Crase: casos especiais (parte 2)

Aprenda a usar corretamente o acento grave. Por: Elias Santana

Avatar


01 de novembro2 min. de leitura

Olá, amigos(as)! Na semana passada, você provavelmente leu o meu primeiro artigo sobre os casos especiais de emprego do acento grave – e, se você não o fez, recomendo que o procure. Falamos sobre o emprego do acento grave antes da palavra casa. Nesta semana, o verbete será outro: terra.

Sabemos todos que terra é um substantivo feminino e singular (sendo, portanto, admissível a anteposição do artigo “a”). Veja o exemplo abaixo:

(1) Ele fez referência à terra enquanto plantava feijão.

Todavia, não só esse entendimento dominante é o suficiente. Quando a palavra terra for usada como o sentido de terra firme, o sinal indicativo de crase passa a ser proibido!

(2) Eles chegaram a terra após um longo cruzeiro pelo Atlântico.

Veja,  no exemplo anterior, que é nítido que alguém estava à bordo de uma embarcação e passou à terra firme. Em virtude dessa semântica, o acento grave é proibido. Vou ilustrar com mais uma sentença:

(3) Depois de uma longa viagem, o avião se dirigia a terra.

Agora, tome cuidado: ao falar do planeta, o emprego do acento grave é obrigatório! Nesse caso, não se esqueça de que Terra será grafado com letra maiúscula!

(4) Os astronautas voltaram à Terra sem conseguir chegar à Marte.

Além disso, duas situações são semelhantes às que vimos no artigo da semana passada. Se terra vier acompanhado de algum especificador, a crase é obrigatória!

(5) Só vá à terra de seus pais se você estiver preparado!

(6) O fazendeiro fez alusão à terra dele sem qualquer modéstia.

A outra está relacionada ao emprego de pronomes adjetivos antepostos à terra. Veja o procedimento:

(7) O garoto voltou a esta terra receoso. (acento grave proibido, pois o pronome demonstrativo “esta” rejeita a ocorrência do artigo a).

(8) O garoto voltou a/à minha terra receoso. (acento grave opcional, pois o pronome possessivo “minha” faculta a ocorrência do artigo a).

(9) O garoto voltou à mesma terra receoso. (acento grave obrigatório, pois o pronome demonstrativo “mesma” exige a ocorrência do artigo a).

Em outras palavras: tome cuidado com terra no sentido de “terra firme”. Os demais casos são facilmente analisados!

Curso Gratuito Imparável 2020

Você é imparável? Tem um sonho grande em mente que te motiva a seguir em frente em busca de uma vida melhor, mesmo com as dificuldades que aparecem no caminho (falta de tempo, desafios de conciliar a rotina, insegurança)? Se sim, então este curso é para você!

Organizamos de forma objetiva e prática em um só material algumas das principais disciplinas e conteúdos cobrados em concursos públicos para intensificar as suas chances de aprovação, tudo preparado por nossa equipe de colaboradores e professores especialistas no assunto. E o melhor: todo o conteúdo é totalmente gratuito! Mesmo se você ainda não começou a estudar, não deixe essa oportunidade passar. Nunca é tarde! Garanta a sua oportunidade no Curso Gratuito Imparável 2020!

Clique AQUI para se inscrever gratuitamente!


Elias Santana

Licenciado em Letras – Língua Portuguesa e Respectiva Literatura – pela Universidade de Brasília. Possui mestrado pela mesma instituição, na área de concentração “Gramática – Teoria e Análise”, com enfoque em ensino de gramática. Foi servidor da Secretaria de Educação do DF, além de professor em vários colégios e cursos preparatórios. Ministra aulas de gramática, redação discursiva e interpretação de textos. Ademais, é escritor, com uma obra literária já publicada. Por essa razão, recebeu Moção de Louvor da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

 

 

Avatar


01 de novembro2 min. de leitura