Coluna Prestes a Passar – O Poder da Gratidão na OAB

Por
5 min. de leitura

1Você quer muito passar no Exame da Ordem, nós sabemos. Você também quer muito passar em concursos públicos, ser bem classificado, iniciar suas atividades profissionais. Você quer muito ter uma boa profissão, ser um Advogado bem-sucedido, um Juiz ou Promotor respeitado, ou mesmo ser um Procurador notável. Não é verdade? Afinal, em regra, alguém faz o curso de Direito, ou até mesmo de outra área, é para vencer na vida e alcançar as melhores possibilidades que o mundo pode proporcionar.
Mas nem sempre isso é muito fácil de ser atingido. Porém, não é impossível, pelo contrário, bem possível de acontecer. E não estamos falando de apenas se esforçar em estudar muito. Ter disciplina. Há que ter um ingrediente a mais para que, como num passe de mágica, as coisas passem a acontecer em sua vida: a gratidão.
Você se lembra de quando era criança e olhava a vida com entusiasmo e admiração? Tudo era mágico e empolgava muito, até mesmo as coisas mais simples te enchiam de emoção: as plantas, os animais, aquela borboleta batendo asas, a felicidade quando perdia um dente, sonhando que a Fada aparecesse, e o coelho da páscoa e o Papai Noel, hein?
Tudo isso era fantástico, mas quando chegamos à vida adulta, as responsabilidades, os problemas, as dificuldades do dia-a-dia cobram seu preço, trazendo-nos desilusões, e aquele mundo mágico some, desaparece. Isso também fez parte de sua vida, tenho certeza. Aliás, ficar perto de crianças, até hoje, é sensação das mais agradáveis, pois nos remete àquela época.
O resgate desse mundo mágico, de outro modo, é o segredo da vida. A gratidão. Você não verá renas voando, mas verá seus sonhos sendo materializados. É claro que os estudos para as provas da OAB, concursos públicos, empenho na profissão têm que estar ali, também. Nada cai do céu. Mas já reparou que existem pessoas que se esforçam e estudam, batalham do jeito certo e não conseguem vitórias na vida, mormente, em provas e seleções naturais da vida? Falta-lhes gratidão.
Mesmo que não tiver religião alguma, respeite o que vou inserir agora. Na bíblia e nos demais livros religiosos, uma escrita sagrada permeia as forças do Universo: “Pois a quem tem, mais será dado, e terá em grande quantidade. Mas a quem não tem, até o que tem lhe será tirado. ”
Nossa! Mas que ensinamento é esse? Alguém pode pensar que é injusto. Parece significar que os ricos ficarão mais ricos e os pobres cada vez mais pobres. Diga que foi isso que você pensou, não foi? Eu também, até conhecer que o significado disso tudo é a gratidão.
Substitua pela gratidão no ensinamento. “Pois quem tem gratidão, mais lhe será dado, e terá em grande quantidade. Mas que não tem gratidão, até o que tem lhe será tirado”.
É isso!!!
Mesmo no Alcorão, veja: “E lembre-se de quando Deus declarou: ‘Se você for grato, eu lhe darei mais: mas, se for ingrato, em verdade minha punição será severa’”
O segredo da vida é ser grato a tudo que se é ou tem. Trata-se de lei universal que governa a vida das pessoas. Se você sempre pensar que não gosta do seu emprego ou de que nunca vai encontrar sua alma gêmea, ou de que não vai conseguir pagar suas contas, ou de que não vai conseguir ser Advogado, Juiz, Promotor, Delegado, Procurador, Médico, Engenheiro, Empresário, Artista, Cantor, Atleta etc, irá sempre atrair o ruim para seu lado.
Porém, se pensar em ser grato, todos os dias, eu disse todos os dias, dizendo “eu adoro meu trabalho”, “minha família me dá muito apoio”, “estou me sentindo muito bem hoje”, “agradeço por ter me formado na Faculdade”, “agradeço por estar estudando para a OAB ou outro exame”, “agradeço por não ter conseguido passar agora, mas ter a oportunidade de tentar de novo”, “agradeço pelos ensinamentos dos professores”, será mais feliz. Ou seja, agradecer tudo de bom ou não que acontece em sua vida, é o segredo. São experiências que está passando e te fazem crescer. Agradecendo todos os dias por tudo, você criará, dia a dia, uma capa magnética de atração positiva.
Já ouviu falar nas expressões cotidianas: “é dando que se recebe” e “você colhe o que planta”? Issac Newton ensinou: “Toda ação provoca uma reação igual e de sentido contrário”. Trocando pela gratidão, você cientificamente tem: toda ação de oferecer gratidão provoca uma reação de receber gratidão. Recebe-se proporcionalmente à quantidade que se oferece. Lembrando que essa demonstração de gratidão tem que ser a mais sincera possível, com a ingenuidade daquela criança e daquela época mágica.
Maomé disse que a gratidão pela abundância recebida é a melhor garantia de que mais abundância virá. Buda afirmou que não há motivo para sentir algo que não seja gratidão e alegria. Lao Tzu declarou que, se você se alegrar com a maneira como as coisas são, o mundo inteiro será seu. Krishna disse que aceita com alegria tudo o que lhe é oferecido. O Rei Davi falou sobre a necessidade de darmos graças a todo o mundo, a tudo o que existe entre o céu e a Terra. E Jesus dizia obrigado antes de executar cada um de seus milagres.
Entretanto, apesar de simples, o exercício diário não é fácil. Assim como para passar na OAB e em concursos você precisa de prática diária, o exercício da gratidão requer prática diária também.
O filósofo e estadista Ibn Khaldoun Al Muqaddima (1332 – 1406) disse que: “Conhecimento é um tesouro, mas a prática é a chave que abre suas portas”
Sempre siga estes passou a tudo o que pretende (passar no Exame de Ordem, em concursos, ter um cargo público, um escritório bem-sucedido, uma profissão legal etc):

