Nossa entrevistada dessa semana é Simone Farias Fonseca, 45 anos, natural de Belém do Pará. Simone é formada em Serviço Social, cursou mestrado em Educação na UEPA e sempre trabalhou na iniciativa privada ou ONG`s, até certo tempo atrás. Ela não considerava ingressar na carreira pública até 2012, quando começou a pensar na estabilidade e na possibilidade de conseguir atuar e contribuir em sua área em alguma carreira pública.
Simone logrou êxito no concurso da Fundação Universidade de Brasília (FUB/2013), no cargo de Assistente Social.
Já nomeada e ocupando seu cargo, compartilha conosco nessa entrevista um pouco da sua história, fala sobre sua trajetória nos concursos públicos, dá dicas de estudo e conta como foi seu processo de preparação para esse concurso. Confira a seguir: “Sou Simone Farias Fonseca, tenho 45 anos. Minha vida profissional e acadêmica foram construídas em Belém do Pará. Formei em Serviço Social pela UFPA em 1995, posteriormente fiz mestrado em Educação na UEPA e trabalhei por muitos anos em ONGs, onde fui ganhando experiência e aprofundando estudos na área de direitos humanos. Por 09 anos fui professora universitária no Centro Universitário do Pará. A minha vida profissional, durante mais de 20 anos, não esteve atrelada ao serviço público. Só em 2012 comecei a pensar na sonhada estabilidade e sobretudo em viver uma experiência fora do campo privado onde pudesse exercitar outras possibilidades de atuação na minha área de conhecimento. A ideia inicial era ser professora de uma universidade federal. Para isso comecei a investir no doutorado, passei em 2015 na UNB no doutorado de Geografia.”
Simone conta que chegou em Brasília para realizar a prova da FUB e quando foi nomeada, retornou para estabelecer residência na capital federal. “Cheguei em Brasília em 2014 para estabelecer residência. Ainda morando em Belém me inscrevi no concurso da UNB para técnico. Realizei o concurso final de 2013.”
Como foi dito anteriormente, a aprovada trabalhou durante muito tempo na iniciativa privada e só depois resolveu ingressar na carreira pública. Então, nunca tinha estudado especificamente para concursos até esse momento. Simone frisa que teve 4 meses de estudo, desde a publicação do edital até a data da prova, e colocou esse novo desafio em sua vida como um objetivo a ser atingido, como um sonho… “Foram apenas 04 meses de estudo da publicação do edital até a realização da prova. Não havia estudado antes. A opção pela carreira tem relação com um sonho que passa a ser trilhado depois de anos em outras áreas de atuação, e com isso me desafio a querer mais.”
Simone conta que sua classificação não foi dentro da oferta inicial de vagas do concurso, então, saberia que demoraria um pouco até ser nomeada, mas estava convicta de que isso aconteceria. Diante disso, resolveu aguardar e dedicar-se ao mestrado que cursava na UNB e foi se familiarizando com a Universidade. ” Eu sabia que teria que esperar por um tempo até a nomeação pois não fui classificada dentro do número inicial de vagas. Mas a concorrência era bem significativa e a minha classificação já veio como um grande prêmio. No intervalo de 2014 até agora quando saiu a nomeação me dediquei ao doutorado e me aproximei cada vez mais da UNB via projetos de pesquisa, o que foi fundamental pois entro já conhecendo a universidade e sua dinâmica.”
Simone só iniciou os estudos para o concurso depois da publicação do edital, então teve que organizar sua vida e seus horários para conseguir buscar seu objetivo. E Como a aprovada também trabalhava na época da preparação, teve que organizar seus horários para que sobrassem horas diárias para estudar. “Organizei a vida para esse novo desafio. Só comecei a estudar de fato depois da publicação do edital. Eu dava aula a noite (das 17h às 22h) quase todos os dias. Tinha as demandas domésticas e as preparações das minhas aulas da universidade. Eram coisas que eu não poderia deixar de fazer. Então consegui conciliar tudo usando os primeiros horários da manhã para os estudos do concurso, cerca de 3hs de tempo, e ainda toda e qualquer folga para as leituras.”
Simone conta que como o concurso era para sua área de formação, ela se sentiu mais insegura diante das disciplinas básicas e por isso se dedicou mais a elas porque sabia que também seriam de grande importância para sua classificação final. “Para as matérias específicas a aluna sempre praticava através de resumos, reescrevendo textos e lendo a “lei seca” A minha dedicação maior foi nas matérias mais gerais, pois era nelas que eu me sentia mais frágil. As demandas especificas eu revisava sempre reescrevendo os textos e a legislação como forma de aprender mais rápido. Eram portanto cerca de 2hs durante o dia só para isso, nem sempre dava para ser todos os dias.”
Ela compartilha um pouco das estratégias de estudo que utilizou para conseguir fixar o conteúdo em pouco tempo, assim como compartilha as técnicas de memorização que fizeram com que ela conseguisse obter êxito na prova. “Usei caderno para anotar as dicas das aulas online, fazia exercícios, lia muito, voltava várias vezes a mesma aula. Usava também painéis com dicas afixados no quarto. A ideia era memorizar e aprender os pontos centrais de cada matéria.”
