CLDF

Concurso CLDF: FCC mais próxima de ser escolhida! Edital sai neste semestre!

Concurso Câmara Legislativa DF nomeia comissão que contratará banca e outros detalhes do certame!

Concurso CLDF permanece com vagas e especialidades confirmadas! Veja os detalhes do certame

Concurso CLDF terá nova organizadora em breve!

Câmara Legislativa do Distrito Federal (Concurso CLDF) está mais próxima de escolher novamente a organizadora de seu concurso público. Após divulgar, no fim do mês de março, a classificação das propostas das empresas candidatas ao planejamento e execução do certame, tendo a FCC com a melhor pontuação, na última sexta-feira, dia 13 de abril, foi declarado encerrado o prazo para que as demais ingressassem com recurso para permanecer no processo licitatório. 

Sendo assim, o Gran Cursos Online Blog foi informado nesta segunda-feira, dia 16, que o processo seguirá para a Procuradoria da Casa e, após finalizado, irá para análise da Mesa Diretora, que dará o veredito final sobre a escolha da empresa. Segundo  a CLDF, não há um prazo definido para que tudo isso ocorra, mas não demorará mais que 15 dias, com a publicação do edital CLDF confirmada para este semestre.

Em publicação no Diário Oficial do DF  do dia 29 de março, a Ata da 29ª Reunião da Comissão Organizadora responsável pelo concurso público trouxe informações, entre elas, as decisões tomadas pelos seus integrantes, classificando as propostas da seguinte forma: 1ª) Fundação Carlos Chagas;  2ª) Instituto AOCP; 3ª) Cebraspe; 4ª) Idib; e  5ª) Funrio. Eventuais recursos deverão ser protocolados na Comissão Permanente de Licitação da Casa.

Conforme publicou no Diário Oficial do DF do dia 05 de fevereiro de 2018, em Ata da 25ª Reunião da Comissão Organizadora responsável pelo concurso público, as empresas tiveram até o dia 16 de fevereiro para apresentassem recursos derivados de indagações da comissão.

De acordo com a comissão, a Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino e Assistência à Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro  (Funrio), o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) , o Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro (Idib) e o Instituto Quadrix apresentaram propostas em desacordo com o projeto básico apresentado pela Casa.

Apenas a associação civil Instituto AOCP e a Fundação Carlos Chagas (FCC) tiveram todo o processo aprovado em primeira análise.

A Comissão decidiu encaminhar por email ao CEBRASPE e às demais instituições cópia digitalizada das documentações apresentadas por todas as entidades. Ainda segundo a ata, a Comissão deliberou também pela abertura de novo prazo de 10 (dez) dias a todas instituições que apresentaram propostas para interposição de eventual recurso. A banca IDIB teve reconsiderado a análise do item que falta para apresentação do projeto básico. 

Concurso CLDF permanece com vagas e especialidades confirmadas! Veja os detalhes do certame

Concurso CLDF: ATA da comissão!

O órgão recebeu seis propostas de empresas para organização do concurso público para provimento de cargos efetivos. No dia 26 de janeiro, a Casa publicou no Diário Oficial do DF, a ata da comissão organizadora do certame informando que quatro das seis banca apresentaram propostas irregulares. 

São elas: Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro (Idib);  Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe); a Quadrix; a Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino e Assistência à Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro (Funrio). Segundo a ata, abre-se prazo de 10 (dez) dias para interposição de eventual recurso e fica sobrestada a classificação das propostas até a fluência do prazo recursal. 

Concurso CLDF permanece com vagas e especialidades confirmadas! Veja os detalhes do certame!

Extrato concurso CLDF publicado no DODF!

Sobre as propostas

São ainda candidatas: a associação civil Instituto AOCP; e a Fundação Carlos Chagas (FCC).

Sobre a anulação do certame anterior

O órgão acatou as recomendações do Tribunal de Contas do DF em relação ao concurso para contratação de servidores para a Casa. Em atendimento à decisão nº 5588/2017 do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), a Câmara Legislativa anulou oficialmente a escolha da Fundação Carlos Chagas (FCC) para realização do concurso público da Casa e, ao mesmo tempo, adotou medidas para dar continuidade ao processo do certame.

