Concurso TRF3: inscrições abertas! 269 vagas imediatas!

As inscrições do Concurso TRF3 tiveram início hoje (29/04) e irão até o dia 28 de maio de 2024! Saiba como realizar a sua e fique por dentro de outros detalhes essenciais sobre o processo!

Por
4 min. de leitura

Às 10h do dia de hoje (29/04), teve início o período de inscrições para o Concurso TRF3! A nova seleção do Tribunal Regional Federal da 3ª Região oferta 269 oportunidades para o cargo de Técnico Judiciário e formação de cadastro reserva para o cargo de Analista.

A organização do novo Concurso TRF3 está em cargo da Fundação Carlos Chagas (FCC) e é por meio do portal da banca organizadora que você poderá se inscrever até o dia 28 de maio de 2024.

O Concurso TRF oferece possibilidade de lotação em São Paulo ou Mato Grosso do Sul e as provas serão aplicadas no dia 28 de julho de 2024.

Acompanhe o conteúdo e fique por dentro de todos os detalhes sobre as inscrições Concurso TRF3.

Acompanhe todas as notícias e detalhes sobre o Concurso TRF3!

Logo do WhatsApp Clique aqui para seguir o canal do Gran no Whatsapp!

Concurso TRF3: como realizar as inscrições?

Siga os passos a baixo para se inscrever no Concurso TRF3:

  • 1: Acesse o portal eletrônico da banca organizadora (www.concursosfcc.com.br)
  • 2. Selecione a aba “Concursos”.
  • 3. Clique no link da lista referente ao “Tribunal Regional Federal da 3ª Região (São Paulo/Mato Grosso do Sul)”.
  • 4. Selecione “inscrição via internet, geração de boleto e isenção”.
  • 5. Faça o login ou realize um novo cadastro no site.
  • 6. Preencha as informações pessoais solicitadas, bem como a classificação/cargo/área/especialidade e o Código de Opção das Cidades de Realização das Provas de sua preferência.
  • 7. Indique quaisquer outras particularidades.**
  • 8. Emita e pague o GRU até o dia 29 de maio de 2024.

**As particularidades podem envolver a solicitação de condições especiais para realizar as provas, como é o caso das mães lactantes com filhos de até 6 meses de idade no dia de realização da prova; ou então, candidatos qualificados como PcD, que necessitem de adequações no processo de aplicação das provas.

Durante o processo de inscrições no Concurso TRF3, a pessoa interessada em participar também deverá indicar se deseja concorrer às vagas reservadas para candidatos PcD, negros e/ou indígenas.

Concurso TRF3: saiba mais sobre as condições específicas que podem ser solicitadas

Para mães lactantes:

  • Direito de proceder à amamentação a cada intervalo de 2 (duas) horas, por até 30 (trinta) minutos, por filho (com até 6 meses de idade).
  • Nos horários previstos para amamentação, a candidata lactante poderá ausentar-se temporariamente da sala de prova acompanhada de uma fiscal.
  • O tempo despendido durante a amamentação será compensado durante a realização da prova, em igual período, ao tempo limite de realização da prova.

*Vale lembrar que a candidata mãe lactante deverá levar a criança e um acompanhante responsável pela sua guarda dentro do perímetro da prova. Estes serão mantidos em uma sala separada.

Para candidatos com deficiência:

  • Prova específica em Braille, Ampliada ou Leitura de sua prova ou software de leitura de tela;
  • Atendimento do Intérprete de Língua Brasileira de Sinais;
  • Mobiliário adaptado e espaços adequados para a realização da prova, designação de fiscal para auxiliar no manuseio das provas dissertativas e transcrição das respostas, salas de fácil acesso, banheiros adaptados para cadeira de rodas, etc.
  • Tempo adicional para realização das avaliações.

*As solicitações dependerão do tipo de deficiência informado no momento da inscrição, bem como o preenchimento de formulário especificando as condições específicas necessárias.

