Neste domingo (09/01), foram aplicadas as provas objetivas do concurso SES RS! A Secretaria de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul oferta oportunidades para a carreira de Saúde. Os candidatos tiveram cinco horas para as provas dos cargos de Enfermagem e quatro horas para Técnico de Enfermagem.
Muitos concurseiros estão ansiosos pelo gabarito e pelo resultado da prova.
A boa notícia é que a equipe do Gran Cursos Online preparou um conteúdo especial! Trata-se do gabarito extraoficial cujo objetivo é trazer os resultados da prova em primeira mão.
Ansioso para saber como foi o seu desempenho na prova? Fique tranquilo! Neste domingo (09/01), o Gran Cursos Online disponibilizará, logo após a realização da prova, as questões da prova para o cargo de Enfermeiro e Técnico de Enfermagem comentadas por nossos professores especialistas e também o nosso gabarito extraoficial.
Navegue pelo índice e saiba todos os detalhes sobre o gabarito SES RS:
- Gabarito Extraoficial
- Comentários
- Recursos
- Gabarito Preliminar
- Etapas
- Disciplinas
- Cronograma
- Análise
- Resumo
Destaques: |
Gabarito SES RS: gabarito extraoficial
O gabarito concurso SES RS extraoficial está em elaboração.
Gabarito SES RS: comentários
Para auxiliar os candidatos, o Gran Cursos Online disponibilizará o gabarito extraoficial das questões da prova para os cargos de Enfermeiro e Técnico de Enfermagem comentadas por nossos professores especialistas.
Este conteúdo será atualizado conforme o recebimento dos comentários.
Gabarito prova Enfermeiro
Para auxiliar os candidatos, o Gran Cursos Online disponibilizará o gabarito extraoficial das questões da prova para o cargo de Enfermeiro comentadas por nossos professores especialistas.
Confira aqui a prova Enfermeiro SES RS
Este conteúdo será atualizado segundo o recebimento dos comentários. Veja:
- Língua Portuguesa
- Governança e Gestão do SUS
- Legislação do SUS
- Direito Público
- Informática
- Conhecimentos Específicos
Gabarito SES RS: Língua Portuguesa com o professor Bruno Pilastres
QUESTÃO NÚMERO 1
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: vamos à análise de cada afirmativa: (I) a estrutura não é complemento nominal, pois tem papel temático de beneficiária (não exerce função de objeto direto da ativa (exerce função de objeto indireto): transferir algo a alguém); (II) de fato, as expressões partilham o mesmo referente; (III) ambas as expressões são sinônimas (paralelismo lexical), mas não estão em uma relação de paronímia (por definição, define-se parônimo como cada um dos dois ou mais vocábulos que são quase homônimos, diferenciando-se ligeiramente na grafia e na pronúncia). Assim, apenas a afirmativa em (II) está correta.
QUESTÃO NÚMERO 2
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO: se NÃO é linguagem denotativa, será conotativa. Em (A), o termo “desenho” não denomina uma “representação de seres, objetos etc. feita sobre uma superfície, por meios gráficos, com instrumentos apropriados”, mas “configuração” (por extensão de sentido). Em (B), (C), (D) e (E), observamos expressões denotativas.
QUESTÃO NÚMERO 3
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: vamos à análise de cada afirmativa: (I) a proposta de reescrita não respeita a concordância nominal (o correto seria “vem sendo observada”); (II) a indicação do sujeito da forma “vem-se observando” é inadequada (o sujeito é “a transferência […]); (III) a reescrita proposta leva a forma verbal para a terceira pessoa do plural, devendo ser registrada como “vêm-se”. Assim, apenas a afirmativa em (III) está correta.
QUESTÃO NÚMERO 4
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: comentarei cada alternativa: (A) a vírgula separa, sim, elementos coordenados (da assistência social, da educação, da saúde, do turismo […]); (B) o termo, na verdade, é um adjunto adverbial (é o “quando” vinculado à passiva sintética “vem-se observando”); (C) o emprego das vírgulas é fundamental para a compreensão do período (sem elas, a leitura ficaria algaraviada); (D) a substituição proposta é adequada (parênteses por travessões); (E) ambas as expressões partilham o mesmo referente e são de natureza nominal, por isso a afirmação está adequada: “temática deste texto” é aposto de “a descentralização da saúde”. A única afirmativa incorreta é a (B).
QUESTÃO NÚMERO 5
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO: (B) é incorreto afirmar que o sufixo “sub-” tenha valor depreciativo, revelando ironia; (C) há concordância NOMINAL entre “entes” e “subnacionais”; (D) apenas haverá hífen diante de “sub” se o próximo termo for iniciado por “b”, “h” ou “r”, o que não é o caso de “subnacionais”; (E) a expressão é exemplo de linguagem conotativa. Assim, apenas afirmativa em (A) está correta: não seria gramatical a construção “subnacionais entes”.
QUESTÃO NÚMERO 6
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO: a expressão “à União” exige crase por haver termo regente (“caber algo a alguém”) e artigo definido feminino (a União). Ao se substituir “União” por “Federação”, a crase se mantém: à Federação (e (I) está correto); não se trata de pronome demonstrativo, mas de artigo definido feminino singular (e (II) está incorreto); se o termo for “Governo” (termo masculino), a crase é PROIBIDA. Assim, apenas afirmativa em (I) está correta.
QUESTÃO NÚMERO 7
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: no excerto em (B), a expressão não retoma a tese ou ideia central do texto, pois não aborda a noção de “descentralização” ou divisão de atribuições entre os entes federados. Essa noção é observada nos excertos em (A), (C), (D) e (E).
QUESTÃO NÚMERO 8
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: o trecho original é este: “A crise do coronavírus acionou, em um primeiro momento, um sistema complexo e coordenado articulado em torno do Sistema Único de Saúde (SUS), que atrela os três entes federados, cabendo em linhas gerais à União […]”. Pela cadeia referencial do texto, a expressão “que” (um pronome relativo) refere-se ao antecedente nucleado por “sistema”, como corretamente afirmado em (I) e (III); a função sintática exercida pelo pronome “que” é a de sujeito (da forma verbal “atrela”), como corretamente afirmado em (II). Todas as afirmativas estão corretas, portanto.
QUESTÃO NÚMERO 9
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO: o termo “dos” não é um monossílabo tônico
QUESTÃO NÚMERO 10
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: (A) a expressão em destaque é de natureza adjetiva, não podendo ser sujeito; (B) a expressão em destaque é objeto direto de “prestarem”, não podendo haver concordância; (C) “prestarem” não pode ser um exemplo de infinitivo impessoal, pois há flexão (terceira pessoa do plural); (D) não se trata de um verbo transitivo indireto, pois “prestar” seleciona complemento direto (no sentido de “realizar uma ação por imposição legal; cumprir, fazer); resta-nos a alternativa (E): a subordinada adverbial é do tipo final (note a expressão “a fim de”) com núcleo verbal (predicado) do tipo infinitivo pessoal: “prestarem”.
QUESTÃO NÚMERO 11
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: (I) o emprego da vírgula para separar o objeto indireto “a esse fenômeno” somente se faz obrigatório se houver objeto indireto pleonástico (como em “A esse fenômeno, a doutrina confere-lhe o nome descentralização”); (II) a ordem canônica é S V OD OI; na oração em análise, a ordem é OI S V OD. A ordem direta seria “A doutrina confere o nome descentralização a esse fenômeno”. (III) não há discurso indireto, pois não há: 1. verbo declarativo seguido de subordinada substantiva objetiva direta; 2. manifestação de um enunciador que transmite uma declaração de outrem. Trata-se de uma frase declarativa simples. Assim, apenas a afirmativa em (II) está correta.
QUESTÃO NÚMERO 12
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO: na estrutura em análise, não há sujeito manifesto. O verbo “difere” está na terceira pessoa do singular (sem haver índice de indeterminação “se”). O referente pode ser recuperado (determinado) no parágrafo anterior. Assim, estamos diante de um sujeito determinado.
QUESTÃO NÚMERO 13
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: apenas em (I) temos a crase resultante (dependente) do fenômeno de regência nominal (o termo “pertencente”). Em (II) e (III), a crase depende da regência verbal: “liga-se a” e “limita-se a”. Assim, este é o caso nos exemplos abaixo, excetuando-se os exemplos II e III.
QUESTÃO NÚMERO 14
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: (II) a descentralização também pode ocorrer a Administração Direta.
QUESTÃO NÚMERO 15
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO: o recurso de coesão textual por retomada é denominado “anáfora”. Isso NÃO ocorre em (D), pois o termo em destaque não realiza retomada: trata-se apenas de um termo referencial único (autocentrado). Em (A), (B), (C) e (E), todas as expressões retomam referentes anteriores.
QUESTÃO NÚMERO 16
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: a passiva analítica é caracterizada pela estrutura AUXILIAR + PARTICÍPIO. Além disso, exige-se que haja um sujeito sintático do tipo paciente (antigo objeto direto da ativa), o qual desencadeará a concordância (no auxiliar e no particípio). Isso ocorre em (E): o mandato (que) é conferido a ele (lhe) pelo arcabouço jurídico legal. Por fim, temos a reversibilidade para a ativa: “O arcabouço jurídico legal confere o mandato”. Nas demais alternativas, o particípio exerce função de modificador nominal ou de predicativo.
Gabarito SES RS: Legislação do SUS e Governança e Gestão do SUS
QUESTÕES NÚMERO 17 a 44, 47 e 73 até 80 (Professora Natale Souza)
QUESTÃO NÚMERO 17.
Item I. Incorreto. O princípio correto prevê a igualdade da assistência à saúde, sem preconceitos ou privilégios de qualquer espécie
Item II. Incorreto. A integralidade de assistência, é entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema.
Item III. Correto. A Lei 8.080/90 prevê como princípio a descentralização político-administrativa, com direção única em cada esfera de governo:
- a) ênfase na descentralização dos serviços para os municípios;
- b) regionalização e hierarquização da rede de serviços de saúde
Gabarito extraoficial: C
QUESTÃO NÚMERO 18. As competências dos Estados em relação ao SUS, de acordo com a Lei 8.080/90, estão descritas no artigo 17.
As alternativas de A até D estão incorretas, todas consistem em atribuições da esfera nacional do SUS previstas no artigo 16 da Lei 8.080.
Gabarito extraoficial: E
QUESTÃO NÚMERO 19. As portas de entrada do SUS são quatro e encontram-se ao longo do artigo 9º do Decreto 7.508/11.
São Portas de Entrada às ações e aos serviços de saúde nas Redes de Atenção à Saúde os serviços:
I – de atenção primária;
II – de atenção de urgência e emergência;
III – de atenção psicossocial; e
IV – especiais de acesso aberto.
O parágrafo único desse artigo traz uma possibilidade dos entes federativos criarem uma outra porta de entrada. Porém a questão aborda como se fosse uma das portas de entrada já prevista.
Gabarito extraoficial: D
Questão passível de recurso: conforme o artigo 9º do Decreto 7.508/11, existem quatro portas de entrada para o Sistema de Saúde. Esse mesmo artigo, em seu parágrafo único, prevê a possibilidade dos entes federativos constituírem através de pactuação novas portas de entrada. Nota-se que o marco prevê uma possibilidade e não elenca mais uma porta de entrada.
QUESTÃO NÚMERO 20. Item I. Incorreto. As Comissões Intergestores pactuarão a organização e o funcionamento das ações e serviços de saúde integrados em redes de atenção à saúde.
Item II. Correto. De acordo com o artigo 36 do Decreto 7.508/11, a humanização do atendimento do usuário será fator determinante para o estabelecimento das metas de saúde previstas no Contrato Organizativo de Ação Pública de Saúde.
Item III. Incorreto. Tal sistema sequer existe.
Gabarito extraoficial: B
QUESTÃO NÚMERO 21. A questão apresenta uma elaboração interessante que permeia vários campos inerentes ao sistema único de saúde, porém está diretamente ligada à organização em redes, que se configuram como um elemento fundamental no uso racional dos produtos de saúde.
Gabarito extraoficial: D
QUESTÃO NÚMERO 22. Regiões de Saúde são espaços geográficos contínuos constituídos por um agrupamento de municípios limítrofes, delimitados a partir de identidades culturais, econômicas e sociais e de redes de comunicação e infraestrutura de transportes compartilhados, com a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde.
Nas Macrorregiões, estão inseridos hospitais de referência para as Regiões de Saúde que as compõem, com capacidade de atender os casos mais complexos e com tecnologias de maior custo.
As Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS) são instâncias administrativas da SES/RS responsáveis pelo planejamento, acompanhamento e gerenciamento das ações e serviços de saúde em determinado território, tendo por objetivo apoiar tecnicamente os sistemas locais e regionais de saúde.
Gabarito extraoficial: C
QUESTÃO NÚMERO 29. Item I. Incorreto. A capitação ponderada faz parte do novo financiamento da Atenção Básica, mas a definição que traz a assertiva está em desacordo com a Portaria 2.979 de 2019.
Item II. Incorreto. Embora o item também seja uma das formas de repasse do financiamento da Atenção Básica, afirmar que as equipes de saúde da família estão contempladas dentre as ações estratégicas consideradas, constitui um erro.
Item III. Correto. Está em conformidade com a portaria 2.979 de 2019.
Gabarito extraoficial: C
QUESTÃO NÚMERO 30. A alternativa A está incorreta. A CIB não tem caráter apenas consultivo, mas também funciona como um espaço de deliberação no tocante às regras da gestão compartilhada do SUS.
Gabarito extraoficial: A
QUESTÃO NÚMERO 31. Itens I e II. Corretos. A emenda constitucional nº 29 de 2000 modifica o artigo 198 da Constituição Federal de 1988, estabelecendo que uma Lei complementar, no caso a LC 141/12, estabeleceria os percentuais mínimos a serem aplicados em ações e serviços de saúde, estabelecendo assim, parâmetros para a mensuração da aplicação dos recursos por parte dos entes federativos.
Gabarito extraoficial: D
QUESTÃO NÚMERO 32. O conceito de equidade, embora não explícito na Constituição e na Lei Orgânica da Saúde tem sido frequentemente utilizado na área da saúde, principalmente no tocante às políticas de saúde.
Gabarito extraoficial: C
Obs.: questão passível de recurso. O conceito de igualdade não está sendo alterado para o conceito de equidade, e sim, conforme o conceito clássico da verdadeira igualdade, ou igualdade material, ou ainda, igualdade aristotélica, há uma crescente necessidade de tratar os desiguais na medida das suas desigualdades, para que possa ser alcançado uma igualdade de fato.
QUESTÃO NÚMERO 33. De acordo com o parágrafo único do artigo 12 do Decreto 7.508/11, as Comissões Intergestores pactuarão as regras de continuidade do acesso às ações e aos serviços de saúde na respectiva área de atuação.
Gabarito extraoficial: E
QUESTÃO NÚMERO 34. A Regionalização é uma diretriz do Sistema Único de Saúde e um eixo estruturante do Pacto de Gestão e deve orientar a descentralização das ações e serviços de saúde e os processos de negociação e pactuação entre os gestores. Os principais instrumentos de planejamento da Regionalização são o Plano Diretor de Regionalização (PDR), o Plano Diretor de Investimento (PDI) e a Programação Pactuada e Integrada da Atenção à Saúde (PPI).
Gabarito extraoficial: C
QUESTÃO NÚMERO 35. os Conselhos de Saúde são instâncias colegiadas e deliberativas do SUS em cada esfera de governo.
Gabarito extraoficial: D
QUESTÃO NÚMERO 36. Governança no setor público compreende, essencialmente, os mecanismos de liderança, estratégia e controle postos em prática para avaliar, direcionar e monitorar a atuação da gestão, com vistas à condução de políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade (BRASIL. Referencial Básico de Governança do Tribunal de Contas da União – TCU, versão 2, 2014).
Gabarito extraoficial: B
QUESTÃO NÚMERO 37. No âmbito da Estratégia de Saúde Digital, o ecossistema de inovação prevê como um dos seus eixos a Saúde baseada em Valor que tem como ação explorar modelos de valor em saúde.
Gabarito extraoficial: E
QUESTÃO NÚMERO 38. A prioridade denominada de Suporte à Melhoria da Atenção à Saúde prevê as seguintes ações:
- Oferecer suporte às Linhas de Cuidado
- Garantir o suporte às RAS (referência e contrarreferência)
- Oferecer suporte à gestão de Saúde Populacional
- Integração da Telessaúde e Serviços digitais ao fluxo assistencial.
Gabarito extraoficial: E
QUESTÃO NÚMERO 39. Somente a letra D está em desacordo com a política nacional de regulação. Disponibilidade financeira municipal para arcar com referenciamento não é um dos instrumentos empregados na regulação assistencial.
Gabarito extraoficial: D
QUESTÃO NÚMERO 40. A participação das mulheres na força de trabalho em saúde ascende a nada menos que 70%. Daí, alguns pesquisadores verem a saúde como um campo de emprego, essencialmente, feminino.
No tocante à escolaridade, os níveis são considerados altos, partindo das exigências legais de escolaridade para o preenchimento de vagas na área da saúde, que se refletem no significativo percentual de 62% da Força de Trabalho em Saúde de nível médio e elementar com 11 ou mais anos de escolaridade.
