O Juridiquês: diferenças das preposições "entre e dentre"

Por
2 min. de leitura

entre e dentreENTRE ou DENTRE?
Um dos erros mais comuns cometidos no mundo corporativo (seja entre magistrados, advogados, jornalistas, economistas e até professores), e ainda entre os estudantes em geral, é sobre o uso das preposições “entre” e “dentre”.
 
A preposição ENTRE é usada para indicar uma relação de espaço ou de tempo e diz respeito a mais de uma pessoa ou coisa.
 
Veja os exemplos abaixo:
Se o herdeiro for devedor ao espólio, sua dívida será partilhada igualmente entre todos, salvo… [a dívida será partilhada com mais de uma herdeiro]
O pedido de cooperação judiciária pode ser realizado entre órgãos jurisdicionais de diferentes ramos do Poder Judiciário. [o pedido pode ser formulado a mais de um órgão jurisdicional]
Os Secretários de Estado serão escolhidos entre brasileiros maiores de vinte e um anos de idade, no exercício dos direitos políticos. [há vários brasileiros que podem ser escolhidos para ser Secretário de Estado]
 
Por sua vez, a preposição DENTRE é formada pela contração das preposições DE + ENTRE e pode ser usada para substituir a locução “do meio de”. Somente será utilizada com palavras regidas pela preposição “de”.
 
Veja os exemplos abaixo:


captura-de-tela-2016-11-10-as-19-10-06

Então cuidado!

 Somente faça uso da preposição DENTRE quando a palavra antecedente for regida pela preposição “de”. Nos demais casos, use o ENTRE.

 O uso dessas preposições de forma equivocada é mais comum do que se imagina. O erro já foi detectado em várias redações jurídicas, em inúmeros textos da legislação brasileira e em enunciados de provas elaborados por diferentes bancas examinadoras.

Por hoje é isso.

Espero que a dica seja útil e valiosa.

Um abraço da Professora Mara Saad.

________________________________________________________________________________________

Mara-Saad
Mara Saad – Formada em Letras pela Universidade de Brasília (UnB) e em Direito pelo UniCEUB, com especialização em Direito Processual Civil pelo ICAT – Instituto de Cooperação e Assistência Técnica do Centro Universitário do Distrito Federal, hoje UDF. Servidora Pública aposentada no cargo de Analista Judiciário do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios – TJDFT, onde exerceu durante mais de vinte anos assessoria de magistrado. Autora dos livros para concursos “TJDFT em Esquemas” e “STF em Esquemas”, ambos detidos ao ensino dos Regimentos Internos e legislação correlata dos respectivos Tribunais. Exerce atualmente a docência no Instituto de Formação Judiciária Luiz Vicente Cernicchiaro do TJDFT, ministrando cursos de Técnicas de Redação Jurídica com vistas à capacitação e ao aperfeiçoamento dos servidores da Casa.
 

_______________________________________________________________________________________

 

Coordenação Pedagógica – Projeto Exame de Ordem
Gran Cursos Online

 

Estude conosco e tenha a melhor preparação para o XXI Exame de Ordem!

matricule-se 3

O Gran Cursos Online desenvolveu o Projeto Exame de Ordem focado na aprovação dos bacharéis em Direito no Exame Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil. A renomada equipe de professores, formada por mestres, doutores, delegados, defensores públicos, promotores de justiça e especialistas em Direito, preparou um método online que dará o apoio necessário para o estudante se preparar e conseguir a aprovação. O curso proporciona ao candidato uma preparação efetiva por meio de videoaulas com abordagem teórica, confecção de peças jurídicas e resolução de questões subjetivas. É a oportunidade ideal para aqueles que buscam uma preparação completa e a tão sonhada carteira vermelha.

XXI Exame de Ordem.fw

Por
2 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

jargões jurídicos