Os Recursos PC PE devem ser realizados até quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024, concurseiro. Para interpor recurso, o candidato precisa acessar o site do CEBRASPE, http://www.cebraspe.org.br/concursos/pc_pe_23.
As provas para a Polícia Civil do Estado de Pernambuco para Agente e Escrivão foram realizadas no dia 25 de fevereiro de 2024.
Confira abaixo os comentários dos mestres do Gran!
Destaques: |
Confira abaixo os recursos elaborados por nossa equipe de especialistas:
Para elaboração dos recursos, os professores utilizaram estas provas: Agente e Escrivão.
Agente: Língua Portuguesa – Questão 30 – Professor Marcio Wesley
QUESTÃO NÚMERO 30
RESPOSTA PRELIMINAR DA BANCA: A.
NOSSA RESPOSTA EXTRAOFICIAL: D
FUNDAMENTAÇÃO:
Opção “A”: “Apesar de não se definir padronização da mensagem por email, há recomendação quanto ao tipo de fonte a ser empregado bem como ao seu tamanho”. RESPOSTA: CERTA. Na página 46 do Manual de Redação da Presidência da República (MRPR, 3ª edição, 2018), lemos: “Um dos atrativos de comunicação por correio eletrônico é sua flexibilidade. Assim, não interessa definir padronização da mensagem comunicada. No entanto, devem-se observar algumas orientações quanto à sua estrutura.” – Aqui conferimos o teor do primeiro trecho da opção “A” da questão: “Apesar de não se definir padronização da mensagem comunicada por email”. De fato, em parte, a mensagem via e-mail (dupla grafia oficial: e-mail – com hífen – ou email – sem hífen) dispensa formatações de espaço, margem, paragrafação, porém ainda deve ser mantido o uso de fonte Calibri ou Carlito, tamanho 12, cor preta, além de também ser preciso respeitar os princípios gerais da linguagem nos textos oficiais (clareza, concisão, impessoalidade…). Lemos na página 48 do MRPR: “Apesar da imensa lista de fontes disponíveis nos computadores, mantêm-se a recomendação de tipo de fonte, tamanho e cor dos documentos oficiais: Calibri ou Carlito, tamanho 12, cor preta”. CONCLUSÃO: é verdadeiro tudo que a opção “A” afirmou.
Opção “D”: “O destinatário deverá reconhecer como válido somente o email que apresentar certificação digital.” Lemos na página 46 do MRPR: “Nos termos da Medida Provisória nº 2.200-2, de 24 de agosto de 2001, para que o email tenha valor documental, isto é, para que possa ser aceito como documento original, é necessário existir certificação digital que ateste a identidade do remetente, segundo os parâmetros de integridade, autenticidade e validade jurídica da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras – ICP – Brasil.
“O destinatário poderá [grifei] reconhecer como válido o e-mail SEM [grifei] certificação digital… […] contudo, caso haja questionamento, será obrigatório (SIC) a repetição do ato por meio documento físico (SIC) assinado ou por meio eletrônico reconhecido pela ICP -Brasil.
“Salvo lei específica, não é dado ao ente público impor a aceitação de documento eletrônico que não atenda os parâmetros da ICP – Brasil.”
PORTANTO, é verdadeiro afirmar como esta opção afirmou: “O destinatário DEVERÁ [grifei] reconhecer como válido SOMENTE [grifei] o email que apresentar certificação digital.” O destinatário não é obrigado a aceitar como válido um e-mail enviado sem certificação digital.
PEDIDO: anular a questão, por existirem duas respostas possíveis.
Agente: Noções de Informática – Questão 35 – Professor Jeferson Bogo
QUESTÃO NÚMERO 35
FUNDAMENTAÇÃO:
A questão 35 apresenta como gabarito a alternativa “C”, porém, conforme o texto abaixo, podemos considerar, no mínimo, que há uma duplicidade de respostas, pois a alternativa “D” também é uma resposta viável. Solicita-se, portanto, a anulação da questão.