Não há dentre as características, uma graduação majoritariamente obtida em instituições públicas de ensino.
Gabarito extraoficial: C
QUESTÃO NÚMERO 41. A rede de atenção à Saúde, caracteriza-se pela formação de relações horizontais entre os pontos de atenção com o centro de comunicação na Atenção Primária à Saúde (APS), pela centralidade nas necessidades em saúde de uma população, pela responsabilização na atenção contínua e integral, pelo cuidado multiprofissional, pelo compartilhamento de objetivos e compromissos com os resultados sanitários e econômicos.
Gabarito extraoficial: D
QUESTÃO NÚMERO 42. Embora o Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), seja fundamental para o processo de tomada de decisão em diversas áreas, fornecendo inúmeros indicadores, no caso em análise, seus dados não forneceriam subsídios para a comparação necessária.
Gabarito extraoficial: A
QUESTÃO NÚMERO 43. Item I. Incorreto. O Brasil vive uma transição demográfica acelerada. A população brasileira, apesar de baixas taxas de fecundidade, vai continuar crescendo nas próximas décadas, como resultado dos padrões de fecundidade anteriores. Note que a taxa de fecundidade é considerada baixa e não alta conforme a assertiva.
Item II. Correto. No Brasil, vive-se uma transição nutricional que consiste na substituição de um padrão alimentar com base no consumo de cereais, feijões, raízes e tubérculos por uma alimentação mais rica em gorduras e açúcares, além da crescente ingestão de ingredientes químicos (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2008).
Gabarito extraoficial: B
QUESTÃO NÚMERO 44. O Sistema de Informações de Produtos – SIP é o instrumento regulamentado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS para envio de informações e acompanhamento da assistência prestada aos beneficiários dos planos privados de assistência à saúde.
Gabarito extraoficial: A
QUESTÃO NÚMERO 47. Universalidade é um dos princípios fundamentais do Sistema Único de Saúde (SUS) e determina que todos os cidadãos brasileiros, sem qualquer tipo de discriminação, têm direito ao acesso às ações e serviços de saúde.
Gabarito extraoficial: A
QUESTÃO NÚMERO 73. A universalidade prevê acesso a todos os níveis do sistema. Somente a Letra D constitui um dos princípios do SUS previstos no artigo 7º da Lei 8.080.
Gabarito extraoficial: D
QUESTÃO NÚMERO 74. Alternativa A. Incorreta. Na participação da inciativa privada na assistência à Saúde, deverão ser observadas as normas de direito público.
Alternativa B. Incorreta. As ações e serviços de saúde serão realizadas de forma descentralizada.
Alternativa C. Incorreta. As instituições privadas poderão participar de forma complementar do SUS.
Alternativa D. Incorreta. Não será permitida a destinação de subvenções e auxílios a instituições prestadoras de serviços de saúde com finalidade lucrativa.
Alternativa E. Incorreta. Lei 8.080/90 – Art. 23. É permitida a participação direta ou indireta, inclusive controle, de empresas ou de capital estrangeiro na assistência à saúde nos seguintes casos: (Redação dada pela Lei nº 13.097, de 2015)
I – doações de organismos internacionais vinculados à Organização das Nações Unidas, de entidades de cooperação técnica e de financiamento e empréstimos; (Incluído pela Lei nº 13.097, de 2015)
II – pessoas jurídicas destinadas a instalar, operacionalizar ou explorar: (Incluído pela Lei nº 13.097, de 2015)
- a) hospital geral, inclusive filantrópico, hospital especializado, policlínica, clínica geral e clínica especializada; e (Incluído pela Lei nº 13.097, de 2015)
- b) ações e pesquisas de planejamento familiar; (Incluído pela Lei nº 13.097, de 2015)
III – serviços de saúde mantidos, sem finalidade lucrativa, por empresas, para atendimento de seus empregados e dependentes, sem qualquer ônus para a seguridade social; e (Incluído pela Lei nº 13.097, de 2015)
IV – demais casos previstos em legislação específica.
Gabarito extraoficial – Não há. Cabe recurso, nenhuma das alternativas está correta de acordo com a Lei 8.080/90.
QUESTÃO NÚMERO 75. Conforme a Lei 8.142/90, o Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo.
Gabarito extraoficial: D
Obs.: a questão é passível de recurso pleiteando a anulação. Ela apresenta duas alternativas idênticas, o que prejudica substancialmente a análise por parte dos candidatos.
QUESTÃO NÚMERO 76. As despesas com ações e serviços de saúde constam no artigo 3º da Lei complementar 141/12. Porém, a banca requer o conhecimento do caput do artigo 2º desta Lei, que traz: Para fins de apuração da aplicação dos recursos mínimos estabelecidos nesta Lei Complementar, considerar-se-ão como despesas com ações e serviços públicos de saúde aquelas voltadas para a promoção, proteção e recuperação da saúde que atendam, simultaneamente, aos princípios estatuídos no art. 7o da Lei no 8.080, de 19 de setembro de 1990
Gabarito extraoficial: E
QUESTÃO NÚMERO 77. De acordo com o artigo 26 do Decreto 7.508/11, o Ministério da Saúde é o órgão competente para dispor sobre a RENAME e os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas em âmbito nacional, observadas as diretrizes pactuadas pela CIT.
Gabarito extraoficial: C
QUESTÃO NÚMERO 79. Conforme a Portaria de Consolidação das normas sobre Atenção Primária nº 01 de 2021:
Art. 71. Ficam estabelecidos os prazos para o envio das informações de produção da Atenção Primária à Saúde para o SISAB. (Origem: PRT SAPS/MS 4/2021, art. 1º, caput)
Art. 72. As Secretarias de Saúde devem realizar o envio dos dados de produção da Atenção Primária à Saúde até o décimo dia útil do mês subsequente à sua realização. (Origem: PRT SAPS/MS 4/2021, art. 2º, caput)
Gabarito extraoficial: B
QUESTÃO NÚMERO 80. Conforme o artigo 36 da Lei 8.080/90, o processo de planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS) será ascendente, do nível local até o federal, ouvidos seus órgãos deliberativos, compatibilizando-se as necessidades da política de saúde com a disponibilidade de recursos em planos de saúde dos Municípios, dos Estados, do Distrito Federal e da União.
Gabarito extraoficial: D
QUESTÃO NÚMERO 23 a 78 (professora Fernanda Feitosa)
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO: A mudança na demografia do RS nos últimos anos deve-se, basicamente, a dois fatores: a redução da taxa de fecundidade e o aumento da expectativa de vida ao nascer. O Coeficiente Geral de Natalidade (CGN), que é o número de nascidos vivos dividido pela população residente em determinado ano, tem decrescido no RS.
Pag: 28
QUESTÃO NÚMERO 24
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: Atividade física insuficiente no RS ocupa 14ª posição.
pag 76
QUESTÃO NÚMERO 25
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO:
Utilizando-se os dados da Carga Global de Doenças (Global Burden of Disease – GBD), entre os anos 1990 e 2016, percebe-se que no RS houve, em relação à:
Taxa de mortalidade padronizada por idade, diminuição;
Anos Potenciais de Vida Perdidos, ocorreu redução;
Anos Vividos com Incapacidade, ocorreu redução;
Anos de Vida Ajustados por Incapacidade, ocorreu redução;
pag 83
QUESTÃO NÚMERO 26
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: As internações SUS por transtornos mentais e comportamentais (TMC), incluindo os relacionados ao uso de álcool e outras drogas, no período de 2015 a 2019, foram 187.556, o que representa 5% do total de internações SUS registradas no Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH/SUS) no período.
1º As internações associadas a TMC devido ao uso de álcool e de outras substâncias psicoativas respondem por cerca de 46,09%;
2º Seguidas pelos transtornos afetivos de humor, com 30,94% dos registros;
3º Episódios de crise associados aos diagnósticos de esquizofrenia, transtornos esquizotípicos e delirantes representam o terceiro índice significativo: 15,26%.
3º Os demais transtornos juntos somam em torno de 7,71% dos registros,
Pag 96
QUESTÃO NÚMERO 27
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO: Figura 60. Cinco principais causas de mortalidade da população residente por grupo etário e capítulos do CID-10 (%), RS, 2018.
pag 102
QUESTÃO NÚMERO 28
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: Em relação à cobertura de ESF, 19 Regiões de Saúde apresentam proporção acima da média estadual (59%),
A/ Além disso, há diferenças expressivas entre os municípios quanto à cobertura de ESF;
B/ a maioria delas na Macrorregião de Saúde Norte e em municípios de pequeno porte;
C/ No total, os municípios do RS possuem 2.721 equipes de AB em suas diferentes modalidades.
D/ Envolve teto de gastos e precisa ser pactuada;
E/ A ESF hoje está presente em 478 municípios do RS4, com 2.124 equipes trabalhando nos territórios junto às famílias e comunidades, cobrindo 59% da população. Em 2019 ;
pag 106-113
QUESTÃO NÚMERO 45
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO:
pag 270
QUESTÃO NÚMERO 46
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: A Diretriz deste Plano “Fortalecer o SUS no Rio Grande do Sul considerando a saúde de forma ampla, com universalidade, equidade, integralidade, gratuidade, participação social e financiamento tripartite, de forma descentralizada e regionalizada, visando à promoção da saúde e à prevenção dos riscos a doenças”
OBJETIVO 1 – Promover saúde diretamente para o cidadão:
A/ Ampliar o número de famílias em situação de vulnerabilidade e risco social atendidas ao ano pelo Programa Primeira Infância Melhor (PIM) de 31.000 para 40.000.
B/ Desinstitucionalizar 100% dos usuários moradores do Hospital Psiquiátrico São Pedro — HPSP.
C/ Reduzir a falta de medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica e do Programa de Medicamentos Especiais do Estado para 5% do total de tratamentos solicitados e deferidos.
D/Reduzir o percentual de municípios com risco médio e alto de transmissão de doenças pelo Aedes aegypti de 32% para 26%.
E/ Implantar novo programa de incentivos hospitalares baseado em critérios técnicos e epidemiológicos. (pertence ao objetivo 4 – OBJETIVO 4 – Aprimorar os mecanismos de governança do SUS)
Mas o objetivo 1 possui 9 e não 5, projetos estratégicos com metas monitoráveis. PODENDO SER PASSÍVEL DE RECURSO A QUESTÃO.
Veja abaixo outros 5 projetos:
- Ampliar o percentual de solicitações digitais de tratamentos administrativos de medicamentos do componente especializado e da lista especial do Estado
- Ampliar o atendimento pré-hospitalar de urgência de 91% para 100% do Estado.
- Ampliar a cobertura vacinal da Campanha Nacional contra Influenza de 87% para 90%.
- Ampliar a cobertura vacinal de Tríplice Viral, dose única, em crianças de 1 ano de idade, de 89% para 95%.
- Implantar 7 Centros de Referência macrorregionais em Transtorno do Espectro Autista (TEA).
pag 273 a 280
QUESTÃO NÚMERO 56
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO:
Fonte: file:///C:/Users/User/Downloads/Diretrizes-Sociedade-Brasileira-de-Diabetes-2019-20201.pdf
pag 24 E 36
QUESTÃO NÚMERO 57
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO:
O aumento sustentado da PA é um gatilho para o desenvolvimento da hipertrofia da camada média da parede arterial, por promover alterações quantitativas e qualitativas de seus componentes (elastina, colágeno e células musculares lisas) que levam a adaptações mecânicas. Alguns exames complementares não invasivos são capazes de avaliar o impacto da PA sobre o vaso, analisando o dano vascular precoce, não apenas em populações de hipertensos, mas também em pré-hipertensos.
Fonte: http://departamentos.cardiol.br/sbc-dha/profissional/pdf/Diretriz-HAS-2020.pdf
Pag 532; 535 a 536; 540; 545.
QUESTÃO NÚMERO 58
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO:
Letra A/Art. 6º É vedada a remoção post mortem de tecidos, órgãos ou partes do corpo de pessoas não identificadas.
Lei nº 9.434, de 4 de fevereiro de 1997
Letra B/ Art. 7º Parágrafo único. No caso de morte sem assistência médica, de óbito em decorrência de causa mal definida ou de outras situações nas quais houver indicação de verificação da causa médica da morte, a remoção de tecidos, órgãos ou partes de cadáver para fins de transplante ou terapêutica somente poderá ser realizada após a autorização do patologista do serviço de verificação de óbito responsável pela investigação e citada em relatório de necropsia.
Lei nº 9.434, de 4 de fevereiro de 1997
Letra C/ Art. 8o Após a retirada de tecidos, órgãos e partes, o cadáver será imediatamente necropsiado, se verificada a hipótese do parágrafo único do art. 7o, e, em qualquer caso, condignamente recomposto para ser entregue, em seguida, aos parentes do morto ou seus responsáveis legais para sepultamento.
Lei nº 9.434, de 4 de fevereiro de 1997
Letra D/ Art. 13. É obrigatório, para todos os estabelecimentos de saúde notificar, às centrais de notificação, captação e distribuição de órgãos da unidade federada onde ocorrer, o diagnóstico de morte encefálica feito em pacientes por eles atendidos.
Letra E/ A emissão da Declaração de Óbito na instituição onde a morte encefálica foi constatada é o que torna oficial a morte do indivíduo, e só então o coloca na situação de doador-cadáver que permite a sua transferência para a instituição responsável pela retirada dos órgãos para transplante.
Fontes: http://www.cremesp.org.br/?siteAcao=Pareceres&dif=s&ficha=1&id=8972&tipo=PARECER&orgao
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Decreto/D9175.htm
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9434.htm
QUESTÃO NÚMERO 60
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO: Art. 28. O Sistema de Lista Única será constituído pelo conjunto de potenciais receptores brasileiros, natos ou naturalizados, ou estrangeiros residentes no país inscritos para recebimento de cada tipo de órgão, tecido, célula ou parte do corpo, e regulado por um conjunto de critérios específicos para a distribuição deles a estes potenciais receptores, assim constituindo o Cadastro Técnico Único – CTU.
Fonte: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2009/prt2600_21_10_2009.html
QUESTÃO NÚMERO 62
GABARITO PRELIMINAR: ????
COMENTÁRIO: Para esta professora, como não cita a fonte caberia recurso, todas são riscos, a única que não consta na literatura seria prurido, tornando a letra C errada e não correta, cito duas fones abaixo:
Fatores de risco para queda :
- a) Demográfico: crianças < 5anos e idosos > 65 anos.
- b) Psico-cognitivos: declínio cognitivo, depressão, ansiedade.
- c) Condições de saúde e presença de doenças crônicas: acidente vascular cerebral prévio; hipotensão postural; tontura; convulsão; síncope; dor intensa; baixo índice de massa corpórea anemia; insônia; incontinência ou urgência miccional; incontinência ou urgência para evacuação; artrite; osteoporose; alterações metabólicas (como, por exemplo, hipoglicemia).
- d) Funcionalidade: dificuldade no desenvolvimento das atividades da vida diária, necessidade de dispositivo de auxílio à marcha; fraqueza muscular e articulares; amputação de membros inferiores; e deformidades nos membros inferiores.
- e) Comprometimento sensorial: visão; audição; ou tato.
- f) Equilíbrio corporal: marcha alterada.
- g) Uso de medicamentos: Benzodiazepínicos; Antiarrítmicos; anti-histamínicos; antipsicóticos; antidepressivos; digoxina; diuréticos; laxativos; relaxantes musculares; vasodilatadores; hipoglicemiantes orais; insulina; e Polifarmácia (uso de 4 ou mais medicamentos).
- h) Obesidade severa.
- i) História prévia de queda.
Fonte:
QUESTÃO NÚMERO 78
GABARITO PRELIMINAR: não há resposta possível – Cabe recurso
COMENTÁRIO: Segue justificativa:
A Constituição Federal e a LC 141/2012, determinam, que os estados e o DF devem investir o mínimo de 12% de sua receita, enquanto os municípios devem aplicar pelo menos 15% na saúde pública. Já o Governo Federal aplica 15% da Recente Corrente Líquida, atualizada pela inflação acumulada no período desde 2017.
Art. 6o Os Estados e o Distrito Federal aplicarão, anualmente, em ações e serviços públicos de saúde, no mínimo, 12% (doze por cento) da arrecadação dos impostos a que se refere o art. 155 e dos recursos de que tratam o art. 157, a alínea “a” do inciso I e o inciso II do caput do art. 159, todos da Constituição Federal, deduzidas as parcelas que forem transferidas aos respectivos Municípios.