De acordo com ata publicada no Diário da Câmara Legislativa (DCL), a Mesa Diretora determinou análise do anexo IV ao projeto básico apresentado pela comissão coordenadora do concurso. O documento contém os critérios objetivos fundamentados na experiência, na capacidade técnica e na infraestrutura logística a serem observados na apresentação das propostas apresentadas e na escolha da instituição que realizará o certame.

Concurso CLDF

Concurso CLDF – ATA de reunião da mesa diretora!

A Mesa Diretora fixou, também, os procedimentos a serem adotados, com a devida urgência, para dar continuidade ao concurso. Neste sentido, conforme a ata publicada hoje, estabeleceu a apresentação de novas propostas de serviços técnico-especializados a todas as instituições que já participaram do processo (FCC, Iades, FGV, Quadrix, Idecan, Cespe/Cebraspe, Idib), bem como à Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino e Assistência à Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro e ao Hospital Universitário Gaffrée e Guinle, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Funrio). Elas deverão apresentar suas propostas de acordo com novo cronograma a ser divulgado no Diário Oficial do DF, no DCL e no Portal da CLDF.

A Mesa determinou, ainda, a publicação de aviso para que outras instituições interessadas apresentem propostas, conforme o cronograma a ser divulgado oportunamente nos meios de comunicação oficiais. Todas essas medidas adotadas pela Câmara Legislativa serão comunicadas oficialmente ao TCDF e às instituições que participaram do processo.

Persevere e continue estudando para o concurso CLDF

Uma grande confusão, mas tudo promete ser resolvido logo, concursando/a, do certame da Câmara Legislativa DF (Concurso CLDF). Após anúncio oficial do TCDF a respeito ANULAÇÃO do contrato da organizadora do concurso CLDF, o órgão trabalha para que o novo edital seja logo publicado.

No recente concurso do Corpo de Bombeiro do DF, o MPDFT obteve liminar para que os candidatos pudessem concorrer para outras áreas do certame, sendo o órgão, juntamente com o organizador, o Idecan, obrigado a alterar as datas das provas para dias distintos. Após pouco mais de dois meses, o certame foi reaberto e agora as demais etapas são executadas com sucesso.

Relembre: em 2009, o concurso para soldados da PMDF também havia sido suspenso. Na época, o Tribunal de Contas alegou a suspensão do certame , que oferecia 750 vagas, porque o edital exigia nível superior de escolaridade. Após mandado de segurança do TJDFT, o certame foi reaberto e as provas remarcadas.

Como o TCDF entendeu que houve ferimento aos princípios constitucionais básicos da administração pública, como da Isonomia, agora, você terá mais tempo para aperfeiçoar sua preparação, pois o conteúdo (“norte”) já está publicado e não será esquecido, seja organizado por qual banca for.

Confirmado, talvez seja o “empurrão” ou “acorda” que você precisa para encarrar a oportunidade da sua vida. Outro concurso para a capital federal como este, levará tempo para ocorrer. Então, AVANTE! Pense positivo e foco no que é importante AGORA: ESTUDAR.

O concurso CLDF

No total, serão preenchidas 86 vagas, havendo previsão de cadastro de reserva. 

Veja a distribuição de cargos do concurso CLDF

Abaixo, tabela com cargos para cada área e a quantidade de vagas oferecidas pelo concurso CLDF.

Tabela de distribuição das vagas do concurso CLDF!

Tabela de distribuição das vagas do concurso CLDF!

Atribuições dos cargos de técnico do concurso CLDF 2018

O concurso CLDF oferece vagas em diversos cargos, cada um com suas funções específicas:

Técnico Legislativo – Nível médio completo

Executar, sob supervisão, tarefas de assistência técnica relativas às áreas de planejamento, administração e desenvolvimento de recursos humanos, de planejamento e elaboração orçamentária, de orçamento, finanças e contabilidade, de material e patrimônio e de plenário e comissões permanentes.

Técnico de Arquivo e Biblioteca – Nível médio completo

Executar, sob supervisão, tarefas de classificação e arquivamento de correspondências, documentos e outros
materiais, segundo critérios apropriados, para armazená- los, conservá-los e facilitar sua consulta, bem como
manter os registros relativos à aquisição, empréstimo e devolução de publicações, para permitir o controle do acervo bibliográfico e facilitar a localização de livros e outras publicações.

