Ciclos de Estudo ou Quadro Horário? Qual escolher?

Por
4 min. de leitura

 

Performar no estudo não é simples. Sabemos que alguns concursos exigem uma bagagem de conhecimento bem grande. Logo, atingir as métricas suficientes para a aprovação exige do candidato uma performance acima da média. Como atingir esse nível de rendimento? Quais métodos usar? Como ter estratégia e organização para estudar? Procurarei responder a todas elas ao longo deste artigo. Vamos nessa?

O primeiro ponto importante a considerar é: todo o conhecimento que eu te passar dentro deste artigo só fará sentido se você aplicar. Não adianta ser um acumulador de recursos sem ter a prática implementada em sua rotina. Conheço muitas pessoas que amam comprar cursos, fazer consultorias, estão em todos os aulões no YouTube, porém, na hora de colocar o conhecimento em suas vidas, não o fazem. Ficam perdidos, acabam frustrados e sem resultados. Não seja um acumulador. Seja um realizador!

Entenda que 50% eu consigo te entregar, um conteúdo foda, um método top, direcionar seu estudo com uma boa estratégia e tudo mais. Os outros 50% dependem única e exclusivamente da aplicação de tudo isso em sua rotina. Não existem milagres e atalhos. Confie no trabalho duro, na disciplina e na constância. Faça isso e o resultado virá. Essa é a primeira parte do mindset de um aprovado!

O segundo ponto a considerar é a especificidade, ou seja, cada indivíduo tem um melhor aproveitamento dentro de cada uma das circunstâncias. Isso varia de pessoa para pessoa. O que preciso que entenda é que não existe melhor nem pior, certo ou errado. Apenas aquilo que melhor funciona para você!

O Quadro Horário é uma opção para organizar os seus estudos. Ele, geralmente, funciona com você fixando o horário exato em que irá estudar e exatamente qual matéria será estudada. Além de outras atividades (academia, trabalho, descanso, tarefas domésticas e tudo mais). Bem parecido com aquele da escola na qual cada dia você arrumava o material para X Y Z disciplina.

Geralmente é a primeira escolha dos iniciantes no mundo dos concursos, mas é preciso ter muita disciplina e maturidade para fazê-lo funcionar de maneira eficiente.  A dificuldade de lidar com ele vai aumentando cada vez mais quando você tem disciplinas sempre entrando e ainda quer controlar revisões por datas e dias da semana.

Gerenciar tudo isso pode ser complexo para um iniciante, ou até mesmo para as pessoas que necessitam de flexibilidade de horários pelo fato de a rotina nunca ser a mesma em função de alguns fatores particulares. É necessário ter autoconhecimento e saber realmente se tem sido eficaz na sua rotina.

Um termômetro interessante que considero muito relevante é anotar suas horas líquidas. Quando você contabiliza, você materializa o seu esforço. Consegue ir percebendo e avaliando se ele está adequado, eficiente, extraindo o seu máximo potencial. Se você não contabilizar, dificilmente saberá (e acredite: você sempre pode mais com uma boa gestão), tampouco terá aquela satisfação ardendo no peito de encarar uma prova tendo 400 horas líquidas de estudo ou mais. Quando você não contabiliza as horas líquidas, você está perdendo a oportunidade de evoluir, de encontrar suas falhas.

Muito provavelmente, você usa algumas desculpas para não contabilizar suas horas líquidas. Quais desculpas são essas? Você já refletiu a fundo sobre elas? Sabia que pode estar escondendo autossabotagem? Se, no seu caso, você tem “o dia todo” para estudar, mas não quer contar as horas líquidas para não sentir peso na consciência se tiver estudado poucas horas, muito cuidado! Se você tivesse NÚMEROS para mostrar, conseguiria calar essa consciência mostrando que vocês fizeram menos do que poderiam e por isso podem fazer mais e melhor agora.

Essa organização, mesmo sendo amplamente adotada, nem sempre é a metodologia indicada para quem deseja se dedicar integral ou parcialmente ao estudo.

Ciclo de Estudos: como eu gosto dele. É tão simples: um círculo, com as suas disciplinas, no qual você segue uma após a outra, infinitamente. Não depende de dia da semana, se é dia útil ou feriado. Não depende de horário fixo e ainda tem o bônus de poder parar no meio do estudo e saber exatamente onde retomar. São apenas alguns dos benefícios desse método.

O Ciclo de Estudos mais comum é o do mestre @profalexandremeirelles, que visa ensinar como um ciclo de estudos pode otimizar o aproveitamento de suas horas de dedicação.

Devemos inicialmente definir o tamanho do ciclo de estudos. Imagine que você tem 40 horas semanais para estudo, e 5 ou 15 matérias para estudar. Precisará então dividir essas horas para atender a cada uma delas.

Fato importante é que os ciclos são infindáveis, pois, ao terminar todo o ciclo, volta-se ao início sem a necessidade de criar um novo ciclo. Quando você perceber que é momento de mudar esse ciclo, busque orientação. Ou, se tiver muita disciplina e força de vontade, você pode fazê-lo.

Uma vez que o tempo foi definido, partimos para a análise de cada disciplina. É necessário entender o seu nível de profundidade naquele conteúdo, o nível de dificuldade em outro e qual peso determinada disciplina tem na prova, estabelecendo assim a hierarquia das matérias.

Feito isso, avançamos para a quantidade de ciclos e a distribuição em blocos. Os ciclos ideais são de 50 minutos a 1h30, podendo chegar a 2 horas, a depender da matéria. Não mais que isso! Agora, é só realizar a mescla das disciplinas, e, toda vez que o bloco terminar, voltar ao início – lembrando de anotar suas horas liquidas. =)

Você precisa, no entanto, saber que existe uma outra forma de utilizar os ciclos de estudos! E é uma forma bem poderosa, pois se trata de ciclo dentro de ciclo, e ambos dentro de um quadro horário. Parece uma mistureba, mas tem muita estratégia e didática por trás disso tudo. Pode confiar. Fica por aqui que você vai entender cada vez mais sobre esse ciclo ciclone. Aguarde os próximos artigos!

Bom, espero que o conteúdo de hoje, preparado com muito conhecimento e carinho, te ajude a ser um concurseiro heróico, mais organizado e produtivo. Se permanecerem dúvidas, escreva aqui nos comentários e/ou me procure no Instagram, @prilaconcursos. Será uma satisfação te ajudar um pouco mais, meu herói, minha heroína.

Antes de encerrar, quero te convidar para conhecer o serviço de Mentoria e Coaching do Gran Cursos Online: somos uma equipe capacitada (da qual tenho orgulho de fazer parte) formada por profissionais altamente habilitados e preparados, os GranXperts. Nosso trabalho é te ajudar nesta jornada de estudos, te tornar um candidato de alto desempenho, te ajudar a ser o melhor estudante que você pode ser, para, assim, atingir sua tão sonhada aprovação. Nós orientamos e acompanhamos seus estudos para que atinja seu potencial máximo. Venha conhecer nossos serviços!

 

Obrigada pelo seu tempo e atenção. Até a próxima aventura.

Por
4 min. de leitura