O sonho de Davi Soares Fernandes da Silva era ser Policial Rodoviário Federal, mas por muitos anos esse projeto ficou adormecido por ele não acreditar ser possível realizar. Somente depois de acreditar que alcançar este cargo era possível foi que Davi resolveu lutar para transformá-lo em realidade.
Hoje, Davi que é de São João de Meriti, cidade do Estado do Rio de Janeiro, é Policial Rodoviário Federal e está lotado em Boa Vista – RR.
Antes de conquistar a aprovação no concurso da PRF, ele trabalhava de segunda a sexta-feira em horário comercial. Davi tinha cerca de 4 a 5 horas de estudo por dia para fazer um estudo de qualidade. Nesse período, ele conta que procurava dar ênfase em forjar uma boa base do conteúdo, já que 80% das matérias cobradas eram novas para ele e isso exigia muita dedicação. Com a quantidade de fluxo de novas informações sendo recebidas de segunda a sábado, Davi precisou organizar ciclo de revisões para não dar brecha para a curva do esquecimento. Essa forma de estudar durou alguns meses. Depois de junho de 2018, Davi mudou de Estado e começou a trabalhar como organizador de Eventos, isso permitiu a ele uma maior flexibilidade na gestão do seu tempo e como resultado ele conseguiu aumentar a quantidade de horas de estudo, revisão e resolução de questões.
Quando o edital do concurso da PRF foi publicado, o cérebro de Davi já estava condicionado ao grande fluxo de informações que recebia e isso, é claro, facilitou quando ele precisou de adicionar mais horas de estudo e de teoria dos novos assuntos.
“Eu estudava todo o tempo que eu tinha: meia hora, uma, doze, horas seguidas trancado no quarto… era o que funcionava para mim. Não era fácil, afinal, o trabalho exige sua atenção tanto quanto o estudo e não se pode deixar pontas soltas em nenhum dos lados. E , por isso, a organização é fundamental. Atitudes amadoras, resultados amadores! Atitudes profissionais, resultados igualmente profissionais!”
Para o aprovado, ele não utilizou nenhuma fórmula mágica ou método mirabolante, focou apenas no básico que era orientado muitas vezes pelos professores durante as aulas. Assim, ele estudava um assunto novo, fazia o resumo, programa as revisões do conteúdo, fazia questões isoladas sobre o tema, revisava novamente, fazia questões de novo, testava os conhecimentos nos simulados semanais e assim por diante.
No processo de preparação de Davi para a prova do concurso da PRF ele contou com o Gran Cursos Online:
“Como iniciei os estudos do zero e não contava com o respaldo de um ensino médio eficiente, me dedicava muito em aprender a forma certa de estudar. Sabia que o conteúdo era imenso e que não poderia ser aprendido de forma eficiente sem um planejamento bem feito. Durante algumas semanas eu vinha me preparando para começar a estudar. Assistia inúmeros vídeos que me apresentaram o mundo dos concursos públicos. Professores, cursinhos, ciclos de estudos, mapas mentais, tudo novo para mim. Na época, não tinha grana para investir em materiais ou cursos a partir de certo valor. O Gran Cursos Online apareceu na hora certa. Tinha o conteúdo que eu procurava e um preço que, no momento, eu podia pagar. A plataforma era organizada; os professores, mestres no âmbito de suas respectivas disciplinas. Tudo o que eu precisava para engrenar eu encontrei ali. Aulas gravadas, aplicativo para celular, painel de controle de progresso, banco de questões. Bem legal!”
Todo o esforço de Davi valeu a pena. Hoje, ele está onde queria estar.
“Estou muito feliz com a instituição e com o trabalho que nós fazemos aqui. A PRF é fantástica e o orgulho se renova a cada dia. Agora pretendo me qualificar mais como profissional e cuidar mais de mim e da família”.
Para todos que estudam para conquistar o cargo dos seus sonhos, Davi deixa a seguinte mensagem:
“Seja excelente no básico. Não existe um ‘segredo pra passar’ que ninguém te conta. É preciso manter os pés no chão e os olhos no objetivo. Ter consciência que a estrada é longa, difícil e totalmente individual. Cada um tem o seu tempo. O primeiro passo tem que ser dado com fé. Tenha a iniciativa de começar, o caminho será desenhado ao longo da caminhada.”
E para finalizar diz:
7 “E ao anjo da igreja que está em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi, o que abre, e ninguém fecha, e fecha, e ninguém abre: 8 Eu sei as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome.” Apoc. 3
Quer ler mais histórias inspiradoras?
Clique aqui e veja a lista completa de alunos que chegaram lá!
Participe da conversa