7 passos para gabaritar português no TST e na CLDF por Elias Santana!

Quer gabaritas português nas provas do TST e CLDF? Confira esses 7 passos para gabaritar português que o Elias Santana preparou para você!

Avatar


15 de junho3 min. de leitura

Os 7 passos para gabaritar português no TST e na CLDF

7 passos para gabaritar português no TST e na CLDF por Elias Santana!

Tanto o Tribunal Superior do Trabalho (TST) quanto a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) publicaram importantes editais nos últimos dias, revelando como o universo dos concursos públicos será agitado nos próximos meses – ao contrário do que muitos diziam. Muitos certames grandiosos serão lançados até o fim de 2018, e os candidatos mais bem preparados – principalmente os que se dedicaram com antecedência – estarão à frente nessa disputa.

Ambos os concursos serão realizados pela Fundação Carlos Chagas (FCC). Eu te garanto: em língua portuguesa, não há diferenças para a sua preparação. Quem estuda para um está automaticamente se preparando para o outro, na medida em que essa banca só costuma modificar o perfil de cobrança de português nas provas destinadas às carreiras fiscais. Sabendo disso, vou montar para você uma estratégia de estudos:

  1. Domine morfossintaxe. Quem faz uma prova da FCC precisa saber identificar sujeitos, complementos verbais e transitividade verbal. Posso afirmar a você que essa é a base que sustenta muitos outros assuntos gramaticais (como concordância, regência e emprego de pronomes oblíquos).
  2. Depois disso, não se esqueça de estudar casos especiais de concordância e de regência. Além de haver muitas questões sobre isso, a banca também explora esses assuntos em questões de reescritura e de reconhecimento de frases incorretas.
  3. Estude pontuação, e faça isso de maneira ordenada (desde a ausência de vírgula entre sujeito e verbo até os esquemas de pontuação em orações coordenadas adversativas). Não se esqueça de que o entendimento de pontuação depende de conhecimento sintático e semântico, e não de respiração.
  4. Tenha paciência para estudar verbo. A banca gosta muito desse assunto, seguindo esta ordem de prioridade: vozes verbais (nesse momento, você também estudará as funções do SE), reconhecimento dos tempos e modos verbais, emprego dos tempos e modos verbais e correlação verbal. O capítulo de verbos é o maior em qualquer gramática. Saiba o que estudar.
  5. Estude as funções do QUE. A banca gosta muito dos pronomes relativos – e da regência associada e eles.
  6. Você não pode se esquecer de decorar as conjunções subordinativas adverbiais e coordenativas. Elas são MUITO exploradas (principalmente aquelas que ninguém usa).
  7. Nem só de gramática vive o homem. É necessário treinar a análise de textos, pois, além de ser uma questão garantida, é a única parte da prova que pode ser feita “com consulta”. Treinar o estilo FCC e fundamental!

Por fim, organize o seu estudo: Divida seu tempo em quatro partes. Inicialmente, você verá mais teoria que exercícios (75% teoria e 25% exercícios). É o momento em que você está nutrindo o seu intelecto. Nessa etapa, vale a pena fazer questões tanto da FCC quanto de outras bancas (pois comparar semelhanças e diferenças entre organizadoras é uma forma de impregnar no seu cérebro o que a FCC vai querer de você). Com o passar do dos dias, vá alterando a distribuição do tempo: cada vez menos teoria, cada vez mais exercícios (e você vai começar a priorizar a FCC). O ideal é chegar às vésperas da prova com 100% do tempo destinado à resolução de questões da FCC! Além disso: não se esqueça de justificar seus erros e acertos e identificar quais assuntos oferecem maior dificuldade. Também recomendo que você resolva uma questão de texto por semana (sempre FCC). Com isso, você vai gabaritar a prova de português!

E você deve estar se perguntando: Elias, você não vai lançar nenhum curso específico para esses dois concursos? E eu respondo: CLARO QUE VOU! Clique AQUI para ter acesso ao curso que vai te fazer gabaritar a prova de gramática da FCC!

 


Elias Santana

Licenciado em Letras – Língua Portuguesa e Respectiva Literatura – pela Universidade de Brasília. Possui mestrado pela mesma instituição, na área de concentração “Gramática – Teoria e Análise”, com enfoque em ensino de gramática. Foi servidor da Secretaria de Educação do DF, além de professor em vários colégios e cursos preparatórios. Ministra aulas de gramática, redação discursiva e interpretação de textos. Ademais, é escritor, com uma obra literária já publicada. Por essa razão, recebeu Moção de Louvor da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

 


Você encontra essa coluna também no jornal Brasília Capital deste sábado, 26 de agosto.

O jornal Brasília Capital é um semanário que circula aos sábados há sete anos em 800 pontos de distribuição em Brasília, Águas Claras, Taguatinga, Vicente Pires e Noroeste. O veículo preza por informações de qualidade, com credibilidade e exclusividade. Além da edição impressa, o Brasília Capital conta com o site bsbcapital.com.br, o Facebook e o Twitter para informar os leitores.

Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e 27 anos de experiência em concursos públicos.
Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros! 

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br/” target=”blank” style=”flat” background=”#0404bb” color=”#ffffff” size=”7″ center=”yes” icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se[/su_button]

 

garantia-de-satisfacao-30

Avatar


15 de junho3 min. de leitura