Como usar a nota do Enem para entrar na faculdade?

Por
5 min. de leitura

Apesar de ser um assunto recorrente, muitos estudantes ainda têm dúvidas sobre como usar a nota do Enem para ingressar no Ensino Superior. Com tantas opções disponíveis para conquistar a tão sonhada vaga, é comum surgirem questionamentos sobre o funcionamento desse processo, as possibilidades de aplicação da nota, bolsas etc.

Se você já realizou o Enem ou está pensando em fazer este ano, saiba que é fundamental compreender as possibilidades que a sua nota oferece. Pensando nisso, preparamos este artigo com todas as informações sobre o vestibular e as oportunidades de ingresso nas Universidades que ele te dá. Veja!

Como funciona o sistema de notas do Enem?

O sistema de notas do Enem segue uma régua de correção que varia a cada 100 pontos. As questões são distribuídas nessa régua conforme o grau de dificuldade, sendo que as mais fáceis valem menos e as mais difíceis ultrapassam os 500 pontos.

Dessa forma, a pontuação máxima nas questões pode ultrapassar os 1.000 pontos, e não existe um padrão para definir a nota máxima no teste. No entanto, quando se trata da redação do Enem, o sistema de pontuação é diferente.

Nesse caso, a nota vai de 0 a 1.000 e segue uma grade fixa de pontuação, com cinco competências que devem ser cumpridas ao menos parcialmente, e cada uma vale, no máximo, 200 pontos. 

Vale reiterar que determinados erros podem até zerar a nota dos candidatos.

É possível usar a nota do Enem dos anos anteriores para entrar na faculdade?

Muitas instituições privadas aceitam notas dos anos anteriores para matrícula, substituindo a prova vestibular ou concedendo descontos. Em geral, a prova pode ter sido realizada a partir de 2010 para haver o aproveitamento da nota.

No entanto, nesses casos, as regras são definidas por instituição, e elas podem ter outros critérios além da nota do vestibular para o preenchimento das vagas.

Por outro lado, as faculdades públicas que aceitam o Enem exigem a nota do último exame realizado para o ingresso. Assim, se você pretende realizar a próxima prova, é importante saber o que estudar para o Enem para se sair bem e aproveitar a nota no ano seguinte!

É possível usar a nota do Enem no exterior?

Sim, diversas universidades no exterior adotaram a nota do Enem como critério de admissão para estudantes brasileiros. Um exemplo é o Enem Portugal, um convênio do país europeu com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa) que conta com mais de 50 instituições de Ensino Superior em Portugal. Outros países que já adotam a medida são os Estados Unidos, o Canadá e a França — mas vale destacar que apenas Portugal tem parceria com o MEC.

O processo varia de acordo com o país de interesse e, possivelmente, conforme cada instituição, mas o Enem já representa uma oportunidade de internacionalização da educação.

Quais as formas de ingressar na faculdade com a nota do Enem?

Para te ajudar a entender suas oportunidades ao realizar o Exame Nacional do Ensino Médio, acompanhe abaixo as principais formas de usar a sua nota no Enem para entrar na faculdade:

Como usar a nota do Enem no Sisu?

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) já está presente em diversas universidades públicas, tanto estaduais quanto federais. Por meio do programa, é possível ingressar no Ensino Superior usando a sua nota do Enem.

Para participar, você deve ter feito a edição do exame mais recente e não ter zerado a redação. Caso não tenha realizado a última prova, não precisa se preocupar, pois você pode se preparar para a próxima e começar estudando agora os assuntos que mais caem no Enem.

A pontuação mínima para as vagas ou o peso das provas são definidos por instituição, portanto, é preciso verificar na universidade de interesse. Você pode se inscrever em dois momentos no ano, em janeiro ou em junho.

O programa conta com cotas para estudantes da rede pública, para pessoas autodeclaradas pretas, pardas e indígenas, para pessoas com deficiência e pessoas de baixa renda.

O interessante é que, enquanto algumas instituições oferecem apenas uma parcela de vagas pelo Sisu, outras adotaram o sistema como o único meio de ingresso nos cursos de graduação.