Simone explica que o Gran Cursos Online foi de extrema importância para o processo de aprendizagem que ela viveu nessa etapa e consequentemente para sua aprovação no concurso.Como muitas das matérias eram desconhecidas para ela, a aluna resolveu fazer uma pesquisa sobre os cursos preparatórios que tinham reconhecimento, experiência e tradição no mercado dos concursos públicos e dessa maneira chegou ao Gran Cursos Online. O curso proporcionou o direcionamento que Simone precisava dentro das matérias, dando enfoque nos principais pontos que foram cobrados na prova. Outro fator que foi facilitador foi o fato das aulas serem online e divididas em blocos, isso fez com que a aluna criasse uma dinâmica e uma rotina própria para assistir as aulas, até nos dias em que ela não dispunha de tanto tempo livre. “Eu reorganizei a minha vida e criei um planejamento de estudos. Mas antes precisava de orientação acerca dos conteúdos, muitas coisas me eram desconhecidas e outras precisava revisitar. Foi ai que comecei a buscar na internet cursos que pudessem me dar o suporte necessário. Encontrei o Gran Cursos Online e fui atrás de referências em Brasília sobre o mesmo. E dos contatos que fiz consegui perceber que o curso era sério e que valeria a pena o investimento. As aulas online e os textos foram fundamentais durante todo o processo. Eu me ajustei a dinâmica e consegui criar uma rotina própria. As explicações eram claras e iam no ponto exato de minhas demandas. Aprendi muito. Gostava de acompanhar os casos de sucessos e ouvir as dicas do Blog.”
A Assistente Social comenta que ficou estudando até mesmo nos dias que antecederam a prova. Como ela saiu de sua cidade para vir fazer o concurso em Brasília, quando chegou à capital federal, tinha poucas distrações e ficou ainda mais centrada no seu objetivo. “Vim para Brasília para realizar a prova três dias antes, continuei estudando aqui, agora lendo minhas anotações do caderno e focando no conteúdo especifico. Aqui fiquei exclusivamente envolvida nisso, o que foi muito bom pois sai da rotina de trabalho e casa. Sobrava pouco tempo para outras atividades aqui, até porque estava muito centrada no objetivo. Algo interessante foi acerca da prova discursiva fiquei tentando por várias vezes “adivinhar” o viria e em uma de minhas divagações aproximei-me do que foi cobrado na prova. Fiquei muito feliz quando vi no dia que havia pensado no referido tema o que me favoreceu.”
Simone acredita que os fatores que foram determinantes para que ela conseguisse ser aprovada e nomeada no concurso foram sua bagagem de vida, experiência profissional e a organização para estudar, estando sempre dedicada em conquistar seu objetivo. “Acredito que o meu diferencial foi minha experiência profissional, minha organização e o foco num objetivo de vida. Vir da Amazônia para o centro do país pode parecer impossível para muita gente, ainda mais quando se tem origem ribeirinha como eu, mas acredito que consegui chegar aqui por usar minha experiência de vida e minha origem a meu favor.”
Ela comenta sobre a sensação de ver seu nome na lista de aprovados no concurso. “A alegria de ser classificada é muito grande que costumava dizer que minha maior alegria até então era o nascimento de minha filha agora divido isso com a aprovação.”
A aprovada aponta quais são os maiores erros que as pessoas cometem quando decidem se preparar para concursos. “Acredito que um dos maiores erros de quem se prepara para concursos é deixar tudo para última hora e não contar com uma orientação mínima. É bom estudar só, contudo, é fundamental ter apoio para tirar as dúvidas e até dialogar vez ou outra.”
Ela comenta sobre o que foi mais difícil durante sua caminhada na preparação para o certame e destaca que o foco no objetivo ajuda a diminuir essas dificuldades. “Acho que a parte mais difícil foi ter que conciliar a dinâmica de vida e responsabilidades com os estudos, talvez quem é jovem e sem grandes compromissos possa sair à frente, contudo senão tiver foco vai sobrar tempo e faltar elementos que subsidie as escolhas na hora H.”
A aluna menciona que pretende seguir sua caminhada nos concursos públicos, só que agora tem o desejo de voltar a lecionar em alguma Instituição de ensino Superior Pública. ” Como falei anteriormente, meu sonho é voltar para docência e vou focar nisso, terminar o doutorado e até 2019 batalhar por uma vaga na UNB ou IFB como professora.”
Por fim, a servidora da UNB deixa sua mensagem para todos aqueles que um dia também sonham em Chegar Lá Costumo dizer que Fé e Foco são elementos centrais para nossas vitórias, independente de religião ou credo, acreditar que você pode muito mais do que as vezes imagina, com humildade e serenidade.
Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e 27 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros
Depoimentos de alunos aprovados AQUI. Casos de sucesso:
Participe da conversa