Secretário – Nível médio + curso de Secretariado

Executar tarefas e atividades relativas à anotação, redação, digitação e organização de documentos,
procedendo de acordo com normas específicas para assegurar e facilitar o fluxo de trabalhos administrativos das unidades organizacionais da Câmara Legislativa.

Fotógrafo – Nível médio completo

Executar trabalhos de cobertura fotojornalística dos eventos da Câmara Legislativa do DF e executar tarefas
relativas ao tratamento e guarda das imagens que fazem parte do acervo e memória da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Técnico de Enfermagem – curso técnico na área

Executar, sob supervisão, tarefas relativas à dispensação de cuidados técnicos de enfermagem a servidores da
CLDF.

Técnico em Manutenção e Operação de Equipamentos Audiovisuais – curso técnico em eletrônica

Executar tarefas de instalação e operação de equipamentos audiovisuais, manuseio de instrumentos de
controle para transmissão de som e imagem, bem como promover manutenção preventiva e corretiva de equipamentos no âmbito da Câmara Legislativa.

Concurso CLDF: mais de 400 cargos vagos 

Atualmente o órgão conta com 406 cargos vagos em sua estrutura. A carreira com maior deficit que tentará ser preenchida pelo concurso CLDF é a de Técnico Legislativo, de nível médio, com 169 posições ociosas,  seguida da de Consultor Técnico Legislativo, de nível superior em diversas áreas, com 115 cargos abertos. Para a função de Técnico, as especialidades com maior quantitativo de posições abertas são a de Técnico Legislativo, sem especialidade, e de Agente de Polícia Legislativa, com 85 e 48 cargos vagos atualmente.

Mas há vacâncias para as funções de Técnico de Enfermagem, Secretário e outras. Já as funções técnicas de nível superior abertas são para as especialidades de Administrador, com 24 cargos vagos, Analista de Sistema (9), Arquivista (5), Bibliotecário (5), Economista (5), Enfermeiro (4), Médico (3), Odontologista (2), Pedagogo (2), Psicólogo (6), Taquígrafo Especialista (17), para qualquer nível superior, Téc. Com. Social/ Jornalismo (10), Revisor de Texto (8), Inspetor de Polícia Legislativa (2), e diversos outros.

Há ainda 17 cargos abertos para a função de Procurador Legislativo, e mais 30 de Consultor Legislativo para qualquer graduação, ou seja, sem especificação de área.

“Como passar” no concurso CLDF 2017! Dicas de estudos e análise do concurso!

No vídeo, nossos professores de legislação específica analisam detalhadamente o concurso CLDF e dão dicas de estudo para facilitar o aprendizado dos concurseiros que desejam trabalham neste órgão.

“Como passar” no concurso CLDF: policial legislativo

Remunerações do concurso CLDF

A seleção atrairá milhares de candidatos devido as excelentes remunerações pagas. Em início de carreira, um Técnico que passa no concurso CLDF ganha R$ 11.182,69, chegando a R$ 20.612,14 na classe especial.

Já os consultores ganham R$ 16.673,35, chegando a R$ 30.732,64 na classe especial, valores atualizados conforme aumento concedido recentemente – veja aqui os valores completos.

100 dicas jurídicas do concurso CLDF!

Estudando para o concurso CLDF? Confira as 100 dicas gratuitas elaboradas pela equipe de especialistas do Gran Cursos Online para o cargo de Consultor Legislativo e garanta a sua vaga!

Detalhes do concurso CLDF:

  • Concurso: Câmara Legislativa do DF (Concurso CLDF)
  • Banca Examinadora:  A definir
  • Total de Vagas: 86
  • Remuneração: Até R$ 15 mil
  • Taxa de Inscrição: A definir
  • Datas de Inscrição: A definir
  • Data da Prova: A definir
  • Região: Brasília-DF
  • Escolaridade: Médio, Superior
  • Área: Fiscal, Judiciária, Administrativa, Outras
  • Situação: NOVO EDITAL EM BREVE
  • Link do edital 2005
  • Link do edital 2017

Edital

Gostou desta oportunidade? Conheça o Gran Cursos Online e estude com quem mais aprova há 27 anos, sem sair de casa.
O Gran Cursos Online preparou um curso exclusivo para o certame, abordando toda a parte teórica do edital, com professores(consultores legislativos, analistas legislativos, técnicos legislativos, procuradores, doutores, mestres, especialistas) renomados no mercado educacional.