Fonte: https://www.prattein.com.br/home/images/stories/Saude/Lei_gastos_sade.pdf
Questões 48 a 70 (professora Fernanda Coelho)
Questão 48
Segundo Marquis e Huston (2015), os conceitos tratados na questão tem a seguinte definição:
Indiferença moral ocorre quando um indivíduo questiona por que a moralidade na prática é necessária
A incerteza moral ou conflito moral ocorre quando um indivíduo está inseguro quanto aos princípios ou valores morais aplicáveis, podendo inclusive tal incerteza envolver a natureza do problema moral
A angústia moral ocorre quando o indivíduo sabe a coisa certa a ser feita, mas impedimentos organizacionais dificultam a escolha do rumo correto de ação
O ultraje moral ocorre quando alguém testemunha um ato imoral de outra pessoa, mas se sente impotente para impedi-lo
As questões morais mais espinhosas são chamadas de dilemas morais ou éticos, que podem ser descritos como ser forçados a escolher entre duas ou mais alternativas indesejáveis
A sequência correta é: 5-2-1-3-4. Gabarito letra E
Questão 49
Segundo Marquis e Huston (2015), “um profissional de saúde exausto é um risco à saúde pública e à segurança do paciente. Ao mesmo tempo em que fazer horas extras não é eficiente nem efetivo a longo prazo, causa impacto mais devastador no que diz respeito às percepções que tem os funcionários de uma falta de controle, além do humor, da motivação e da produtividade. Enfermeiros obrigados a fazer mais horas de trabalho o fazem sob o estresse decorrente de tarefas concomitantes – relacionadas ao seu trabalho, à família, à própria saúde e à segurança dos pacientes. Sem dúvidas, horas extras obrigatórias devem ser o último recurso e não um procedimento funcional padronizado pelo fato de uma instituição não possuir funcionários em número suficiente”.
Gabarito letra C
Questão 50
- Competição: é usado quando uma das partes quer algo às custa da outra.
- Evitamento: Os envolvidos tem consciência do conflito, mas optam por não admiti-lo ou solucioná-lo
- Acomodação: Uma das partes deixa de lado suas crenças e deixa a outra vencer
- Amenização: Uma das partes tenta agradar a outra ou concentrar-se mais nas semelhanças que nas diferenças
- Meio termo/ barganha: Cada envolvido abre mão de algo que deseja
A sequência correta é: 4-5-2-3-1. Gabarito letra D
Questão 51
- Realizar e participar de atividades de ensino, pesquisa e extensão, respeitando legislação vigente – Trata-se de um direito, expresso no artigo 17.
- trata-se de um dever, expresso no artigo 58
- trata-se de um dever, artigo 57
- trata-se de uma proibição – artigo 98
- trata-se de uma proibição – artigo 99.
Gabarito letra A
Questão 52
(V ) O Processo de Enfermagem deve ser realizado, de modo deliberado e sistemático, em todos os ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem. Trata-se do Art 1º da Resolução Cofen 358/2009.
(V) Art. 3º O Processo de Enfermagem deve estar baseado num suporte teórico que oriente a coleta de dados, o estabelecimento de diagnósticos de enfermagem e o planejamento das ações ou intervenções de enfermagem;
(F) o processo de enfermagem fornece a base para a avaliação dos resultados de enfermagem alcançados. – Art. 3º
(F) Art. 6º A execução do Processo de Enfermagem deve ser registrada formalmente, envolvendo: a) um resumo dos dados coletados sobre a pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde e doença; b) os diagnósticos de enfermagem acerca das respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde e doença; c) as ações ou intervenções de enfermagem realizadas face aos diagnósticos de enfermagem identificados; d) os resultados alcançados como conseqüência das ações ou intervenções de enfermagem realizadas.
(V) Art 1º § 2º – quando realizado em instituições prestadoras de serviços ambulatoriais de saúde, domicílios, escolas, associações comunitárias, entre outros, o Processo de Saúde de Enfermagem corresponde ao usualmente denominado nesses ambientes como Consulta de Enfermagem
Sequência correta: V-V-F-F-V. Gabarito letra A
Questão 53
A questão pede a atividade que NÃO é privativa do enfermeiro
- consulta de enfermagem – privativa do enfermeiro
- prescrição de enfermagem – privativa do enfermeiro
- Execução do parto sem distócia – atribuição do enfermeiro como membro da equipe de saúde
- Consultoria, auditoria e emissão de parecer sobre matéria de enfermagem – privativa do enfermeiro
- Planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação dos serviços de assistência de enfermagem
Gabarito letra C
Questão 54 – retirada do artigo “Implicações da Sistematização da Assistência de Enfermagem na prática profissional brasileira” – por Santos, Sousa, Felix e Cavalcante (2021)
(V) Cumpre destacar que PE é o instrumento metológico que orienta o cuidado de forma processual por meio de suas cinco etapas inter-relacionadas, interdependentes e recorrentes, ou seja, coleta de dados, diagnósticos de enfermagem, planejamento, implementação e avaliação
(V )”A SAE não deve ser utilizada em sinônimo de Processo de Enfermagem, já que a ideia expressa pelo termo “pode não se adequar ao fenômeno, uma vez que sistematizar pode significar organizar, mas não necessariamente usando todas as etapas do método científico
(F) A SAE não deve ser compreendida sob prisma semelhante ao do PE, uma vez que não ocorre em etapas. Entretanto, deveria ser compreendida a partir de seus pilares, método, pessoal e instrumentos – grandes áreas de conhecimento que representam as bases até o momento conhecidas para a utilização da SAE, enquanto ferramenta necessária à organização do trabalho profisisonal. Deste modo, constitui-se ponto nevrálgico compreender as bases que dão sustentação a materialização à SAE, como se processa na prática a organização do trabalho profissional, bem como de que modo a SAE contribui enquanto ferramenta de gestão nos serviços de saúde.
Estão corretas as duas primeiras afirmativas. Gabarito letra D
Questão 55
Em unidades de internação hospitalar cujo perfil é majoritariamente de pacientes classificados como de cuidados intermediários, a proporção de pacientes por trabalhador de enfermagem, em um turno deverá ser de 1 profissional de enfermagem para 4 paciente.
“Art. 3º O referencial mínimo para o quadro de profissionais de enfermagem, para as 24 horas de cada unidade de internação (UI), considera o SCP, as horas de assistência de enfermagem, a distribuição percentual do total de profissionais de enfermagem e a proporção profissional/paciente. Para efeito de cálculo, devem ser consideradas:
III – Para efeito de cálculo devem ser consideradas: o SCP e a proporção profissional/paciente nos diferentes turnos de trabalho respeitando os percentuais descritos na letra “a” do item II:
1) cuidado mínimo: 1 profissional de enfermagem para 6 pacientes;
2) cuidado intermediário: 1 profissional de enfermagem para 4 pacientes;
3) cuidado de alta dependência: 1 profissional de enfermagem para 2,4;
4) cuidado semi-intensivo: 1 profissional de enfermagem para 2,4;
5) cuidado intensivo: 1 profissional de enfermagem para 1,33.
Gabarito letra B
Questão 59
Letra A: a comunicação passiva ocorre quando alguém sofre em silêncio mesmo quando nutre fortes sentimentos sobre a questão
Letra B: na comunicação agressiva, o comunicador muitas vezes consegue fazer com que os outros o obedeçam, por temerem desafiá-lo. O problema é que esse tipo de comunicação geralmente acaba criando inimigos e levando a relacionamentos instáveis.
Letra C: A comunicação passivo-agressiva geralmente envolve trocas verbais restritas (com comportamento não verbal incoerente) por parte de alguém que se sente seguro quanto a alguma circunstância. Na comunicação passivo-agressiva, a pessoa pode usar o sarcasmo ou reclamar pelas costas da outra pessoa.
Letra D: característica da comunicação agressiva
Letra E: característica da comunicação passiva.
Gabarito letra C
Questão 61
Educação permanente: aprendizagem que se desenvolve no trabalho, onde o aprender e o ensinar se incorporam ao cotidiano das organizações e do trabalho, baseando-se na aprendizagem significativa e na possibilidade de transformar as práticas dos trabalhadores da saúde. (Ministério da Saúde)
EduCação em serviço:
Para Silva et al (1989, p. 10): educação em serviço é um conjunto de práticas educacionais planejadas com a finalidade de ajudar o funcionário a atuar mais efetiva e eficazmente, para atingir diretamente os objetivos da instituição.
Educação continuada
Segundo Silva et al (1989, p. 9 e 10), a educação continuada deve ser entendida como conjunto de práticas educacionais planejadas no sentido de promover oportunidades de desenvolvimento do funcionário, com a finalidade de ajudá-lo a atuar mais efetivamente e eficazmente na sua vida institucional. … a educação continuada está voltada para melhorar ou atualizar a capacidade do indivíduo, em função das necessidades dele próprio e da instituição em que trabalha.
Sequência: 3-1-2. Gabarito letra C
Questão 64 (extraída do manual Medidas de Prevenção de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde, 2013)
(V) As taxas de pneumonia associada à ventilação mecânica podem variar de acordo com a população de pacientes e os métodos diagnósticos disponíveis. Mas vários estudos demonstram que a incidência desta infecção aumenta com a duração da ventilação mecânica e apontam taxas de ataque de aproximadamente 3% por dia durante os primeiros cinco dias de ventilação e depois 2% para cada dia subseqüente.
(F) Os agentes etiológicos responsáveis por essas ITU costumam, inicialmente, pertencer à microbiota do paciente. E, posteriormente, devido ao uso de antimicrobianos, seleção bacteriana, colonização local, fungos e aos cuidados do cateter, pode ocorrer a modificação da microbiota
(F) O cateter periférico instalado em situação de emergência com comprometimento da técnica asséptica deve ser trocado tão logo quanto possível.
(F) As principais indicações para o uso de CVC são: • Pacientes sem reais condições de acesso venoso por venóclise periférica. • Necessidade de monitorização hemodinâmica (medida de pressão venosa central). • Administração rápida de drogas, expansores de volume e hemoderivados em pacientes com instabilidade hemodinâmica instalada ou previsível. • Administração de drogas que necessitem infusão contínua. • Administração de soluções hipertônicas ou irritativas para veias periféricas. • Administração concomitante de drogas incompatíveis entre si (por meio de cateteres de múltiplos lúmens). • Administração de nutrição parenteral.
A sequência correta é V-F-F-F. Gabarito letra B
Questão 66
O calendário vacinal do adulto e do idoso preconiza as seguintes doses:
- Hepatite – Hepatite B (HB recombinante) => Iniciar ou completar 3 doses, de acordo com histórico vacinal – – 2ª dose 1 mês após 1ª dose, 3ª dose 6 meses após 1ª dose 2ª dose: 1 mês após 1ª. 3ª dose 4 meses após 1ª dose
Uma ressalva: a banca deveria ter especificado que se tratava da vacina contra hepatite B. Isso porque, embora não faça parte do calendário do adulto e do idoso, existe a vacina contra hepatite A.
- Febre amarela – Dose única Reforço, caso a pessoa tenha recebido uma dose da vacina antes de completar 5 (cinco ) anos de idade
- Dupla adulto – Difteria e Tétano – Iniciar ou completar 3 doses, de acordo com histórico vacinal Reforço A cada 10 anos. Em caso de ferimentos graves, deve-se reduzir este intervalo para 5 anos.
- Influenza – Dose anual
A sequência correta é 1-2-3-4. Gabarito letra A
Questão 67
Letra A: O M. tuberculosis é transmitido por via aérea, de uma pessoa com TB pulmonar ou laríngea, que elimina bacilos no ambiente (caso fonte), a outra pessoa, por exalação de aerossóis oriundos da tosse, fala ou espirro. O termo “bacilífero” refere-se a pessoas com TB pulmonar ou laríngea que tem baciloscopia positiva no escarro.
Letra B: As apresentações extrapulmonares da TB têm seus sinais e sintomas dependentes dos órgãos e/ou sistemas acometidos. Sua ocorrência aumenta entre pacientes com aids, especialmente entre aqueles com imunocomprometimento grave.
Letra C: No Brasil, a tuberculina usada é o PPD-RT 23, aplicada por via intradérmica no terço médio da face anterior do antebraço esquerdo, na dose de 0,1ml, que contém 2UT – unidades de tuberculina e guarda equivalência biológica com 5UT de PPD-S, utilizada em outros países.
Letra D: TB pulmonar primária – É mais comum em crianças e clinicamente apresenta-se, na maior parte das vezes, de forma insidiosa. O paciente apresenta-se irritadiço, com febre baixa, sudorese noturna, inapetência e o exame físico pode ser inexpressivo.
Letra E: Mediante confirmação de um caso de tuberculose, a unidade de saúde (pública ou privada) que identifica o caso é responsável por sua notificação. Outros serviços também podem notificar o caso, como os laboratórios. Cabe ressaltar que, por Portaria Ministerial, a tuberculose é uma doença de notificação compulsória.
Gabarito letra E
Questão 68
Doença infecciosa febril aguda, imunoprevenível, de evolução abrupta e gravidade variável, com elevada letalidade nas suas formas graves. A série histórica de casos humanos no Brasil apresenta um aspecto irregular, marcada por dois períodos distintos, com maior e menor frequência de registros de casos, que se intercalam ao longo do tempo. (fonte: Guia de Vigilância Epidemiológica, 2019)
Gabarito letra A
Questão 69
Letra A: a Portaria Ministerial 399 de 22 de fevereiro de 2006 divulga o Pacto Pela Saúde
Letra B: Considerando o risco, a vulnerabilidade e as especificidades sociais, o PNI define calendários de vacinação com orientações específicas para crianças, adolescentes, adultos, gestantes, idosos e indígenas.
Letra C: As vacinas recomendadas para as crianças têm por objetivo proteger esse grupo o mais precocemente possível, garantindo o esquema básico completo no primeiro ano de vida e os reforços e as demais vacinações nos anos posteriores. Exemplos: Vacina adsorvida difteria, tétano, pertussis (DTP) Reforço: Administrar 2 (dois) reforços, o primeiro aos 15 meses de idade e o segundo aos 4 (quatro) anos de idade. Vacina Poliomielite 1 e 3 (atenuada) – VOP Reforço: Administrar o primeiro reforço aos 15 meses e o segundo aos 4 (quatro) anos de idade
Letra D: A Portaria 1498/2013 foi revogada pela PORTARIA Nº 1.533, DE 18 DE AGOSTO DE 2016, que Redefine o Calendário Nacional de Vacinação, o Calendário Nacional de Vacinação dos Povos Indígenas e as Campanhas Nacionais de Vacinação, no âmbito do Programa Nacional de Imunizações (PNI), em todo o território nacional.
A Banca provavelmente puxou a questão do Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação, onde se lê “Os calendários de vacinação estão regulamentados pela Portaria ministerial nº 1.498, de 19 de julho de 2013, no âmbito do Programa Nacional de Imunizações (PNI), em todo o território nacional, sendo atualizados sistematicamente por meio de informes e notas técnicas pela CGPNI”. Todavia, a Portaria foi revogada em 2016.
A questão deve ser anulada
Letra E: . Nas unidades de saúde, os calendários e os esquemas vacinais para cada grupo-alvo devem estar disponíveis para consulta e afixados em local visível.
Questão 70
(F) Na liderança autocrática, o líder é voltado para as tarefas e não há participação dos liderados no processo decisório
(F) “Na prática, a maior parte dos líderes recorre quer a estilos orientados para as tarefas, quer a estilos orientados para as pessoas” (artigo do portal RHportal, escrito por Felipe Jesus)
(V) Estilo comportamental então, nada mais 6 do que aquilo que se pode observar do comportamento de uma pessoa, sua própria maneira de ser — sua personalidade aparente (CARACTERISTICAS COMPORTAMENTAIS E VARIÁVEIS ORGANIZACIONAIS: UM ESTUDO BRASILEIRO. * por Cecilia Whitaker Bergamini.)
(F) Para deixar de ser líder, basta que as pessoas deixem de segui-lo. Por isso a liderança é mais dinâmica que a administração. Líderes dirigem seguidores interessados (Marquis e Huston, 2015)
(F) Conhecer a si mesmo consiste no primeiro passo para poder conhecer o outro e trabalhar em equipe, pois o autoconhecimento disponibiliza ao líder a oportunidade de reconhecer seus pontos fortes e aprimorá-los, bem como identificar as fragilidades e ir em busca da superação.
Observação: A segunda afirmativa aponta para a liderança contingencial de Fiedler. “Após os seus estudos, Fidler convenceu-se da impossibilidade de o indivíduo ser ao mesmo tempo voltado para as tarefas e voltado para as relações. O indivíduo em posição de liderança sente-se mais confortável, sincero e eficaz praticando comportamento de liderança coerente com sua própria personalidade básica. Assim, o aspecto mais importante da liderança é combinar o estilo e a personalidade do líder com a situação em que seu desempenho será melhor”.
Esta afirmativa aparece verdadeira ou falsa, conforme a referência pesquisada.
O artigo “A LIDERANÇA NO CONTEXTO DAS RELAÇÕES HUMANAS NO ÂMBITO DAS ORGANIZAÇÕES” escrito por Oliveira et al e publicado pelo Centro Universitário de Franca afirma: “Na prática, a maior parte dos líderes recorre a estilos orientados para as tarefas, ou seja, estilos orientados para pessoas.”
Gabarito SES RS: Direito Público
DIREITO ADMINISTRATIVO – Prof. Diogo Surdi
Questão 71-Letra D.
Apenas a Letra D está correta, retratando um dos direitos e deveres individuais e coletivos estabelecidos no texto da Constituição Federal.
Art. 5º, XI – a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial;
Questão 85-Letra A.
Item I: Certo. Estabelece o §3º do artigo 1º que “O mero exercício da função ou desempenho de competências públicas, sem comprovação de ato doloso com fim ilícito, afasta a responsabilidade por ato de improbidade administrativa”.
Item II: Certo. O item está em perfeita sintonia com as disposições do artigo 3º da LIA, com a seguinte redação:
Art. 3º As disposições desta Lei são aplicáveis, no que couber, àquele que, mesmo não sendo agente público, induza ou concorra dolosamente para a prática do ato de improbidade.
