Sorte ou preparo?

Por
4 min. de leitura

Olá, meu caro leitor e aluno do Gran! Hoje o nosso artigo será sobre algo que há tempos venho querendo falar com você: sobre sorte, essa palavra mágica, sonho de muitos, mas concretizado por poucos.

O que é sorte para você?

Segundo o dicionário, sorte significa: 1.1 força invencível a que se atribuem o rumo e os diversos acontecimentos da vida; destino, fado. 1.2 modo como (algo ou alguém) termina; termo, fim, destino.

Para esportistas, gurus, colecionadores de aprovações e autores de livros de autoajuda, sorte é treino; há uma frase, de autoria não conhecida, atribuída a esse grupo de profissionais que diz: “Quanto mais se treina, mais sorte se tem”. Para outros, a sorte acompanha os preparados. Confesso que essa é a corrente a qual você deve se filiar.

Segundo a ciência, a sorte existe realmente e ela é uma questão de atitude. Ou seja, a única competência que nasce da inação é a procrastinação. Busque aprimorar a sua capacidade em executar demandas!

Richard Wiseman, professor de Psicologia da Universidade de Hertfordshire, no Reino Unido, realizou uma pesquisa e dela extraiu alguns pontos (segundo a ciência) da magia da boa sorte. Segundo ele,  para atraí-la, devemos: maximizar as oportunidades; confiar na intuição; ser otimistas; e transformar a má sorte em boa sorte.

O livro A Boa Sorte, dos escritores Álex Rovira Celma e Fernando Trias de Bes, traz a lição de que nós podemos trabalhar nossa boa sorte. Por meio da obra em forma de fábula, os autores nos presenteiam com um decálogo da boa sorte:

  • PRIMEIRO: A sorte não dura muito tempo, pois não depende de você. A Boa Sorte é criada por você mesmo, por isso, meu amigo, dura para sempre.
  • SEGUNDO: Muitos são os que querem ter a Boa Sorte, mas poucos são os que decidem buscá-la.
  • TERCEIRO: Se você não tem a Boa Sorte agora, talvez seja porque está sob as circunstâncias de sempre. Para que ela chegue, é preciso criar novas circunstâncias.
  • QUARTO: Preparar as condições favoráveis para a Boa Sorte não significa buscar somente o benefício para si mesmo. Criar as condições nas quais os outros também ganham atrai a Boa Sorte.
  • QUINTO: Se você deixar para amanhã o trabalho que precisa ser feito, a Boa Sorte talvez nunca chegue. Criar as condições favoráveis requer dar um primeiro passo. Faça isso agora.
  • SEXTO: Às vezes, mesmo que as condições favoráveis estejam aparentemente presentes, a Boa Sorte não chega. Procure nos pequenos detalhes o que for aparentemente desnecessário, mas imprescindível!
  • SÉTIMO: Para quem só acredita no acaso, criar as condições favoráveis parece absurdo. Para quem se dedica a criar as condições favoráveis, o acaso não é motivo de preocupação.
  • OITAVO: Ninguém pode vender a sorte. A Boa Sorte não se compra. Desconfie dos vendedores da sorte.
  • NONO: Após criar todas as condições favoráveis, tenha paciência, não desista. Para alcançar a Boa Sorte, tenha confiança.
  • DÉCIMO: Para criar a Boa Sorte, é preciso preparar as condições favoráveis para as oportunidades. As oportunidades, porém, não dependem de sorte ou de acaso: elas estão sempre presentes!

Resumidamente, “criar a boa sorte consiste unicamente em criar as condições favoráveis”. Legal, né? Agora, inferindo do texto retro mencionado e conectando essa reflexão aos estudos para concursos públicos, percebo que a dita “sorte” se manifesta no acertar uma questão de múltipla escolha com cinco itens quando o candidato já possui convicção de que três itens estão errados. Compreende? A sorte é irmã do preparo.

Agora, o que pensa você: sorte ou habilidade, mérito ou sorte, esforço ou sorte? Desejo que, de posse das regras da boa sorte, você crie as circunstâncias favoráveis AGORA. Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Pode ser que assim a Boa Sorte nunca chegue. Estude com afinco!

E então, meu amigo, como está sua relação com as circunstâncias? Como está o seu talento, o despertar do gigante, do seu eu divino? Pronto para criar as circunstâncias favoráveis à sua boa sorte, a saber, bom ânimo, coragem para as coisas novas, conexão com seu eu divino, intuição aguçada, seguindo em frente com seu propósito de vida, visualizando em cada dia uma maior proximidade com seu cargo público?

“Quanto mais executo, mais sorte tenho”, disse Gary Player. E aí, vamos ficar maduros, vamos trabalhar em direção aos nosso cargo público?

Já lemos ou ouvimos muitas vezes alguém (que não estuda para concurso, ou aquela pessoa que não leva a sério o seu “proposito”) falar: “Conhece a Cida? Ela passou no concurso do Tribunal, deu uma sorte danada,  estudou pouco tempo e conseguiu passar”. É, meu amigo, quantas vezes não escutamos histórias como essa?

Pois bem, muitas pessoas que estão estudando realmente têm sorte: sorte de tanto terem treinado, sorte de terem tido tempo suficiente, sorte de terem pessoas amadas que as fortaleceram para que pudessem seguir firme no caminho.

Relembrando que muitos estudantes são aqueles concurseiros dedicados, os quais fazem seu máximo conforme sua realidade de vida, estudam à luz de lamparina, estudam nos seus pequenos horários livres e que, muitas vezes, ficam ali quietinhos nutrindo seus propósitos, porém, evitando espalhar aos quatro ventos seus desejos.

Por isso, pessoas que desconhecem nossa realidade dizem que tivemos sorte por termos conseguido a aprovação em concurso, porque a sorte para eles é como se algo tivesse caído do céu, sem qualquer esforço.

Hoje, meu amigo, estou aqui depois de ter explanando alguns conceitos e entendimentos sobre a sorte e venho afirmar que nós, estudantes, verdadeiramente tivemos sorte de ter conseguido alcançar nosso objetivo, seja ele o concurso, a aprovação na OAB, entre outras tão sonhadas conquistas.

Pois bem, a sorte/preparo virá através de muito treino, de horas sentado fazendo resumos, assistindo a videoaulas, realizando exercícios, simulados, provas, avaliando em quais pontos precisa melhorar, quais são as metas para obter a sua tão sonhada vaga.

Desse modo, use a sua chave para a porta da boa sorte. Você a tem. Você pode; portanto, crie-a, decida buscá-la, prepare-se agora, esteja atento às oportunidades, persista, insista, persevere e siga-a.

E quando falarem que você teve sorte, você confirmará e falará: “Com certeza tive sorte na dedicação, sorte na caminhada, sorte de encontrar pessoas que estavam no mesmo propósito que o meu, sorte em confiar em mim, sorte em confiar em uma fé inabalável que dizia dentro de mim: ‘Seu tempo de glória está chegando, sua sorte está chegando’”. Com isso, você incentivará e honrará todos que acreditaram e viram sua sorte/treino atingir o efetivo sucesso da sua jornada.

Nessa toada, sua jornada será rumo ao sucesso.

Um grande abraço, e aguardo você em nosso time de GranXperts.

Conte comigo, estamos juntos nessa caminhada.

Nelson Marangon

Por
4 min. de leitura