Matricule-se!

garantia-de-satisfacao-30

Cheguei Lá

59 Comentários

59 Comentários

  1. Paula

    31/03/2017 15:37 em 15:37

    As provas irão ser aplicadas em todo estado ou apenas no DF?

    • Victor

      29/04/2017 18:15 em 18:15

      Apenas no DF

  2. Jeciane de Freitas Bandeira

    02/06/2017 15:54 em 15:54

    Me interesso de fazer esse concurso.

    • Sam

      05/06/2017 15:31 em 15:31

      Comece estudando português.

      • Amanda

        07/06/2017 22:29 em 22:29

        kkkkkkk

      • Julia

        27/08/2017 18:59 em 18:59

        E você comece pelo curso de humildade, gentileza e simpatia!

      • Gustavo

        28/08/2017 21:16 em 21:16

        kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Verônica

      28/06/2017 14:45 em 14:45

      kkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Fernando

      28/06/2017 20:46 em 20:46

      kkkkkkkkkk

    • Santos

      29/06/2017 18:27 em 18:27

      Não se apegue a esses comentários irônicos e desanimadores, a educação está aí para todo mundo, basta você ter interesse e estudar muito.

    • A.

      04/07/2017 12:16 em 12:16

      Sim Jeciane, vamos estudar com afinco e estratégia! A arrogância derrubará muitos.

    • Marcelo

      08/08/2017 15:12 em 15:12

      Ué, onde estão os comentários jocosos? Ah sim, foram estudar as outras matérias sobre as quais pouco ou nada sabem…Jeciane, força, foco e fé! Esse concurso é pra quem tem certeza que nada sabe, não para os que acham que muito conhecem!

  3. Claudenor Silva

    05/06/2017 17:44 em 17:44

    Equipe Grancursos, os 86 aprovados serão nomeados já nesse ano de 2017? Pois, segundo a notícia, há autorização da LDO para contratação de pessoal efetivo.

    • Danielle

      27/03/2018 15:28 em 15:28

      Acho melhor nomear em janeiro de 2019 após o retorno da minha viagem. RS..

  4. Madruguinha churros

    08/06/2017 14:38 em 14:38

    Uma vaga é minha. Deus só preciso de uma vaga para o cargo de técnico. Amém

  5. Leandro

    20/06/2017 07:34 em 07:34

    quero faser minha incrissão. como fasso?

    • Raony

      21/06/2017 17:03 em 17:03

      O Edital ainda não saiu, portanto, as inscrições ainda não tiveram inicio. Você tem que esperar o Edital sair, para poder se inscrever, geralmente a inscrição é feita através do site da organizadora do concurso.

  6. margarida xavier

    28/06/2017 14:14 em 14:14

    aleluia! definiram a banca
    obgda pela notícia em 1a mão gran!!!!!

  7. Fatima

    28/06/2017 14:27 em 14:27

    Em quanto tempo após o edital as provas devem ocorrer?

    • Leonardo Junio

      28/06/2017 14:35 em 14:35

      Affs. As informações estão todas no texto. Vc não leu?

  8. Leonardo Junio

    28/06/2017 14:34 em 14:34

    Pra quem vai fazer esse concurso e acha que o Cespe é a banca mais difícil do país, vai se surpreender com nível de dificuldade das provas da FCC.
    Vamos à luta!

  9. madruguinha churros

    28/06/2017 16:12 em 16:12

    arriegua, lascou. Mas quem está preparado vence qualquer batalha. FCC me aguarde vou te estraçalhar!

  10. jefferson

    28/06/2017 18:46 em 18:46

    Vai ter vaga para taquigrafo?

