Concurso SME RJ oferta vagas para professor de Ensino Fundamental – anos iniciais.
O edital da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (concurso SME RJ) já foi publicado. O certame é destinado ao provimento de vagas nos cargos de professores de ensino fundamental – anos iniciais.
Ao todo, são ofertadas 210 vagas para preenchimento imediato distribuídas entre diversos municípios do estado.
O edital SME RJ conta com a oferta de 11 vagas para Portadores de Necessidades Especiais (PNE) e 42 para candidatos autodeclarados negros ou índios.
As inscrições estiveram abertas entre os dias 04 e 18 de junho de 2019 no site da própria Prefeitura.
A taxa de inscrição custou R$ 100,00.
Para concorrer às vagas foi exigido certificado de curso normal Superior com habilitação em docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental; ou licenciatura plena em Pedagogia com habilitação em docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental; ou habilitação específica em curso superior de graduação correspondente à Licenciatura Plena e habilitação em docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Concurso SME RJ: benefícios e remunerações
Os candidatos aprovados para o cargo de Professor de Ensino Fundamental – anos iniciais receberão vencimento inicial de R$ 5.712,91, para jornada de 40 horas semanais, sendo cumpridas, obrigatoriamente, 08 horas diárias.
Além dos vencimentos básicos, os candidatos aprovados farão jus ao bônus cultura (Lei nº 3.438/2002) no valor de R$ 182,18; e auxílio-transporte (Decreto nº 17.110/98) no valor de R$ 178,20.
Concurso SME RJ: etapas e avaliações
Os inscritos no concurso SME RJ serão avaliados por meio de prova objetiva e discursiva de caráter eliminatório e classificatório, a serem realizadas no dia 11 de agosto de 2019. Além disso, os candidatos serão avaliados por meio de provas de títulos, de caráter unicamente classificatório.
A prova objetiva será composta por 50 questões de múltipla escolha subdivididas entre as seguintes disciplinas:
- Língua Portuguesa (15);
- Matemática (15);
- História (05);
- Geografia (05);
- Ciências (05);
- Fundamentos Teórico Metodológicos e Político-Filosóficos da Educação (05).
Já a avaliação discursiva será composta por uma única questão que consistirá no desenvolvimento de uma redação com o tema “Dinâmica e metodologia da prática pedagógica docente: a organização do tempo e do espaço educativo no trabalho com os anos iniciais do Ensino Fundamental.
Conteúdo programático
- Língua Portuguesa:
- 1. Leitura e compreensão de textos variados.
- 2. Modos de organização do discurso: descritivo, narrativo, argumentativo.
- 3. Gêneros do discurso: definição, reconhecimento dos elementos básicos.
- 4. Coesão e coerência: mecanismos, efeitos de sentido no texto.
- 5. Relação entre as partes do texto: causa, consequência, comparação, conclusão, exemplificação, generalização, particularização.
- 6. Conectivos: classificação, uso, efeitos de sentido.
- 7. Verbos: pessoa, número, tempo e modo.
- 8. Vozes verbais.
- 9. Transitividade verbal e nominal.
- 10. Estrutura, classificação e formação de palavras.
- 11. Metáfora, metonímia, hipérbole, eufemismo, antítese, ironia.
- 12. Gradação, ênfase.
- 13. Acentuação.
- 14. Pontuação: regras, efeitos de sentido.
- 15. Recursos gráficos: regras, efeitos de sentido.
- Matemática:
- 1. Números naturais: Sistema de numeração decimal. Ordens e classes.
- 2. Números reais: Resolução de problemas envolvendo as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão.
- 3. Divisibilidade: Múltiplos e Divisores.
- 4. Proporcionalidade: Regra de três simples e porcentagem.
- 5. Sistema Legal de Medidas: Medidas de comprimento, área, volume, capacidade, massa e tempo.
- 6. Princípio Multiplicativo.
- 7. Volume do cubo e do paralelepípedo retângulo.
- 8. Conservação, redução ou ampliação de perímetros e áreas das principais figuras planas usando malhas quadriculadas. Cálculo de áreas e perímetros.
- 9. Planificação de sólidos geométricos.
- 10. Identificação de arestas, vértices e faces de um sólido geométrico.
- 11. Construção e interpretação de gráficos e tabelas.
- História:
- 1. Transformações e permanências: tempo do indivíduo e o tempo social; tempo cronológico e tempo histórico, características dos sistemas sociais e culturais, registro de tempo ao longo da história.
- 2. Ensino de História e direitos humanos: diferenças socioculturais que caracterizam os espaços sociais (escola, a localidade, a cidade, o país e o mundo), reconhecimento, valorização e respeito aos direitos humanos e à diversidade cultural como fundamentos da vida social; cidadania e tolerância; ensino de História para as séries iniciais do Ensino Fundamental; a disciplina escolar e o saber histórico.
- 3. Formação histórica brasileira: o estudo e a análise de situações históricas – o período da colonização, processo de independência, período monárquico, a República, desenvolvimento e consolidação da democracia, inserção no mundo globalizado – reconhecimento e valorização da diversidade, responsáveis pela construção das identidades individual e coletiva; perspectivas da construção do Brasil entre a cidadania e o autoritarismo.