Item III: Errado. Apenas será considerado ato de improbidade quando o agente “negar publicidade aos atos oficiais, exceto em razão de sua imprescindibilidade para a segurança da sociedade e do Estado ou de outras hipóteses instituídas em lei”.
Item IV: Certo. O artigo 13 determina que “A posse e o exercício de agente público ficam condicionados à apresentação de declaração de imposto de renda e proventos de qualquer natureza, que tenha sido apresentada à Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil, a fim de ser arquivada no serviço de pessoal competente”.
Questão 86-Letra B.
Item I: Certo. O artigo 14 estabelece que “Qualquer pessoa poderá representar à autoridade administrativa competente para que seja instaurada investigação destinada a apurar a prática de ato de improbidade”.
Item II: Certo. A mencionada conduta constitui crime, conforme informado pelo item.
Art. 19. Constitui crime a representação por ato de improbidade contra agente público ou terceiro beneficiário, quando o autor da denúncia o sabe inocente.
Pena: detenção de seis a dez meses e multa.
Item III: Certo. Estabelece o artigo 20 que “A perda da função pública e a suspensão dos direitos políticos só se efetivam com o trânsito em julgado da sentença condenatória”.
Item IV: Errado. O afastamento, quando ocorrer, não implica na perda da remuneração por parte do agente público.
Art. 20, § 1º A autoridade judicial competente poderá determinar o afastamento do agente público do exercício do cargo, do emprego ou da função, sem prejuízo da remuneração, quando a medida for necessária à instrução processual ou para evitar a iminente prática de novos ilícitos.
Questão 88-Letra A.
Item I: Certo. Estabelece o inciso VII do artigo 4º que “aberta a sessão, os interessados ou seus representantes, apresentarão declaração dando ciência de que cumprem plenamente os requisitos de habilitação e entregarão os envelopes contendo a indicação do objeto e do preço oferecidos, procedendo-se à sua imediata abertura e à verificação da conformidade das propostas com os requisitos estabelecidos no instrumento convocatório”.
Item II: Errado. No pregão, não há que se falar na exigência de garantia de proposta. Além disso, a modalidade apenas pode ser utilizada para a aquisição de bens e serviços comuns.
Item III: Errado. O prazo de validade das propostas será de 60 dias, exceto se outro não estiver fixado no edital.
Item IV: Errado. A não celebração do contrato dentro do prazo de validade da proposta implica em severas sanções ao particular.
Art. 7º Quem, convocado dentro do prazo de validade da sua proposta, não celebrar o contrato, deixar de entregar ou apresentar documentação falsa exigida para o certame, ensejar o retardamento da execução de seu objeto, não mantiver a proposta, falhar ou fraudar na execução do contrato, comportar-se de modo inidôneo ou cometer fraude fiscal, ficará impedido de licitar e contratar com a União, Estados, Distrito Federal ou Municípios e, será descredenciado no Sicaf, ou nos sistemas de cadastramento de fornecedores a que se refere o inciso XIV do art. 4o desta Lei, pelo prazo de até 5 (cinco) anos, sem prejuízo das multas previstas em edital e no contrato e das demais cominações legais.
Gabarito SES RS: Conhecimentos Específicos
DIREITO CONSTITUCIONAL – Prof. Diogo Surdi
Questão 72
Gabarito Preliminar B
Apenas a Letra B retrata direitos sociais expressos no texto da Constituição Federal, conforme previsão do artigo 6º:
Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.
Questão 81
Gabarito preliminar E
Item I: Errado. Os direitos e garantias mencionados pelo item são assegurados aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no país.
Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes (…)
Item II: Errado. O que o texto constitucional estabelece é que “é plena a liberdade de associação para fins lícitos, vedada a de caráter paramilitar”.
Item III: Certo. O item está de acordo com o artigo 5º, XLII, da Constituição Federal.
Art. 5º, XLII – a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei;
Item IV: Certo. Assim como afirmado, estabelece o inciso XXV do artigo 5º que “no caso de iminente perigo público, a autoridade competente poderá usar de propriedade particular, assegurada ao proprietário indenização ulterior, se houver dano”.
Questão 82
Gabarito Preliminar B
Item I: Errado. A competência da União para explorar os serviços e instalações de energia elétrica e o aproveitamento energético dos cursos de água poderá ocorrer de forma direta ou mediante
autorização, concessão ou permissão. Além disso, a atividade será realizada em articulação com os Estados onde se situam os potenciais hidroenergéticos.
Art. 21. Compete à União:
XII – explorar, diretamente ou mediante autorização, concessão ou permissão:
b) os serviços e instalações de energia elétrica e o aproveitamento energético dos cursos de água, em articulação com os Estados onde se situam os potenciais hidroenergéticos;
Item II: Certo. Aqui, estamos diante de uma competência comum, que deve ser exercida por todos os entes federativos.
Art. 23. É competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios:
II – cuidar da saúde e assistência pública, da proteção e garantia das pessoas portadoras de deficiência;
Item III: Errado. Explorar os serviços e instalações nucleares de qualquer natureza e exercer monopólio estatal sobre a pesquisa, a lavra, o enriquecimento e reprocessamento, a industrialização e o comércio de minérios nucleares e seus derivados, é competência exclusiva da União.
Item IV: Certo. Legislar sobre seguridade social é competência privativa da União.
Art. 22. Compete privativamente à União legislar sobre:
XXIII – seguridade social;
Questão 83
Gabarito Preliminar E
Item I: Errado. Estabelece o Parágrafo Único do artigo 75 que “As Constituições estaduais disporão sobre os Tribunais de Contas respectivos, que serão integrados por sete Conselheiros”.
Item II: Errado. Temos aqui duas competências que podem ser exercidas pelo Chefe do Poder Legislativo por meio da edição de decretos autônomos.
Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da República:
VI – dispor, mediante decreto, sobre:
a) organização e funcionamento da administração federal, quando não implicar aumento de despesa nem criação ou extinção de órgãos públicos;
b) extinção de funções ou cargos públicos, quando vagos;
Ainda que a questão possa dar margem em sentido contrário, o princípio que fundamenta a possibilidade de exercício das competências pelos demais Chefes do Executivo é o da simetria (e não
isonomia) constitucional.
Item III: Certo. O item está em perfeita sintonia com as disposições do artigo 150, I, da Constituição Federal.
Art. 150. Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:
I – exigir ou aumentar tributo sem lei que o estabeleça;
Item IV: Certo. Colaborar na proteção do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho, é, nos termos da Constituição Federal, atribuição do sistema único de saúde.
Art. 200. Ao sistema único de saúde compete, além de outras atribuições, nos termos da lei:
VIII – colaborar na proteção do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho.
LEGISLAÇÃO – Prof. Diogo Surdi
Questão 84
Gabarito Preliminar A
Item I: Certo. De acordo com o § 1º do artigo 4º, temos a previsão de que “Os cargos em comissão, de livre nomeação e exoneração, não serão organizados em carreira”.
Item II: Certo. O item está de acordo com o Parágrafo Único do artigo 5º da norma complementar estadual, de seguinte teor:
Art. 5º, Parágrafo único – Poderão ser criados cargos isolados quando o número não comportar a organização em carreira.
Item III: Errado. As formas de provimento são as expressas no artigo 10 da norma estadual.
Art. 10 – São formas de provimento de cargo público:
I – nomeação;
II – readaptação;
III – reintegração;
IV – reversão;
V – aproveitamento;
VI – recondução.
Item IV: Errado. Estabelece o artigo 44 que a “Reversão é o retorno à atividade do servidor aposentado por invalidez, quando verificada, por junta médica oficial, a insubsistência dos motivos determinantes da aposentadoria”.
LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL (LRF) – Prof. Vinicius Oliveira Ribeiro
Questão 87
Gabarito Preliminar B
Item I: Certo. A definição de transferência voluntária está correta, conforme o caput do artigo 25 da LRF.
Item II: Certo. As exigências citadas estão consignadas no § 1º do art. 25 da LRF.
Item III: Certo. A vedação está prevista no § 2º do art. 25 da LRF.
Item IV: Errado. As ações de educação, saúde e assistência social são exceção, conforme o § 3º do art. 25 da LRF.
LEI DE LICITAÇÕES – Prof. Gustavo Scatolino
Questão 89
Gabarito Preliminar D
I – Errado.
Art. 3º Não se subordinam ao regime desta Lei:
I – contratos que tenham por objeto operação de crédito, interno ou externo, e gestão de dívida pública, incluídas as contratações de agente financeiro e a concessão de garantia relacionadas a esses contratos;
II – ERRADA
Art. 14. Não poderão disputar licitação ou participar da execução de contrato, direta ou indiretamente:
I – autor do anteprojeto, do projeto básico ou do projeto executivo, pessoa física ou jurídica, quando a licitação versar sobre obra, serviços ou fornecimento de bens a ele relacionados;
III – CERTA
IV – CERTA
Art. 33. O julgamento das propostas será realizado de acordo com os seguintes critérios:
I – menor preço;
II – maior desconto;
III – melhor técnica ou conteúdo artístico;
IV – técnica e preço;
V – maior lance, no caso de leilão;
VI – maior retorno econômico
Questão 90
Gabarito Preliminar A
I – ERRADA. É inexigível quando for inviável a competição.
II – CERTA
Art. 74. É inexigível a licitação quando inviável a competição, em especial nos casos de:
V – aquisição ou locação de imóvel cujas características de instalações e de localização tornem necessária sua escolha.
III – CERTA.
ART. 75
m) aquisição de medicamentos destinados exclusivamente ao tratamento de doenças raras definidas pelo Ministério da Saúde;
IV – ERRADA
ART. 74 – É DISPENSÁVEL
XII – para contratação em que houver transferência de tecnologia de produtos estratégicos para o Sistema Único de Saúde (SUS), conforme elencados em ato da direção nacional do SUS, inclusive por ocasião da aquisição desses produtos durante as etapas de absorção tecnológica, e em valores compatíveis com aqueles definidos no instrumento firmado para a transferência de tecnologia;
LEGISLAÇÃO – Prof. Diogo Surdi
Questão 91
Gabarito Preliminar E
Item I: Certo. Estabelece o artigo 12 que “A capacidade, para fins de processo administrativo estadual, observará os termos da legislação civil”.
Item II: Errado. Diferente do que afirmado, estabelece o §2º do artigo 16 que “O ato de delegação é revogável a qualquer tempo pela autoridade delegante”.
Item III: Errado. A decisão de recursos administrativos está dentre as matérias que não podem ser objeto de delegação.
Art. 15 . Não podem ser objeto de delegação:
II – a decisão de recursos administrativos;
Item IV: Certo. A questão está de acordo com as disposições do artigo 63 da norma estadual, de seguinte redação:
Art. 63. A Administração deve anular seus próprios atos, quando eivados de vício de legalidade, e pode revogá-los por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos
Questão 92
Gabarito Preliminar B
Item I: Certo. O artigo 69 determina que “O direito de a Administração apreciar as prestações de contas decai em 5 (cinco) anos, contados do transcurso de 6 (seis) meses após a entrega das contas pelo interessado ou do término do período estabelecido para sua apuração, quando houver”.
Item II: Certo. O item está de acordo com as disposições do artigo 70, de seguinte redação:
Art. 70. O direito ao ajuizamento de execução ou ação de cobrança prescreve em 5 (cinco) anos, contados da definitiva constituição e liquidação do crédito oriundo das prestações de contas.
Item III: Certo. O artigo 85 estabelece que “Salvo motivo de força maior devidamente comprovado, os prazos processuais não se suspendem”.
Item IV: Errado. Diferente do que afirmado, o artigo 86 determina que “As sanções, a serem aplicadas por autoridade competente, terão natureza pecuniária ou consistirão em obrigação de fazer ou de não fazer, assegurado sempre o direito de defesa”.
Questão 93
Gabarito Preliminar B
Item I: Errado. Os dados pessoais são sim assegurados a todas as pessoas naturais.
Item II: Certo. Aqui, temos uma das situações em que a Lei 13.079/2018 não é aplicada.
Art. 4º Esta Lei não se aplica ao tratamento de dados pessoais:
II – realizado para fins exclusivamente:
a) jornalístico e artísticos; ou
Item III: Errado. Nesta situação, diferente do que afirmado, a lei não será aplicada.
Art. 4º Esta Lei não se aplica ao tratamento de dados pessoais:
III – realizado para fins exclusivos de:
c) segurança do Estado;
Item IV: Certo. O item está correto, nos termos do artigo 6º da norma em questão.
Art. 6º As atividades de tratamento de dados pessoais deverão observar a boa-fé e os seguintes princípios:
IV – livre acesso: garantia, aos titulares, de consulta facilitada e gratuita sobre a forma e a duração do tratamento, bem como sobre a integralidade de seus dados pessoais;
Questão 94
Gabarito Preliminar A
Item I: Correto. Estabelece o artigo 47 que “É instituído o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir) como forma de organização e de articulação voltadas à implementação do conjunto de políticas e serviços destinados a superar as desigualdades étnicas existentes no País, prestados pelo poder público federal”.
Item II: Errado. Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderão participar do Sinapir mediante adesão.
Item III: Errado. Conforme verificado no item anterior, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderão participar do Sinapir mediante adesão.
Item IV: Errado. A participação popular não é vedada. Em sentido contrário, o § 2º do artigo 47 estabelece que “O poder público federal incentivará a sociedade e a iniciativa privada a participar do Sinapir”.
Gabarito SES RS Informática (prof. Fabrício Melo)
Questão 95
Gabarito Preliminar A
1- Desfazer
2- Refazer
3- Imprimir
4- Verificação Ortográfica e Gramatical
5- Pintar Formatação
6- Zoom
Veja na imagem abaixo:
Questão 96
Gabarito Preliminar C
No Menu Inserir é possível inserir uma TABELA e não COLUNAS.
Para fazer a inserção de colunas, o usuário, após inserir uma TABELA, poderá clicar com o botão direito do mouse sobre uma célula da Tabela e escolher a opção de inserção de colunas.
Confira o passo a passo:
Questão 97
Gabarito Preliminar B
=B4/B$1
Para achar o percentual o usuário deverá dividir o total de pessoas pela população estimada, porém, ao copiar a fórmula para as células abaixo, será necessário travar a linha 1 da célula B1 para ela não se deslocar. Por isso foi necessário o uso do “$” cifrão antes da linha 1.
C 4 =B4/B$1
C5 B5/B$1
C6 B6/B$1
Questão 98
Gabarito Preliminar E
EM D4 =(B1-B4)*2 Como os não vacinados desse campo não tomaram nenhuma dose, será necessário subtrair a quantidade estimada da população pela quantidade de vacinados da 1º dose e multiplicar por 2, pois eles também não tomaram a segunda dose.
Em D5 B1-B5 Basta subtrair a quantidade estimada da população pela quantidade de vacinados da segunda dose/dose única.
Questão 99
Gabarito Preliminar A
A) ALT+TAB = Alternar entre aplicativo
B) WINDOWS+CTRL+D = Criar uma nova área de trabalho
C) WINDOWS+CTRL+Seta do cursor para a esquerda direita = Navegar entre áreas
DE TRABALHO.
D) WINDOWS+CTRL+F4 = Fechar área de trabalho atual.
E) –//–
Questão 100
Gabarito Preliminar B
O One Drive é multiplataforma, pode ser acessado de qualquer sistema operacional em qualquer navegador.
Gabarito prova Técnico de Enfermagem
Para auxiliar os candidatos, o Gran Cursos Online disponibilizará o gabarito extraoficial das questões da prova para o cargo de Técnico de Enfermagem comentadas por nossos professores especialistas.
Este conteúdo será atualizado de acordo com o recebimento dos comentários. Confira:
- Língua Portuguesa
- Governança e Gestão do SUS
- Legislação do SUS
- Direito Público
- Informática
- Conhecimentos Específicos
Gabarito SES RS: Língua Portuguesa (professor Bruno Pilastre)
QUESTÃO NÚMERO 1
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: a questão pode ser resolvida pelo preenchimento das lacunas nas linhas 10 e 20: à medida que melhoram as condições econômicas (equivalendo a “à proporção que”); e analisam as condições de saúde (o verbo é transitivo direto, por isso a crase não se aplica). Assim, a alternativa (E) está correta.
QUESTÃO NÚMERO 2
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: a primeira afirmativa é falsa, pois a autora não apresenta especificamente “dois estudos”, mas duas hipóteses gerais (uma predominante na década de 1970 e outra, postulada a partir de 1985); o segundo parágrafo não apresenta estudos que levam em consideração atributos individuais, mas questões relacionadas a diferenças raciais, étnicas e de gênero (e condições de saúde) e estudos que destacavam os efeitos da desigualdade interna aos países, estados ou cidades; por fim, a última afirmativa é verdadeira. A sequência será, então, a proposta em (E).
QUESTÃO NÚMERO 3
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO: (I) a proposta de separação da expressão “até meados de 1970” por vírgulas é correta; (II) inserção da vírgula depois de “semelhante” separaria o sujeito de seu predicado; (III) a vírgula não pode ser suprimida, pois há separação de termo intercalado. Assim, apenas a afirmativa em (I) está correta.