  11. Para Trás: Concurso CLDF: FCC será a organizadora! Saiba TUDO! | Blog Gran Cursos Presencial

  12. TEREZA MESQUITA

    04/07/2017 21:52 em 21:52

    Qual o preço do curso ?

  13. Verdade seja dita

    06/07/2017 21:13 em 21:13

    FCC é a pior banca que existe!
    Não por ser difícil, mas por as questoes serem feitas por estagiarios que só pegam a legislação e copiam trechos, colam e alteram alguma palavra.

    As questões são burras e puramente decoreba.
    Provavelmente eles devem pagar pra serem escolhidos pelos órgãos, ja que é sempre por dispensa de licitação e todo mundo sabe que são extremamente incompetentes.

    O CESPE tem sim muitos defeitos, muitas questões absurdas, muita arbitrariedade, mas…..
    Em toda minha vida de concurseiro, nao me lembro de ter feito uma única questão da FCC que possa julgar “inteligente” e que tenha medido conhecimento.

    Só por curiosidade, ja fiz mais de 25 mil questões

    • Joao Guilherme

      07/07/2017 23:53 em 23:53

      Olha aí a tua resposta mano.
      A Câmara não terá gastos para realização do certame, que será custeado com os valores arrecadados com as taxas de inscrição. Além disso, 10% do valor arrecadado, após o desconto das despesas bancárias, será repassado ao Fundo de Assistência à Saúde dos Deputados Distritais e Servidores da Câmara Legislativa (Fascal).

    • alessandro

      08/07/2017 16:11 em 16:11

      quase todos os órgãos contratam por dispensa de licitação
      a fcc foi escolhida porque houve um desentendimento interno causado por um deputado (só dar google) que se opôs à contratação do cespe (também seria minha banca preferida) e ficou fazendo campanha para contratarem a fgv, chegarem na fcc por consenso
      porém, resolvendo questões da fgv, achei a fcc muito melhor
      alem disso a fcc não tem nenhum escândalo de gabaritos vendidos, a fgv foi um fiasco na prova do senado e já teve mais de um concurso anulado por fraude
      mas claro que coração de concurseiro de verdade bate é pelo cespe

      • Rennata

        19/09/2017 12:45 em 12:45

        Alessandro leia sobre a operação Afronta II a banca que está sendo investigada pela PF é a FCC.

    • FCClixo

      25/09/2017 12:47 em 12:47

      Bem que camarada ali afirmou que tinha falcatrua!

  14. Alice

    08/07/2017 19:15 em 19:15

    Segunda etapa para consultor continuará sendo fazer um parecer? Haverá preparação no Gran pra essa etapa?

  15. Anne

    10/07/2017 17:01 em 17:01

    Finalmente abriu para Técnico de Enfermagem <3

  16. polibs

    15/08/2017 14:02 em 14:02

    vcs tem ideia de mais ou menos qual valor aproximado da inscrição?

  17. ERINALDA DE SOUSA OLIVEIRA .

    22/08/2017 10:29 em 10:29

    eu tenho nescidade especiais e gostaria de saber como eu faço pra ficar isento da taxa

  18. Para Trás: Concurso Câmara Legislativa DF: Editais publicados! Até R$ 30 mil! | Blog Gran Cursos Presencial

  19. concurseira sofrida

    31/08/2017 21:11 em 21:11

    virge mary espero que não mudem a banca de novo

  20. Warley Lucas Nobre Santos

    14/09/2017 16:15 em 16:15

    Bem, se vê a habilidade de sermos hostis gratuitamente. Desejo sorte a todos. O Mentor Concursos terá o preparatório on-line, ein, pessoal!

  21. carolina

    29/11/2017 19:32 em 19:32

    já ganhou o prêmio bsb de concurso mais enrolado da história 😀

    • murilo

      30/11/2017 17:09 em 17:09

      pior viss

  22. ser concurseiro é sofrer

    05/12/2017 09:53 em 09:53

    pq a cldf não consegue fazer a licitação por dispensa igual a qq concurso? o stm rescindiu e depois contratou o cespe de novo e a cldf não consegue simplesmente escolher a banca que ela quer?
    não consigo entender essa treta
    deus nos proteja da funrio/iades/ibade e qq outra banca de esquina

