Esse é o seu caso? Então estamos diante de um problema muito sério. Afinal, tenho certeza de que você quer dar um basta nesse tanto de reprovações. Você sonha com apenas uma aprovação – até porque ela anulará todas as reprovações anteriores. Mas você precisa parar de sonhar e começar a agir como um aprovado. Se a aprovação está fugindo de você, é porque você está deixando de lado os aspectos que te transformam em um REAL CANDIDATO ÀS VAGAS.
Vamos conversar sobre esses aspectos. Eles são quatro. Pense numa cadeira, ou, melhor, em um trono, o seu trono da aprovação. Para ser um trono seguro e você conseguir se sentar, será necessário que ele tenha quatro pernas. Ele pode até ficar em pé com apenas três pernas, mas, quando você se sentar, cairá. Um trono só será seguro de se sentar se tiver as quatro pernas.
Então, para ser um real candidato às vagas de concurso público, você precisa se atentar, não para 1 ou 2 ou 3 aspectos, mas para QUATRO! São eles:
- Comportamento e Mindset;
- Planejamento e Organização;
- Método de Estudos;
- Conteúdo.
O maior problema dos concurseiros é achar que só precisam se preocupar com o CONTEÚDO das matérias do edital. E isso não é verdade! O conteúdo é apenas ¼ da sua preparação. Hoje, com o mundo digitalizado e com a democratização do ensino, todas as pessoas do país com acesso à internet tem condições de estudar o conteúdo de concursos. Me diga: se todos têm acesso ao mesmo conteúdo, qual é o SEU diferencial?
Pois é, talvez você nunca tenha pensado nisso, mas o seu diferencial estará exatamente nos outros três aspectos, que são tão relevantes quanto o conteúdo para alcançar sua aprovação.
Então me diga… Você tem um bom método de estudos para absorver o conteúdo estudado de forma eficiente e com menos tempo? Ou você estuda para concursos exatamente igual estudava na escola e/ou faculdade? Pois é… Eu tenho uma notícia para você: O estudo para concursos em nada se parece com o estudo da faculdade e/ou escola. Afinal, a concorrência é muito maior, o volume de conteúdo é gigante, a velocidade que você deve aprender é de poucos meses (e não anos, como escola/faculdade) … Todos esses fatores devem ser levados em conta quando você escolhe um método de estudo para seguir.
E é exatamente por isso que eu desenvolvi o método chamado O Estudo em Camadas. Ele é um método de estudo, validado por mim (nas minhas 12 aprovações) e dos meus alunos (nas mais variadas áreas de concursos que você imaginar), que permitirá um aprendizado em alta qualidade, de forma eficiente – pois segue o funcionamento do cérebro – dos extensos conteúdos para concursos. Com certeza, esse método não consiste em anotar tudo o que o professor fala, em cadernos físicos, à mão e sem revisão. Na verdade, se você faz isso, está no caminho da reprovação.
De qualquer forma, além de aprender um método de estudos que te ajude a aprender o conteúdo de verdade, você também vai precisar organizar o seu dia e a sua vida para o estudo acontecer. E aqui temos o terceiro aspecto. Afinal, o tempo é a matéria-prima do estudo, e sem ele nada acontece. Por isso, ter uma meta diária e semanal de estudos, acompanhar a realização dessa meta, planejar as revisões, entre outras coisas, serão muito relevantes para construir o trono da sua aprovação.
Por fim, mas não menos importante, você, querido concurseiro, deve se atentar ao seu comportamento e mentalidade. Eles condizem com o comportamento de um aprovado? Ou você vive procrastinando e falhando nas horas de estudo? Você estuda só as matérias que gosta e pula as demais? Por acaso, deixa de fazer questões por medo de errá-las? Evita simulados, pois podem abaixar sua empolgação? Fica misturando várias técnicas de forma aleatória e perdida? Ou segue mentores em excesso procurando uma fórmula mágica?
Todos esses exemplos são maus comportamentos comuns aos concurseiros que não tem construído sua REAL CHANCE DE APROVAÇÃO. Se você se identificou em algum deles, saiba que ajustes precisarão ser feitos. Me conta aqui qual deles é o seu caso, que trarei uma proposta de solução para você.
E, então, você ainda vai ficar achando que sua aprovação depende apenas do CONTEÚDO? Até quando você vai ficar tentando “dar murro em ponta de faca”? Atualize-se. Deixe de ser um concurseiro do século passado. Olhe para suas dificuldades nos quatro pilares, procure soluções pontuais para cada uma. Escreva uma rota de melhoria. Em pouco tempo, você pode ver os resultados aparecendo, a nota aumentando, a autoconfiança crescendo, o nome no DOU surgindo.
É tudo uma construção, e ela depende, majoritariamente, de você. O seu “EU do futuro” precisa que você decida HOJE se tornar um real candidato às vagas e parar de ficar sendo só mais um número de inscrição, dando dinheiro para a banca.
Eu comecei a te dar o caminho das pedras com esses quatro pilares. O que você vai fazer com isso agora? Correr para o próximo conteúdo da internet ou levar a sério o seu projeto da ROTA DE MELHORIA e evoluir? Só depende de você.
Bom, espero que o conteúdo de hoje, preparado com muito conhecimento e carinho, te ajude a ser um concurseiro de alto nível, mais organizado e produtivo. Se permanecerem algumas dúvidas, escreva aqui nos comentários. Será uma satisfação te ajudar um pouco mais, meu real candidato às vagas.
Antes de encerrar, quero te convidar para conhecer o serviço de Mentoria e Coaching do Gran: somos uma equipe capacitada (da qual tenho orgulho de fazer parte), formada por profissionais altamente habilitados e preparados, os GranXperts. Nosso trabalho é te ajudar nessa jornada de estudos, te tornar um candidato de alto desempenho, te ajudar a ser o melhor estudante que você pode ser, para, assim, atingir sua tão sonhada aprovação. Nós orientamos e acompanhamos seus estudos para que atinja seu potencial máximo. Venha conhecer nossos serviços!
Obrigada pelo seu tempo e pela sua atenção. Até a próxima aventura.
Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:
Participe da conversa