QUESTÃO NÚMERO 4
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: a oração em destaque exerce a função de objeto direto (da expressão “passaram a admitir”).
QUESTÃO NÚMERO 5
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: a palavra “socioeconômicas” é formada por composição (raízes sócio + econômico); a palavra “decrescer” é formada por derivação PREFIXAL; a palavra “sistematicamente” é formada por derivação SUFIXAL. Assim, a sequência correta é V – F – F.
QUESTÃO NÚMERO 6
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: para justificar a exclusão das alternativas incorretas, mostrarei as palavras que NÃO são adjetivos no texto em análise: (A) saúde (substantivo); (C) mortalidade (substantivo); (D) renda (substantivo); (E) ocupação (substantivo). Apenas em (B) temos a alternativa em que todos os vocábulos são classificados como adjetivos.
QUESTÃO NÚMERO 7
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: três palavras seriam modificadas: a1 condição socioeconômica2, aferida3.
COMENTÁRIO APÓS PUBLICAÇÃO DO GABARITO PRELIMINAR: a resposta correta é (C), pois a forma verbal “melhoram” também deve ser flexionada para o singular.
QUESTÃO NÚMERO 8
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO: a única afirmativa incorreta está em (D): na verdade, a palavra “as” deixa implícito CONDIÇÕES DE SAÚDE (linha 46).
QUESTÃO NÚMERO 9
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO: “mal” é antônimo de “bem”, o que está adequado ao trecho (eu bem podia entender) – trata-se, então, de um advérbio; o romance era intitulado Esaú e Jacó; a locução adverbial é “Às vezes”. Sequência correta: mal – intitulado – Às vezes.
QUESTÃO NÚMERO 10
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO: o narrador não se refere “em tom queixoso” aos problemas de saúde de sua companheira; Machado não apresenta problemas de criatividade; Hermenegildo não é poeta ou co-autor.
QUESTÃO NÚMERO 11
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: a palavra “textos” possui o mesmo número de letras e fonemas (6); a palavra “garranchos” possui 10 letras e 8 fonemas; a palavra “Hermenegildo” possui mais letras do que fonemas. A sequência final é, então: F – V – F.
QUESTÃO NÚMERO 12
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: (I) a substituição correta seria “pois” por “porque” (escrito junto); (II) o “mas” é adversativo, não sendo possível a substituição por “portanto” (conclusivo); (III) as expressões “De fato” e “Com efeito” são intercambiáveis.
QUESTÃO NÚMERO 13
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: no contexto, as regências adequadas são “mexer em” e “entregar algo a/para alguém”. Assim, o registro adequado está em (B): mexer em que (mexer nos garranchos) e “entregar que para o Ministério” (o “que” é o objeto direto: garranchos).
QUESTÃO NÚMERO 14
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO: o termo “volume” pode ser sinônimo de “tomo”; “apor” tem como sinônimo “ajuntar” (aplicar, justapor, pôr junto ou sobre; aplicar ou dar assinatura a documento); e “serviços” é sinônimo de “préstimos”. Alternativa (A), portanto.
QUESTÃO NÚMERO 15
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: os verbos do primeiro parágrafo (vinha; se tornava; agravava; tornava; ousava; passava; arrumava) estão predominantemente no pretérito imperfeito do indicativo; o verbo da subordinada está no presente do subjuntivo (note que não se trata de um comando, não sendo, portanto, imperativo); a forma verbal “precisar” pode ser analisada como “futuro do subjuntivo”, pois a oração exprime uma ocorrência futura possível e há conjunção temporal (“Quando”). Considerando que o texto é moderno (uma obra de Álvaro Cardoso Gomes, publicada em 2014), é provável que a flexão adotada seja a de terceira pessoa do singular (ele precisar), conjugação típica para a segunda pessoa do discurso do português brasileiro contemporâneo. Se o autor optasse por registrar a norma, a forma flexionada deveria ser na segunda pessoa do singular: quando precisares. Feitas essas considerações, a sequência correta está apontada em (E): V – F – V.
QUESTÃO NÚMERO 16
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO: o texto 1 é predominantemente expositivo/informativo e o texto 2 tem caráter narrativo/ficcional.
Gabarito SES RS: Governança e Gestão do SUS
Legislação do SUS; Políticas de Saúde – Profa. Natale Souza (questões de 20 a 41)
QUESTÃO 20
Comentários: O Decreto 7.508/11, regulamenta a Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, para dispor sobre a organização do Sistema Único de Saúde – SUS, o planejamento da saúde, a assistência à saúde e a articulação interfederativa, e dá outras providências.
Gabarito extraoficial: B
QUESTÃO 21
Comentários: Conforme o artigo 5º do Decreto 7.508/11, para ser instituída, a Região de Saúde deve conter, no mínimo, ações e serviços de:
I – atenção primária; II – urgência e emergência; III – atenção psicossocial; IV – atenção ambulatorial especializada e hospitalar; e V – vigilância em saúde.
Logo, todos os itens que a questão apresenta devem ser contemplados.
Gabarito extraoficial: E
QUESTÃO 22
Comentários: Alternativa A. Incorreta. A Programação Anual de Saúde (PAS) é o instrumento que operacionaliza as intenções expressas no Plano de Saúde e tem por objetivo anualizar as metas do Plano de Saúde e prever a alocação dos recursos orçamentários a serem executados.
Alternativa B. Incorreta. Quem operacionaliza as intenções do Plano de Saúde é a PAS.
Alternativa C. Incorreta. A assertiva apresenta o papel do relatório de Gestão.
Alternativa D. Incorreta. O planejamento em Saúde será ascendente, do nível local até o Federal.
Gabarito extraoficial: E
QUESTÃO 25
Comentários: Conforme o artigo 33 do Decreto 7.508/11, o acordo de colaboração entre os entes federativos para a organização da rede interfederativa de atenção à saúde será firmado por meio de Contrato Organizativo da Ação Pública da Saúde.
Gabarito extraoficial: B
QUESTÃO 26
Comentários: Conforme o Decreto 7.508/11, as Comissões Intergestores pactuarão os aspectos operacionais, financeiros e administrativos da gestão compartilhada do SUS, de acordo com a definição da política de saúde dos entes federativos, consubstanciada nos seus planos de saúde, aprovados pelos respectivos conselhos de saúde. No âmbito dos Estados, temos a comissão intergestora bipartite (CIB).
Gabarito extraoficial: C
QUESTÃO 27
Comentários: uma questão similar à questão 22 dessa mesma prova. A alternativa E está incorreta, por inverter a hierarquia, começando com programação. O correto é Plano, Programação e Relatório.
Gabarito extraoficial: E
QUESTÃO 28
Comentários: Item II. Incorreto. O cálculo do incentivo financeiro do pagamento por desempenho será efetuado considerando os resultados de indicadores alcançados pelas equipes credenciadas e cadastradas no SCNES.
Item III. Incorreto. O cálculo para a definição dos recursos financeiros para incentivo para ações estratégicas deverá considerar: I – as especificidades e prioridades em saúde; II – os aspectos estruturais das equipes; e III – a produção em ações estratégicas em saúde.
Gabarito extraoficial: A
QUESTÃO 29
Comentários: Item I. Correto. Está de acordo com o artigo 17 da Lei 8.080/90.
Item II. Correto. Também está de acordo com o artigo 17 da Lei 8.080/90, inciso II.
Item III. Correto. De acordo com o artigo 17 da Lei 8.080/90, inciso IV, alínea d.
Gabarito extraoficial: E
QUESTÃO 30
Comentários: O Decreto 7.508/11 define que o são portas de entrada em seu artigo 2º. Note que a questão não enfatiza diretamente o conceito presente no artigo, porém, ela elabora o que traz o artigo 8º do Decreto: O acesso universal, igualitário e ordenado às ações e serviços de saúde se inicia pelas Portas de Entrada do SUS e se completa na rede regionalizada e hierarquizada, de acordo com a complexidade do serviço.
Gabarito extraoficial: E
QUESTÃO 31
Comentários: A RNDS estabelece como objetivo: “promover a troca de informações entre os pontos da Rede de Atenção à Saúde (RAS), permitindo a transição e continuidade do cuidado nos setores público e privado” (BRASIL, [2020]).
Gabarito extraoficial: A
QUESTÃO 32
Comentários: A Lei 8.142/90 prevê as duas instâncias colegiadas do SUS, sendo o Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo.
Observe que independente do âmbito de gestão, os conselhos e conferências terão as mesmas definições e características.
Gabarito extraoficial: E
QUESTÃO 33
Comentários: quando se trata da Saúde, desde 1988, quando o Estado assume a tutela da saúde dos seus cidadãos, temos um modelo de sistema único de saúde, que deverá ser seguido em todo o território nacional.
Gabarito extraoficial: C
QUESTÃO 34
Comentários: a Atenção Básica é a principal porta de entrada para o Sistema Único de Saúde, sendo uma das principais responsáveis por garantir a universalidade da atenção à saúde. Para uma Atenção Básica forte e resolutiva, a principal estratégia é Estratégia de Saúde da Família, conforme a Portaria de Consolidação nº 02 de que dispõe sobre a Política Nacional de Atenção Básica, a PNAB tem na Saúde da Família sua estratégia prioritária para expansão e consolidação da Atenção Básica.
Gabarito extraoficial: D
QUESTÃO 36
Comentários: conforme a Portaria de consolidação nº 03 de 2017, são Atributos da Atenção Primária: Primeiro Contato; Longitudinalidade; Integralidade; Coordenação; Centralidade na Família; Abordagem Familiar e Orientação Comunitária.
Gabarito extraoficial: E
QUESTÃO 39
Comentários: As políticas públicas, por definição, são conjuntos de programas, ações e decisões tomadas pelos governos nacional, estadual ou municipal que afetam a todos os cidadãos, de todas as escolaridades, independente de sexo, cor, religião ou classe social.
Gabarito extraoficial: B
QUESTÃO 40
A informatização de estabelecimentos de saúde do país é uma das ações previstas na Estratégia de Saúde Digital para o Brasil 2020-2028, sendo que é esperado por parte do Ministério da Saúde, que os Estados participem através de parcerias.
Gabarito extraoficial: B
QUESTÃO 41
A alternativa A está incorreta. O SUS é estruturado através de demanda espontânea (busca ativa por parte dos usuários), mas sobretudo, através de ações que visam a promoção da saúde e prevenção de doenças e agravos.
Alternativa D. está incorreta. A integralidade prevê acesso a todos os níveis do sistema, tendo a Atenção Básica como ordenadora e coordenadora do cuidado, por conseguinte, sua ênfase maior.
Questão cabe recurso, há duas alternativas incorretas.
No modelo atual de atenção à Saúde, a organização do sistema se dá através de análise da situação de saúde, planejamento realizado a partir dos mais diversos sistemas de informação em saúde existente em todos os níveis de atenção, compatibilizando as ofertas e demandas, levando em conta, não somente a busca ativa por parte do usuário, mas principalmente, a necessidade de promover a saúde e proteger a saúde. A assertiva A, apresenta uma característica marcante do modelo biomédico, embora o modelo ainda vigore, não é sob o qual o SUS é pautado.
Gestão e Governança- Plano Estadual de Saúde – Profa. Fernanda Feitosa (questões de 17 a 19; de 23,35 e 38)
QUESTÃO NÚMERO 17
GABARITO PRELIMINAR: LETRA : E
COMENTÁRIO: Glicemia de Jejum elevada ocupa a 5ª posição no RS;
pag 76
QUESTÃO NÚMERO 18
GABARITO PRELIMINAR: LETRA : D
COMENTÁRIO: Justificativa: Doenças do Aparelho Circulatório
Figura 47. Cinco principais causas de internações pelo SUS da população residente, por grupo etário e capítulos da CID-10 (%), RS, 2018.
Pag: 88
QUESTÃO NÚMERO 19
GABARITO PRELIMINAR: LETRA : E
COMENTÁRIO: Justificativa: Em relação à cobertura de ESF, 19 Regiões de Saúde apresentam proporção acima da média estadual (59%);
a cobertura estadual de ESF alcança somente 59% da população do RS.
pag 107
QUESTÃO NÚMERO 23 –
GABARITO PRELIMINAR: LETRA : D PODENDO SER PASSÍVEL DE RECURSO A QUESTÃO.
COMENTÁRIO: Justificativa: A Diretriz deste Plano “Fortalecer o SUS no Rio Grande do Sul considerando a saúde de forma ampla, com universalidade, equidade, integralidade, gratuidade, participação social e financiamento tripartite, de forma descentralizada e regionalizada, visando à promoção da saúde e à prevenção dos riscos a doenças”
OBJETIVO 1 – Promover saúde diretamente para o cidadão:
A/ Ampliar o número de famílias em situação de vulnerabilidade e risco social atendidas ao ano pelo Programa Primeira Infância Melhor (PIM) de 31.000 para 40.000.
B/ Desinstitucionalizar 100% dos usuários moradores do Hospital Psiquiátrico São Pedro — HPSP.
C/ Reduzir a falta de medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica e do Programa de Medicamentos Especiais do Estado para 5% do total de tratamentos solicitados e deferidos.
D/Reduzir o percentual de municípios com risco médio e alto de transmissão de doenças pelo Aedes aegypti de 32% para 26%.
E/ Implantar novo programa de incentivos hospitalares baseado em critérios técnicos e epidemiológicos. (pertence ao objetivo 4 – OBJETIVO 4 – Aprimorar os mecanismos de governança do SUS)
Mas o objetivo 1 possui 9 e não 5, projetos estratégicos com metas monitoráveis.
Veja abaixo outros 5 projetos:
- Ampliar o percentual de solicitações digitais de tratamentos administrativos de medicamentos do componente especializado e da lista especial do Estado
- Ampliar o atendimento pré-hospitalar de urgência de 91% para 100% do Estado.
- Ampliar a cobertura vacinal da Campanha Nacional contra Influenza de 87% para 90%.
- Ampliar a cobertura vacinal de Tríplice Viral, dose única, em crianças de 1 ano de idade, de 89% para 95%.
- Implantar 7 Centros de Referência macrorregionais em Transtorno do Espectro Autista (TEA).
pag 273 a 280
QUESTÃO NÚMERO 35
GABARITO PRELIMINAR: LETRA : A
COMENTÁRIO: Justificativa:
B/ apenas politica de saúde;
C/ esta vinculado;
D/ planejamento ascendente;
E/ analise deliberativa e não consultiva e do conselho estadual e não municipal
QUESTÃO NÚMERO 38
GABARITO PRELIMINAR: LETRA : C
COMENTÁRIO: Justificativa: A organização da Rede de Atenção à Saúde (RAS) exige a definição de Regiões e Macrorregiões de Saúde, o que implica a definição de limites geográficos e populacionais, bem como o estabelecimento do rol das ações e dos serviços de saúde ofertados nestes territórios. O Rio Grande do Sul (RS) possui 30 Regiões de Saúde e sete (7) Macrorregiões de Saúde, as quais são a base para o planejamento em saúde.
As Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS) são instâncias administrativas da SES/RS responsáveis pelo planejamento, acompanhamento e gerenciamento das ações e serviços de saúde em determinado território, tendo por objetivo apoiar tecnicamente os sistemas locais e regionais de saúde.
Pag 20 e 21
Assistência de Enfermagem; Procedimentos e Técnicas de Enfermagem – Profa. Ana Carolina Ayres Silva (questões 44,45,57,59,64)
QUESTÃO NÚMERO 44
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO:
A questão solicita o item que não constitui erro na administração de medicamentos.
Utilizando os “9 certos da administração de medicamentos” que é uma ferramenta para alertar os profissionais sobre os erros de medicamentos
- Paciente certo
- Medicação certa
- Dosagem certa
- Via certa
- Horário certo
- Registro certo
- Abordagem certa
- Forma farmacêutica certa
- Monitoramento certo
Percebe-se que o item que não condiz com o enunciado é a avaliação prévia do paciente.
QUESTÃO NÚMERO 45
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO:
Alternativa A. CORRETA. A temperatura corporal é considerada um fator intrínseco controlado pelo corpo humano, apresentando um valor constante em condições fisiológicas. A temperatura axilar média varia de 35.8 a 37ºC. Esses mecanismos sofrem influência de vários fatores, como: atividade física, hormônios, alterações na temperatura ambiental, ciclo menstrual nas mulheres, dieta alimentar, estado emocional do indivíduo, medicamentos, ciclo circadiano e até mesmo a postura corporal, pois as temperaturas esofagiana, sublingual e retal são mais elevadas com o indivíduo de pé e mais baixas na posição supina.
Alternativa B. CORRETA. A frequência respiratória normal para um adulto é de 12 a 20 incursões respiratórias por minuto.
Alternativa C. CORRETA. São os parâmetros avaliados durante a avaliação da respiração.
Alternativa D. CORRETA. A orientação para evitar que o paciente perceba a avaliação da respiração e altere os parâmetros.
Alternativa E. INCORRETA. É imprescindível considerar fatores que alterem a pressão arterial durante a verificação da mesma, como bexiga cheia, uso de café, exercícios físicos, dentre outros.
