1) OBSERVAÇÕES INICIAIS:
Os requisitos básicos e orientações fundamentais que todo candidato deve ter em mente para entender se fez uma prova discursiva desse concurso são os seguintes:
a) A prova discursiva valerá 10,00 pontos e consistirá na redação de texto dissertativo de, no mínimo, 20 linhas, e, no máximo, 30 linhas;
b) O texto definitivo da prova discursiva deverá ser manuscrito, em letra legível, com caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente, não sendo permitida a interferência ou a participação de outras pessoas, salvo em caso de candidato a quem tenha sido deferido atendimento especial para a realização das provas;
c) O documento de texto definitivo da prova discursiva não poderá ser assinado, rubricado ou conter, em outro local que não o apropriado, qualquer palavra ou marca que identifique o candidato, sob pena de anulação da prova discursiva;
d) serão corrigidas as provas discursivas dos candidatos com as melhores classificações nas provas objetivas, de acordo com o quantitativo especificado no quadro a seguir, respeitados os empates na última posição: 175 para técnico judiciário (área judiciária) e 75 para técnico judiciário (área administrativa);
e) Será aprovado na prova discursiva o candidato que obtiver nota igual ou maior que 6,00 pontos.
Feitas as observações iniciais, agora vamos à análise da prova discursiva:
2) ENUNCIADO DA PROVA PARA TÉCNICO JUDICIÁRIO:
“O Estado, para realizar a sua função administrativa, que consiste em atender concretamente os interesses da coletividade, pode organizar-se administrativamente da forma e do modo que melhor lhe aprouver, obedecendo às limitações e aos princípios constitucionais. Para tanto, adota uma organização administrativa a partir da divisão de sua administração pública.”
Considerando que o texto acima tem caráter exclusivamente motivador, redija um texto dissertativo, atendendo ao que se pede a seguir.
1 Discorra sobre as características que diferenciam a administração direta e a indireta [valor: 4,00 pontos], apresentando três exemplos de entidades da administração direta [valor: 1,00 ponto] e três exemplos de entidades da administração indireta [valor: 1,00 ponto].
2 Explique de que maneira o Estado pode adotar a centralização e a descentralização como formas de realização da função administrativa. [valor: 3,50 pontos]
3) ANÁLISE DO TEMA DA PROVA DISCURSIVA:
Percebam como a banca cobrou o assunto: em dois aspectos que deveriam ser abordados pelo candidato.
Aspecto 1: características da administração direta e da administração indireta. Mas há um detalhe que é importante. O Cebraspe trouxe requisitos em destaque para este aspecto.
É preciso estar atento ao enunciado sempre, porque eles darão nota de 1,00 ponto para três exemplos de entidades da administração direta e mais 1,00 ponto para três exemplos de entidades da administração indireta.
Ou seja: o candidato que se esquecer de dar três exemplos de cada uma delas já terá sua nota prejudicada.
Portanto, a nota no aspecto 1 é composta por 4 + 1 + 1 = 6,00 pontos, sendo o maior peso (4,00 pontos) para as diferenças entre administração direta e indireta.
É preciso diferenciar que a administração direta ou centralizada compreende as competências e os serviços integrados na estrutura administrativa da Presidência da República e dos Ministérios. Já a administração indireta ou descentralizada é composta exclusivamente por pessoas administrativas, entidades de direito público e privado. Todas estas têm personalidade jurídica própria e autonomia e agem por outorga do serviço ou pela delegação da execução.
O que podemos esperar de uma redação nota máxima no tópico 1? Que o candidato consiga dividir bem a sua redação em parágrafos, de modo que seja possível diferenciar as características e os exemplos de entidades que compõem a administração pública indireta (as autarquias, as fundações públicas, as empresas públicas, as sociedades de economia mista e os consórcios públicos instituídos como associação pública), bem como os órgãos que compõem a administração direta, como Receita Federal, Polícia Federal, Ministério Público da União, Controladoria Geral da União.
O Aspecto 2 é mais objetivo e questiona como a administração pública pode atuar centralizada ou descentralizadamente.
É preciso buscar os subsídios de como se exerce a função administrativa. Ela pode ser realizada de forma centralizada, quando desempenhada diretamente pela própria entidade estatal (União, estado, Distrito Federal e município), por meio de seus vários órgãos e agentes públicos. Dessa forma, ela atuará como administração pública direta, que é o próprio Estado. Por outro lado, é realizada de forma descentralizada quando a entidade estatal a exerce indiretamente, por meio de entidades administrativas que o Estado cria para esse fim específico e que integrarão a sua administração pública indireta. Ganha o conceito máximo quem explicou corretamente a centralização e a descentralização.
Por fim, precisamos lembrar que 0,50 pontos serão distribuídos no quesito apresentação e estrutura textual. Portanto, é interessante que o candidato desenvolva, em um texto coeso e coerente, as informações necessárias para a nota máxima de 10,00 pontos.
4) ALGUNS FEEDBACKS POSITIVOS DE CANDIDATOS EM CONCURSOS PASSADOS
Fique ligado para não passar o prazo de recursos.
Quando os examinadores da banca não avaliam corretamente, há uma tendência a não conceder pontos preciosos na nota preliminar.
