Concurso SME RJ: 210 vagas para professor! Iniciais de até R$ 5,7 mil

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08 de julho4 min. de leitura

Concurso SME RJ oferta vagas para professor de Ensino Fundamental – anos iniciais.

O edital da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (concurso SME RJ) já foi publicado. O certame é destinado ao provimento de vagas nos cargos de professores de ensino fundamental – anos iniciais.

Ao todo, são ofertadas 210 vagas para preenchimento imediato distribuídas entre diversos municípios do estado.

O edital SME RJ conta com a oferta de 11 vagas para Portadores de Necessidades Especiais (PNE) e 42 para candidatos autodeclarados negros ou índios.

As inscrições estiveram abertas entre os dias 04 e 18 de junho de 2019 no site da própria Prefeitura.

A taxa de inscrição custou R$ 100,00.

Para concorrer às vagas foi exigido certificado de curso normal Superior com habilitação em docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental; ou licenciatura plena em Pedagogia com habilitação em docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental; ou habilitação específica em curso superior de graduação correspondente à Licenciatura Plena e habilitação em docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Concurso SME RJ: benefícios e remunerações

Os candidatos aprovados para o cargo de Professor de Ensino Fundamental – anos iniciais receberão vencimento inicial de R$ 5.712,91, para jornada de 40 horas semanais, sendo cumpridas, obrigatoriamente, 08 horas diárias.

Além dos vencimentos básicos, os candidatos aprovados farão jus ao bônus cultura (Lei nº 3.438/2002) no valor de R$ 182,18; e auxílio-transporte (Decreto nº 17.110/98)  no valor de R$ 178,20.

Concurso SME RJ: etapas e avaliações

Os inscritos no concurso SME RJ serão avaliados por meio de prova objetiva e discursiva de caráter eliminatório e classificatório, a serem realizadas no dia 11 de agosto de 2019. Além disso, os candidatos serão avaliados por meio de provas de títulos, de caráter unicamente classificatório.

A prova objetiva será composta por 50 questões de múltipla escolha subdivididas entre as seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa (15);
  • Matemática (15);
  • História (05);
  • Geografia (05);
  • Ciências (05);
  • Fundamentos Teórico Metodológicos e Político-Filosóficos da Educação (05).

Já a avaliação discursiva será composta por uma única questão que consistirá no desenvolvimento de uma redação com o tema “Dinâmica e metodologia da prática pedagógica docente: a organização do tempo e do espaço educativo no trabalho com os anos iniciais do Ensino Fundamental.