O modelo FaaS (Função como Serviço) está contido dentro do modelo PaaS (Plataforma como Serviço). O FaaS é uma categoria específica de serviço que faz parte do espectro mais amplo do PaaS. Em outras palavras, FaaS é um subconjunto ou uma abordagem específica dentro do conceito geral de PaaS.
Enquanto o PaaS fornece uma plataforma completa para desenvolvimento, implantação e gerenciamento de aplicações, o FaaS se destaca ao fornecer um modelo mais granular, onde os desenvolvedores se concentram na criação de funções individuais que respondem a eventos específicos. Portanto, FaaS é uma especialização dentro do contexto mais amplo do PaaS, oferecendo uma abordagem mais simplificada e orientada a eventos para o desenvolvimento de software na nuvem.
Podemos ainda considerar que o Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (National Institute of Standards and Technology -NIST), referência mundial quanto ao tema de computação em nuvem, não descreve entre os modelos de serviços em nuvem o “Faas”, descrito na questão, justamente por entender que ele é um “subproduto” do “Paas”.
Referências: https://www.ibm.com/br-pt/topics/faas e https://www.nist.gov/
Agente: Raciocinio lógico – Questão 40 – Professor Marcelo Leite
QUESTÃO NÚMERO 40
GABARITO PRELIMINAR DA BANCA: C
GABARITO EXTRAOFICIAL ELABORADO PELO PROFESSOR MARCELO LEITE: A
ENUNCIADO DA QUESTÃO: Na situação hipotética IA3-I, o menor número possível de casos a serem investigados que não envolviam roubos ou assassinatos é igual a.
FUNDAMENTAÇÃO: senhor examinador peço a anulação da referida questão de acordo com a seguinte argumentação:
De acordo com o autor se tem:
Havia 90 casos a serem julgados – 78 envolviam roubos 63 envolviam assassinatos.
No item 40 foi solicitado foi solicitado o menor valor possível de casos a serem investigados que não envolviam roubos ou assassinatos, isto é, não envolviam roubo nem assassinato.
– O menor valor casos comum entre roubos e assassinatos ocorreria quando a quantidade de casos que não envolvem roubos nem assassinato é igual a zero.
– O maior valor casos comum entre roubos e assassinatos ocorreria quando a quantidade de casos que não envolvem roubos nem assassinato é igual a 12.
Conforme será demonstrado a seguir. Construindo o Diagrama de Euler Venn, teremos:
Perceba que a quantidade de casos que não envolviam roubos nem assassinatos é no mínimo zero e no máximo 12.
O autor solicitou o cálculo do menor valor número possível para casos que não envolviam roubos nem assassinato cuja resposta seria zero. Porém, esse valor não se encontra entre as alternativas.
Com isso peço a anulação dessa questão com base no que foi demonstrado anteriormente.
Agente: Contabilidade Geral – Questão 49 – Professor Feliphe Araujo
Uma empresa adquiriu um equipamento de uso produtivo para utilizá-lo por 10 anos. No ato da compra, a empresa pagou uma entrada de 20% do valor do equipamento e financiou os 80% restantes em 60 meses, com juros prefixados.
Nessa situação hipotética, para escriturar a referida transação por meio de apenas um lançamento contábil, a empresa deverá, obrigatoriamente, utilizar
A apenas uma conta devedora e uma conta credora.
B três contas devedoras e uma conta credora.
C ao menos duas contas do ativo e três contas do passivo.
D uma única conta do ativo e duas contas do passivo.
E apenas duas contas do ativo e uma única conta do passivo.
Resolução:
Recurso
Se o financiamento foi em 60 meses, temos uma parte em curto prazo e a outra parte em longo prazo. O lançamento da operação é:
D – Equipamento (ativo – devedor)
D – Juros Passivos a Transcorrer curto prazo (retificadora do passivo – devedor)
D – Juros Passivos a Transcorrer longo prazo (retificadora do passivo – devedor)
C – Caixa (ativo – devedor)
C – Financiamento curto prazo (passivo – credor)
C – Financiamento longo prazo (passivo – credor)
Portanto, a empresa deverá, obrigatoriamente, utilizar quatro contas devedoras e duas contas credoras.