QUESTÃO NÚMERO 57
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO:
Orientação
Acompanhamento
Participação
Programação
Executar
Supervisão
Conforme o artigo nº 12 da Lei nº 7498/86,
Art. 12 – O Técnico de Enfermagem exerce atividade de nível médio, envolvendo orientação e acompanhamento do trabalho de Enfermagem em grau auxiliar, e participação no planejamento da assistência de Enfermagem, cabendo-lhe especialmente:
- 1º Participar da programação da assistência de Enfermagem;
- 2º Executar ações assistenciais de Enfermagem, exceto as privativas do Enfermeiro, observado o disposto no Parágrafo único do Art. 11 desta Lei;
- 3º Participar da orientação e supervisão do trabalho de Enfermagem em grau auxiliar;
- 4º Participar da equipe de saúde.
Referências:
Lei N 7.498/86, De 25 De Junho De 1986. [Acesso em: 10/01/22] Disponível em: <http://www.cofen.gov.br/lei-n-749886-de-25-de-junho-de-1986_4161.html>
QUESTÃO NÚMERO 59
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO:
V – Para serem consideradas autênticas e válidas as ações registradas no prontuário do paciente, deverão estar legalmente constituídas, ou seja, possuir assinatura do autor do registro (art. 368 do Código de Processo Civil – CPC).
V – Artigo 368 do Código do Processo Penal. As declarações constantes do documento particular, escrito e assinado, presumem-se verdadeiras em relação a quem o assinou (art. 368 do CPC), fator importante na defesa profissional em processos judiciais e éticos.
F – Como documento legal, os registros somente terão valor se forem datados e assinados e, evidentemente, se forem legíveis e não apresentarem rasuras. A inexistência de rasura, entrelinhas, emenda, borrão ou cancelamento, características que poderão gerar a desconsideração jurídica do documento produzido como prova documental (art. 386 do CPC).
V – Assim, a Anotação de Enfermagem é fundamental para o desenvolvimento da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE – Resolução Cofen n. 358/2009), pois é fonte de informações essenciais para assegurar a continuidade da assistência. Contribui, ainda, para a identificação das alterações do estado e das condições do paciente, favorecendo a detecção de novos problemas, a avaliação dos cuidados prescritos e, por fim, possibilitando a comparação das respostas do paciente aos cuidados prestados. (CIANCIARULLO et al., 2001 apud COFEN, 2016).
F – Sinais e sintomas – todos os identificados por meio da simples observação e os referidos pelo paciente. Os sinais vitais mensurados devem ser registrados pontualmente, ou seja, os valores exatos aferidos, e nunca utilizar somente os termos “normotenso, normocárdico, etc.”
Referência:
COFEN. Guia de recomendações para registro de enfermagem no prontuário do paciente e outros documentos de enfermagem. 2016. Disponível em: Guia-de-Recomendações-CTLN-Versão-Web.pdf (cofen.gov.br)
QUESTÃO NÚMERO 64
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO:
- a) Rotina – representam as instruções técnicas para execução de uma tarefa específica de assistência em Descrevem sistematicamente todos os passos para a realização de uma tarefa.
- b) Indicadores – Também denominados de Indicadores Clínicos ou Assistenciais. O indicador de resultado foca como os pacientes são afetados pela sua interação com a equipe de enfermagem, como exemplo: Incidência de Queda de Paciente, Satisfação do paciente com o cuidado específico de enfermagem.
- c) Procedimento – são as atividades realizadas pela equipe.
- d) Norma – conjunto de regras ou instruções para fixar procedimentos, métodos, organização, que são utilizados no desenvolvimento das atividades.
- e) Procedimento operacional padrão – POP – O procedimento operacional padrão (POP) é uma espécie de instrução, ou ainda, um documento que informa como determinada atividade deve ser executada.
Profa. Fernanda Coelho (questões 43,58 e 63)
Questão 43 A questão pede as proibições:
Item I trata-se de um direito
Item II é uma proibição
Item III é um direito
Item IV é um dever
Apenas o item II é verdadeiro. Gabarito letra B
Questão 58
Letra A A vacinação simultânea consiste na administração de duas ou mais vacinas no mesmo momento em diferentes regiões anatômicas e vias de administração. De um modo geral, as vacinas dos calendários de vacinação podem ser administradas simultaneamente sem que ocorra interferência na resposta imunológica, exceto as vacinas FA, tríplice viral, contra varicela e tetra viral, que devem ser administradas com intervalo de 30 dias
Letra B “preparação contendo microrganismos vivos ou mortos ou suas frações, possuidora de propriedades antigênicas. São empregadas para induzir, em um indivíduo, a imunidade ativa e específica contra um microrganismo” (BRASIL, 2005).
Letra C: Os imunobiológicos se constituem em vacinas e imunoglobulinas/soros. Vacinas: são preparações contendo microrganismos atenuados ou inativados ou suas frações, possuidoras de propriedades antigênicas. Induzem o sistema imunológico a produzir anticorpos. Imunoglobulinas: já contém os anticorpos necessários para combater uma doença ou intoxicação e podem se apresentar na forma homóloga (origem humana) ou heteróloga (origem animal).
Letra D: Imunidade: é o estado de resistência, geralmente associado à presença de anticorpos, que possuem ação específica sobre o organismo responsável por uma doença infecciosa específica ou sobre suas toxinas.
Letra E: a prematuridade é uma das falsas contraindicações à vacinação
São exemplos de situações que caracterizam a ocorrência de falsas contraindicações: • Doença aguda benigna sem febre – quando a criança não apresenta histórico de doença grave ou infecção simples das vias respiratórias superiores. • Prematuridade ou baixo peso ao nascer – as vacinas devem ser administradas na idade cronológica recomendada, com exceção para a vacina BCG, que deve ser administrada nas crianças com peso ≥ 2 kg. • Alergias, exceto as alergias graves a algum componente de determinada vacina (anafilaxia comprovada). • História de alergia não específica, individual ou familiar
Gabarito lebra B
Questão 63
A questão pede a afirmativa incorreta
Letra A: Na sala de vacinação, todas as vacinas devem ser armazenadas entre +2ºC e +8ºC, sendo ideal +5ºC. – afirmativa correta
Letra B: As vacinas que contêm adjuvante de alumínio, quando expostas à temperatura abaixo de +2o C, podem ter perda de potência em caráter permanente. O congelamento afeta as vacinas adsorvidas por meio da mudança de sua forma física.
Letra C: Constituem competências da esfera municipal: • a coordenação e a execução das ações de vacinação integrantes do PNI, incluindo a vacinação de rotina, as estratégias especiais (como campanhas e vacinações de bloqueio) e a notificação e investigação de eventos adversos e óbitos temporalmente associados à vacinação; • a gerência do estoque municipal de vacinas e outros insumos, incluindo o armazenamento e o transporte para seus locais de uso, de acordo com as normas vigentes; • o descarte e a destinação final de frascos, seringas e agulhas utilizados, conforme as normas técnicas vigentes; e • a gestão do sistema de informação do PNI, incluindo a coleta, o processamento, a consolidação e a avaliação da qualidade dos dados provenientes das unidades notificantes, bem como a transferência dos dados em conformidade com os prazos e fluxos estabelecidos nos âmbitos nacional e estadual e a retroalimentação das informações às unidades notificadoras.
Letra D: Câmaras refrigeradas – Atualmente, são os equipamentos recomendados para o armazenamento/acondicionamento de imunobiológicos constantes nos calendários de vacinação, por permitirem maior precisão no ajuste da temperatura, garantindo, assim, a manutenção dos produtos em condições adequadas de conservação. A seleção da câmara refrigerada, as orientações de instalação e a organização deste equipamento para a sala de vacinação seguem as definições estabelecidas no Manual de Rede de Frio (2013).
Letra E: Os principais materiais considerados básicos na sala de vacinação são os relacionados a seguir. • 3 caixas térmicas de poliuretano com capacidade mínima de 12 litros para as atividades diárias da sala de vacinação e as ações extramuros, de intensificação, campanha e bloqueio. • 2 caixas térmicas de poliestireno expandido (isopor) com as especificações descritas no Manual de Rede de Frio (2013).
Gabarito letra C
Gabarito SES RS: Legislação do SUS
Redes de Atenção à Saúde; Saúde Coletiva e Bioética Profa. Natale Souza (questões 69, 73 até 80)
QUESTÃO 69
Comentários: O Ministério da Saúde criou o Programa Saúde da Família (PSF), hoje chamado de Estratégia de saúde da família, com o principal propósito de: reorganizar a prática da atenção à saúde em novas bases e substituir o modelo tradicional, levando a saúde para mais perto da família e, com isso, melhorar a qualidade de vida dos brasileiros. O caráter substitutivo dessa estratégia visa romper com as práticas tradicionais da assistência, com foco nas doenças, por um novo processo de trabalho comprometido com as soluções de problemas de saúde, a prevenção de doenças e a promoção da qualidade de vida da população.
Gabarito extraoficial: B
QUESTÃO 73
Comentários: dentre os 14 princípios que estão presentes no artigo 7º da Lei 8.080/90, temos a utilização da epidemiologia para o estabelecimento de prioridades, a alocação de recursos e a orientação programática.
Gabarito extraoficial: E
QUESTÃO 74
Comentários: Alternativa A. Correta. Está de acordo com o artigo 17 da Lei 8.080/90, inciso IV, alínea a.
Alternativas B, C, D e E. Incorretas. Todas são atribuições da direção Nacional do SUS, nos termos do artigo 16 da Lei 8.080/90.
Gabarito extraoficial: A
QUESTÃO 75
Comentários:
Alternativa A. Incorreta. Os Conselhos são permanentes e não ocorrem a cada 4 anos.
Alternativa B. Incorreta. A Conferência não é permanente e ocorre a cada 4 anos.
Alternativa C. Correta. Está de acordo com o parágrafo 3º do artigo 1º da Lei 8.142/90.
Alternativa D. Incorreta. A representação dos usuários nos Conselhos de Saúde e Conferências será paritária em relação ao conjunto dos demais segmentos.
Alternativa E. Incorreta. As Conferências de Saúde e os Conselhos de Saúde terão sua organização e normas de funcionamento definidas em regimento próprio, aprovadas pelo respectivo conselho.
Gabarito extraoficial: C
QUESTÃO 76
Comentários:
Nos termos do artigo 198 da Constituição Federal de 1988, Lei complementar, que será deve ser reavaliada pelo menos a cada cinco anos, estabelecerá os percentuais mínimos de aplicação dos recursos que os entes federativos devem destinar ao financiamento das ações e serviços de saúde. Atualmente, essa Lei complementar é a Lei 141 de 2012.
Gabarito extraoficial: B
QUESTÃO 77
Comentários:
Alternativa A. Incorreta. Região de Saúde – espaço geográfico contínuo constituído por agrupamentos de Municípios limítrofes, delimitado a partir de identidades culturais, econômicas e sociais e de redes de comunicação e infraestrutura de transportes compartilhados, com a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde
Alternativa B. Incorreta. Contrato Organizativo da Ação Pública da Saúde – acordo de colaboração firmado entre entes federativos com a finalidade de organizar e integrar as ações e serviços de saúde na rede regionalizada e hierarquizada, com definição de responsabilidades, indicadores e metas de saúde, critérios de avaliação de desempenho, recursos financeiros que serão disponibilizados, forma de controle e fiscalização de sua execução e demais elementos necessários à implementação integrada das ações e serviços de saúde.
Alternativa C. Incorreta. O SUS é constituído pela conjugação das ações e serviços de promoção, proteção e recuperação da saúde executados pelos entes federativos, de forma direta ou indireta, mediante a participação complementar da iniciativa privada, sendo organizado de forma regionalizada e hierarquizada.
Alternativa D. Correto. Está em conformidade com o artigo 18 do Decreto 7.508/11.
Alternativa E. Incorreta. A Relação Nacional de Medicamentos Essenciais – RENAME compreende a seleção e a padronização de medicamentos indicados para atendimento de doenças ou de agravos no âmbito do SUS. A RENAME e a relação específica complementar estadual, distrital ou municipal de medicamentos somente poderão conter produtos com registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA.
Gabarito extraoficial: D
QUESTÃO 79
Comentários: de acordo com a Portaria de Consolidação das normas de Atenção Primária nº 01 de 2021, é vedada a acumulação de carga horária superior a 60 horas semanais ao profissional cadastrado em equipes ou serviços da APS, sob pena de suspensão da transferência do incentivo financeiro. Sendo assim, caracteriza-se como a carga horária máxima permitida.
Gabarito extraoficial: E
QUESTÃO 80
Comentários: De acordo com a portaria de consolidação nº 03 de 2017, são redes temáticas do SUS:
São Redes Temáticas de Atenção à Saúde: I – Rede Cegonha, na forma do Anexo II; II – Rede de Atenção às Urgências e Emergências (RUE), na forma do Anexo III; III – Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas, na forma do Anexo IV; IV – Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), na forma do Anexo V; V – Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, na forma do Anexo VI;
Gabarito extraoficial: B
CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR; URGÊNCIA E EMERGÊNCIA E BIODIVERSIDADE – Profa. Fernanda Feitosa
QUESTÃO NÚMERO 46
GABARITO PRELIMINAR: LETRA : D
COMENTÁRIO: Justificativa:
A/ 32.2.4.6.2 Os trabalhadores não devem deixar o local de trabalho com os equipamentos de proteção individual e as vestimentas utilizadas em suas atividades laborais.
B/ 32.2.4.7 Os Equipamentos de Proteção Individual – EPI, descartáveis ou não, deverão estar à disposição em número suficiente nos postos de trabalho, de forma que seja garantido o imediato fornecimento ou reposição.
C/ 32.2.4.5 O empregador deve vedar: a) a utilização de pias de trabalho para fins diversos dos previstos; b) o ato de fumar, o uso de adornos e o manuseio de lentes de contato nos postos de trabalho; c) o consumo de alimentos e bebidas nos postos de trabalho; d) a guarda de alimentos em locais não destinados para este fim; e) o uso de calçados abertos.
D/ 32.2.4.14 Os trabalhadores que utilizarem objetos perfurocortantes devem ser os responsáveis pelo seu descarte.
E/ 32.2.4.15 São vedados o reencape e a desconexão manual de agulhas.
Fonte NR32
QUESTÃO NÚMERO 49
GABARITO PRELIMINAR: LETRA : C
COMENTÁRIO: A escala de Braden utiliza seis parâmetros para avaliação do paciente de desenvolver LPP. Confira a descrição de cada um deles:
Percepção sensorial: relacionada ao desconforto, habilidade de responder à pressão;
Umidade: nível ao qual a pele é exposta à umidade;
Atividade: grau de atividade física;
Mobilidade: capacidade de alterar a posição do corpo;
Nutrição: padrão de alimentação
Fricção e Cisalhamento: Fricção é quando a pele se move contra a superfície de suporte; Cisalhamento a pele, tecidos profundos e a proeminência óssea deslizam uma sobre a outra.
Essas características são avaliadas e pontuadas de 1 a 4, sendo que quanto menor é a pontuação maior o risco do paciente. Todos os fatores somados devem resultar em um número entre 6 e 23 e, partir deste resultado, o enfermeiro poderá classificar o risco dos pacientes e implementar as estratégias.
QUESTÃO NÚMERO 50
GABARITO PRELIMINAR: 50 – Cabe recurso: a definição se refere a delirium que é diferente de delírio
COMENTÁRIO: Delírio e Delirium: duas palavras praticamente idênticas mas que possuem significados completamente distintos e que muitas vezes são confundidos pelas pessoas e pelos profissionais da área da saúde.
O Delírio:
É quando uma pessoa possui crenças fantasiosas que ela não é capaz de perceber que estão equivocadas mesmo com a existência de evidências que apontem os erros dessa crença.
O Delirium:
É um quadro mental agudo e reversível caracterizado por perturbações flutuantes das funções cerebrais como a atenção, a organização dos pensamentos e o nível de consciência. Ou seja, durante essa síndrome cerebral, a pessoa pode ter diminuição da atenção, desorientação em relação ao tempo e ao espaço, pensamentos incoerentes ou desorganizados, dificuldades de memória, fala sem sentido, diminuição da consciência ou agitação. Para ser chamado de delirium, esses sintomas devem ter início agudo e devem variar em intensidade ao longo do dia.
Fonte: https://vitallogy.com/feed/Del%C3%ADrio%2Bx%2BDelirium%3A%2Bqual%2Ba%2Bdiferen%C3%A7a%3F/694/
QUESTÃO NÚMERO 51
GABARITO PRELIMINAR: Letra – D
COMENTÁRIO: Justificativa: F, V, V, F, V
A confirmação da identificação do paciente será realizada antes do cuidado. Inclui a orientação da administração de medicamentos, do sangue e de hemoderivados, da coleta de material para exame, da entrega da dieta e da realização de procedimentos invasivos.
A identificação de todos os pacientes (internados, em regime de hospital dia, ou atendidos no serviço de emergência ou no ambulatório) deve ser realizada em sua admissão no serviço através de uma pulseira. Essa informação deve permanecer durante todo o tempo que paciente estiver submetido ao cuidado.
Para assegurar que todos os pacientes sejam corretamente identificados, é necessário usar pelo menos dois identificadores em pulseira branca padronizada, colocada num membro do paciente para que seja conferido antes do cuidado. Utilizar no mínimo dois identificadores como: nome completo do paciente, nome completo da mãe do paciente, data de nascimento do paciente número de prontuário do paciente
A confirmação da identificação do paciente será realizada antes do cuidado. Inclui a orientação da administração de medicamentos, do sangue e de hemoderivados, da coleta de material para exame, da entrega da dieta e da realização de procedimentos invasivos.
