tenha um estudo ativo, produzindo seu material de revisão ao estudar a teoria. Elabore resumos, flashcards e/ou mapas mentais. Resolva questões desde o início do seu estudo. Revise o conteúdo periodicamente e trace um planejamento considerando aspectos importantes, tais como o peso de cada disciplina e o conhecimento prévio que você tem sobre cada uma delas.

Identifique, portanto, seus pontos fracos e trabalhe para melhorá-los. Seus estudos irão evoluir.

4a Lição: Saiba que a aprovação está mais próxima.

A primeira reação do reprovado é imaginar que todo o tempo e esforço dedicados aos estudos foram desperdiçados. Devemos, entretanto, comparar nosso nível de conhecimento e de maturidade no início da preparação e logo após a reprovação.

Certamente, houve grande evolução. Conteúdos e disciplinas que, inicialmente, eram complexos e desconhecidos, passam a se tornar mais familiares. Observe a melhoria do seu percentual de acertos nas questões, o domínio das matérias e perceba o quanto progrediu.

Encare a reprovação como um passo importante. A nomeação e a posse estarão mais próximas. Lembre-se da 1a lição: quase todos os aprovados já passaram por reprovações.

5a Lição: Recomece logo.

A decepção após reprovar é comum e faz parte do processo. Separe um tempo para reflexão e tire um período de descanso para si. Procure respeitar esse momento.

Contudo, não demore para recomeçar. Quem estuda para concurso público sabe que, quanto mais tempo ficar parado, mais difícil é o retorno. Quando atingimos um bom ritmo na preparação, devemos fazer o que estiver ao nosso alcance para mantê-lo. Aproveite e comece logo a estudar para a próxima prova escolhida.

6a Lição: Estabeleça uma nova meta.

Essa lição está diretamente ligada à anterior. Após a reprovação, recomece logo, estabelecendo uma nova meta. Defina seu próximo alvo e siga em frente.

Mantenha o foco na sua escolha. Evite mudar de área, mas não deixe de avaliar o cenário e a perspectiva de novos concursos. É importante aproveitar as boas oportunidades! Isso vai ajudar na sua motivação para continuar a estudar.

7a Lição: Não desista!

Essa é a lição mais importante. Usain Bolt, único atleta a conquistar oito medalhas de ouro em provas de velocidade nos Jogos Olímpicos e 10 vezes campeão mundial, nos dá uma lição sobre não desistir:  “Eu treinei quatro anos para correr nove segundos. Tem gente que não vê resultados em dois meses e desiste”.

Incentivo, portanto, que você persista nos estudos e não desista deles após a reprovação. Lembre-se das lições desse artigo e tente aplicá-las aos poucos. Converse com seus familiares e prossiga. A nomeação e a posse certamente compensarão todo o esforço e dedicação do período de preparação para concursos.

Para finalizar, caso necessite de um acompanhamento personalizado e exclusivo, não deixe de conhecer o Programa de Mentoria e Coaching do Gran Cursos Online – GranXperts. Nós podemos te auxiliar. Iremos elaborar seu planejamento de estudos e estaremos ao seu lado durante sua trajetória.

 

Conte conosco! Não desista!

Um abraço, e bons estudos!

Avatar


02 de dezembro3 min. de leitura