Concurso TRF3: como solicitar a isenção da taxa de inscrição?

Para solicitar a isenção da taxa de inscrição no Concurso TRF3, o candidato deverá se enquadrar em uma das condições abaixo:

  • Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico, e ser membro de família de baixa renda;
  • Ser doador de medula Óssea.

As solicitações de isenção de taxa de inscrição no Concurso TRF3 deverão ser realizadas online, por meio do link de inscrição no certame, no período das 10h00 do dia 29/04/2024 às 23h59min do dia 03/05/2024 (horário de Brasília).

Quais documentos são necessários para comprovação?

A solicitação de isenção da taxa de inscrição no Concurso TRF3 depende de comprovação por parte do candidato.

Isso ocorre por meio do envio de documentação que será analisada ao longo do processo de inscrição.

  • Para candidatos inscritos no CadÚnico: deverão fornecer o Número de Identificação Social – NIS quando for solicitado;
  • Para doadores de medula óssea: digitalização e envio do documento expedido pela entidade coletora (desde que reconhecidas pelo Ministério da Saúde).

A partir do dia 08/05, o candidato poderá verificar no portal Fundação Carlos Chagas se os pedidos de isenção foram deferidos (isto é, aceitos) ou não.

Minha solicitação de isenção de taxa no Concurso TRF3 foi indeferida. E agora?

Caso o seu pedido de isenção da taxa de inscrição tenha sido indeferido (isto é, não aceito), ainda é possível entrar como recurso.

Tal pedido deverá ser acompanhado de documentos para amparar o direito de solicitar a isenção do valor, além de ser realizado obrigatoriamente em até 2 dias úteis após a publicação dos casos de deferimento/indeferimento pela banca organizadora.

Se, de todo, o pedido de isenção continuar negado e o candidato ainda quiser participar do Concurso TRF3, deverá gerar o GRU e realizar o pagamento até o dia 29 de maio de 2024.

Concurso TRF3: como pagar a taxa de inscrição?

As taxas de inscrição no Concurso TRF3 são de, respectivamente, R$ 80,00 para o cargo de Técnico Judiciário e R$ 130,00 para o cargo de Analista Judiciário.

O pagamento do GRU (Guia de Recolhimento da União) deverá ser realizado em qualquer banco do sistema de compensação bancária. O candidato poderá gerar a Guia de Recolhimento até às 22h00 do dia 29/05/2024.

É dever do candidato manter sob sua guarda cópia do Requerimento de Inscrição e da Guia de Recolhimento da União (GRU COBRANÇA) paga, inclusive quando da realização das provas, de maneira a dirimir eventuais dúvidas.

As inscrições no Concurso TRF3 serão confirmadas apenas APÓS o pagamento da taxa de inscrição. A partir do dia 03/05, você poderá conferir pela sua página do candidato se o valor da inscrição consta como paga.

Concurso TRF3: plano de estudos

Depois de realizar a sua inscrição no Concurso TRF3, que tal conferir a proposta de plano de estudos voltada para a otimização dos seus resultados no pós-edital com o professor Marcos Henrique? A live é 100% gratuita e pode ser conferida integralmente abaixo:

Concurso TRF 3: estude e seja aprovado com o Gran!

As provas do Concurso TRF 3 serão aplicadas em poucos meses! Por isso, para garantir uma preparação mais direcionada, é importante contar com materiais 100% focados no edital!

Ao estudar com o Gran, você encontra exatamente isso: PDFs e videoaulas formulados de forma autossuficiente, trazendo todo o conhecimento e experiência de um grupo imbatível de professores e especialistas no mundo dos concursos públicos!

Além disso, na plataforma Gran, ao se tornar Assinante Ilimitado, você ainda garante acesso a uma série de ferramentas tecnológicas que te ajudam a monitorar o seu desempenho, auxiliando a traçar táticas ainda mais acertadas de como conquistar a aprovação no Concurso TRF3!



Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

Por
4 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

edital publicado