QUESTÃO NÚMERO 52
GABARITO PRELIMINAR: Letra – B
COMENTÁRIO: Justificativa: 32.1.1 Esta Norma Regulamentadora – NR tem por finalidade estabelecer as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, bem como daqueles que exercem atividades de promoção e assistência à saúde em geral.
Fonte NR32
QUESTÃO NÚMERO 54
GABARITO PRELIMINAR: Letra – C
COMENTÁRIO:
A/ Rotavirus não
B/ Rotavirus não
C/ todas
D/ sincicial não
E/ Rotavirus não
Justificativa:
https://coronavirus.ceara.gov.br/wp-content/uploads/2020/03/Cartilha-de-Prote%C3%A7%C3%A3o-Respirat%C3%B3ria-contra-Agentes-Biol%C3%B3gicos-para-Trabalhadores-de-Sa%C3%BAde.pdf
QUESTÃO NÚMERO 56
GABARITO PRELIMINAR: Letra – B
COMENTÁRIO:
A/ luvas em ambientes externos não;
B/ correta;
C/ Clorexidina não;
D/ CLorexidina não
E/ luvas em ambientes externos não;
Fonte nota técnica 7 ANVISA 2021
QUESTÃO NÚMERO 60
GABARITO PRELIMINAR: Letra – D
COMENTÁRIO: Denomina-se Pé Diabético a presença de infecção, ulceração e/ou destruição de tecidos profundos associados a anormalidades neurológicas e a vários graus de doença vascular periférica em pessoas com DM. As alterações de ordem neurológica e vascular em extremidades, provocadas pelo quadro de DM, produzem distorções na anatomia e fisiologia normais dos pés. A alteração do trofismo muscular e da anatomia óssea dos pés provoca o surgimento dos pontos de pressão, enquanto o ressecamento cutâneo prejudica a elasticidade protetora da pele e o prejuízo da circulação local torna a cicatrização mais lenta e ineficaz. Em conjunto, essas alterações aumentam o risco de úlceras nos pés, podendo evoluir para complicações mais graves, como infecções e amputações
O Pé Diabético pode ser classificado, segundo sua etiopatogenia, em:
- Neuropático.
- Vascular (também chamado isquêmico).
- Misto (neurovascular ou neuroisquêmico)
O pé neuropático é caracterizado pela perda progressiva da sensibilidade. Os sintomas mais frequentes são os formigamentos e a sensação de queimação (que tipicamente melhoram com o exercício). A diminuição da sensibilidade pode apresentar-se como lesões traumáticas indolores ou a partir de relatos, como perder o sapato sem se notar.
Já o pé isquêmico caracteriza-se tipicamente por história de claudicação intermitente e/ou dor à elevação do membro. Ao exame físico, pode-se observar rubor postural do pé e palidez à elevação do membro inferior. À palpação, o pé apresentase frio, podendo haver ausência dos pulsos tibial posterior e pedioso dorsal
Fonte: http://www.as.saude.ms.gov.br/wp-content/uploads/2016/06/manual_do_pe_diabetico.pdf
Pag 12 e 13
QUESTÃO NÚMERO 61
GABARITO PRELIMINAR: Letra – B
COMENTÁRIO: Principais sintomas do DM tipo 1: vontade de urinar diversas vezes; fome freqüente; sede constante; perda de peso; fraqueza; fadiga; nervosismo; mudanças de humor; náusea; vômito.
Os sintomas clássicos de diabetes são: poliúria, polidipsia, polifagia e perda involuntária de peso (os “4 Ps”). Outros sintomas que levantam a suspeita clínica são: fadiga, fraqueza, letargia, prurido cutâneo e vulvar, balanopostite e infecções de repetição. Algumas vezes o diagnóstico é feito a partir de complicações crônicas como neuropatia, retinopatia ou doença cardiovascular aterosclerótica
FONTE: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/diabetes_mellitus.PDF
QUESTÃO NÚMERO 62
GABARITO PRELIMINAR: Letra – D
COMENTÁRIO: Em alguns serviços de saúde, por exemplo, a equipe de enfermagem é responsável pela limpeza e desinfecção de determinados equipamentos para a saúde (respiradores, monitores, incubadoras, dentre outros). Outras instituições conferem essa atribuição ao profissional de limpeza e desinfecção de superfícies, tornando assim imprescindível a capacitação específica desse profissional para essas atividades (ASSAD et al., 2010, p. 63).
Limpeza Concorrente
É o processo de limpeza diária de todas as áreas críticas, objetivando a manutenção do asseio, o abastecimento e a reposição dos materiais de consumo diário (sabonete líquido, papel higiênico, papel toalha interfolhado etc.), a coleta de resíduos de acordo com a sua classificação, higienização molhada dos banheiros, limpeza de pisos, superfícies horizontais e equipamentos mobiliários, proporcionando ambientes limpos e agradáveis.
Limpeza Terminal
É o procedimento de limpeza e/ou desinfecção, de todas as áreas da Unidade, objetivando a redução da sujidade e, consequentemente, da população microbiana, reduzindo a possibilidade de contaminação ambiental. É realizada periodicamente de acordo com a criticidade das áreas (crítica, semicrítica e não crítica), com data, dia da semana e horário pré-estabelecidos em cronograma mensal. Inclui todas as superfícies e mobiliários. Portanto, é realizada em todas as superfícies horizontais e verticais, das áreas críticas, semicríticas, não críticas, infraestrutura e área comum.
Deverá ser realizada ao final de cada procedimento envolvendo pacientes.
FONTE: https://portal.coren-sp.gov.br/wp-content/uploads/2013/08/parecer_coren_sp_2013_46.pdf
QUESTÃO NÚMERO 66
GABARITO PRELIMINAR: Letra – B
COMENTÁRIO: O comportamento suicida inclui o seguinte:
Suicídio consumado: Um ato intencional de autoagressão que resulta em morte.
Tentativa de suicídio: Um ato de autoagressão cuja intenção é a morte, que acaba não ocorrendo. Uma tentativa de suicídio pode ou não resultar em lesão.
A automutilação não suicida é um ato de autoagressão que não tem o intuito de resultar em morte. Tais atos incluem a realização de arranhões nos braços, queimar a si mesmo com um cigarro e tomar uma dose excessiva de vitaminas. A automutilação não suicida pode ser uma maneira de reduzir a tensão ou pode ser um pedido de ajuda por parte de pessoas que ainda têm vontade de viver. Esses atos não devem ser menosprezados.
QUESTÃO NÚMERO 67
GABARITO PRELIMINAR: CABE RECURSO – TODAS SÃO POSSÍVEIS ATRIBUIÇÕES DO TÉCNICO DE ENFERMAGEM NA RCP
QUESTÃO NÚMERO 68
GABARITO PRELIMINAR: Letra – E
COMENTÁRIO: Uma determinada postura mantida por tempo prolongado, pode levar a uma contínua tensão dos músculos mais solicitados e gerar distúrbios circulatórios e metabólicos, além de causar dor ou desconforto muscular, modificando a postura corporal e originando disfunções posturais, que quando não corrigidas, tornam-se definitivas (VERDERI, 2004).
IIda apud Barros e Resende (2008), aponta que a ergonomia é uma ciência relativamente nova, embora o homem tenha buscado adaptar as ferramentas e utensílios de uso cotidiano desde as antigas civilizações, no entanto a origem e evolução foram definidas pelas transformações socioeconômicas e principalmente pela evolução tecnológica. Em 1949, a ergonomia foi marcada como ciência, pelo fato de se caracterizar como campo de saber específico, com objetivos próprios e particulares. O aspecto histórico da evolução ergonômica possibilita fundamentar os princípios que a definem.
Já Moraes e Mont’alvão apud Barros e Resende (2008), entendem que a ergonomia tem sua ação através da interação entre os fatores humanos e tecnológicos. Que procura fornecer bases para adaptar o homem aos meios de produção e solucionar conflitos entre a relação da inteligência natural e artificial. A literatura científica apresenta várias definições para este campo do saber, e, portanto, todos os conceitos oferecem o comum propósito da adaptação das condições de trabalho às características do homem a fim de atingir através de métodos de segurança, eficiência, satisfação e bem estar dos trabalhadores a mudança da relação com os sistemas de produção.
Desta forma, a ergonomia é uma ciência que visa proporcionar o conforto e segurança nas atividades e busca a produtividade no processo. A ergonomia apresentou grande crescimento nos últimos anos em função do aparecimento de muitos casos de Lesão Por Esforço Repetitivo (LER) e Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho (DORT). Os fatores de risco geralmente encontrados de acordo com Junior (2006) são:
- trabalho repetitivo;
- postura inadequada;
- esforço em excesso;
- velocidade;
- duração;
- vibração;
- calor;
- ruído;
- iluminamento.
Para a execução de uma tarefa, muitas vezes, o trabalhador acaba gerando sobrecargas mecânicas em suas estruturas ósteomioarticulares, principalmente quando assumem posturas ocupacionais ou funcionais inadequadas em função de um posto de trabalho mal projetado.
https://www.fahor.com.br/publicacoes/sief/2013/a_ergonomia_como.pdf
QUESTÃO NÚMERO 70
GABARITO PRELIMINAR: Letra – C
COMENTÁRIO:
I NÃO PARALISIA FACIAL ( SERIA avc)
II NÃO DISARTRIA
Sintomas de choque
Os sintomas do choque são semelhantes quando a causa é um volume de sangue baixo ou função de bombeamento do coração inadequada.
O quadro clínico pode começar com letargia, sonolência e confusão.
A pele torna-se fria, úmida e, frequentemente, azulada e pálida.
Ao pressionar a pele, a cor demora muito mais para se restabelecer do que em situações normais.
Os vasos sanguíneos podem tornar mais visíveis, como uma rede de linhas azuladas sob a pele.
A pulsação é fraca e rápida, exceto quando a causa do choque é uma frequência cardíaca lenta.
Frequentemente, a pessoa não pode se sentar sem sentir tontura ou desmaiar.
A respiração é rápida, mas tanto a respiração quanto a pulsação podem tornar-se mais lentas quando a morte está iminente.
A pressão arterial cai a um nível tão baixo que, frequentemente, não pode ser detectada com um esfigmomanômetro.
A micção diminui e, por fim, cessa.
Finalmente, a pessoa pode entrar em coma e morrer.
QUESTÃO NÚMERO 78
GABARITO PRELIMINAR: Letra – B
COMENTÁRIO: Controle Social
O Conselho Estadual de Saúde (CES) é a instância estadual de controle social do SUS. Criado pela Lei Nº 10.097/1994, consiste em um órgão permanente, colegiado e deliberativo, com atribuição de controle e fiscalização de políticas públicas de saúde, inclusive nos seus aspectos econômicos e financeiros. O CES/RS é composto por 52 conselheiros de saúde titulares e respectivos suplentes, representantes de entidades da sociedade civil organizada e órgãos públicos, distribuídos em três segmentos: usuários, trabalhadores de saúde e governo/prestadores, com paridade do segmento usuário ante os demais.
PAG 219.
Gabarito SES RS: Direito Público
QUESTÃO NÚMERO 86 (Professor Vinícius Oliveira Ribeiro)
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: Item I: incorreto, já que, conforme § 2º do art. 1º, as disposições da LRF obrigam a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios.
Item II: incorreto. O orçamento é anual e deve observar as disposições constantes tanto do PPA quanto da LDO.
Item III: correto, já que a definição de transferências voluntárias está de acordo com o caput do art. 25.
Item IV: correto. O caput do art. 48 traz o seguinte texto:
São instrumentos de transparência da gestão fiscal, aos quais será dada ampla divulgação, inclusive em meios eletrônicos de acesso público: os planos, orçamentos e leis de diretrizes orçamentárias; as prestações de contas e o respectivo parecer prévio; o Relatório Resumido da Execução Orçamentária e o Relatório de Gestão Fiscal; e as versões simplificadas desses documentos.
Questões 85 a 88; professor Diogo Surdi
Questão 85-Letra B.
Item I: Errado. O item inverteu as definições de nomeação para cargo efetivo e de cargo comissionado.
Item II: Certo. De acordo com o artigo 18, “Posse é a aceitação expressa do cargo, formalizada com a assinatura do termo no prazo de 15 (quinze) dias, a contar da nomeação, prorrogável por igual período a pedido do interessado”.
Item III: Certo. O artigo 22 da norma complementar estabelece que “Exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo e dar-se-á no prazo de até 30 (trinta) dias contados da data da posse”.
Item IV: Errado. A vedação apresentada não compreende a participação do servidor na presidência de associação, na direção ou gerência de cooperativas e entidades de classe, ou como sócio.
Art. 178 – Ao servidor é proibido:
XII – participar de gerência ou administração de empresa privada, de sociedade civil ou exercer comércio, exceto na qualidade de acionista, cotista ou comanditário, salvo quando se tratar de função de confiança de empresa, da qual participe o Estado, caso em que o servidor será considerado como exercendo cargo em comissão;
- 1º – Não está compreendida na proibição dos incisos XII e XIII deste artigo a participação do servidor na presidência de associação, na direção ou gerência de cooperativas e entidades de classe, ou como sócio.
Questão 87-Letra E.
Item I: Errado. A Lei 10.520/2002 é responsável por instituir, no âmbito da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, nos termos do art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, a modalidade de licitação denominada pregão, que será destinada à aquisição de bens e serviços comuns.
Item II: Errado. Todos os bens e serviços considerados comuns podem ser adquiridos por meio de pregão.
Art. 1º Para aquisição de bens e serviços comuns, poderá ser adotada a licitação na modalidade de pregão, que será regida por esta Lei.
Item III: Certo. Conforme verificado no item anterior, a modalidade licitatória pregão é destinada à aquisição de bens e serviços comuns.
Item V: Certo. Estabelece o §1º do artigo 2º que “Poderá ser realizado o pregão por meio da utilização de recursos de tecnologia da informação, nos termos de regulamentação específica”.
Questão 88-Letra E.
A questão deve ser respondida com base nas disposições do artigo 11 da Nova Lei das Licitações, de seguinte redação:
Art. 11. O processo licitatório tem por objetivos:
I – assegurar a seleção da proposta apta a gerar o resultado de contratação mais vantajoso para a Administração Pública, inclusive no que se refere ao ciclo de vida do objeto;
II – assegurar tratamento isonômico entre os licitantes, bem como a justa competição;
III – evitar contratações com sobrepreço ou com preços manifestamente inexequíveis e superfaturamento na execução dos contratos;
IV – incentivar a inovação e o desenvolvimento nacional sustentável.
Logo, todos os itens estão corretos.
Gabarito SES RS: Informática (professor Fabricio Melo)
QUESTÃO 95 – (FAURGS/SES-RS/TÉCNICO.2022) Considere a figura a seguir, que reproduz uma parte dos ícones do Google Docs.
Para melhor visualização, destaca-se e numera-se, a seguir, apenas alguns dos ícones, para identificação de suas funções.
Assinale a alternativa que descreve corretamente a função ou denominação do ícone identificado pelo número.
(A) O ícone 1 serve para escolher a cor do texto.
(B) O ícone 2 serve para escolher a cor de destaque do texto.
(C) O ícone 3 serve para sublinhar um texto.
(D) O ícone 4 serve para retirar uma parte do texto.
(E) O ícone 5 serve para inserir uma imagem no documento.
GABARITO PROVÁVEL: LETRA E.
1 NEGRITO;
2 SUBLINHADO;
3 COR DO TEXTO;
4 INSERIR LINK;
5 INSERIR IMAGEM.
QUESTÃO 96 – (FAURGS/SES-RS/TÉCNICO.2022) No Google Docs, tem-se operações como Espaçamento entre linhas e parágrafos, Marcadores e Numeração, Colunas, entre outras. Essas operações estão no menu
(A) Inserir.
(B) Formatar.
(C) Editar.
(D) Ferramentas.
(E) Ver.
GABARITO PROVÁVEL: LETRA B.
Veja:
QUESTÃO 97 – (FAURGS/SES-RS/TECNICO.2022) Considere a planilha a seguir, produzida no Google Planilhas, que contém dados sobre a vacinação de Covid-19 no RS, em determinada data.
Foi digitada em C4 uma fórmula para calcular o percentual ainda faltante de pessoas a vacinar, sobre a população vacinável. Depois, esta fórmula vai ser copiada e colada nas células C5 e C6. Ao final, a coluna C é formatada para formato de percentual. A fórmula que foi digitada em C4 e permite obter o resultado mostrado é
(A) 100-(B4/B$1)
(B) 100%-(B4/B1)
(C) 100-(B4/B1)
(D) 1-(B4/B$1)
(E) 1-(B4/B1)
GABARITO PROVAVEL: RECURSO PARA ANULAÇÃO.
A fórmula para retornar corretamente o que o examinador exigiu é: =1-(B4/B$1)
Faltou o sinal de igual para iniciar a fórmula. Quando a fórmula é digitada sem o sinal de igual, o google planilhas irá interpretar como um texto, não retornando o resultado como pedido no enunciado. Veja:
QUESTÃO 98 – (FAURGS/SES-RS/TÉCNICO.2022) Deseja-se calcular quantas doses ainda faltam para vacinar 100% da população vacinável, que está na célula B1, com as 2 doses, sem considerar doses de reforço. A planilha, produzida no Google Planilhas, ficaria como se segue.