Como usar a nota do Enem no Fies?

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é outro programa do governo que possibilita o uso da nota do Enem para ingressar na faculdade. Nesse caso, porém, as oportunidades são oferecidas exclusivamente em instituições privadas de ensino.

Trata-se de um financiamento estudantil ofertado pelo governo, no qual o valor a ser financiado é definido de acordo com sua nota. Um fator interessante é que você pode utilizar a nota de qualquer ano em que fez o Enem, não apenas da edição mais recente.

A vantagem do Fies é que você consegue o financiamento com juros baixos e o pagamento inicia apenas após a sua formação.

Entre os requisitos para participar do programa, estão a necessidade de obter a nota mínima de 450 pontos na média das questões e não zerar a redação. Ainda, a renda mensal bruta da sua família não pode exceder dois salários-mínimos e meio por pessoa para ser elegível, entre outros critérios.

Como usar a nota do Enem no ProUni?

Para quem busca uma bolsa de estudos em uma faculdade privada, o Programa Universidade para Todos (ProUni) é a opção certa para usar a sua nota do Enem. Ele oferece bolsas integrais ou parciais para estudantes de baixa renda.

Para participar da primeira etapa de distribuição das bolsas, é necessário ter realizado a edição do exame mais recente. Caso você tenha realizado provas anteriores, pode concorrer às bolsas não preenchidas, na segunda etapa.

Além disso, é necessário tirar pelo menos 450 pontos na prova, sem zerar a redação para participar do programa. Por ser um incentivo à população de baixa renda, existem limites de renda para participar, sendo:

  • 1,5 salário-mínimo por pessoa da família para bolsas integrais;
  • 3 salários-mínimos por pessoa da família para bolsas parciais.

O programa também conta com um sistema de cotas. 

Como usar a nota do Enem para ingressar em uma faculdade particular?

Você também pode usar a nota do Enem para ingressar em uma faculdade particular sem precisar prestar o vestibular ou conseguindo bolsas oferecidas pelas próprias instituições. Isso mesmo, além do ProUni e do Fies, muitas faculdades privadas contam com programas próprios de bolsas de estudos que contemplam o Enem.

A nota mínima pode variar muito de um curso para o outro e até conforme a instituição. O melhor jeito de saber se é possível utilizar um desses métodos, é contatar a faculdade onde você pretende estudar.

Quais faculdades aceitam a nota do Enem?

Conheça algumas instituições públicas e privadas que aceitam a nota do Enem para o ingresso, seja por programas próprios ou um dos apresentados anteriormente:

Universidades públicas

  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS);
  • Universidade de Brasília (UnB);
  • Universidade de Pernambuco (UPE);
  • Universidade de São Paulo (USP);
  • Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN);
  • Universidade Estadual da Paraíba (UEPB);
  • Universidade Estadual de Campinas (Unicamp);
  • Universidade Estadual do Piauí (UESPI);
  • Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF);
  • Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP);
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC);
  • Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR);
  • Universidade Federal do ABC (UFABC);
  • Universidade Federal do Acre (UFAC);
  • Universidade Federal do Amazonas (UFAM);
  • Universidade Federal do Espírito Santo (UFES);
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);
  • Universidade Federal do Pará (UFPA);
  • Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Faculdades privadas

  • Centro Universitário Celso Lisboa (UCL);
  • Cruzeiro do Sul Virtual (modalidade a distância);
  • Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) em Minas Gerais;
  • Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP);
  • Universidade Cidade de São Paulo (UNICID);
  • Universidade Paulista (UNIP);
  • Universidade Nove de Julho (Uninove);
  • Gran Faculdade (modalidade a distância).

Existem diversas instituições privadas que aceitam o Enem para a sua inscrição, seja por meio de um dos programas governamentais ou por programas próprios.

O Gran Faculdade é uma dessas instituições, com cursos de graduação que aceitam a nota do Enem e essa pode ser a sua chance de conquistar seu diploma de forma facilitada e descomplicada, estudando onde e quando quiser. 

Quer saber mais? Acesse o nosso site e conheça os nossos cursos de graduação!

Por
5 min. de leitura