- 4. As relações sociais de trabalho ao longo da história: impactos da tecnologia nas transformações dos processos de trabalho, relações entre trabalho e cidadania, trabalho urbano e trabalho rural; escravidão e abolicionismo.
- 5. Rio de Janeiro: Espaço, sociedade, política e cultura no município do Rio de Janeiro.
- Geografia:
- 1. A Educação Geográfica e o Ensino Fundamental: o papel da Geografia na sociedade contemporânea e na formação do indivíduo.
- 2. Habilidades específicas para a alfabetização geográfica: lateralidade, proporção, temporalidade, percepção sensorial, percepção do ambiente físico e da paisagem, percepção social e identitária e noções de sociedade, cidadania, lugar, espaço e território.
- 3. Os processos da dinâmica natural (geológicos, geomorfológicos, climáticos, hidrológicos, botânicos) e as formas espaciais resultantes.
- 4. Fundamentos da Cartografia: orientação e localização, convenções, escalas, projeções, formas de representação espacial e fusos horários.
- 5. Fundamentos da Demografia: distribuição espacial da população, dinâmicas do crescimento demográfico, estrutura populacional, movimentos populacionais, desigualdades socioeconômicas e questões étnicas e de gênero.
- 6. O universo do trabalho: os setores da economia, as atividades econômicas, as profissões, a relação cidade/campo.
- 7. Sustentabilidade: aproveitamento econômico e gestão dos recursos naturais, problemas ambientais resultantes, iniciativas para a conservação do meio ambiente e responsabilidade social e individual.
- 8. As diferentes escalas de organização espacial e regional: residência, rua, bairro/comunidade, cidade/município, estado, regiões, país, continente e mundo.
- Ciências:
- 1. Educação em ciências: conteúdo e metodologia.
- 2. Alfabetização e letramento científico.
- 3. Histórico do ensino de Ciências Naturais: fases e tendências dominantes.
- 4. Ciências Naturais e Cidadania.
- 5. Ser humano e saúde.
- 6. Matéria e Energia.
- 7. Vida e Evolução.
- 8. Terra e Universo.
- 9. Recursos tecnológicos
- 10. Estados físicos da matéria e mudanças de estado físico
- 11. Educação Ambiental no ensino fundamental.
- 12. A Pedagogia de Projetos no Ensino de Ciências.
- Fundamentos Teóricos da Educação:
- 1. Perspectiva Histórica da Educação.
- 2. Aspectos filosóficos e sociológicos da Educação.
- 3. Aspectos psicológicos do desenvolvimento humano e teorias da aprendizagem.
- 4. Currículo.
- 5. Concepções de aprendizagem na perspectiva histórico cultural.
- 6. Interdisciplinaridade.
- 7. Letramento no cotidiano escolar.
- Instrumentos Pedagógicos do ensino e aprendizagem:
- 1. Projeto Político Pedagógico.
- 2. Planejamento.
- 3. Avaliação: função, objetivos e modalidades.
- 4. Projeto didático.
- 5. Metodologias de Ensino.
Concurso SME RJ: validade
O concurso terá validade de dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do certame e poderá ser prorrogado por igual período, a critério da Administração.
Concurso SME RJ: análise do edital e dicas de estudo
No vídeo abaixo, os professores Carlinhos Costa e William Dornela elaboram uma análise completa sobre o concurso SME RJ e dão dicas de estudos.
Comece sua preparação, veja o vídeo abaixo!
Detalhes do concurso SME RJ
Concurso | Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (concurso SME RJ) |
Banca organizadora | Comissão Própria |
Cargos | Professor de Ensino Fundamental – anos iniciais |
Escolaridade | Nível superior |
Número de vagas | 210 vagas |
Remuneração | R$ 5.712,91 |
Data das inscrições | de 04/06/2019 a 18/06/2019 |
Taxa de inscrição | R$ 100 |
Data da prova objetiva | 11/08/19 |
[su_button url=”https://blog-static.infra.grancursosonline.com.br/wp-content/uploads/2019/06/03102646/EDITALREGSUBSC105DE16.05.19PEFANOSINICIAIS2019.pdf” target=”blank” style=”flat” background=”#002aff” size=”7″ icon=”icon: file-pdf-o”]Edital[/su_button]
WHATSAPP GCO: receba gratuitamente notícias de concursos! Clique AQUI!
CONCURSOS ABERTOS: veja aqui os editais publicados e garanta a sua vaga!
CONCURSOS 2019: clique aqui e confira as oportunidades para este ano!
Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem mais entende do assunto! Cursos completos 2 em 1, professores especialistas e um banco com mais de 920.000 questões de prova! Garanta já a sua vaga! Mude de vida em 2019!
Estude onde, quando, como quiser e em até 12x sem juros! Teste agora por 30 dias!
[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br/concurso/sme-rj-secretaria-municipal-de-educacao-do-rio-de-janeiro-professor-de-educacao-fundamental” target=”blank” style=”flat” background=”#ff0000″ size=”7″ icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se![/su_button]
Participe da conversa