Para obter as doses faltantes na coluna D, as fórmulas para o cálculo de D4 e D5 seriam, respectivamente,
(A) =(B1-C4*100)*2 e =(B1-C5)
(B) =(B1-C4)*2 e =(B1-C5)
(C) =(B1-B4)*2 e =(B1-B5)
(D) =(B1-B4) e =(B1-B5)*2
(E) =(B1- C4) e =(B1-B5)
GABARITO PROVÁVEL: LETRA C.
EM D4 =(B1-B4)*2 Como os não vacinados desse campo não tomaram nenhuma dose, será necessário subtrair a quantidade estimada da população pela quantidade de vacinados da 1º dose e multiplicar por 2, pois eles também não tomaram a segunda dose. Em D5 B1-B5 Basta subtrair a quantidade estimada da população pela quantidade de vacinados da segunda dose.
QUESTÃO 99 – (FAURGS/SES-RS/TÉCNICO.2022) Sobre o explorador de Arquivos do Sistema Operacional Microsoft Windows 10, é correto afirmar que
(A) A “Barra de Endereços”, através do recurso clique-selecione, permite ao usuário mover a janela.
(B) A “Barra de Título” tem a função de exibir o endereço da pasta atualmente aberta.
(C) A “Caixa de Pesquisa”, através do recurso clique-arraste, fornece uma navegação rápida para pastas e arquivos.
(D) A “Configuração de Exibição” permite que o usuário escolha como deseja exibir o conteúdo do explorador de arquivos.
(E) O “Painel de Navegação” permite quer o usuário digite as palavras-chave para pesquisar a pasta deseja.
GABARITO PROVÁVEL: RECURSO PARA ANULAÇÃO.
Não enxerguei nenhum item que pode ser considerado correto.
Vejamos:
(A) A “Barra de Endereços”, através do recurso clique-selecione, permite ao usuário mover a janela. Não é possível mover uma janela por meio da barra de endereços. Ela é usada para exibir o endereço completo da pasta.
(B) A “Barra de Título” tem a função de exibir o endereço da pasta atualmente aberta. A barra de título exibe apenas o nome da pasta e não o endereço dela. A barra de endereço que é responsável por isso.
(C) A “Caixa de Pesquisa”, através do recurso clique-arraste, fornece uma navegação rápida para pastas e arquivos. A caixa de pesquisa é utilizada para efetuar pesquisas de arquivos e pastas e não para a navegação entre arquivos e pastas através do clique-arraste
(D) A “Configuração de Exibição” permite que o usuário escolha como deseja exibir o conteúdo do explorador de arquivos. Provavelmente o examinador irá colocar esse item como certo, porém a opção não é chamada de CONFIGURAÇÃO DE EXIBIÇÃO, mas sim de LAYOUT.
(E) O “Painel de Navegação” permite quer o usuário digite as palavras-chave para pesquisar a pasta deseja. O Painel de navegação permite a exibição de algumas opções e não opções de pesquisa.
QUESTÃO 100 – (FAURGS/SES-RS/TÉCNICO.2022) Considere as afirmações abaixo sobre o i Disco Virtual – Gdrive e Onedrive upload de arquivos e pastas para o Google Drive.
I. Quando o usuário faz upload de um arquivo para o Google Drive, ele consome espaço de armazenamento, mesmo se o upload for feito para uma pasta de outra pessoa.
II. Se o usuário fizer upload de um arquivo com o mesmo nome de um arquivo do Google Drive, o arquivo será salvo como uma revisão do item existente.
III. No computador, é possível fazer upload de arquivos para pastas particulares ou compartilhadas.
Quais são corretas?
(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas III.
(D) Apenas I e II.
(E) I, II e III.
GABARITO PROVÁVEL: LETRA E
1. Quando o usuário faz upload de um arquivo para o Google Drive, ele consome espaço de armazenamento, mesmo se o upload for feito para uma pasta de outra pessoa. (CERTO) Independentemente para onde é feito o UPLOAD será consumido espaço, que seja da outra pessoa. Item tirado da ajuda do Google em: https://support.google.com/drive/answer/2424368?hl=pt-BR&co=GENIE.Platform%3DDesktop
2. Se o usuário fizer upload de um arquivo com o mesmo nome de um arquivo do Google Drive, o arquivo será salvo como uma revisão do item existente. (CERTO) O Examinador tirou o item da própria ajuda do Google em: https://support.google.com/drive/answer/2424368?hl=pt-BR&co=GENIE.Platform%3DDesktop
3. No computador, é possível fazer upload de arquivos para pastas particulares ou compartilhadas. (CERTO) item tirado da ajuda do Google em: https://support.google.com/drive/answer/2424368?hl=pt-BR&co=GENIE.Platform%3DDesktop
Gabarito SES RS: Conhecimentos Específicos
DIREITO CONSTITUCIONAL – Prof. Diogo Surdi
QUESTÃO 71- Letra B.
Apenas a Letra B está correta, tendo como fundamento o artigo 5º, LXVII, da Constituição Federal.
Art. 5º, LXVII – não haverá prisão civil por dívida, salvo a do responsável pelo inadimplemento voluntário e inescusável de obrigação alimentícia e a do depositário infiel;
QUESTÃO 72- Letra D.
De acordo com o §2º do artigo 199, temos a previsão de que “É vedada a destinação de recursos públicos para auxílios ou subvenções às instituições privadas com fins lucrativos”.
QUESTÃO 81- Letra D.
Item I: Errado. Diferente do que afirmado, a República Federativa do Brasil é formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal.
Item II: Errado. Os direitos sociais são garantidos aos particulares na forma estabelecida na Constituição Federal, e não nas Constituições Estaduais.
Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.
Item III: Errado. A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante plebiscito, referendo e iniciativa popular.
Item IV: Certo. De acordo com o §3º do artigo 18, temos a previsão de que “Os Estados podem incorporar-se entre si, subdividir-se ou desmembrar-se para se anexarem a outros, ou formarem novos Estados ou Territórios Federais, mediante aprovação da população diretamente interessada, através de plebiscito, e do Congresso Nacional, por lei complementar”.
QUESTÃO 82-Letra C.
Item I: Certo. De acordo com o artigo 25, temos a previsão de que “Os Estados organizam-se e regem-se pelas Constituições e leis que adotarem, observados os princípios desta Constituição”.
Item II: Certo. O item retrata uma competência estabelecida para os Municípios.
Art. 30. Compete aos Municípios:
VII – prestar, com a cooperação técnica e financeira da União e do Estado, serviços de atendimento à saúde da população;
Item III: Errado. Os mencionados princípios não estão expressamente previstos no texto constitucional.
Item IV: Certo. Estamos diante de uma das situações em que a Constituição Federal autoriza a intervenção dos Estados nos Municípios.
Art. 35. O Estado não intervirá em seus Municípios, nem a União nos Municípios localizados em Território Federal, exceto quando:
III – não tiver sido aplicado o mínimo exigido da receita municipal na manutenção e desenvolvimento do ensino e nas ações e serviços públicos de saúde;
QUESTÃO 83-Letra C.
Item I: Certo. O item retrata as diretrizes a serem observadas em relação às eleições dos Deputados e Senadores.
Art. 45. A Câmara dos Deputados compõe-se de representantes do povo, eleitos, pelo sistema proporcional, em cada Estado, em cada Território e no Distrito Federal.
Art. 46. O Senado Federal compõe-se de representantes dos Estados e do Distrito Federal, eleitos segundo o princípio majoritário.
Item II: Errado. Atos adicionais não fazem parte do processo legislativo.
Item III: Certo. Estabelece o artigo 62 que “Em caso de relevância e urgência, o Presidente da República poderá adotar medidas provisórias, com força de lei, devendo submetê-las de imediato ao Congresso Nacional”.
Item IV: Certo. O item apresenta as quatro instituições que, em conjunto, formam as funções essenciais à justiça.
QUESTÃO 84- Letra D.
Item I: Errado. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios não podem exigir ou aumentar tributo sem lei que o estabeleça.
Item II: Certo. Todos os entes federativos são competentes para, nos termos da Constituição Federal, instituir impostos, taxas e contribuições de melhoria.
Art. 145. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderão instituir os seguintes tributos:
I – impostos;
II – taxas, em razão do exercício do poder de polícia ou pela utilização, efetiva ou potencial, de serviços públicos específicos e divisíveis, prestados ao contribuinte ou postos a sua disposição;
III – contribuição de melhoria, decorrente de obras públicas.
Item III: Certo. O artigo 194 estabelece que “A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social”.
Item IV: Certo. De acordo com o artigo 196, temos a previsão de que “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”.
LEGISLAÇÃO – Prof. Diogo Surdi
QUESTÃO 89-Letra D.
Item I: Errado. A autocomposição é possível no curso do processo administrativo estadual.
Art. 2º, Parágrafo único. A autocomposição administrativa observará:
I – no Poder Executivo, o disposto na Lei nº 14.794, de 17 de dezembro de 2015 – Sistema Administrativo de Conciliação e Mediação;
II – nos demais Poderes, o estabelecido em regulamento próprio.
Item II: Errado. As regras do processo administrativo apenas serão aplicadas aos demais processos próprios de forma subsidiária. Além disso, a subsidiariedade não alcança o procedimento tributário administrativo.
Art. 4º Os processos administrativos específicos continuarão a reger-se por lei própria, aplicando-se-lhes subsidiariamente os preceitos desta Lei, naquilo que for compatível.
Parágrafo único. A subsidiariedade prevista no “caput” deste artigo não se aplica ao procedimento tributário administrativo, disciplinado pela Lei nº 6.537, de 27 de fevereiro de 1973.
Item III: Certo. O requerimento inicial do interessado, salvo casos em que for admitida solicitação oral, deve ser formulado por escrito e conter, dentre outras informações, a formulação do pedido, com exposição dos fatos e de seus fundamentos. Não são exigidos, como regra geral, o reconhecimento de firma e a autenticação de documentos.
Item IV: Errado. O §2º do artigo 8º estabelece que “É vedada à Administração a recusa imotivada de recebimento de documentos, devendo o servidor orientar o interessado quanto ao suprimento de eventuais falhas”.
QUESTÃO 90-Letra A.
Item I: Errado. O artigo 52 estabelece que “A Administração tem o dever de explicitamente emitir decisão nos processos administrativos e sobre solicitações ou reclamações, em matéria de sua competência”.
Item II: Certo. Trata-se de previsão do artigo 58 da norma estadual.
Art. 58. As decisões administrativas observarão:
I – as decisões do Supremo Tribunal Federal ou do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul em controle concentrado de constitucionalidade;
Item III: Errado. Determina do §2º do artigo 58 que “A autoridade administrativa que não observar parecer da Procuradoria-Geral do Estado, ao qual ato do Governador do Estado tenha atribuído efeitos vinculantes no âmbito do Poder Executivo Estadual, responderá civil e administrativamente pelas consequências dos seus atos”.
Item IV: Certo. O item está de acordo com o artigo 59 da norma estadual, que apresenta a seguinte redação:
Art. 59. Para eliminar irregularidade, incerteza jurídica ou situação contenciosa na aplicação do direito público, inclusive no caso de expedição de licença, a autoridade administrativa poderá, após oitiva do órgão jurídico e, quando for o caso, após realização de consulta pública, e presentes razões de relevante interesse geral, celebrar compromisso com os interessados, observada a legislação aplicável, o qual só produzirá efeitos a partir de sua publicação oficial.
QUESTÃO 91-Letra A.
Item I: Certo. Estabelece o artigo 63 que “A Administração deve anular seus próprios atos, quando eivados de vício de legalidade, e pode revogá-los por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos”.
Item II: Errado. O prazo decadencial é de 5 anos, diferente do que afirmado pelo item.
Art. 68. O direito de a Administração invalidar os atos administrativos nulos ou anuláveis de que decorram efeitos favoráveis para os destinatários decai em 5 (cinco) anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada má-fé.
Item III: Errado. Salvo exigência legal, a interposição de recurso administrativo independe de caução.
Item IV: Errado. Quando o recurso for interposto perante órgão incompetente, será indicada ao recorrente a autoridade competente, sendo-lhe devolvido o prazo para recurso.
Art. 79. O recurso não será conhecido quando interposto:
II – perante órgão incompetente;
- 1º Na hipótese do inciso II do “caput” deste artigo, será indicada ao recorrente a autoridade competente, sendo-lhe devolvido o prazo para recurso.
QUESTÃO 93-Letra D.
Item I: Certo. O item está de acordo com o artigo 5º da Lei Maria da Penha, de seguinte teor:
Art. 5º Para os efeitos desta Lei, configura violência doméstica e familiar contra a mulher qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial (…)
Item II: Errado. Diferente do que afirmado, diversas são as formas de manifestação da violência doméstica.
Art. 5º Para os efeitos desta Lei, configura violência doméstica e familiar contra a mulher qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial:
I – no âmbito da unidade doméstica, compreendida como o espaço de convívio permanente de pessoas, com ou sem vínculo familiar, inclusive as esporadicamente agregadas;
II – no âmbito da família, compreendida como a comunidade formada por indivíduos que são ou se consideram aparentados, unidos por laços naturais, por afinidade ou por vontade expressa;
III – em qualquer relação íntima de afeto, na qual o agressor conviva ou tenha convivido com a ofendida, independentemente de coabitação.
Item III: Certo. Estabelece o artigo 8º que “A política pública que visa coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher far-se-á por meio de um conjunto articulado de ações da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios e de ações não-governamentais, tendo por diretrizes (…)”.
Item IV: Errado. O afastamento do lar, domicílio ou local de convivência com a ofendida é uma das medidas que podem ser adotadas pelo juiz.
QUESTÃO 94- Letra E.
Todos os itens estão corretos, nos termos do artigo 5º da Lei Estadual 11.694/2011, de seguinte redação:
Art. 5º – Os órgãos de saúde estadual monitorarão as condições da população negra para subsidiar o planejamento mediante, dentre outras, as seguintes ações:
I – a promoção da saúde integral da população negra, priorizando a redução das desigualdades étnicas e o combate à discriminação nas instituições e serviços do SUS;
II – a melhoria da qualidade dos sistemas de informação do SUS no que tange à coleta, ao processamento e à análise dos dados por cor, etnia e gênero;
III – a inclusão do conteúdo da saúde da população negra nos processos de formação e de educação permanente dos trabalhadores da saúde;
IV – a inclusão da temática saúde da população negra nos processos de formação das lideranças de movimentos sociais para o exercício da participação e controle social no SUS.
Gabarito SES RS: gabarito preliminar
Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados na internet, no endereço eletrônico http://portalfaurgs.com.br/concursos na data prevista de 11 de janeiro de 2022.
Gabarito SES RS: recursos
O candidato que desejar interpor recursos contra os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas disporá do dia 12 a 17 de janeiro de 2022 para fazê-lo.
Os recursos contra questões da Prova Objetiva deverão se referir a erros ou imprecisões na elaboração de itens de prova, ou a discordâncias com o gabarito. Em caso de anulação de questões de provas, os respectivos pontos serão atribuídos a todos os candidatos. Se houver alteração de gabarito oficial preliminar, por ofício ou por recurso, essa alteração valerá para todos os candidatos, independentemente de terem ou não recorrido. As provas de todos os candidatos serão corrigidas conforme a alteração, podendo ocorrer mudança da classificação inicialmente obtida, para uma classificação superior ou inferior, ou até mesmo a desclassificação do candidato que não obtiver a nota mínima exigida para a prova.
Gabarito SES RS: próximas etapas
Após a etapa de provas objetiva e discursiva, o candidato passará ainda pela avaliação de títulos que será apenas para os candidatos aos cargos de nível superior.
Gabarito SES RS: cronograma
Atividade | Datas/períodos |
---|---|
Gabarito oficial preliminar das provas objetivas | 11/01/2022 |
Período para a interposição de recursos contra o gabarito oficial preliminar das provas objetivas | 12 a 17/01/2022 |
Resultado provisório nas provas objetivas | a definir |
Período para a interposição de recursos contra o resultado provisório nas provas objetivas | a definir |
Resultado final nas provas objetivas | a definir |
Prova SES RS: análise
Fez a prova da SES RS neste domingo (09/01)? Deixe nos comentários a sua análise sobre a prova.
• O que você achou do nível de dificuldade da prova?
• O conteúdo cobrado na prova estava de acordo com o previsto no edital?
• A banca trouxe alguma inovação na cobrança do conteúdo?
• Havia muitos candidatos ausentes na sua sala?
Resumo do Concurso SES RS
Concurso SES RS | Secretaria de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul |
---|---|
Situação atual | Edital publicado |
Banca organizadora | Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
Cargos | Especialista em Saúde e Técnico em Saúde |
Escolaridade | Níveis técnico e superior |
Carreiras | Administrativa e Saúde |
Lotação | Estado do Rio Grande do Sul |
Número de vagas | 948 vagas |
Remuneração | de R$ 878,11 a R$ 3.473,34 |
Inscrições |
|
Taxa de inscrição | de R$ 92,64 a R$ 211,00 |
Data da prova objetiva |
|
Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:
Participe da conversa