  1. Quando mentalizar a situação específica que te aconteceu (boa ou ruim), todos os dias, diga em voz alta: Obrigado.
  2. Quanto mais você mentalizar a situação e disser obrigado, mais gratidão irá sentir.
  3. Quanto mais gratidão mentalizar e sentir, mais abundância receberá (irá conseguir o que quer).

John F. kennedy, 35º Presidente do EUA, certa vez disse: “Ao expressarmos nossa gratidão, nunca devemos nos esquecer de que a melhor maneira de a demonstrar não é dizer determinadas palavras, mas viver de acordo com elas”.
Vamos propor um exercício para você conseguir o que pretende: OAB, concurso, emprego, saúde, felicidade etc.
1 – Enumerar suas bênçãos que já conseguiu (uma apenas ou muitas). Ahh, não tenho nenhuma! Lógico que tem: a vida. Agradecer cada uma delas.
2 – Agradeça os relacionamentos que tem e as pessoas como elas são. Agradecer por eles, trará curas. Dizia Sidarta Gautama, em o Buda: “Agarrar-se à raiva é como segurar um carvão em brasa com a intenção de jogá-lo contra outra pessoa: no fim das contas, quem se queima é você”
3- Agradeça a saúde que tem (a que tiver). Lembre-se: “Pois a quem tem gratidão pela sua saúde, mais lhe será dado, e terá em grande quantidade. Mas a quem não tem gratidão pela saúde que tem, até o que tem lhe será tirado”.
4- Agradeça pelo muito ou pouco dinheiro que tem. Gratidão é riqueza, reclamação é pobreza. A sua condição financeira nunca vai melhorar se só reclamar, pelo contrário, vai piorar. Pensar que não tem dinheiro suficiente é ser ingrato. Seja grato pelo centavo que possui e verá a transformação.
5- Agradeça seu trabalho ou a falta dele e verá a transformação. Depois corra atrás com garra, sempre sendo grato.
6- Vença a negatividade que pode ser inerente a você sendo grato por tudo na vida. Disse o jornalista e empresário americano W. J. Cameron (1879-1953): “um coração grato vive um eterno banquete”.
7- Todas as manhãs quando acordar, seja grato por acordar e por mais um dia, qualquer que seja a situação que aconteceu ou vai acontecer.
Portanto, tome com fé essas palavras e busque a gratidão diária e depois poste abaixo desta matéria, em qualquer ocasião que seja, as suas experiências com a gratidão e as suas conquistas. Deixe-nos saber que a gratidão diária lhe ajudou, junto com os estudos, a passar na OAB e em outros certames, ou mesmo em outros aspectos da vida!
Assista ao filme Pollyanna (de Eleanor H. Porter), produzido pelo fantástico Walt Disney, que praticava a gratidão por qualquer coisa. No filme, tirar leite de pedra e agradecer por qualquer coisa são os principais ensinamentos.
Seja feliz!
Forte abraço.
Até a próxima Coluna da semana que vem!
Prof. Marcelo Borsio
Coordenador do PEO

_____________________________________________________________________________________

MarceloBorsio – Delegado da Polícia Federal. Possui graduação em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, é mestre e doutor em Direito Previdenciário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Pós-Doutor em Direito da Seguridade Social pela Universidade Complutense de Madrid. Especialista em Direito Tributário pela PUC-SP. Autor de algumas obras no tema, inclusive com o Prof° Luiz Flávio Gomes, palestrante pelo país, professor e coordenador de Pós-Graduação de Direito Previdenciário e da Prática Previdenciária. Coordenador Pedagógico do Projeto Exame de Ordem.
 
    _____________________________________________________________________________________
 
 
 

Coordenação Pedagógica – Projeto Exame de Ordem
Gran Cursos Online

2ª fase da OAB é no Projeto XX Exame de Ordem! Matricule-se!

matricule-se 3

O Gran Cursos Online desenvolveu o Projeto Exame de Ordem focado na aprovação dos bacharéis em Direito no Exame Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil. A renomada equipe de professores, formada por mestres, doutores, delegados, defensores públicos, promotores de justiça e especialistas em Direito, preparou um método online que dará o apoio necessário para o estudante se preparar e conseguir a aprovação. O curso proporciona ao candidato uma preparação efetiva por meio de videoaulas com abordagem teórica, confecção de peças jurídicas e resolução de questões subjetivas. É a oportunidade ideal para aqueles que buscam uma preparação completa e a tão sonhada carteira vermelha.

image

Por
5 min. de leitura