  23. Farias

    08/12/2017 11:35 em 11:35

    Espero que seja o cebraspe ou fcc mesmo

  24. ale

    26/01/2018 08:08 em 08:08

    gran obrigada por nos manter informados sobre o concurso! espero ser aluna aprovada com vcs 🙂

  25. Janaína Souza Fontes

    31/01/2018 21:18 em 21:18

    Meu sonho é passar em concurso com uma boa classificação mas não posso fazer cursinho porque minhas condições financeiras não são favoráveis pois estou desempregada, vários concurseiros craques deixaram seus comentários aqui quem quisercme dar dicas de como estudar em casa tenho alguns video aula muitos livros de gramática apostila , quem quiser me dizer por onde começar e como fazer serei muito grata!!

    • Diego S. Engratules

      04/02/2018 20:53 em 20:53

      A melhor coisa a fazer é estudar por ciclos, como ensinam os professores de cursinho, Independentemente de ser por vídeo aulas ou apostilas, é importante também fazer questões após cada estudo teórico, principalmente da banca que vai presta o concurso.

  26. ramon alberto

    05/02/2018 11:04 em 11:04

    mas o concurso sera feito no ano eleitoral, a convocação poderá ser feita em ano eleitoral? sei que não é proibido concurso em ano eleitoral mas a convocação é sim proibida ressalvado algumas condições tais como: não for Legislativo ou Executivo.e a CLDF é poder Legislativo.

    • Bia

      06/02/2018 08:40 em 08:40

      E o que que tem se as nomeações só começarem em 2019? O povo nem fez a prova é já tá esperando a nomeação…Aff.

  27. Antonio Silva

    14/02/2018 08:07 em 08:07

    …a preocupação com a “banca” é transversal a todos os comentarios, que me perdoem os visados mais vale estudarem e pensarem positivamente, “step by step”, o resultado virá.
    Que importa a “banca” se nada se sabe?… nem que fosse o célebre Sr. Tiririca..rsrsrs

    • Márcio

      14/02/2018 11:18 em 11:18

      se a banca não importasse não haveria licitação para escolher uma, né? típico comentário motivacional e nada realista que acha que fatores como qualidade da banca, número de vagas e concorrência não influenciam nada. o que mais conta é estudar, mas obviamente que todos esses fatores influenciam e muito o concurso. e mais: a banca está recebendo para fazer a prova, não é caridade e nós estamos pagando para fazê-la. nada mais justo e racional do que querermos ser avaliados por alguém competente. mas já que a banca não importa pra vc, te aconselho a estudar muito e só fazer prova da iades e da inaz do pará; boa sorte!

    • IVAN MEDEIROS

      22/02/2018 17:25 em 17:25

      “Que importa a “banca” se nada se sabe?” Exato!

  28. IVAN MEDEIROS

    22/02/2018 17:24 em 17:24

    Deixa vir….

  29. IVAN MEDEIROS

    01/03/2018 17:56 em 17:56

    Notícia velha….

  30. Consuelo Pompeu Pinheiro

    06/03/2018 07:57 em 07:57

    Alguém sabe qual a área para quem tem Curso superior em Direito?

  31. Djalmir Farias

    29/03/2018 09:05 em 09:05

    Ainda tem prazo pra recurso? pqp viu,a fcc é a mais competente para aplicar esse certame.

  32. Fernando

    06/04/2018 23:27 em 23:27

    Em tempos de crise é sempre bom economizar, por isso estou disponibilizando um material gratuito para os amigos e amigas concurseiros humildes: http://bit.ly/Tecnica-Revisao-Acelerada

  33. Djalmir Farias

    11/04/2018 21:02 em 21:02

    Tá de rosca esses recursos meu Deus

  34. gfl

    18/04/2018 15:36 em 15:36

    quando lançar o novo edital ainda será possível fazer a inscrição para o concurso também?

    • CAROLINE

      18/04/2018 21:50 em 21:50

      sim.

    • Johnny

      20/04/2018 17:05 em 17:05

      Sim! A não ser que cancele o concurso de novo. Se cancelar denovo é praga da banca Cespe!

  35. Gfl

    23/04/2018 14:44 em 14:44

    Muito obrigado Caroline e johnny!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para o Topo