Como e quando resolver simulados?

Por
3 min. de leitura

Olá, pessoal! Tudo certo? Espero que sim.

Atualmente, sou Delegada de Polícia Civil no Estado de Minas Gerais e também GranXpert das carreiras jurídicas e policiais aqui no Gran Cursos Online. Fui aprovada nos dois primeiros e únicos concursos que fiz na vida, Delta MG e Delta SP, ambos realizados no mesmo ano em que me formei. E na prova da OAB, fiz 70 de 80 pontos possíveis na primeira fase quando cursava ainda o 9º período da faculdade.

Bom, vamos lá. Hoje o nosso assunto será o simulado. Fato é que todo concurseiro, quando começa a estudar, sempre ouve que ele deve fazer muitos simulados.

Vejam bem: essa informação é correta, mas deve ser explicada de forma mais consistente. Fazer simulado é, sem dúvida, essencial para a sua aprovação, mas é necessário que os simulados sejam planejados e realizados de forma estratégica dentro do seu cronograma de estudos.

Por mais trivial que pareça, a função primordial dos simulados é, como o próprio nome sugere, simular o dia da prova. O problema é que muitos concurseiros simplesmente fazem o simulado como se fosse apenas mais um dia de estudos.

Outro grande problema é que muitos não sabem nem quando e nem como devem resolver os simulados.

Pensando nisso, resolvi escrever este artigo.

Bom, vamos lá então. Se você quer um passo a passo para fazer simulados de forma eficiente, tome nota das seguintes dicas.

 

  • MONTE A SUA TRAJETÓRIA DE PROVA

Antes de começar a fazer um simulado, você já deverá ter definido a disciplina pela qual vai começar, bem como aquela em que irá terminar a prova.

Sugiro que comece a prova pelas disciplinas que você possui mais facilidade e a termine com as disciplinas que tem mais dificuldade.

 

  • MONTE A SUA ESTRATÉGIA DE PROVA

Existem várias formas de se resolver uma prova.

Sugiro que você faça duas leituras de prova: na primeira, resolva as questões fáceis e médias. Pule as questões trabalhosas, as difíceis e as que você não sabe. Ao terminar a primeira leitura de prova e de resolver todas as questões fáceis e médias, já passe todas, de uma vez, para o gabarito. Faça uma pausa para se alimentar e ir ao banheiro. Em seguida, faça a segunda leitura da prova e comece a resolver as questões trabalhosas.

Existem questões que, embora fáceis, são trabalhosas. Por isso, devem ser resolvidas na segunda leitura de prova, pois não faz sentido perder tempo com questões trabalhosas na primeira leitura, que é feita para que seja possível pontuar o número máximo de questões fáceis e médias.

 

  • NÃO PARALISE QUANDO ENCONTRAR UMA QUESTÃO DIFÍCIL

É óbvio que existirão algumas questões difíceis e outras que você não saberá nada durante a sua prova. Isso é normal. Mas sabe o que é maravilhoso? É que você não precisa acertar quase nada dessas questões para ser aprovado. Você não tem de acertar aquela questão que nem o examinador sabe explicar direito para conseguir a sua aprovação.

A sua aprovação, de modo geral, estará nas questões fáceis, médias e trabalhosas.

Se você ficar preso por diversos minutos em uma questão difícil, sobretudo se isso ocorrer no começo da prova, infelizmente, haverá uma alta probabilidade de você ser reprovado. É por isso que sugiro essas duas leituras da prova.

Pense bem: não adianta gabaritar penal e zerar constitucional. Alunos que comentem esse tipo de erro precisam partir do ponto zero de estudos para concurso: humildade.

 

  • RESOLVA O SIMULADO COMO SE REALMENTE FOSSE O DIA DA PROVA

Não adianta fazer simulados se você não cronometra o tempo de acordo com o que está previsto no seu edital. Não adianta fazer simulados se você não organiza o seu ambiente e deixa sobre a mesa somente água, caneta e o que for comer. Não adianta fazer simulados se você não treina a sua concentração e não define os padrões de comportamento que terá durante a prova.

 

  • TODO SIMULADO DEVE SER CORRIGIDO E ANALISADO

Mantenha-se sempre atento à sua performance nos simulados. Mais do que apenas ver a sua nota final, você deve: compreender se traçou uma boa trajetória e uma boa estratégia de realização da prova; verificar se conseguiu evoluir nas disciplinas cujas notas estavam estagnadas; e, perceber se administrou bem o tempo, a ansiedade e a sua concentração durante a prova.

Observe todas as questões, entendendo por que as acertou ou errou. Monte um caderno de erros de todas as questões. Resolva simulados mensalmente, analisando-os.

Priorize o seu tempo de estudo.  Estude de forma profissional. Coloque a sua aprovação como sendo o seu projeto de vida.

Por fim, espero que tenha gostado do texto e aguardo o seu feedback. Sugiro, ainda, que conheça a nossa equipe de GranXperts para que possamos auxiliá-lo com metas específicas de estudo, além da possibilidade de organizarmos todo o seu processo de aprendizado.

Caso tenha qualquer dúvida, encontro-me à disposição. Conte sempre comigo!

Mariana Fioravante Romualdo


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2023

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Por
3 min. de leitura