Concursos de Tribunais: como se preparar?

Os Concursos de Tribunais costumam estar associados a um grande fluxo de publicação de editais e nomeações. Saiba como se preparar para a carreira!

Avatar


09 de fevereiro7 min. de leitura

Você já pensou em estudar para Concursos de Tribunais? Esta carreira inclui uma série de órgãos (Federais, Estaduais e Municipais) com oportunidades de nível médio e superior em diferentes especialidades. Assim, mesmo que você não seja formado em Direito, é um caminho repleto de boas oportunidades.

Além das excelentes remunerações e benefícios, os Concursos de Tribunais também apresentam um aspecto prático muito benéfico para você: um esqueleto de matérias básicas muito similar. Dessa forma, ao se preparar para um certame, você pode aproveitar seus estudos para a maioria deles.

Dito tudo isso, como dar o primeiro passo e começar a estudar para Concursos de Tribunais? Quais são as matérias básicas? E as principais Bancas Organizadoras? Contaremos tudo para você nesta matéria. Acompanhe!

Série Concurseiro Iniciante: com você do início até a aprovação! 

Ser aprovado é questão de treino: Tribunais com Vandré Amorim

Concursos Tribunais: quais são as opções?

Veja abaixo um esquema com todos os órgãos do Poder Judiciário que estão compreendidos nos Concursos de Tribunais:

Concursos de Tribunais: como se preparar?

Concursos de Tribunais: previsão de certames para 2022

O esquema, criado pelo professor Vandré Amorim, retrata em verde todos os Concursos de Tribunais com grandes chances de ter editais publicados ainda neste ano. Já se você optar por alguma opção na cor vermelha, sua preparação acontecerá a longo prazo, já que não existe qualquer indicação de que novas seleções acontecerão no futuro próximo.

Confira abaixo o que significa cada uma das siglas:

  • STF: Supremo Tribunal Federal
  • CNJ: Conselho Nacional de Justiça

Tribunais Superiores

  • STJ: Supremo Tribunal de Justiça
  • TST: Tribunal Superior do Trabalho
  • TSE: Tribunal Superior Eleitoral
  • STM: Superior Tribunal Militar

Tribunais Locais

  • TJ: Tribunal de Justiça
  • TRF: Tribunal Regional Federal
  • TRT: Tribunal Regional do Trabalho
  • TRE: Tribunal Regional Eleitoral

Concursos Tribunais: o que estudar?

Como mencionamos anteriormente, os Concursos de Tribunais possuem um esqueleto de matérias básicas muito bem definido, facilitando sua preparação para vários editais. De acordo com o professor Vandré Amorim, esses conteúdos estão presentes em cerca de 80% dos conteúdos programáticos para a área. Veja quais são:

Matérias básicas para Concursos de Tribunais: hall de honra (TOP 3) 

  • Língua Portuguesa
  • Direito Administrativo
  • Direito Constitucional

São as matérias que você deverá dar mais atenção desde o início da sua preparação. A Língua Portuguesa, por exemplo, é o assunto preferido das principais bancas que organizam Concursos de Tribunais: FGV, FCC e Cebraspe/ CESPE.

Demais matérias básicas para Concursos de Tribunais

  • Normas internas/específicas*
    • Regimento Interno
    • Lei de Organização
    • Estatuto dos Servidores
  • Direito Processual Civil
  • Direito Processual Penal
  • Informática
  • Raciocínio Lógico/Matemático
  • Atualidades

O estudo de normas internas, apesar de muito importante, só deve acontecer quando você já tiver um edital em mente. Afinal, a matéria pode distinguir bastante a depender do órgão. Se você estiver estudando para mais de uma seleção específica ao mesmo tempo, separe bem os materiais de revisão para não se confundir!

Concursos Tribunais: quais são as matérias básicas adicionais (por área)?

Além do esqueleto básico de matérias dos Concursos de Tribunais, também existem conteúdos adicionais que devem fazer parte da sua preparação em diferentes áreas. Ou seja: devem ser somados à lista de disciplinas básicas já contempladas no tópico anterior. Veja!

Área Administrativa

  • Administração Pública
  • AFO
  • Gestão de Pessoas

Tribunais de Justiça e TRFs

  • Direito Penal
  • Direito Civil

TRE’s

  • Direito Eleitoral

TRT’s

  • Direito do Trabalho
  • Direito Processual do Trabalho

*Como os TRTs não costumam cobrar Direito Processual Penal, essa matéria pode ser retirada do seu planejamento, caso tenha os TRTs como foco.

