A prova objetiva é a primeira etapa de muitos concursos públicos, muitas vezes sendo aplicada simultaneamente às avaliações discursivas. Em alguns casos, ela pode até mesmo ser a única fase. Nas duas situações, é comum que os concurseiros se concentrem muito nessa avaliação, ficando até um pouco perdidos depois da sua aplicação.
Se você acabou de realizar a prova objetiva do concurso público para o qual estava se preparando e não sabe o que fazer daqui para frente, este conteúdo é para você! Veja quais são os possíveis passos a partir daqui para a sua trajetória de aprovação!
Destaques: |
O que fazer depois da prova objetiva quando é a única etapa?
Para este tópico estamos considerando não só os casos em que a prova objetiva é a única etapa, como também aqueles em que ocorreu também a aplicação da avaliação discursiva, mas no mesmo dia. Veja as principais dicas!
1. Confira a pontuação da prova objetiva com o gabarito preliminar
O primeiro passo depois de realizar a sua prova objetiva é procurar informações sobre o gabarito preliminar. A liberação desse documento costuma estar prevista no cronograma e é realizada pela banca organizadora responsável, em link específico do portal eletrônico.
Lembre-se que é comum existir distinção entre os tipos de provas, geralmente em letras: A, B, C, por exemplo. Cheque qual é o modelo da sua prova e selecione o gabarito correspondente para não realizar a correção incorretamente!
Como a disponibilização oficial nem sempre acontece no mesmo dia, muitos concurseiros preferem realizar a primeira checagem com os Gabaritos Extraoficiais aqui do Gran Cursos Online.
No edital do concurso público estão listados os critérios para ser aprovado nas provas: em alguns, o requisito é acertar 60%. Em outros, existem pontuação mínima para cada bloco ou disciplina. Depois de corrigir os itens, consulte o edital para conferir se você está dentro das condições para a aprovação.
Se você estiver dentro das condições, parabéns! Isso quer dizer que você venceu o primeiro desafio! A aprovação dentro das vagas previstas ou cadastro reserva, no entanto, também depende da classificação. Contudo, essa informação só será divulgada após a interposição e consideração de recursos, divulgação do gabarito oficial e então, dos resultados oficiais da prova objetiva.
Caso você não esteja dentro das condições para a aprovação preliminar, você também está de parabéns! Mantenha em mente que as reprovações fazem parte do caminho até a aprovação! Todos os ensinamentos obtidos nessa prova objetiva com certeza contribuirão para a sua aprovação no seu futuro.
O que é o Gabarito Extraoficial de prova objetiva do Gran?
Liberados no mesmo dia da avaliação (algumas horas depois, geralmente no final da tarde), esses conteúdos (em vídeo e/ou texto) consistem na correção comentada da avaliação com os professores da equipe Gran. Dessa forma, é possível obter não apenas a sua pontuação estimada, como também compreender a justificativa por trás dos seus erros.
A programação de Gabarito Extraoficial começa a ser divulgada cerca de uma semana antes da prova e você pode conferi-la ficando atento às notícias do Blog Gran Cursos Online (associadas à seleção que você prestará) e também pela previsão de eventos divulgados diariamente na Agenda do Dia!
Já as transmissões ao vivo acontecem por meio do canal de Youtube do Gran e as publicações em texto, pelo Blog!
2. Cheque o edital para conferir o prazo de recursos para a prova objetiva
Quando existem erros nas questões, elas podem ser anuladas. Para que isso aconteça, contudo, é preciso que os candidatos identifiquem os erros e entrem em contato com a banca organizadora por meio dos recursos.
Checar a sua prova objetiva assim que o gabarito preliminar é importante porque os prazos para a interposição de recursos costumam ser curtos, geralmente se estendendo por 2 a 3 dias úteis.
Como devem ser formulados os recursos para as prova objetiva?
Assim como foi o caso do gabarito preliminar, os recursos devem ser interpostos por meio de link específico liberado pela banca organizadora, na página específica do concurso público e na data prevista em edital, após a aplicação da prova objetiva.
As solicitações deverão ser realizadas por meio de formulário específico disponibilizado pela banca e enviados também pelo portal eletrônico. Caso não esteja claramente expresso no edital de abertura do concurso público que a comunicação de recursos deverá ou poderá ser feita por e-mail, enviá-los não vai surtir qualquer efeito, mesmo que seu recurso tenha fundamento. Por isso, novamente, nunca deixe de consultar o edital!
Veja o que o edital do Concurso Detran DF (2022/IBFC), diz sobre os critérios a serem observados na formulação de recursos para que sejam considerados:
a) ser elaborados com argumentação lógica e consistente;
b) nos casos de recursos contra questões de provas e gabaritos, apresentar a fundamentação referente apenas à questão e acrescentar indicação da bibliografia pesquisada pelo candidato para fundamentar seu questionamento
Esse é o padrão seguido pela maioria das bancas organizadoras para a interposição de recursos.
O Gabarito Extraoficial também ajuda na etapa de interposição de recursos?
Sim! Por meio dos Gabaritos Extraoficiais do Gran também é possível ter uma ideia de quais questões são passíveis de recurso, de acordo com a opinião de professores especialistas. Além disso, uma publicação específica sobre recursos também é publicada no Blog, auxiliando candidatos na formulação das suas solicitações, dentro do prazo de submissão para a banca.