Diante disso, solicitamos a anulação da questão por não ter resposta.
Agente: Contabilidade Geral – Questão 50 – Professor Feliphe Araujo
Para reforçar seu caixa, uma empresa recorreu ao desconto bancário de alguns títulos emitidos por ela mesma.
Sobre essa operação incidiram juros, cobrados antecipadamente, e tarifas bancárias.
A partir da situação hipotética anterior, assinale a opção que apresenta corretamente a contabilização da referida operação na tomadora do crédito, desconsiderados os valores envolvidos.
A débito – despesas bancárias
débito – despesa de juros
débito – conta-corrente bancária
crédito – títulos a receber
B débito – conta-corrente bancária
crédito – empréstimos a pagar
débito – despesas bancárias
crédito – juros passivos a transcorrer
C débito – despesas financeiras
débito – bancos
crédito – bancos
crédito – empréstimos a pagar
D débito – bancos
débito – encargos a transcorrer
débito – despesas bancárias
crédito – títulos descontados
E débito – despesas financeiras
débito – conta-corrente
crédito – juros ativos a transcorrer
crédito – títulos descontados
Resolução:
O gabarito foi igual ao nosso gabarito extraoficial. Daria para responder à questão.
Recurso
As tarifas bancárias são consideradas custos de transação na operação de desconto de títulos. Conforme CPC 08, os custos de transação são incluídos dentro dos encargos financeiros. Ainda segundo este mesmo pronunciamento, os encargos financeiros incorridos na captação de recursos junto a terceiros devem ser apropriados ao resultado em função da fluência do prazo, pelo custo amortizado usando o método dos juros efetivos.
Segue lançamento contábil:
débito – bancos
débito – encargos a transcorrer
crédito – títulos descontados
Diante disso, solicitamos a anulação da questão por não ter resposta.
Fundamentação legal:
CPC 08 – Custos de Transação e Prêmios na Emissão de Títulos e Valores Mobiliários
Custos de transação são somente aqueles incorridos e diretamente atribuíveis às atividades necessárias exclusivamente à consecução das transações citadas no item 2. São, por natureza, gastos incrementais, já que não existiriam ou teriam sido evitados se essas transações não ocorressem. Exemplos de custos de transação são: i) gastos com elaboração de prospectos e relatórios; ii) remuneração de serviços profissionais de terceiros (advogados, contadores, auditores, consultores, profissionais de bancos de investimento, corretores etc.); iii) gastos com publicidade (inclusive os incorridos nos processos de road-shows); iv) taxas e comissões; v) custos de transferência; vi) custos de registro etc. Custos de transação não incluem ágios ou deságios na emissão dos títulos e valores mobiliários, despesas financeiras, custos internos administrativos ou custos de carregamento.
Despesas financeiras são os custos ou as despesas que representam o ônus pago ou a pagar como remuneração direta do recurso tomado emprestado do financiador derivado dos fatores tempo, risco, inflação, câmbio, índice específico de variação de preços e assemelhados; incluem, portanto, os juros, a atualização monetária, a variação cambial etc., mas não incluem taxas, descontos, prêmios, despesas administrativas, honorários etc.
Encargos financeiros são a soma das despesas financeiras, dos custos de transação, prêmios, descontos, ágios, deságios e assemelhados, a qual representa a diferença entre os valores recebidos e os valores pagos (ou a pagar) a terceiros.
Contabilização da captação de recursos de terceiros
11. O registro do montante inicial dos recursos captados de terceiros, classificáveis no passivo exigível, deve corresponder ao seu valor justo líquido dos custos de transação diretamente atribuíveis à emissão do passivo financeiro.