Concursos Tribunais: como estudar?

O primeiro passo para garantir um bom desempenho em Concursos Tribunais é ter um plano de estudos realista e organizado. Sempre que possível, inicie os seus estudos no período pré-edital: assim, você ganha mais tempo para compreender seus pontos fracos e trabalhar neles.

Além disso, separamos algumas dicas de como estudar para Concursos de Tribunais. Leia mais sobre elas abaixo:

1. Produza materiais de revisão

Transformar seu estudo de passivo em ativo é uma das maneiras mais eficientes de aumentar a velocidade de assimilação de conteúdos. Além disso, a quantidade de conteúdos em Concursos de Tribunais costuma ser extensa. Logo, ao produzir seus próprios materiais de revisão, você aprende dobrado: tanto no momento da produção quanto na revisão.

Dentre esses tipos de materiais, estão: mapas mentais, esquemas, resumos e flashcards. Pesquise um pouco mais sobre cada um deles, experimente e avalie qual é o melhor para você!

2. Revise regularmente

Nossa mente seleciona diariamente uma série de conhecimentos que precisam ser descartados/esquecidos justamente para que não fiquemos sobrecarregados. Isso é necessário porque não registramos apenas o que estudamos e sim cada um dos estímulos conscientes e inconscientes presentes em um dia.

Dessa forma, a revisão é uma forma de mostrar ao cérebro que as informações aprendidas nos estudos são importantes. Ao reforçar o conteúdo, uma, duas, três vezes, você perceberá que ficará cada vez mais fácil se lembrar dele. É o seu cérebro aprendendo o que deve ser priorizado.

Por isso, tenha paciência e nada de deixar as revisões para Concursos de Tribunais apenas para a semana final! Tente encaixá-los estrategicamente ao longo da semana.

Veja como fazer revisão para concurso

3. Pratique com simulados e questões

Acostumar-se com o ritmo e estrutura da prova é tão importante quanto estudar os conteúdos. Afinal, ao resolver questões de provas passadas você começa a entender e se acostumar com o padrão de cobrança do órgão e/ ou banca.

Essa prática também é importante para compreender se você realmente compreendeu os conteúdos o suficiente para aplicá-los e quais são as suas maiores dificuldades na preparação.

Uma boa constância para os simulados para Concursos de Tribunais pode ser uma vez por semana. Já quando o assunto é resolução de questões, a prática diária pode trazer muitos benefícios. O importante é não deixar essa prática apenas para a reta final. Questões não são apenas ferramentas de revisão e sim de aprendizado.

Onde encontrar questões e simulados grátis?

Você já conhece o Gran Questões? Esta plataforma especializada pode auxiliar muito nas suas rotinas de preparação para Concursos de Tribunais. Lá você encontra milhares de questões de concurso comentadas, prontas para a resolução. Além disso, o rico banco de provas passadas e simulados também permite que você se exercite dentro da plataforma, conferindo seu desempenho logo em seguida.

Para se cadastrar são poucos cliques e você pode levar o Gran Questões com você no celular, para onde for! Mantenha sua prática em dia e seja aprovado mais rapidamente no seu sonhado Concurso de Tribunal.

Comece a resolver questões para Concursos de Tribunais!

4. Não fuja da Lei Seca

Concursos de Tribunais apresentam, em geral, uma grande carga de conteúdos jurídicos, mesmo para aqueles cargos que não estão diretamente relacionados ao Direito. Assim, a leitura da Lei Seca é essencial, especialmente considerando que a maioria dos itens se apóia na literalidade da lei: ou seja, exatamente o que está escrito lá. Sim, isso trará para a sua prova alguns itens “decoreba”, o que pode funcionar ao seu favor: é só se preparar de acordo.

Visando facilitar o seu estudo de legislação, o Gran lançou uma série de ferramentas nos anos de 2022 e 2023. Veja quais são:

  • Artigo por artigo: confira análises de professores para cada artigo do dispositivo legal estudado e tire suas dúvidas!
  • Lei em Questão: localize e acompanhe a resolução de questões direcionadas para cada aspecto essencial das leis estudadas.
  • Legislação em Destaque: acesse versões do texto integral da lei com marcações, comentários e indicações dos artigos mais cobrados em concursos públicos de acordo com a análise de professores e especialistas.

