7 passos para aprender a criar e manter o hábito de estudar todo dia

Avatar


25 de março3 min. de leitura

Eu lembro que tinha dificuldade em passar um dia sem estudar por saber da repercussão disso na minha “consciência”. Anoitecer e eu perceber que não tinha aproveitado aquele dia para ver algum conteúdo me trazia quase que dor física, e isso era consequência não só de saber exatamente onde eu queria chegar, mas também de um hábito muito bem construído.

Como você sabe, não dá para confiar na sua motivação. Ela vai e vem. O suporte para sua constância nos estudos é o hábito, e dá para você desenvolvê-lo implementando algumas ferramentas. Vou trazer alguns passos neste artigo.

De início, acho importante deixar um aviso: aceite que a criação de um novo hábito pode ser difícil e demorada! Uma boa maneira de não se frustrar é não criar expectativas irreais, portanto mantenha o pé no chão e entenda que sua mente busca o conforto. Mudar e desenvolver um hábito diferente gera estresse, dói. Já esteja ciente disso.

A boa notícia é que, após fundamentar bem o novo hábito, ele se torna aquilo que a sua mente entende por “normalidade”; assim, ela vai naturalmente te pressionar a não sair do caminho. Mas cuidado: essa pressão natural demora a ser criada e vai embora rápido. Bastam alguns dias de resistência ao seu novo hábito para que ele suma, principalmente se a recompensa dessa sua nova rotina não for imediata.

Desse modo, tão importante quanto aprender a criar o hábito de estudar todo dia, é entender como mantê-lo. Vamos lá!

 

Primeiro: perceba onde você se sabota.

Para isso, cronometre o seu dia. Basta fazer esse mapeamento durante dois ou três dias para perceber os padrões. Você vai perceber quanto tempo gasta para sair da cama, quanto tempo desperdiça em redes sociais, quão longas são suas refeições etc.

A partir desse diagnóstico, você já afasta a primeira desculpa: “ah, eu não tenho tempo, minha vida é muito corrida.” Esse primeiro passo é importante para você se dar conta, também, do quanto de tempo de vida se desperdiça com coisas que não são relevantes para o seu futuro.

 

Segundo: por que criar esse novo hábito?

É preciso que você entenda a razão pela qual está disposto a introduzir na sua rotina um novo hábito. Pegue um papel e escreva nele o motivo dessa mudança. Por que de tantas coisas para se fazer na vida você escolheu estudar todo dia?

Isso é necessário para se ter a consciência do porquê de ser importante para você o estudo e, principalmente, que se trata de uma escolha sua! Você não depende do incentivo e da compreensão de ninguém, o alvo foi definido por decisão sua e a responsabilidade por se entregar todos os dias é só sua.

 

Terceiro: inspire-se em alguém.

Tenha um modelo, alguém que chegou onde você quer chegar. Busque entender a rotina dessa pessoa e copie. Faça igual mesmo! Saber que o caminho já foi percorrido com sucesso por alguém é um grande combustível e te dá segurança.

Hoje, com as redes sociais, ficou ainda mais fácil entrar em contato ou seguir os passos de quem é uma inspiração para você. Vá atrás, converse, pergunte o que a pessoa fez e como ela fez. Depois faça igual.

 

Quarto: estabeleça um horário fixo.

Você sabe da importância de ter um cronograma, não é? Pois bem, para facilitar a implementação do hábito de estudar todos os dias, estabeleça horários fixos para o estudo. Por exemplo, de segunda a sexta, das 7h às 11h30. Fim de semana, das 14h às 18h.

Planos bem definidos e rotinas previsíveis são mais fáceis de seguir e te ajudam a condicionar a mente aos seus objetivos.

 

Quinto: mantenha o pensamento no longo prazo.

Uma das nossas maiores dificuldades em estabelecer hábitos saudáveis é que, normalmente, o resultado desses hábitos se vê apenas a médio e longo prazo. A gente gosta de recompensas imediatas, do doce do chocolate, de receber adiantado pelo serviço etc., mas os estudos promovem uma mudança financeira na sua vida só depois de um certo tempo.

Abandone sua busca por retornos imediatos, entenda a importância daquilo que você está construindo em silêncio. Grandes conquistas exigem sacrifícios por um período maior de tempo.

 

Sexto: acompanhe o seu progresso.

Faça a medição de tudo! Quanto tempo demora para assistir a uma aula, fazendo seu material? E para ler 10 páginas de PDF? Quanto tempo leva para revisar cada disciplina? Qual o seu desempenho nas questões?

Feito isso, vá acompanhando suas evoluções. A manutenção do hábito do estudo passa pela percepção de que seus esforços estão valendo a pena. Assim, analise e comemore suas pequenas evoluções.

 

Sétimo: estabeleça gatilhos para te impulsionar.

A maior dificuldade para os alunos em geral consiste em começar o dia de estudos. Assim, crie alguns mecanismos que podem te ajudar a pegar o embalo. Por exemplo, sabe aquelas pessoas que têm dificuldade em cumprir a rotina de exercícios físicos? Para elas, às vezes, funciona deixar a roupa e o tênis prontos na noite anterior para o despertar no próximo dia.

Você pode fazer isso também! Sempre vá dormir sabendo qual será a matéria que iniciará o seu dia amanhã. Além disso, deixe sua mesa de estudos pronta, com o material e tudo que precisará para aquele conteúdo.

Aqui eu já aproveito para te dar mais uma dica: reduza suas opções de material de estudo! Aquela ideia de comprar quatro livros de Direito Administrativo para ter uma ampla visão do conteúdo é furada. Seu primeiro objetivo é formar uma base legal em todos os conteúdos e, para isso, basta um material.

Por fim, entenda o seguinte: perder um dia de estudo não significa que perdeu tudo. Dias ruins acontecem e, para o estabelecimento de hábitos complexos, como o do estudo para concursos, pode-se levar alguns meses. Afinal de contas, o que importa é a sua rotina na maior parte desse período.

Espero que este artigo tenha ajudado e lembre-se: no Gran existem os GranXperts, todos já aprovados em concurso público e com experiência para te auxiliar na conquista da sua vaga. Se você precisa de um acompanhamento pessoal, adira ao nosso programa de Coaching.

Conte conosco!

Rafael Alemar

GranXpert

Instagram: @rafaelmalemar

Avatar


25 de março3 min. de leitura