3. Aprenda com a prova objetiva realizada
Esteja você aprovado de maneira preliminar (o que quer dizer atender às condições para não ser eliminado) ou reprovado, é importante utilizar a prova objetiva realizada como um aprendizado.
Isso quer dizer tentar compreender cada um dos seus erros, assinalando pontos de dúvidas que podem servir para os estudos em outras seleções. Afinal, é recomendado manter-se estudando até o dia do resultado final do concurso, já que tudo dependerá da classificação dos outros candidatos a partir desse momento.
Tome esse tempo também para avaliar as táticas da banca, pegadinhas, dentre outros fatores que podem ter levado você ao erro. Em alguns casos, por exemplo, foi algo no enunciado. Em outros, simplesmente falta de atenção. Tudo isso é aprendizado.
Depois de analisar os seus erros, guardar o caderno de provas e resolvê-la novamente, algum tempo depois (daqui a um mês por exemplo), poderá ajudá-lo a compreender se as dúvidas realmente foram sanados.
4. Não desista!
A preparação para a prova objetiva demanda muito esforço, ansiedade, noites mal dormidas e incertezas. Especialmente na reta final, todo o esforço e pressão costuma vir em dobro, buscando estudar o máximo e conteúdo restante antes da prova. Por isso, é normal estar cansado! E, se por acaso você não foi tão bem como esperava, também é comum se sentir frustrado.
Se possível, dê um tempo a si mesmo para descansar que seja também compatível com as suas outras metas. Uma semana, por exemplo, é um bom tempo para que você possa reunir suas forças e continuar na luta!
Lembre-se que todo o conhecimento adquirido na sua tentativa anterior apenas aumentará a partir daqui e, com o tempo, essa experiência eventualmente será a responsável pela sua aprovação.
Como já mencionamos, as reprovações fazem parte da trajetória de aprovação e não significam que você não é capaz. Só não é aprovado quem desiste, concurseiro!
O que fazer depois da prova objetiva quando existem mais etapas?
É comum que concursos da carreira de segurança pública e militar sejam acompanhados por um número bem maior de etapas do que apenas as provas objetivas e discursivas. Alguns exemplos de fases complementares são TAF, Avaliação Médica e Psicológica, Curso de Formação, dentre outros.
Em concursos jurídicos, pode ser necessário a formulação de peças práticas, realização de provas orais ou de Tribuna. Para alguns cargos de natureza prática, avaliações podem estar previstas.
Por fim, a Avaliação de Títulos costuma estar presente em grande parte das seleções de carreiras diversas, especialmente para cargos denível superior. Veja abaixo o que fazer depois da prova objetiva quando existem mais etapas!
1. Cheque o gabarito e fique atento ao prazo de recursos
Essa recomendação é a mesma para quem realizou a prova objetiva como única etapa. Clique aqui para ler mais sobre esses tópicos (1 e 2).
2. Organize-se
Em situações onde há a previsão de mais etapas, pode ser que a semana de descanso não seja uma opção: tudo vai depender do cronograma de concurso público. O ponto mais importante nesse tipo de situação está no seu foco: você provavelmente começou a treinar para a segunda etapa juntamente com os estudos para a prova objetiva.
Agora é hora de trazê-la para as suas prioridades. Se for o TAF, por exemplo, busque treinar por mais dias (sem deixar de lado o bom senso e tomando os cuidados necessários para não causar lesões).
Para provas de Títulos, fique atento à maneira como os documentos devem ser enviados e o prazo, para providenciar digitalizações com antecedência, se for o caso.
Também é importante checar novamente o edital de concordo público, tomar nota das datas para a próxima etapa e deixá-las em um local de fácil consulta. Também é importante ficar atento às notícias sobre o certame, resultados, editais de convocação para as demais etapas, dentre outros.
Mesmo que você não tenha ido tão bem quando esperava na prova objetiva, se não estiver reprovado nas condições estabelecidas pelo edital, continue se dedicando como se tivesse certeza da aprovação. Afinal, pode ser que você ainda seja chamado para a etapa seguinte e é preciso estar preparado.
Preparação otimizada para a prova objetiva: estude com o Gran!
Com o Gran Cursos Online você garante a preparação mais completa para concursos públicos! Aperfeiçoe seu desempenho na prova objetiva e seja aprovado em ainda menos tempo tornando-se aluno do Gran!
Veja tudo que você poderá conferir ao adquirir a Assinatura Ilimitada:
- 7 novas inovações tecnológicas: Edital em Questão, App Desktop 3.0, Lei em Questão, Gran Gerenciador de Estudos e Gran Audiobooks na Web, “Dá pra Conciliar”, Gran Cursos Questões 3.0.
- Download ilimitado das videoaulas e dos PDFs;
- Acesso a mais de 34.526 cursos;
- Guias da aprovação e mapas mentais;
- Acelerador de videoaulas;
- Resumo das videoaulas em PDF;
- Visualizações ilimitadas das videoaulas;
- Mais de 2 milhões de questões;
- Garantia de atualização pós-edital;
- Método de ensino aliado à tecnologia;
- Fórum de dúvidas;
- Mais de 28.000 audiolivros;
- Todas as carreiras de concursos, OAB e CFC.
Saiba mais sobre a Assinatura Ilimitada 7.0!
Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:
Participe da conversa