12. Os encargos financeiros incorridos na captação de recursos junto a terceiros devem ser apropriados ao resultado em função da fluência do prazo, pelo custo amortizado usando o método dos juros efetivos. Esse método considera a taxa interna de retorno (TIR) da operação para a apropriação dos encargos financeiros durante a vigência da operação. A utilização do custo amortizado faz com que os encargos financeiros reflitam o efetivo custo do instrumento financeiro e não somente a taxa de juros contratual do instrumento, ou seja, incluem-se neles os juros e os custos de transação da captação, bem como prêmios recebidos, ágios, deságios, descontos, atualização monetária e outros. Assim, a taxa interna de retorno deve considerar todos os fluxos de caixa, desde o valor líquido recebido pela concretização da transação até todos os pagamentos feitos ou a serem efetuados até a liquidação da transação.
Agente: Contabilidade Geral – Questão 53 – Professor Feliphe Araujo
De acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade, a demonstração de resultado do exercício deve apresentar
A os resultados empresariais organizados por critérios que excluam a segregação em operacionais e não operacionais.
B os resultados de negócios empresarias em continuidade, deixando de evidenciar operações descontinuadas.
C os dividendos por ação tanto dos acionistas majoritários quanto dos minoritários.
D todos os custos, operacionais ou não, inclusive os custos de oportunidade.
E contas de resultados abrangentes que tenham afetado a posição patrimonial dos sócios ou acionistas.
Resolução:
Recurso
Manual FIPECAFI
Com a edição da Lei n° 11.941/2009, art. 187, IV, deixa de existir a segregação de resultados em operacionais e não operacionais. A partir de 2008, os normativos fazem referência apenas à segregação das atividades continuadas e descontinuadas. Assim, passam a ser reconhecidas como outras receitas e despesas operacionais os ganhos ou perdas que decorram de transações que não constituíam as atividades ordinárias de uma entidade. Em outras palavras, o conceito de lucro operacional engloba os resultados das atividades principais e acessórias, e essas outras receitas e despesas operacionais são atividades acessórias do objeto da empresa.
Diante disso, solicitamos a alteração do gabarito da letra E para a letra A ou a anulação da questão por ter duas alternativas corretas.
Escrivão: Noções de Informática – Questão 36 – Professor Jeferson Bogo
QUESTÃO NÚMERO 36
FUNDAMENTAÇÃO:
A questão apresenta duas opções corretas, tanto a letra “A”, como a letra “C”. Nesse caso solicita-se a anulação da referida questão. A banca apresentou como gabarito apenas a alternativa “A”. Porém, a alternativa “C”, como dito, também está correta, conforme explicação abaixo.
“O Windows 10 utiliza expressões regulares no Explorador de Arquivos para aprimorar a busca e a organização de arquivos. Vou explicar como isso funciona:
Indexador de Pesquisa:
O indexador de pesquisa faz parte do Windows há várias versões e desempenha um papel crucial em várias áreas, desde exibições de biblioteca no Explorador de Arquivos até a barra de endereços do Internet Explorer (IE).
Ele também fornece funcionalidades de pesquisa para o menu Iniciar e o Outlook.
Com o Windows 10, o indexador de pesquisa foi expandido para todos os Aplicativos UWP (Plataforma Universal do Windows).
Isso significa que os aplicativos podem interagir de maneira mais eficiente com o sistema de arquivos, rastreando alterações e realizando operações interessantes, como classificação e agrupamento de arquivos.
Em resumo, o Windows 10 utiliza expressões regulares e um indexador de pesquisa avançado para melhorar a experiência de busca e gerenciamento de arquivos no Explorador de Arquivos.”
Referência: https://learn.microsoft.com/pt-br/archive/msdn-magazine/2015/november/windows-10-accelerate-file-operations-with-the-search-indexer
Escrivão: Arquivologia – Questão 57 – Professor Élvis Miranda
QUESTÃO NÚMERO 57
FUNDAMENTAÇÃO:
Solicito a anulação da questão 57 por apresentar três itens corretos, conforme o que se segue:
Belotto, em sua obra: “Como Fazer Análise Diplomática e Análise Tipológica de Documento de Arquivo”, destaca os diferentes aspectos a serem observados quando da análise diplomática e da análise tipológica:
“As metodologias de tratamento documental num e noutro campo são distintas, porém, ao mesmo tempo, imbricadas. O campo de aplicação da Diplomática gira em torno do verídico quanto à estrutura e à finalidade do ato jurídico. Já o da Tipologia gira em torno da relação dos documentos com as atividades institucionais/pessoais.