5. Pratique a escrita

Concursos de Tribunais geralmente apresentam a prova discursiva como um método de avaliação. Assim é importante preparar-se também para essa etapa desde o início. Busque os temas de redações anteriores e pratique semanalmente! Dessa forma, você se acostuma com as técnicas de elaboração e aumenta suas chances de ser bem classificado. Lembre-se: escrever bem é prática e leitura!

6. Não faça conciliações sem planejamento

Se você está estudando com foco nas Carreiras de Tribunais, então quer dizer que está preparado para prestar todos os certames da área, certo?

Não é bem assim. Apesar de apresentarem muitas disciplinas básicas em comum, os Concursos de Tribunais classificados como temáticos (isto é, cargos de Analista e Técnico sem formação ou área específica de atuação) costumam diferir muito no que diz respeito às matérias específicas. Com isso, pode ser que você precise adicionar 3, 4 ou mais matérias para o seu planejamento a cada edital, o que nem sempre pode ser possível, a depender do tempo que você tenha disponível.

A partir da análise de editais para Tribunais de Justiça e TRFs e os TRE’s, por exemplo, o professor Vandré Amorim concluiu que uma conciliação seria possível, já que o aluno apenas precisaria incluir mais uma matéria específica: o Direito Eleitoral. Já a conciliação com os TRFs fica menos possível, considerando que há a adição de pelo menos mais duas matérias no seu planejamento.

Com isso, a dica diz respeito à avaliar de fato os editais das seleções que você pretende prestar e objetivamente analisar o quanto dos seus estudos serão aproveitados. Caso esse percentual esteja acima de 80%, a conciliação é possível! Analogamente, caso esteja abaixo de 50%,  já não é um plano tão interessante.

Ainda que a tentação de se inscrever em todos os concursos da Carreira de Tribunais estiver sempre presente, não é interessante fazer isso sem um planejamento! Afinal, você pode acabar anulando os benefícios de estudar com o foco em carreiras, perdendo tempo e se frustrando.

O Gran ajuda você a realizar essas análises de maneira objetiva a partir do Dá para Conciliar! Permitindo que você compare até 3 editais, essa ferramenta disponibiliza o percentual de similaridade entre as disciplinas, facilitando o seu trabalho de análise.

7. Garanta acesso a materiais e direcionamento de qualidade

Confiar e identificar-se com as técnicas de ensino dos seus materiais de preparação é um elemento essencial para garantir a aprovação mais rápida em Concursos de Tribunais. No Gran, você pode encontrar tanto cursos específicos para a Carreira de Tribunais, como garantir também a preparação completa com a Assinatura Ilimitada 8.0. 

Confira a lista de cursos para Concursos de Tribunais 

Garanta a melhor preparação para concursos públicos estudando com o Gran! Na Assinatura Ilimitada 8.0, você pode conferir:

  • 10 inovações tecnológicas: Programa de Estudos 3.0, Recomendação de cursos 2.0, Legislação em Destaque, Dashboard de performance, Dá pra Conciliar 2.0, PDF turbinado, App Mobile 5.0, Acessibilidade, Termômetro de Relevância e Gran Bem Estar.
  • Download ilimitado das videoaulas e dos PDFs;
  • Acesso a mais de 31 mil cursos;
  • Guias da aprovação e mapas mentais;
  • Acelerador de videoaulas;
  • Resumo das videoaulas em PDF;
  • Visualizações ilimitadas das videoaulas;
  • Mais de 2 milhões de questões;
  • Garantia de atualização pós-edital;
  • Método de ensino aliado à tecnologia;
  • Fórum de dúvidas;
  • Mais de 28.000 audiolivros;
  • Todas as carreiras de concursos, OAB e CFC.

Saiba mais sobre a Assinatura Ilimitada 8.0

Concursos Tribunais: como se preparar?

Para saber ainda mais sobre a carreira e Concursos de Tribunais, acompanhe a aula gratuita do professor Vandré Amorim sobre o tema!

Concurseiro Iniciante: o que você gostaria de ler por aqui?

Agora você sabe um pouco mais sobre a preparação para Concursos de Tribunais! Esperamos que o conteúdo tenha ajudado a esclarecer suas dúvidas! Mas, se ainda ficou alguma, que tal deixar um comentário para melhorarmos cada vez mais?

Ah! E se você tem alguma outra pergunta que nunca conseguiu responder sobre o mundo dos concursos públicos, então preencha o formulário abaixo e incluiremos a sugestão na lista de próximas publicações!


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2023

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


09 de fevereiro7 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

Concurseiro Iniciante destaque