MPS.BR 2021: Dúvida dos alunos

Com a nova versão do MPS.BR, surgiram muitas dúvidas, o nossa especialista e professor Washington Almeida, vai sanar todas elas!

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2 min. de leitura

Olá Pessoal!

Como já sabemos temos uma nova versão do MPS.BR a 2021, nessa nova versão temos inúmeras mudanças, como já falamos em outro artigo desse blog, agora vamos responder algumas questões e assim sanar algumas dúvidas dos nossos alunos.

Ano: 2022 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: MPC-SC Prova: CESPE / CEBRASPE – 2022 – MPC-SC – Analista de Contas Públicas – Administração, Contabilidade, Economia ou Engenharia

Julgue o seguinte item, relativo à governança de TI.

De acordo com a MPS BR 2021, o nível de maturidade G é atingido após a implementação dos processos de gerência de projetos e gerência de configuração.

Alternativas

Certo

Errado

Justificativa:

Errado, o nível G é o primeiro nível do MPS.BR e quando falamos dos processos gerencia de projetos estamos falando do MR-MPS-SW (Modelo de Referência MPS para Software) o correto seria Gerência de Projetos e Engenharia de Requisitos, conforme a Figura 1 abaixo.

Figura 1 – Evolução dos Processos nos Níveis de Maturidade

 

 

 

Ano: 2022 Banca: Quadrix Órgão: CFO-DF Prova: Quadrix – 2022 – CFO-DF – Analista de Desenvolvimento de Sistemas e Informação

No que diz respeito ao modelo CMMI, ao programa MPS/BR e ao guia PMBOK 6.a edição, julgue o item.

O programa MPS/BR é um modelo simples que visa ao aumento da competitividade das organizações pela melhoria de seus processos; para isso, ele possui apenas uma meta a ser alcançada a longo prazo: a meta de negócio, que visa à disseminação e à viabilização na adoção dos modelos do MPS para a melhoria da competitividade das empresas.

Alternativas

Certo

Errado

Justificativa:

Errado, o objetivo do programa MPS.BR é o aumento da competitividade das organizações pela melhoria de seus processos. O programa tem duas metas a serem alcançadas a médio e longo prazos:

  1. a) meta técnica, visando ao aprimoramento do programa, com: (i) atualização dos modelos e guias dos Modelos de Maturidade do MPS;(ii) formação de consultores, instrutores de cursos, avaliadores e Instituições Implementadoras/Avaliadoras nos modelos de Maturidade do MPS.
  2. b) meta de negócio, visando à disseminação e viabilização na adoção dos Modelos de Maturidade do MPS para a melhoria da competitividade das empresas com:(i)criação e aprimoramento do modelo de negócio MN-MPS; (ii) realização de cursos, provas e workshops MPS; (iii) transparência para as organizações que realizaram a avaliação MPS.

Ano: 2022 Banca: Quadrix Órgão: CFFA Prova: Quadrix – 2022 – CFFA – Analista de Tecnologia da Informação

Quanto ao COBIT 5 e ao guia MPS.BR, julgue o item.

O único nível de maturidade do MPS.BR que é composto por apenas um processo é o nível G; o processo que faz parte desse nível é chamado de gerência de projetos.

Alternativas

Certo

Errado

Justificativa:

Errado, o nível G é composto por dois processos. Nível G :Gerência de Projetos e Engenharia de Requisitos. Como demonstrado na Figura 1 anteriormente.

Ano: 2022 Banca: Quadrix Órgão: CFFA Prova: Quadrix – 2022 – CFFA – Analista de Tecnologia da Informação

Quanto ao COBIT 5 e ao guia MPS.BR, julgue o item.

 

Conforme o MPS.BR, o processo aquisição pertence ao nível de maturidade F (gerenciado) e tem como finalidade gerenciar a aquisição de produtos que satisfaçam às necessidades expressas pelo adquirente.

Alternativas

Certo

Errado

Justificativa:

Certo, basta ver a Figura 1, e no Guia tem na página 33, cita o propósito do processo Aquisição é gerenciar a aquisição de produtos que satisfaçam às necessidades expressas pelo adquirente.

 

Dessa forma encerro esse artigo, fica à recomendação de revisão do material de aula e exercício de questões sobre o tema para fixação do conteúdo.

Bons estudos e até a próxima !

 

Referências

[1] GUIA GERAL MPS DE SOFTWARE (2021) https://softex.br/download/guia-geral-de-software-2021/

Professor MSC, Washington Almeida

Doutorando e Mestre em Engenharia de Software pelo Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife – C.E.S.A.R. Atualmente é Analista Judiciário na Justiça Federal (TRF1) e Professor no Gran Cursos Online.


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