Na identificação diplomática do documento deve-se estabelecer e/ou reconhecer, sequencialmente:
1) a sua autenticidade relativamente à espécie, ao conteúdo e à finalidade;
2) a datação (datas tópica e cronológica);
3) a sua origem/proveniência;
4) a transmissão/tradição documental;
5) a fixação do texto.
Na identificação tipológica do documento, a sequência é distinta, devendo-se reconhecer e/ou estabelecer:
1) a sua origem/proveniência;
2) a sua vinculação à competência e as funções da entidade acumuladora;
3) a associação entre a espécie em causa e o tipo documental;
4) o conteúdo;
5) a datação”.
Percebe-se, portanto, que os elementos “origem e proveniência” e “datação” estão presentes tanto na análise tipológica quanto na análise diplomática, de forma que também estariam corretos nesta questão, que pede ao candidato que indique qual elemento estará presente na análise tipológica do documento.
BIBLIOGRAFIA:
BELOTTO, Heloísa Liberalli. Como Fazer Análise Diplomática e Análise Tipológica de Documento de Arquivo. São Paulo : Arquivo do Estado, Imprensa Oficial, 2002. p. 21. (Projeto Como Fazer, 8).
Escrivão: Arquivologia – Questão 60 – Professor Élvis Miranda
QUESTÃO NÚMERO 60
FUNDAMENTAÇÃO:
Solicito a anulação da questão 60, em função dos argumentos que se seguem:
A Resolução 10 do Conarq, apresenta as sinaléticas a serem utilizadas no serviço de microfilmagem. O anexo I desta resolução apresenta o símbolo a ser utilizado quando ocorre numeração incorreta nas folhas do documento digitalizado, seja pela falta ou pela duplicidade destas.
Desta forma, o item A da questão está correto, pois afirma que existe uma sinalética prevista para o caso de um documento aparecer duas vezes no mesmo microfilme.
Assim, a questão apresenta dois itens corretos, de forma que deve ser anulada.
BIBLIOGRAFIA:
Resolução 10 – Conselho Nacional de Arquivos, de 6 de dezembro de 1999, que Dispõe sobre a adoção de símbolos ISO nas sinaléticas a serem utilizadas no processo de microfilmagem de documentos arquivísticos.
Prepare-se com o Gran: Assinatura Ilimitada 9.0*
Assine agora e receba acesso IMEDIATO a plataforma que mais aprova em concursos públicos e, o melhor, com a Maia, a Inteligência Artificial do GRAN que veio para revolucionar como você estuda. Faça o teste de 07 dias. O Gran está comprometido com a sua preparação! Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta!
*Os cursos para OAB, CFC e Residências não estão disponíveis na Assinatura Ilimitada.
Resumo do Concurso PC PE
Concurso PC PE | |
---|---|
Situação atual | Em andamento |
Banca organizadora | CEBRASPE |
Cargos | Agente, Escrivão e Delegado |
Escolaridade | Nível Superior |
Carreiras | Segurança Pública |
Lotação | Estado de Pernambuco/PE |
Número de vagas | 445 vagas |
Remuneração | de R$ 4.700,00 a R$ 10.930,51 |
Inscrições | de 22 de dezembro de 2023 a 15 de janeiro de 2024 |
Taxa de inscrição | de R$ 250,00 a R$ 350,00 |
Data da prova objetiva | Agente e Escrivão: 25 de fevereiro de 2024 Delegado: 03 de março de 2024 |
Clique aqui para ver o edital Polícia Civil PE |
Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:
Participe da conversa