Aqueles candidatos que tentam o recurso nessa fase se dão bem, pois a banca percebe que deveria flexibilizar na pontuação e revê as pontuações finais atribuídas.
Porém, só ganha pontos após o recurso aquele candidato que arriscou e propôs uma argumentação por meio de recurso no site da banca. Eles nunca se arrependem de terem tentado.
A banca Cebraspe costuma alterar as notas da discursiva, principalmente quando há recorrência de pedidos em determinado critério, ou seja, eles costumam ver com outros olhos se verificam que houve subavaliação inadequada na avaliação preliminar.
As experiências de alguns concurseiros influenciam a forma como você deve encarar essa etapa.
Veja alguns depoimentos a seguir:
“O trabalho de Bruno é fantástico! Ele entende como as bancas apreciam os numerosos recursos contra avaliações de provas discursivas que são recebidos a cada certame. Ele sabe como articular e organizar os argumentos dos recursos de modo a torná-los mais persuasivos. Além disso, o atendimento dele é ótimo: Bruno é muito atencioso e prestativo. Ganhei 3,00 pontos. Recomendo fortemente!”
Rafael Cavalcanti
Consultor Legislativo do Senado Federal (banca: FGV)
“Professor Bruno, meu mais sincero obrigada. Ganhei 12 pontos na prova de analista administrativo do Senado Federal. Voltei para a briga. Agora é esperar que alcance a minha posição na lista dos aprovados. Subi 150 posições com o seu recurso. Não consegui entrar nas vagas, mas estou próxima de ser chamada na próxima leva do cadastro reserva. Com certeza fiquei muito feliz de ter te contratado e espero não precisar mais, risos.”
Mariana Passos
Analista Legislativo do Senado Federal (banca: FGV)
“Olá, professor, deu certo!!! Conseguimos os 2 pontos e ganhei mais 3 posições. Quero agradecer o apoio e orientação, quando o procurei estava totalmente sem direção para redigir o recurso. Com certeza o indicarei. Muito grata!!!!!!!”
Viviane Alves
ICMBio (banca: Cebraspe)
5) COMO FAZER RECURSO PARA O TJ-CE
Recomendo fortemente que, em relação à fase de recursos, você siga os seguintes passos para se dar bem:
- Analise a sua prova e a grade de correção e os compare ao padrão de resposta divulgado no site do Cebraspe;
- Verifique os possíveis erros do examinador. Se preferir, entre em contato com um amigo, um colega ou um mentor experiente em concursos e liste quais são os itens avaliados que chamam a sua atenção para a revisão de pontuação;
- Monte seu recurso e envie para a banca no tempo hábil. Geralmente, no prazo de submissão, as pessoas deixam para última hora, o que ocasiona instabilidades no site. Não deixe para os últimos momentos, pois você pode perder a chance.
Atenção! É possível aprender a interpor recurso na prova discursiva assistindo a vídeos de professores que explicam como fazer. Seja direto e objetivo no pedido à banca, embasando bem e procurando fugir de uma linguagem demasiadamente coloquial ou demasiadamente formal (equilíbrio é tudo).
Pode não ser fácil para quem está fazendo pela primeira vez, mas não é impossível elaborar um recurso.
Se considerar uma tarefa difícil demais, há a possibilidade de contratar um especialista para fazer seu recurso.
Conheço alguns bons professores que prestam esse serviço, cumprindo rigorosamente seus prazos e sendo referência na área, com histórico de majoração em diversos certames.
Caso esteja difícil, procure por auxílio profissional, pois ele pode te ajudar enormemente nessa etapa. Pense nisso!
…
..
.
Por fim, espero que tenha gostado do texto e que esteja conseguindo manter o foco neste período difícil em que vivemos.
Sugiro que você conheça a nossa equipe de GranXperts, para te auxiliar com metas de estudo, organizar seu processo de aprendizado e acelerar sua entrada no serviço público.
Para sanar qualquer dúvida nesta fase ou procurar indicação de especialista em recurso, você pode entrar em contato comigo pelo Telegram (profbrunopimentel) ou Instragram (prof.brunopimentel).
Espero que tenha gostado das dicas e que esteja consciente da importância que a nota da discursiva tem na manutenção ou na subida da sua posição no ranking da classificação do certame.
Não perca a oportunidade de entrar em contato com a nossa equipe de GranXperts para que possamos te auxiliar neste processo e para que cada batalha seja vencida.
Foco na missão, guerreiro!
Você é capaz.
.
…
…..
Para quem não me conhece: Sou Bruno Pimentel, Auditor Federal de Finanças e Controle (AFFC) do Tesouro Nacional.
Realizo coaching no Gran. Sou da equipe de estrelas do GranXperts. Sou membro da Sociedade Latino Americana de Coach (SLAC) e certificado em coaching, a certificação Professional Coach Certification (PCC®).
Tenho 13 anos de experiência como servidor público federal, logrando êxito em diversos certames federais e estaduais, com as bancas: Cebraspe, FCC, FGV e ESAF.
Possuo mestrado e sou especialista em discursivas com foco em Estudos de Caso e em Peças Técnicas: elaboro temas, corrijo textos e dou consultoria no tema.
Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:
Participe da conversa