Conteúdo programático

  • Língua Portuguesa:
    • 1. Leitura e compreensão de textos variados.
    • 2. Modos de organização do discurso: descritivo, narrativo, argumentativo.
    • 3. Gêneros do discurso: definição, reconhecimento dos elementos básicos.
    • 4. Coesão e coerência: mecanismos, efeitos de sentido no texto.
    • 5. Relação entre as partes do texto: causa, consequência, comparação, conclusão, exemplificação, generalização, particularização.
    • 6. Conectivos: classificação, uso, efeitos de sentido.
    • 7. Verbos: pessoa, número, tempo e modo.
    • 8. Vozes verbais.
    • 9. Transitividade verbal e nominal.
    • 10. Estrutura, classificação e formação de palavras.
    • 11. Metáfora, metonímia, hipérbole, eufemismo, antítese, ironia.
    • 12. Gradação, ênfase.
    • 13. Acentuação.
    • 14. Pontuação: regras, efeitos de sentido.
    • 15. Recursos gráficos: regras, efeitos de sentido.
  • Matemática:
    • 1. Números naturais: Sistema de numeração decimal. Ordens e classes.
    • 2. Números reais: Resolução de problemas envolvendo as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão.
    • 3. Divisibilidade: Múltiplos e Divisores.
    • 4. Proporcionalidade: Regra de três simples e porcentagem.
    • 5. Sistema Legal de Medidas: Medidas de comprimento, área, volume, capacidade, massa e tempo.
    • 6. Princípio Multiplicativo.
    • 7. Volume do cubo e do paralelepípedo retângulo.
    • 8. Conservação, redução ou ampliação de perímetros e áreas das principais figuras planas usando malhas quadriculadas. Cálculo de áreas e perímetros.
    • 9. Planificação de sólidos geométricos.
    • 10. Identificação de arestas, vértices e faces de um sólido geométrico.
    • 11. Construção e interpretação de gráficos e tabelas.
  • História:
    • 1. Transformações e permanências: tempo do indivíduo e o tempo social; tempo cronológico e tempo histórico, características dos sistemas sociais e culturais, registro de tempo ao longo da história.
    • 2. Ensino de História e direitos humanos: diferenças socioculturais que caracterizam os espaços sociais (escola, a localidade, a cidade, o país e o mundo), reconhecimento, valorização e respeito aos direitos humanos e à diversidade cultural como fundamentos da vida social; cidadania e tolerância; ensino de História para as séries iniciais do Ensino Fundamental; a disciplina escolar e o saber histórico.
    • 3. Formação histórica brasileira: o estudo e a análise de situações históricas – o período da colonização, processo de independência, período monárquico, a República, desenvolvimento e consolidação da democracia, inserção no mundo globalizado – reconhecimento e valorização da diversidade, responsáveis pela construção das identidades individual e coletiva; perspectivas da construção do Brasil entre a cidadania e o autoritarismo.
    • 4. As relações sociais de trabalho ao longo da história: impactos da tecnologia nas transformações dos processos de trabalho, relações entre trabalho e cidadania, trabalho urbano e trabalho rural; escravidão e abolicionismo.
    • 5. Rio de Janeiro: Espaço, sociedade, política e cultura no município do Rio de Janeiro.
  • Geografia:
    • 1. A Educação Geográfica e o Ensino Fundamental: o papel da Geografia na sociedade contemporânea e na formação do indivíduo.
    • 2. Habilidades específicas para a alfabetização geográfica: lateralidade, proporção, temporalidade, percepção sensorial, percepção do ambiente físico e da paisagem, percepção social e identitária e noções de sociedade, cidadania, lugar, espaço e território.
    • 3. Os processos da dinâmica natural (geológicos, geomorfológicos, climáticos, hidrológicos, botânicos) e as formas espaciais resultantes.
    • 4. Fundamentos da Cartografia: orientação e localização, convenções, escalas, projeções, formas de representação espacial e fusos horários.
    • 5. Fundamentos da Demografia: distribuição espacial da população, dinâmicas do crescimento demográfico, estrutura populacional, movimentos populacionais, desigualdades socioeconômicas e questões étnicas e de gênero.
    • 6. O universo do trabalho: os setores da economia, as atividades econômicas, as profissões, a relação cidade/campo.
    • 7. Sustentabilidade: aproveitamento econômico e gestão dos recursos naturais, problemas ambientais resultantes, iniciativas para a conservação do meio ambiente e responsabilidade social e individual.
    • 8. As diferentes escalas de organização espacial e regional: residência, rua, bairro/comunidade, cidade/município, estado, regiões, país, continente e mundo.
  • Ciências:
    • 1. Educação em ciências: conteúdo e metodologia.
    • 2. Alfabetização e letramento científico.
    • 3. Histórico do ensino de Ciências Naturais: fases e tendências dominantes.
    • 4. Ciências Naturais e Cidadania.
    • 5. Ser humano e saúde.
    • 6. Matéria e Energia.
    • 7. Vida e Evolução.
    • 8. Terra e Universo.
    • 9. Recursos tecnológicos
    • 10. Estados físicos da matéria e mudanças de estado físico
    • 11. Educação Ambiental no ensino fundamental.
    • 12. A Pedagogia de Projetos no Ensino de Ciências.
  • Fundamentos Teóricos da Educação:
    • 1. Perspectiva Histórica da Educação.
    • 2. Aspectos filosóficos e sociológicos da Educação.
    • 3. Aspectos psicológicos do desenvolvimento humano e teorias da aprendizagem.
    • 4. Currículo.
    • 5. Concepções de aprendizagem na perspectiva histórico cultural.
    • 6. Interdisciplinaridade.
    • 7. Letramento no cotidiano escolar.
  • Instrumentos Pedagógicos do ensino e aprendizagem:
    • 1. Projeto Político Pedagógico.
    • 2. Planejamento.
    • 3. Avaliação: função, objetivos e modalidades.
    • 4. Projeto didático.
    • 5. Metodologias de Ensino.

Concurso SME RJ: validade

O concurso terá validade de dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do certame e poderá ser prorrogado por igual período, a critério da Administração.

Concurso SME RJ: análise do edital e dicas de estudo

No vídeo abaixo, os professores Carlinhos Costa e William Dornela elaboram uma análise completa sobre o concurso SME RJ e dão dicas de estudos.

Comece sua preparação, veja o vídeo abaixo!

Clique aqui e veja o vídeo.

 

Detalhes do concurso SME RJ

Concurso Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (concurso SME RJ)
Banca organizadora Comissão Própria
Cargos Professor de Ensino Fundamental – anos iniciais
Escolaridade Nível superior
Número de vagas 210 vagas
Remuneração R$ 5.712,91
Data das inscrições de 04/06/2019 a 18/06/2019
Taxa de inscrição R$ 100
Data da prova objetiva 11/08/19

 

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